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Planejamento Financeiro

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
ARMANDO FREITAS TRAMONTANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ ESCOLA ALEMA CORCOVADO - EXPERIMENTAL

Rita Maria Cardoso Meirelles, Ivail Muniz Junior, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Clayton Gonçalves Silva, Raquel Cupolillo Simões de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Gestão e Negócios Técnico em Vendas
Ensino Médio Matemática Números e operações
Educação Profissional Gestão e Negócios Técnico em Operações Financeiras
Educação Profissional Gestão e Negócios Técnico em Transações Imobiliárias
Educação Profissional Gestão e Negócios Técnico em Cooperativismo
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Educação Profissional Gestão e Negócios Técnico em Operações de Marketing
Educação Profissional Gestão e Negócios Técnico em Operações Administrativas
Educação Profissional Gestão e Negócios Técnico em Operações Comerciais
Educação Profissional Gestão e Negócios Técnico em Contabilidade
Educação Profissional Gestão e Negócios Técnico em Secretariado
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Introdução ao planejamento financeiro: organização de despesas e receitas
  • Elaboração de um orçamento familiar, utilizando conceitos de entradas e saídas.
  • Analisar um orçamento familiar, detectando áreas com mais gastos e pensando no comportamento de consumo da família.
  • Analisar tabelas de orçamentos familiares e utilizar a matemática financeira para fazer previsões.
Duração das atividades
Previsto para duas aulas de 45 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Porcentagem;
  • Análise de gráficos;
  • Fator de atualização — um capital C, aumentado de uma taxa i, fica multiplicado por (1 + i).
  • Progressão geométrica.
Estratégias e recursos da aula

Prezado professor, que tipo de pessoa você é?  Ganha muito, mas se atola em dívidas ou não ganha tanto assim, mas consegue pagar as dívidas e ainda poupar um pouco todo mês? Nas próximas atividades veremos como pequenas estratégias baseadas na Matemática elementar podem ajudar, e muito, na organização e no planejamento de um orçamento familiar. Com o mapeamento do orçamento, veremos também como estabelecer metas e fazer previsões. Vamos à aula.

 

ATIVIDADE 1.

Como funciona um orçamento pessoal.

1) Apresente à turma o esquema abaixo. Comente sobre a importância do planejamento financeiro. Explique o que significa um orçamento familiar, mostrando aos alunos que um orçamento pode ser dividido em quatro partes, conforme ilustra o esquema abaixo.

 

Imagem do autor.

 

Professor, eis algumas informações sobre cada parte do orçamento.  

Registro: Colete os cheques, faturas, contracheques, extratos, boletos, contas etc. e registre em um caderno ou planilha.   

Consolidação: Classifique os valores em salário, alimentação, lazer, aluguel etc. Organize os dados e faça gráficos de pizza ou barras para essas áreas do seu orçamento.   

Análise: É a fase que realmente importa, onde você vai usar a cabeça para descobrir onde tem gasto mais, a evolução de seus ganhos e despesas etc. É aqui que você decide onde cortar e como ganhar mais.   

Previsão: Planeje seu futuro financeiro, usando os sonhos que você traçou como guia para estabelecer as metas, que devem ser viáveis, factíveis, porém desafiadoras.

2) Peça aos alunos para completarem a tabela abaixo, utilizando uma calculadora e papel ou então uma planilha eletrônica. Nessa atividade o aluno deve construir a planilha, conforme o modelo apresentado.

 

Ganhos

Janeiro

Fevereiro

Março

Total

Média

%

Salário

4900

4900

4900

 

 

 

Horas Extras

320

280

490

 

 

 

Total de Ganhos

 

 

 

 

 

 

Despesas

 

 

 

 

 

 

Moradia

950

870

910

 

 

 

Alimentação

500

290

670

 

 

 

Vestuário

220

120

300

 

 

 

Saúde

340

340

420

 

 

 

Transporte

450

490

280

 

 

 

Educação

570

480

450

 

 

 

Profissionais

180

150

40

 

 

 

 Lazer

420

370

 620

 

 

 

Outros

210

190

210

 

 

 

Eventuais

160

0

30

 

 

 

Total de despesas

 

 

 

 

 

 

Sobra/Falta

 

 

 

 

 

 

Imagem do autor.

 

3) Reforce que organizar dá trabalho. Mas o trabalho certamente trará retornos! O dinheiro precisa ter planejamento.     

4) Depois da planilha preenchida, analise com os alunos os dados. Faça-os perceber que:   

a) Não pode gastar mais do que ganha;   

b) Os percentuais de gasto devem ser proporcionais à importância que cada área tem.

c) Faça uma análise vertical. Escolha uma coluna e divirta-se. Por exemplo, você pode concluir que 53% de sua renda são gastos em cinco categorias: Moradia, Educação, Alimentação, Lazer e Transporte.   

d) A sobra de 29% lhe garante que suas finanças estão em dia. Mas estão dentro das metas traçadas? Se, por exemplo, a meta traçada foi poupar 1/3 do que se ganha, a meta não foi alcançada.  

e) Faça uma análise horizontal. Escolha uma linha e divirta-se. Como flutuam suas despesas. Há quedas consistentes ou os valores oscilam em função da época?   

