24/01/2011
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
a- Compreender o conceito de interjeição a partir da leitura de textos.
b- Conhecer diferentes interjeições bem como os diferentes sentimentos que elas podem expressar.
c- Utilizar interjeições nos textos escritos.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Aula 1 e 2 - Ler um trecho do capítulo " A casa da gritaria" do livro Emília no país da Gramática de Monteiro Lobato.
A casa da gritaria Retirado de Emília no país da Gramática - Monteiro Lobato
Após a leitura, pedir que desenhem rostos com as expressões que se encontram em negrito - cada aluno escolhe uma.
No caderno as crianças colam o texto e a sua ilustração.
Fonte: clipa-art e word art
No dicionário, pedir que procurem o significado da palavra Interjeição. Registre.
Com a turma dividida em grupos entregue a seguinte folha retirada de: http://www.interaula.com/portugues/interjei..o.htm
Peça que seus alunos leiam e montem um registro coletivo de suas descobertas.
Apresentação dos registros.
Hora de brincar!!
Dar para cada grupo da turma as fotos abaixo, pedir que cortem e montem frases usando algumas interjeições aprendidas.
Fonte: Revista Época - http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI17202-15201,00-VOCE+SABE+LER+UM+ROSTO.html
Peça que todos leiam suas frases, mostrando a foto que usaram.Os colegas devem avaliar se a interjeição combinou, ou não, com a interjeição escolhida.
Para estudar mais: http://www.brasilescola.com/gramatica/interjeicao.htm
Avalie todo o processo, dando ênfase à escrita das frases e dos registros elaborados nos grupos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!