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Matemática Financeira: O valor do dinheiro no tempo

 

10/11/2010

Autor e Coautor(es)
ARMANDO FREITAS TRAMONTANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rita Maria Cardoso Meirelles, Ivail Muniz Junior, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Clayton Gonçalves Silva, Raquel Cupolillo Simões de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Álgebra
Educação Profissional Gestão e Negócios Técnico em Operações Comerciais
Educação Profissional Gestão e Negócios Técnico em Operações Administrativas
Educação Profissional Gestão e Negócios Técnico em Cooperativismo
Educação Profissional Gestão e Negócios Técnico em Operações Financeiras
Ensino Médio Matemática Números e operações
Educação Profissional Gestão e Negócios Técnico em Transações Imobiliárias
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Educação Profissional Gestão e Negócios Técnico em Vendas
Educação Profissional Gestão e Negócios Técnico em Contabilidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

que o valor do dinheiro se transforma no tempo;

como essa transformação ocorre, a partir das taxas e do conceito de equivalência de capitais.

como decidir racionalmente entre comprar à vista ou a prazo.

Duração das atividades
Previsto para duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Porcentagem;

Juros compostos.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esse tema é um dos mais importantes em Matemática Financeira. Dele dependem vários outros conceitos financeiros que serão estudados. Comece a aula, tendo em mãos duas notas diferentes, uma de 20 reais e outra de 10 reais por exemplo. Pergunte a eles o que eles preferem: ganhar agora a nota de 10 reais ou de a 20 reais? Em seguida, amplie a pergunta: O que eles preferem uma nota de 10 agora ou a de 20 reais daqui a 1 ano. E se fossem 5 anos? Para responder a segunda e a terceira pergunta, vários aspectos podem ser considerados, como a necessidade, a vontade de consumir, dentre outros. O aspecto que abordaremos é o financeiro, ou seja, 10 reais daqui a 5 anos, valem menos, mais ou o mesmo que 20 reais? Observe que o valor das notas não é absoluto. Ele depende, essencialmente, do tempo e da taxa. Dizemos que depende de que época ele está associado. A quantia de 10 reais hoje pode valer muito mais que 20 reais daqui a um ano. Para isso precisaremos de uma taxa, que pode ser a da poupança, de um fundo de renda fixa, de um fundo de ações, da rentabilidade da previdência privada, enfim, da taxa que a pessoa em questão consiga fazer o seu dinheiro render. Vamos à aula!

Depois da introdução acima, sugerimos que o professor convide os alunos a assistirem o vídeo: Matemática nas Finanças da série Matemática em toda parte, TV ESCOLA. Este vídeo tem duração de 26 minutos. O objetivo inicial desta exibição é aproximar os alunos do vocabulário utilizado no mundo das finanças e na matemática financeira, além de motivar o aluno para o tema. Em seguida apresentaremos uma sequência de atividades para a investigação do conceito: equivalência de capitais.   

A UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA nessas atividades é muito importante. Utilizar tecnologia em matemática financeira não só é recomendável como necessário na maioria dos problemas financeiros da vida real.

ATIVIDADE 1.

Transportando o dinheiro no tempo.

Utilizaremos essa atividade com dois objetivos: relembrar a fórmula (*) de juros compostos. Mostrar que essa é a fórmula fundamental da equivalência de capitais.

(*)melhor seria que o aluno soubesse que essa fórmula deriva da idéia de que um capital C, aumentado de uma taxa i, fica multiplicado por (1+i), que foi trabalhada na aula anterior "Juros Compostos e P.G." (  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24132).

Com o uso de um projetor, apresente para a turma o vídeo da TV Escola disponível por meio do link abaixo.

http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2256 

Você também pode fazer dowload do vídeo pelo link abaixo (111 MB): 

Matemática nas finanças [Matemática em toda parte] - Link:   http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/12534/open/file/Matematica_nas_finacas.flv?sequence=2 

Depois proponha aos alunos que resolvam individualmente os problemas a seguir.

Ao final faça a correção destacando de forma resumida a maneira como "transportar" o dinheiro no tempo. 

Problema 1. 

Fernando fez um empréstimo de R$ 10 000,00, a uma taxa de juros de 5% ao mês. Qual a dívida de Fernando daqui a 5 meses, sabendo-se que não efetuou pagamentos nesse período?

Problema 2. 

Fernando pegou uma quantia emprestada em Janeiro, a juros de 5% ao mês, com o compromisso de pagar tudo até JUNHO. Para seu espanto, sua dívida em Abril era de R$ 11 576,25. Sabendo que não efetuou nenhum pagamento da dívida nesse período, responda aos itens abaixo.

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

11 576,25

a) Qual foi o valor do empréstimo feito por Fernando?

b) Preencha a tabela acima com os valores da dívida a cada mês.

c) Você usou a mesma estratégia do primeiro problema? Explique sua estratégia.

