31/01/2011
Rita Maria Cardoso Meirelles, Ivail Muniz Junior, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Clayton Gonçalves Silva, Raquel Cupolillo Simões de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Gestão e Negócios | Técnico em Vendas |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Educação Profissional | Gestão e Negócios | Técnico em Operações Financeiras |
Educação Profissional | Gestão e Negócios | Técnico em Transações Imobiliárias |
Educação Profissional | Gestão e Negócios | Técnico em Cooperativismo |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Educação Profissional | Gestão e Negócios | Técnico em Operações de Marketing |
Educação Profissional | Gestão e Negócios | Técnico em Operações Administrativas |
Educação Profissional | Gestão e Negócios | Técnico em Operações Comerciais |
Educação Profissional | Gestão e Negócios | Técnico em Contabilidade |
Educação Profissional | Gestão e Negócios | Técnico em Secretariado |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Prezado professor, que tipo de pessoa você é? Ganha muito, mas se atola em dívidas ou não ganha tanto assim, mas consegue pagar as dívidas e ainda poupar um pouco todo mês? Nas próximas atividades veremos como pequenas estratégias baseadas na Matemática elementar podem ajudar, e muito, na organização e no planejamento de um orçamento familiar. Com o mapeamento do orçamento, veremos também como estabelecer metas e fazer previsões. Vamos à aula.
1) Apresente à turma o esquema abaixo. Comente sobre a importância do planejamento financeiro. Explique o que significa um orçamento familiar, mostrando aos alunos que um orçamento pode ser dividido em quatro partes, conforme ilustra o esquema abaixo.
Imagem do autor.
Professor, eis algumas informações sobre cada parte do orçamento.
Registro: Colete os cheques, faturas, contracheques, extratos, boletos, contas etc. e registre em um caderno ou planilha.
Consolidação: Classifique os valores em salário, alimentação, lazer, aluguel etc. Organize os dados e faça gráficos de pizza ou barras para essas áreas do seu orçamento.
Análise: É a fase que realmente importa, onde você vai usar a cabeça para descobrir onde tem gasto mais, a evolução de seus ganhos e despesas etc. É aqui que você decide onde cortar e como ganhar mais.
Previsão: Planeje seu futuro financeiro, usando os sonhos que você traçou como guia para estabelecer as metas, que devem ser viáveis, factíveis, porém desafiadoras.
2) Peça aos alunos para completarem a tabela abaixo, utilizando uma calculadora e papel ou então uma planilha eletrônica. Nessa atividade o aluno deve construir a planilha, conforme o modelo apresentado.
Ganhos |
Janeiro |
Fevereiro |
Março |
Total |
Média |
% |
Salário |
4900 |
4900 |
4900 |
|
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Horas Extras |
320 |
280 |
490 |
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Total de Ganhos |
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Despesas |
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Moradia |
950 |
870 |
910 |
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Alimentação |
500 |
290 |
670 |
|
|
|
Vestuário |
220 |
120 |
300 |
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Saúde |
340 |
340 |
420 |
|
|
|
Transporte |
450 |
490 |
280 |
|
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|
Educação |
570 |
480 |
450 |
|
|
|
Profissionais |
180 |
150 |
40 |
|
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|
Lazer |
420 |
370 |
620 |
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Outros |
210 |
190 |
210 |
|
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|
Eventuais |
160 |
0 |
30 |
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Total de despesas |
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Sobra/Falta |
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Imagem do autor.
3) Reforce que organizar dá trabalho. Mas o trabalho certamente trará retornos! O dinheiro precisa ter planejamento.
4) Depois da planilha preenchida, analise com os alunos os dados. Faça-os perceber que:
a) Não pode gastar mais do que ganha;
b) Os percentuais de gasto devem ser proporcionais à importância que cada área tem.
c) Faça uma análise vertical. Escolha uma coluna e divirta-se. Por exemplo, você pode concluir que 53% de sua renda são gastos em cinco categorias: Moradia, Educação, Alimentação, Lazer e Transporte.
d) A sobra de 29% lhe garante que suas finanças estão em dia. Mas estão dentro das metas traçadas? Se, por exemplo, a meta traçada foi poupar 1/3 do que se ganha, a meta não foi alcançada.
e) Faça uma análise horizontal. Escolha uma linha e divirta-se. Como flutuam suas despesas. Há quedas consistentes ou os valores oscilam em função da época?