5) Encerre a atividade exibindo o vídeo abaixo:

 

http://www.youtube.com/watch?v=JZWSthMi2oc

 Imagem video 2

Fonte: www.youtube.com/watch?v=JZWSthMi2oc

 

Ganhos

Janeiro

Fevereiro

Março

Total

Média

%

Salário 

4900

4900

4900

14700

4900

93,10%

Horas Extras

320

280

490

1090

363,33

6,90%

Total de Ganhos

5220   

5180   

5390   

15790   

5263,33   

100%   

Despesas

 

 

 

 

 

 

Moradia

950

870

910

2730

910,00

17,29%

Alimentação

500

290

670

1460

486,67

9,25%

Vestuário 

220

120

300

640

213,33

4,05%

Saúde

340

340

420

1100

366,67

6,97%

Transporte

450

490

280

1220

406,67

7,73%

Educação

570

480

450

1500

500,00

9,50%

Profissionais

180

150

 40

370

123,33

2,34%

Lazer 

420

370

620

1410

470,00

8,93%

Outros

210

190

210

 610

203,33

3,86%

Eventuais

160

0

30

190

63,33

 1,20%

Total de despesas

4000

3300

3930

11230

3743,33

71,12%

Sobra/Falta

1220

1880

1460

4560

1520,00

28,88%

Imagem do autor.

 

Nota: Essa atividade foi pensada a partir do excelente livro O guia Prático de Finanças de Roberto Zentgraf, da Editora Campus.   

 

ATIVIDADE 2.

 

Planejando sonhos não realizados.    

Muitas famílias se endividam para tentar realizar os sonhos. Ou em alguns casos, fazem investimento baseados em emoções e acabam não conseguindo realizar tal sonho e, o pior, geram decepção e atritos. Vamos trabalhar o planejamento e analisar como o comportamento pode influenciar em alguns investimentos.

1) Comece a aula exibindo o vídeo abaixo sobre finanças comportamentais.

 

http://www.youtube.com/watch?v=x595twvsTj8&feature=channel

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=x595twvsTj8&feature=channel

 

2) Depois disso apresente o seguinte caso da Família Moura.   

O CASO DA FAMÍLIA MOURA.

A família Moura deseja trocar de carro por um modelo sonhado há algum tempo. A troca custa 35 mil reais e, atualmente, a família só consegue guardar 100 reais, em uma caderneta com juros de 0,5% ao mês. A família quer tentar guardar 300 reais, e para isso está disposta a cortar gastos. Toda a família será envolvida. Pesquisam também uma aplicação que renda mais que a poupança. Para ajudar a Família moura, seus filhos, que estudam Finanças no Ensino Médio, montaram uma tabela, para servir de estímulo para a família e, além disso, dar visibilidade às metas e o tempo necessário para atingi-las.   

3) Peça aos alunos para preencherem a tabela abaixo. Para isso eles precisarão dos conhecimentos abordados na aula: SÉRIES UNIFORMES DE PAGAMENTO, disponível nesse portal em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28210

 

Valor Futuro                             35000

Quantos meses você precisa para guardar R$ 35.000,00?

Taxa

0,5%

0,75%

1,00%

1,50%

Prestação

 

 

 

 

R$ 100,00

 

 

 

 

R$ 200,00

 

 

 

 

R$ 300,00

 

 

 

 

R$ 500,00

 

 

 

 

R$ 1.000,00

 

 

 

 

R$ 1.500,00

 

 

 

 

R$ 2.000,00

 

 

 

 

Imagem do autor.

4) Analise as vantagens e impossibilidades de cada caso.   

5) Eleja os casos mais viáveis para essa família.   

6) Peça para fazerem um relatório sobre a atividade.   

7) Os cálculos devem ser registrados, mesmo que sejam utilizadas funções do Excel, como a função NPER.(=nper(taxa; pgto; vp;vf) O professor pode inclusive ver como a planilha abaixo foi confeccionada através do endereço: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/planejamento_financeiro.xls

 

 

Valor Futuro                             35000

Quantos meses você precisa para guardar R$ 35.000,00?

Taxa

0,5%

0,75%

1,00%

 1,50%

Prestação

 

 

 

 

R$ 100,00

203

172

151

123

R$ 200,00

126

112

102

86

R$ 300,00

92

84

78

68

R$ 500,00

60

56

53

48

R$ 1.000,00

32

31

30

28

R$ 1.500,00

22

22

21

20

R$ 2.000,00

17

17

16

16

Imagem do autor.

 

ATIVIDADE 3.

Nessa atividade ampliaremos a questão do orçamento familiar. Vamos agora comparar dois orçamentos e ampliar a análise dos itens a serem registrados.

 

1) Divida a turma em grupos para começarmos a investigação e análise.

2) Apresente a tabela abaixo que será a base para o nosso caso.