Nota: Perceber se os alunos conseguiram resolver o problema com a mesma fórmula de Juros compostos, é muito importante nessa atividade. Se o aluno não criou uma estratégia para resolver o problema, usando ou não a fórmula de juros compostos, o professor deve sugerir caminhos para que ele avance. Intervir sem retirar o prazer da descoberta, como dizia Miguel de G

Para resolver o problema precisamos deslocar o dinheiro no tempo. Ou seja, 10000 reais hoje valem quanto daqui a 5 meses, a essa taxa de 5% ao mês?   

C5 = C0.(1+i)5 

C5 = 10.000.(1+0,05)5 

C5 = 12.155,06.

No segundo problema, queremos saber quanto valia a dívida de abril, na data do empréstimo, feito em Janeiro. Precisamos, portanto, deslocar essa quantia 3 meses para trás.

Calculando os valores para todos os meses, a tabela fica assim:

VALOR INICIAL               10000

TAXA                                 5%

1

2

3

4

5

6

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

10000,00

10500,00

11025,00

11576,25

12155,06

12762,82

  1. Muito importante reforçar para o aluno que, a uma taxa i por período, uma quantia hoje igual a C0, se transforma, após n períodos (meses, anos, etc.), em uma quantia Cn = C0.(1+i)n. Essa fórmula nos diz como podemos ir e voltar com o dinheiro no tempo! Ela foi utilizada para avançar com o dinheiro no primeiro problema e para voltar com o dinheiro no segundo.
  2. Reforçar para o aluno que 10.000 reais em Janeiro e 11.576,25 reais em Abril são equivalentes. Ou seja, para quem pegou e para quem emprestou o dinheiro, 10000 em Janeiro valem 11 576,25 em Abril. Isso significa que Fernando pagaria 11 576,25 em Abril para usufruir do dinheiro que pegou em Janeiro. Entrou a quantia de 10000 no seu bolso em Janeiro e saiu (se pagasse) os 11576,25 em Abril. Entra um, sai outro. Pense no dinheiro no bolso de quem emprestou. Os 10.000 que tinha em Janeiro, viraram 11.576,25 em Abril. O dinheiro se transformou!!! Apesar dos valores não serem iguais eles são equivalentes. Equivalência não é igualdade.
  3. O que aconteceu no caso de Fernando pode ser comparado a um terreno comprado no ano 2000, por exemplo, por R$ 10.000,00 e que em 2010 vale R$ 50.000,00. Pode ser comparado a um carro comprado por R$ 30.000,00 em 2008, mas que vale R$ 25.000,00 em 2010. Os valores se transformam no tempo, através de taxas. Se a taxa for constante, a fórmula acima nos fornece como “deslocar” o dinheiro no tempo, ou seja, entender como ele se transforma. 1 + i

RESUMINDO:

Para obter o valor futuro (após n períodos), basta  MULTIPLICAR  o atual por  (1 + i)

Para obter o valor atual (n períodos antes), basta DIVIDIR  o VALOR futuro por  (1 + i)

DESLOCANDO QUANTIAS NO TEMPO.

imagem do autor

Uma aula que trata de forma única o que foi abordado nessa atividade é a aula do Professor Augusto César de Oliveira, disponível em http://video.impa.br/index.php?page=janeiro-de-2007. NÃO DEIXE DE ASSISTIR!!! 

ATIVIDADE 2 

Transportando o dinheiro no tempo e comparando capitais em épocas diferentes. Utilizaremos essa atividade com dois objetivos:

  1. Reforçar o conceito de capitais equivalentes;
  2. Utilizar a equivalência para comparar capitais em épocas diferentes.

Separe os alunos em grupos de até quatro integrantes. 

Uma observação: De início, REFORCE as seguintes informações:

  1. Quantias só podem ser somadas se estiverem na mesma época, ou seja, estiverem referidas ao mesmo mês, nesse caso.   
  2. Para deslocar o dinheiro no tempo precisamos de uma taxa, que nesse caso é 6% ao mês.

Em seguida,  proponha aos grupos o problema abaixo, de preferência entregando em folhas previamente preparadas.   

Problema.  

Arthur tomou um empréstimo de R$ 10.000,00 a juros mensais de 6% ao mês. No primeiro mês, pagou R$ 3.000,00; no segundo mês pagou R$ 5.000,00 e no quarto mês quitou a dívida. Qual o valor desse último pagamento?

Essa é uma excelente oportunidade para utilizar a representação de quantias, ao longo do tempo, através de setas. Assim, a situação descrita acima pode ser representada da forma abaixo.

imagens do autor

Deixe os alunos pensarem no problema. O Professor pode orientar os alunos, em caso de muitas dificuldades, as estratégias. Veja algumas delas abaixo.