5) Encerre a atividade exibindo o vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=JZWSthMi2oc
Fonte: www.youtube.com/watch?v=JZWSthMi2oc
Ganhos |
Janeiro |
Fevereiro |
Março |
Total |
Média |
% |
Salário |
4900 |
4900 |
4900 |
14700 |
4900 |
93,10% |
Horas Extras |
320 |
280 |
490 |
1090 |
363,33 |
6,90% |
Total de Ganhos |
5220 |
5180 |
5390 |
15790 |
5263,33 |
100% |
Despesas |
|
|
|
|
|
|
Moradia |
950 |
870 |
910 |
2730 |
910,00 |
17,29% |
Alimentação |
500 |
290 |
670 |
1460 |
486,67 |
9,25% |
Vestuário |
220 |
120 |
300 |
640 |
213,33 |
4,05% |
Saúde |
340 |
340 |
420 |
1100 |
366,67 |
6,97% |
Transporte |
450 |
490 |
280 |
1220 |
406,67 |
7,73% |
Educação |
570 |
480 |
450 |
1500 |
500,00 |
9,50% |
Profissionais |
180 |
150 |
40 |
370 |
123,33 |
2,34% |
Lazer |
420 |
370 |
620 |
1410 |
470,00 |
8,93% |
Outros |
210 |
190 |
210 |
610 |
203,33 |
3,86% |
Eventuais |
160 |
0 |
30 |
190 |
63,33 |
1,20% |
Total de despesas |
4000 |
3300 |
3930 |
11230 |
3743,33 |
71,12% |
Sobra/Falta |
1220 |
1880 |
1460 |
4560 |
1520,00 |
28,88% |
Imagem do autor.
Nota: Essa atividade foi pensada a partir do excelente livro O guia Prático de Finanças de Roberto Zentgraf, da Editora Campus.
Muitas famílias se endividam para tentar realizar os sonhos. Ou em alguns casos, fazem investimento baseados em emoções e acabam não conseguindo realizar tal sonho e, o pior, geram decepção e atritos. Vamos trabalhar o planejamento e analisar como o comportamento pode influenciar em alguns investimentos.
1) Comece a aula exibindo o vídeo abaixo sobre finanças comportamentais.
http://www.youtube.com/watch?v=x595twvsTj8&feature=channel
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=x595twvsTj8&feature=channel
2) Depois disso apresente o seguinte caso da Família Moura.
O CASO DA FAMÍLIA MOURA.
A família Moura deseja trocar de carro por um modelo sonhado há algum tempo. A troca custa 35 mil reais e, atualmente, a família só consegue guardar 100 reais, em uma caderneta com juros de 0,5% ao mês. A família quer tentar guardar 300 reais, e para isso está disposta a cortar gastos. Toda a família será envolvida. Pesquisam também uma aplicação que renda mais que a poupança. Para ajudar a Família moura, seus filhos, que estudam Finanças no Ensino Médio, montaram uma tabela, para servir de estímulo para a família e, além disso, dar visibilidade às metas e o tempo necessário para atingi-las.
3) Peça aos alunos para preencherem a tabela abaixo. Para isso eles precisarão dos conhecimentos abordados na aula: SÉRIES UNIFORMES DE PAGAMENTO, disponível nesse portal em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28210
Valor Futuro 35000 |
Quantos meses você precisa para guardar R$ 35.000,00? |
Taxa |
0,5% |
0,75% |
1,00% |
1,50% |
Prestação |
|
|
|
|
R$ 100,00 |
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|
|
|
R$ 200,00 |
|
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|
|
R$ 300,00 |
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|
|
|
R$ 500,00 |
|
|
|
|
R$ 1.000,00 |
|
|
|
|
R$ 1.500,00 |
|
|
|
|
R$ 2.000,00 |
|
|
|
|
Imagem do autor.
4) Analise as vantagens e impossibilidades de cada caso.
5) Eleja os casos mais viáveis para essa família.
6) Peça para fazerem um relatório sobre a atividade.
7) Os cálculos devem ser registrados, mesmo que sejam utilizadas funções do Excel, como a função NPER.(=nper(taxa; pgto; vp;vf) O professor pode inclusive ver como a planilha abaixo foi confeccionada através do endereço: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/planejamento_financeiro.xls
Valor Futuro 35000 |
Quantos meses você precisa para guardar R$ 35.000,00? |
Taxa |
0,5% |
0,75% |
1,00% |
1,50% |
Prestação |
|
|
|
|
R$ 100,00 |
203 |
172 |
151 |
123 |
R$ 200,00 |
126 |
112 |
102 |
86 |
R$ 300,00 |
92 |
84 |
78 |
68 |
R$ 500,00 |
60 |
56 |
53 |
48 |
R$ 1.000,00 |
32 |
31 |
30 |
28 |
R$ 1.500,00 |
22 |
22 |
21 |
20 |
R$ 2.000,00 |
17 |
17 |
16 |
16 |
Imagem do autor.
