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A água e as doenças

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Identificar as principais doenças veiculadas pela água.

§  Explicar como prevenir as doenças transmitidas pela água.

§  Relacionar estas doenças com a qualidade da água.

§  Identificar fontes de contaminação da água.

§  Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de compreender aspectos ligados à qualidade da água, bem como causas das enchentes, assuntos presentes em aulas publicadas por esta equipe de professores:

Qualidade da água: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23677 (consultado em 11/12/10, às 09h14min).  

O que causa as enchentes: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15833 (consultado em 11/12/10, às 09h15min). 

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Doenças transmitidas pela água   

A falta de água potável e de esgoto tratado facilita a transmissão de doenças que, calcula-se, provocam cerca de 30 mil mortes diariamente no mundo. A maioria delas acontece entre crianças, principalmente as de classes mais pobres, que morrem desidratadas, vítimas de diarréia causadas por micróbios. No Brasil, infelizmente mais de 3 milhões de famílias não recebem água tratada, e um número de casas duas vezes e meia maior que esse não tem esgoto. Isso é muito grave.

Estima-se que o acesso à água limpa e ao esgoto reduziria em pelo menos um quinto a mortalidade infantil.

Para evitar doenças transmitidas pela água devemos tomar os seguintes cuidados:

- Proteger açudes e poços utilizados para o abastecimento;

- Tratar a água eliminando micróbios e impurezas nocivas à saúde humana;

- Filtrar e ferver a água;

- Não lavar alimentos que serão consumidos crus com água não tratada como verduras, frutas e hortaliças.   

As principais doenças transmitidas pela água são: Diarréia infecciosa, Cólera, Leptospirose, Hepatite, Esquistossomose.   

Diarréia infecciosa   

Se a pessoa vai muitas vezes ao banheiro e as fezes saem líquidas ou muito moles, ela pode estar com diarréia. A diarréia pode ser provocada por micróbios adquiridos pela comida ou água contaminada. As diarréias leves quase sempre acabam sozinhas. No entanto, é preciso beber líquidos para evitar a desidratação, que é muito perigosa. Crianças e idosos correm maior risco de desidratação. Por isso, é importante tomar também os sais de reidratação oral, fornecidos pelos postos de saúde. Eles devem ser misturados em água, na quantidade indicada na embalagem. Na falta desses sais, podemos preparar e oferecer o soro caseiro. Assim: num copo com água fervida ou filtrada, dissolvemos uma pitada de sal e duas colheres de chá de açúcar.   

Cólera   

Originária da Ásia, mais precisamente da Índia e de Bangladesh, a cólera se espalhou para outros continentes a partir de 1817. Chegou ao Brasil no ano de 1885, invadindo os estados do Amazonas, Bahia, Pará e Rio de Janeiro. Em 1893 a doença chegou a São Paulo, alastrando-se tanto na capital quanto no interior do estado. No entanto, no final do século XIX, o governo brasileiro declarava a doença erradicada de todo o país. Cerca de um século depois, em abril de 1991, a cólera chegou novamente ao Brasil. Vindo do Peru, fez sua primeira vítima na cidade de Tabatinga, Amazonas.

A cólera é transmitida principalmente pela água e por alimentos contaminados. Quando o vibrião é ingerido, instala-se no intestino do homem. Esta bactéria libera uma substância tóxica, que altera o funcionamento normal das células intestinais. Surgem, então, a diarréia e o vômito.

Os casos de cólera podem ser fatais, se o diagnóstico não for rápido e o doente não receber tratamento correto. O tratamento deve ser feito com acompanhamento médico, usando-se antibióticos para combater a infecção e medicamentos para combater a diarréia e prevenir a desidratação. A prevenção da cólera pode ser feita através de vacina e principalmente através de medidas de higiene e saneamento básico. A vacinação é de responsabilidade do governo. No caso da cólera, não há garantia de que todas as pessoas vacinadas fiquem imunes à doença. Estima-se que a vacina existente tenha um grau de eficácia inferior a 50%.   

Leptospirose   

A leptospirose é uma doença bacteriana, que afeta humanos e animais, causada pela bactéria do gênero Leptospira. É transmitida pela água e alimentos contaminados pela urinas de animais, principalmente o rato. É uma doença muito comum depois de enchentes, pois as pessoas andam sem proteção em águas contaminadas. Em humanos a leptospirose causa uma vasta gama de sintomas, sendo que algumas pessoas infectadas podem não ter sintoma algum. Os sintomas da leptospirose incluem febre alta, dor de cabeça forte, calafrio, dor muscular e vômito. A doença também pode causar os seguintes sintomas: olhos e pele amarelada, olhos vermelhos, dor abdominal, diarréia e erupções na pele. Se a leptospirose não for tratada, o paciente pode sofrer danos nos rins, meningite (inflamação na membrana ao redor do cérebro e cordão espinhal), falha nos rins e problemas respiratórios. E raras ocasiões a leptospirose pode ser fatal. Muitos desses sintomas podem ser confundidos com outras doenças, de modo que a leptospirose é confirmada através de testes laboratoriais de sangue ou urina.   