Há diversas maneiras para resolver esse problema. Uma delas é trazer os valores para uma mesma época. Lembre que as formas de pagamento a seguir são equivalentes, ou seja, 10000 reais hoje equivalem ao fluxo de pagamentos apresentado.   

Pode-se trazer tudo para a época zero (data do empréstimo aqui); levar tudo para época 4, etc. Trazendo os valores para a época zero, e igualando temos:

10000 = 3000/1,06 + 5000/1,062 + P/1,064.   

P = R$ 3433,72.

  1. Os alunos geralmente optam por outro caminho. Levam os 10.000 para a época 1, obtendo 10.600, e subtraem esse valor de 3000, ficando o saldo devedor na época 1 de 7600. Depois levam esse saldo devedor para a época 2, obtendo 8056 reais, e subtraem de 5000, ficando o saldo devedor na época 2 de 3056 reais. Em seguida, levam esse saldo para a época 4, multiplicando o saldo devedor por 1,062, obtendo assim, os 3433,72, que é o valor do último pagamento. Excelente estratégia, talvez a melhor para esse problema. Não é por isso que o professor não deva mostrar outras, como a que apresentamos. Aproveite esse momento, para mostrar várias. Mostre que transformando corretamente o dinheiro no tempo, podemos escolher qualquer época para igualar os fluxos de pagamento.
  2. Cuidado para um erro freqüentemente cometido e até incentivado pelo Código de Defesa do consumidor: Achar que o total pago foi 3000 + 5000 + 3433,72 = 11433,72. Isso só é verdade em um caso muito especial em que a taxa de investimento para a pessoa é igual a zero. Veremos o que isso quer dizer na atividade 3.

ATIVIDADE 3 

À vista ou a prazo?   

Existe um mito de que comprar À vista é sempre melhor! Você conhece alguém que pensa assim? Outros pensam que comprar a prazo é bom porque você vai pagando aos poucos. Realmente, para uma parcela grande da população a aquisição de bens duráveis, como geladeiras, móveis, carros e principalmente a tão sonhada casa própria só é possível através de um financiamento. Mas se pagar à vista for possível, como decidir entre comprar à vista ou a prazo. Essa atividade fornecerá elementos importantes na tomada dessa decisão.

Para tornar mais dinâmica a aula divida a turma em 4 grupos. Cada um deverá resolver o problema a seguir utilizando uma das opções de pagamento (A, B, C ou D). Em seguida, cada grupo deverá argumentar porque sua opção é melhor do que as demais. Ao final de todas as explicações todos os alunos devem escolher uma das opções de pagamento apresentada pelos grupos. No entanto, deixe claro que o membro de um grupo não poderá escolher a proposta defendida pelo próprio grupo!

Faça a apuração dos votos e discuta com os alunos quais foram os argumentos apresentados pela proposta vencedora.

Após um rápido debate, apresente com a participação dos alunos, as contas correspondentes a cada opção de pagamento e mostre como a matemática pode ajudar nas decisões financeiras!

Apresente o problema abaixo para os alunos.

Problema.

O professor IVAIL tem 4 opções de financiamento na compra de um Laptop, cujo preço anunciado é de R$ 3.000,00.

A) À vista com 5% de desconto;

B) Em três prestações mensais e iguais de 1000 reais cada, no sistema (1+2);

C) Em quatro prestações mensais e iguais de 750 reais cada, no sistema (1+3);

D) Em seis prestações de 500 reais cada, no sistema (0+6);

Sabendo que o dinheiro vale para ele 3% ao mês, qual é a melhor opção de pagamento?

Antes de atacarmos o problema matematicamente, peça aos alunos para dizerem uma ordem de preferência. Dê dois minutos apenas. O objetivo nesse item é apenas deixar registrada uma primeira impressão. 

a) olhando as opções, qual seria a ordem de classificação (melhores opções de financiamento) para rosana, na sua opinião?

Posição

Opção

É preciso explicar o que significa : “... o dinheiro vale para ele 3% ao mês...”. Isso significa que ele consegue investir seu dinheiro a 3% ao mês. Com isso, ele pode investir o valor de à vista, e ir retirando mês a mês o valor das parcelas de um financiamento, por exemplo. Entendido isso, é hora de atacar o problema matematicamente!   

Sugerimos que com os conceitos já estudados, o professor deixe seus alunos pensarem um pouco. Dúvidas surgirão e aí a ação do professor é fundamental. O professor pode conduzir a resolução com algumas dicas/perguntas, tais como:

1) Quantos reais são necessários para comprar à vista o computador?    

2) Quantos reais são necessários HOJE, para comprar o computador na opção B, considerando que a taxa de investimento do professor IVAIL? Lembre que ele precisa de um valor que seja EQUIVALENTE ao fluxo dessa opção. Esse tipo problema já foi resolvido antes.     