Nessa atividade ampliaremos a questão do orçamento familiar. Vamos agora comparar dois orçamentos e ampliar a análise dos itens a serem registrados.
1) Divida a turma em grupos para começarmos a investigação e análise.
2) Apresente a tabela abaixo que será a base para o nosso caso.
|
FAMÍLIA A |
FAMÍLIA B |
RENDA HOMEM |
R$ 2.800,00 |
R$ 4.000,00 |
RENDA MULHER |
R$ 1.200,00 |
R$ 2.510,00 |
EXTRAS (BICOS) |
R$ 200,00 |
R$ - |
RENDA TOTAL |
R$ 4.200,00 |
R$ 4.510,00 |
Imagem do autor.
3) Peça aos alunos para preencherem os gastos das famílias. Faça isso no quadro e depois comece a investigação.
4) É importante que todos trabalhem com os mesmos dados para facilitar a comparação da análise entre os grupos. Orientações para o preenchimento desta planilha.
DESPESAS |
VALOR TOTAL = |
MÊS |
Janeiro |
MÊS |
Janeiro |
Moradia |
|
Saúde |
|
Prestação da casa |
|
Plano de saúde |
|
Alarme |
|
Médicos/dentistas |
|
Conta de luz |
|
Farmácia |
|
Conta de água |
|
Lazer/informação |
|
Gás/Água Mineral |
|
Academia |
|
IPTU |
|
Jornais/revistas |
|
TELEFONE FIXO |
|
TV por assinatura |
|
SEGURO |
|
CINEMA |
|
Telefone celular |
|
TEATRO |
|
Consertos/manutenção |
|
SAÍDAS EXTRAS |
|
Alimentação |
|
Outros gastos |
|
Supermercado |
|
Eletrodomésticos |
|
Restaurante |
|
Roupas |
|
Feira/ambulantes |
|
Doações |
|
Transporte |
|
CARTÃO DE CRÉDITO |
|
Combustível |
|
TARIFAS BANCÁRIAS |
|
Manutenção do carro |
|
IMPOSTO DE RENDA |
|
Pedágio |
|
PRESENTES |
|
Estacionamento |
|
|
|
IPVA |
|
|
|
Vale transporte |
|
|
|
Imagem do autor.
5) Encaminhe a discussão para as considerações a seguir:
6) O que é necessário e o que pode ser colocado de lado (supérfluo)?
7) Se aplicarem a média do que sobra em fundo com rentabilidade de 0,8% ao mês, após 10 anos, terão conseguido juntar quantos reais?
8) Se a inflação for de 5% ao ano, qual terá sido o ganho real desse investimento?
Aula do Portal: O valor do dinheiro no tempo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25767
Vídeos relacionados ao consumo e orçamento das famílias.
http://www.youtube.com/watch?v=51mbDDhq9gQ
Livro sobre Finanças familiares. O guia Prático de Finanças de Roberto Zentgraf, da Editora Campus.
Planejamento Financeiro.
http://www.youtube.com/watch?v=rp39kUJSuZg
Uma aula única de Matemática Financeira do Professor Augusto C. de O. Morgado, está disponível em http://video.impa.br/index.php?page=janeiro-de-2007. NÃO DEIXE DE ASSISTIR!!!
Quatro estrelas 4 classificações
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01/10/2012
Quatro estrelasótima aula e bons exemplos que podem ser aplicados de forma prática em sala de aula. Parabéns. Marcia
22/08/2012
Cinco estrelasParabéns!!
21/08/2012
Cinco estrelasExcelente organização de pensamento e atividades pertinentes! Parabéns!
27/05/2012
Cinco estrelasA AULA DESCRITA COM FOCO NA ECONOMIA LIGA O ALUNO COM A DESPESA FAMILIAR E COM ISSO TORNA O ALUNO UM PARTICIPANTE DO SEUS GASTOS EM CASA E ISSO É MUITO BEM VINDO. AGRADEÇO AO Professor Augusto C. de O. Morgado.