 

 

FAMÍLIA A

FAMÍLIA B

RENDA HOMEM

 R$ 2.800,00

 R$ 4.000,00  

RENDA MULHER

 R$ 1.200,00  

R$ 2.510,00

EXTRAS (BICOS)

R$ 200,00  

 R$          -    

RENDA TOTAL

R$ 4.200,00

R$ 4.510,00

Imagem do autor.

3) Peça aos alunos para preencherem os gastos das famílias. Faça isso no quadro e depois comece a investigação.

4) É importante que todos trabalhem com os mesmos dados para facilitar a comparação da análise entre os grupos. Orientações para o preenchimento desta planilha.

 

DESPESAS

VALOR TOTAL =

MÊS

 Janeiro

MÊS

Janeiro

Moradia

 

Saúde

 

Prestação da casa

 

Plano de saúde

 

Alarme

 

Médicos/dentistas

 

Conta de luz

 

Farmácia

 

Conta de água

 

Lazer/informação

 

Gás/Água Mineral

 

Academia

 

IPTU

 

Jornais/revistas

 

TELEFONE FIXO  

 

TV por assinatura

 

SEGURO

 

CINEMA

 

Telefone celular

 

TEATRO

 

Consertos/manutenção

 

SAÍDAS EXTRAS

 

Alimentação

 

Outros gastos

 

Supermercado

 

Eletrodomésticos

 

Restaurante

 

Roupas

 

Feira/ambulantes

 

Doações

 

Transporte

 

CARTÃO DE CRÉDITO

 

Combustível

 

TARIFAS BANCÁRIAS

 

Manutenção do carro

 

IMPOSTO DE RENDA

 

Pedágio

 

PRESENTES

 

Estacionamento

 

 

 

IPVA

 

 

 

Vale transporte

 

 

 

Imagem do autor.

 

  • Nas células em verde devem entrar os totais de cada grupo de gastos
  • Peça para calcularem qual o percentual que cada grupo de gastos (verde) representa do total gasto ou do total da renda.
  • Inicie uma discussão sobre como as famílias estão gastando o dinheiro que ganham.
  • Perguntas para a discussão:   

5) Encaminhe a discussão para as considerações a seguir:

  • Ganham mais do que gastam ou gastam mais do que ganham? Por que isso acontece? Acontece na sua família?
  • Quais são as classes mais caloteiras? Pesquisar na Internet índices de inadimplência atuais.
  • Em quais áreas é mais difícil o controle dos gastos? Por que?   

6) O que é necessário e o que pode ser colocado de lado (supérfluo)?     

7) Se aplicarem a média do que sobra em fundo com rentabilidade de 0,8% ao mês, após 10 anos, terão conseguido juntar quantos reais?   

8) Se a inflação for de 5% ao ano, qual terá sido o ganho real desse investimento?

Recursos Complementares

Aula do Portal: O valor do dinheiro no tempo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25767

Vídeos relacionados ao consumo e orçamento das famílias.

http://www.youtube.com/watch?v=51mbDDhq9gQ    

Livro sobre Finanças familiares. O guia Prático de Finanças de Roberto Zentgraf, da Editora Campus.   

Planejamento Financeiro.

http://www.youtube.com/watch?v=rp39kUJSuZg    

Uma aula única de Matemática Financeira do Professor Augusto C. de O. Morgado, está disponível em http://video.impa.br/index.php?page=janeiro-de-2007. NÃO DEIXE DE ASSISTIR!!! 

Avaliação
  • Avaliação individual. Aplicar problemas e situações em que o aluno mostre como utilizar os conceitos apresentados para atacar e resolver situações financeiras.
  • Avaliação coletiva. Elaboração de um orçamento familiar e as previsões de poupança e investimento a partir de taxas reais atuais.
Opinião de quem acessou

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  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
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Opiniões

  • Marcia Corvino, CEPES , Espírito Santo - disse:
    mmcorvino@zimail.com.br

    01/10/2012

    Quatro estrelas

    ótima aula e bons exemplos que podem ser aplicados de forma prática em sala de aula. Parabéns. Marcia


  • Marcio Roberto Motta Mendonça, Universidade Federal do Rio de Janeiro , Rio de Janeiro - disse:
    marciomott@gmail.com

    22/08/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns!!


  • ruth, COC , Maranhão - disse:
    ruthcamoes@yahoo.com.br

    21/08/2012

    Cinco estrelas

    Excelente organização de pensamento e atividades pertinentes! Parabéns!


  • CLAUDIA BECKER, CE VERA CRUZ , Rio de Janeiro - disse:
    quimica.becker@yahoo.com.br

    27/05/2012

    Cinco estrelas

    A AULA DESCRITA COM FOCO NA ECONOMIA LIGA O ALUNO COM A DESPESA FAMILIAR E COM ISSO TORNA O ALUNO UM PARTICIPANTE DO SEUS GASTOS EM CASA E ISSO É MUITO BEM VINDO. AGRADEÇO AO Professor Augusto C. de O. Morgado.


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