3) Ainda analisando a opção B, pense em cada parcela separadamente. Quantos reais preciso para pagar a primeira parcela? Ora preciso de 1000 reais, pois está na época zero. Quantos reais preciso hoje para pagar a segunda parcela? Preciso de um valor que, daqui a um mês, seja igual a 1000 reais. Para isso preciso trazer 1000 reais do mês 1 para o mês 0, o que me dá 1000/1,03 = 970,87. Isso significa que 970,87 HOJE, vale o mesmo que 1000 reais daqui a um mês, ou seja, ela aplica HOJE 970,87 e resgata daqui a 1 MÊS 1000 reais, pagando a prestação daquele mês!     

4) Para pagar a terceira, vou precisar, HOJE, de 1000/1,032, que é igual a 942,60 reais. Agora basta somar os valores necessários hoje para pagar o computador, o que dá 1000 + 970,87 + 942,60 = 2913,47. Assim, 2913,47 são necessários, hoje, para comprar o computador usando a estratégia de aplicar e pagar, descrita acima. Veja o fluxo de pagamentos abaixo.

MÊS

VALOR

PAGAMENTO

SALDO APLICAÇÃO

0

2913,47

1000

1913,47

1

1970,87

1000

970,87

2

1000,00

1000

0,00

5) De um modo geral, preciso descobrir, indo por esse caminho, qual o valor de cada prestação hoje.   

Conclua a aula, pedindo aos alunos para refazerem a ordem de classificação das opções de financiamento, usando a análise que fizeram no item anterior.

Lembre aos alunos o significado de época zero (HOJE).

Representando as formas de pagamento no tempo temos:

imagens do autor

Trazendo os valores para a mesma época (ZERO nesse caso), temos:

As tabelas abaixo mostram o valor de cada parcela na época zero (HOJE).

OPÇÃO A

2850,00

MÊS

0

1

2

3

4

5

6

PRESTAÇÃO

3000

HOJE

2850

OPÇÃO B

2913,47

MÊS

0

1

2

3

4

5

6

PRESTAÇÕES

1000

1000

1000

HOJE

1000,00

970,87

942,60

OPÇÃO C

2871,46

MÊS

0

1

2

3

4

5

6

PRESTAÇÕES

750

750

750

750

HOJE

750,00

728,16

706,95

686,36

OPÇÃO D

2708,60

MÊS

0

1

2

3

4

5

6

PRESTAÇÕES

500

500

500

500

500

500

HOJE

485,44

471,30

457,57

444,24

431,30

418,74

O computador custa 2708,60 na opção D, que é o menor valor presente de todas as opções. Em seguida vem pagar à vista seguida das outras opções. Logo, do ponto de vista financeiro, D, nesse caso, é a melhor opção.

Recursos Complementares

Vídeos relacionados ao consumo e orçamento das famílias.

http://www.youtube.com/watch?v=51mbDDhq9gQ  

Planejamento Financeiro.

http://www.youtube.com/watch?v=rp39kUJSuZg 

Temas para serem discutidos em sala de aula

  • reservas financeiras: de emergência (curto prazo) e para a aposentadoria (longo prazo).
  • Construção do patrimônio. Equilíbrio entre a utilização do dinheiro para viver melhor e para poupar.
  • Ganho de qualidade x Poupar antes de consumir.

Acesso aos links:

http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/index.php?option=com_content&task=view&id=6&Itemid=18   

Uma aula EXCELENTE de Matemática Financeira do Professor Augusto C. de O. Morgado, está disponível em   http://video.impa.br/index.php?page=janeiro-de-2007. NÃO DEIXE DE ASSISTIR!!!   

Recomendamos também as aulas da disponíveis no Portal do Professor:    

Matemática Financeira no CAp UFRJ: Juros Compostos 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9932        

Matemática Financeira no CAp UFRJ: Equivalência de Taxas    

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9939   

Outras aulas da Profa. Priscila Marques Dias Corrêa, disponíveis no Portal do Professor e que tratam da Matemática Financeira no Colégio de Aplicação da UFRJ, também podem ser úteis.   

Avaliação
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Arnaldo Mateus, ISERJ- INSTITUTO DE ENSINO , Rio de Janeiro - disse:
    arnaldocmateus@gmail.com

    25/11/2014

    Quatro estrelas

    Boa tarde. Um excelente trabalho de palno de aula. Facil explicação, tudo bem didático. Boas divisões de assuntos. Bons videos de apoio. Passo a passo do facil ao dificil. Ótimo texto. Facil aplicabilidade.


  • LÚCIO CARLOS DE PINHO FILHO, PORTAL EDUCACIONAL LTDA , Goiás - disse:
    lucio.contabilidade@gmail.com

    21/11/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula.


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