24/01/2011
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
a- Ler diferentes textos onde apareçam o discurso direto e o discurso indireto.
b- Compreender que, de acordo com o gênero textual encontramos mais uma forma de escrita do que a outra .
c- Escrever textos utilizando discurso direto e discurso indireto.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Aulas 1 e 2
Retirado de: http://artesemelodias.blogspot.com/2009_11_01_archive.html
No pátio, com a turma sentada em círculo, dê para cada aluno uma tira com histórias da turma da Mônica de Mauricio de Sousa que você encontra em:
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/
Deixe que leiam. Em seguida, peça que cada aluno leia a sua tira mostrando-a para os seus colegas.
Depois que todos já leram e mostraram o seu material, lance um desafio; peça que reescrevam suas tiras de forma que a pessoa que estiver lendo esta reescrita possa entender a sua mensagem sem ter que usar a ilustração. Incentive que seus alunos usem duas formas de reescrita.
Neste momento, deixe que seus alunos experimentem estas novas formas de escrita. Vá lançando desafios, de forma que percebam a importância da presença de um narrador quando não há ilustração como nas tiras em quadrinhos.
Exemplo:
Escrita 1
Mônica diz para o Cebolinha:
- Mas por que você não quer mais brincar de casinha comigo, Cebolinha?
O Cebolinha responde:
- Adivinha!
Escrita 2
Mônica pergunta ao Cebolinha por que ele não quer mais brincar de casinha com ela. Ele pede que ela adivinhe o motivo.
Depois deste momento no pátio, vá para a sala de aula e registre no caderno com seus alunos as descobertas do dia:
Peça que cada um cole a sua tira e anote as suas produções.
Em seguida, registre com eles no caderno:
Discurso direto - quando a personagem fala diretamente. Exemplo na escrita 1.
Discurso indireto - No discurso indireto não há diálogo, o narrador não põe as personagens a falar diretamente, mas faz-se o intérprete delas, transmitindo ao leitor o que disseram ou pensaram. Exemplo na escrita 2.
Para avaliar a aprendizagem de seus alunos, passe algum dos filmes abaixo todos são histórias da Turma da Mônica):
http://www.youtube.com/watch?v=7KGB7fcTH1s&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=QawVX4IEmKY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=vokX8juQdLA&feature=related
O desafio será escrever um pedaço do filme visto usando discurso direto e, em seguida, transformá-lo em discurso indireto.
Que tal estudar a vida de Mauricio de Sousa com seus alunos? Você encontra informações no site: http://www.monica.com.br/mauricio-site/
Professor, avalie todo o processo com ênfase nos exercícios e registros feitos em sala de aula.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/03/2011
Cinco estrelasAchei a sugestão sensacional, sou professora de espanhol e vou fazer uma adaptação utilizando as tiras na língua espanhola.