Hepatite   

É uma inflamação no fígado que pode ser provocada por vários tipos de vírus. Os sintomas são parecidos com os da gripe e há também icterícia (coloração amarelada da pele causada pelo depósito de uma substância produzida pelo fígado). A pessoa precisa ficar em repouso e seguir as orientações médicas. Algumas formas de hepatite são transmitidas por água e alimentos contaminados por fezes (Tipo A e E). Outros tipos são transmitidos por transfusão de sangue (B, C) ou por relações sexuais. Quem já teve hepatite não pode doar sangue, já que o vírus às vezes continua no organismo, mesmo que não haja sintomas da doença. Para algumas formas de hepatite (A e B) há uma vacina que pode ser aplicada em crianças e adultos   

Esquistossomose   

É também chamada Xistose, ou doença do caramujo. Ela é provocada por um verme chamado esquistossomo. Os vermes vivem nas veias do intestino e podem provocar diarréia, emagrecimento, dores na barriga, que aumenta muito de volume (barriga-d'água), e problemas em vários órgãos do corpo. Além de tratar o doente com medicamentos, é necessário instalar um sistema de esgotos para impedir que os ovos atinjam a água. As pessoas precisam também ter acesso a água de boa qualidade e ser informadas sobre as formas de transmissão da doença. É preciso também combater o caramujo que transmite a esquistossomose com produtos químicos e com a criação de peixes que se alimentam do caramujo, como a tilápia, o tambaqui e o piau. Esses peixes podem ser consumidos pelas pessoas sem risco de contaminação.   

Água, mosquitos e doenças   

Muitos mosquitos põem ovos na água parada. Dos ovos saem larvas, que depois se tornam mosquitos adultos. Uma forma de combater as doenças transmitidas por mosquitos é justamente evitar o acúmulo de água parada em vasos de plantas, latas vazias, pneus velhos, garrafas, etc. Caixas-d'água, tanques e outros reservatórios devem ficar sempre tampados. Algumas doenças transmitidas por mosquitos: Dengue, Febre amarela e Malária   

Adaptado de: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua9.php (consultado em 11/12/10, às 09h23min); http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua10.php (consultado em 11/12/10, às 09h24min); http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua11.php (consultado em 11/12/10, às 09h25min).        

Estratégia

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de discussões entre eles, sensibilização por meio da observação de fotografias e figuras, leitura de textos e vídeos informativos, além de atividade prática e proposição de soluções para os problemas apresentados.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio do incentivo às discussões entre os alunos, sensibilização da turma através de exibição de figuras e fotografias, leitura e interpretação de texto e alguns vídeos sobre o assunto, além de atividade prática e discussão para proposição de soluções para os problemas encontrados.   

Atividade Inicial: Sensibilização             

Professor, num primeiro momento da aula, sonde os conhecimentos prévios de seus alunos, pergunte se eles sabem a importância da água para os seres vivos, se ela pode ser prejudicial em alguma situação. Deixe-os se manifestarem, contando suas experiências.             

Mostre para a turma a seguinte figura e o seguinte vídeo, como forma de sensibilização.

Retirado de: http://guiaecologico.files.wordpress.com/2010/01/0663.gif (consultado em 11/12/10, às 12h57min).    

WWF - O troco da natureza - http://www.youtube.com/watch?v=EvtfK_sNGpM&NR=1 (consultado em 11/12/10, às 12h58min).    

Discuta com a turma sobre as conseqüências da poluição da água para os seres humanos. Ressalte que no verão a quantidade de chuva aumenta e com isso também aumenta a incidência de enchentes, e junto com elas diversos problemas. Se for possível leve para a sala de aula jornais e revistas que contenham reportagens sobre o aumento de enchentes e as doenças que a água contaminada pode causar.

Mostre algumas figuras de ciclos de vida de alguns seres causadores de doenças veiculadas pela água, bem como situações em que o lixo pode causar enchentes:

Retirado de: http://3.bp.blogspot.com/_puenDAtMrOU/S-aUw3lPhpI/AAAAAAAAEfM/Sea94BxoY30/s1600/doen2.png (consultado em 11/12/10, às 13h11min).      

Ciclo de vida da Esquistossomose

Retirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/doencas-relacionadas-com-a-agua/imagens/doencas-com-as-aguas-028-g.jpg (consultado em 11/12/10, às 13h12min). 

Retirado de: http://blog10.files.wordpress.com/2009/11/esquistossomose.jpg (consultado em 11/12/10, às 13h13min). 

Retirado de: http://www.agersa.com.br/default/images/stories/agua%20poluida.jpg (consultado em 11/12/10, às 13h14min). 

Retirado de: http://2.bp.blogspot.com/__Ucy7Akb8Kw/TIHWzs1cWaI/AAAAAAAAARo/52hyPXHfthY/s400/PaquistaoEnchentes.JPG (consultado em 11/12/10, às 13h15min). 

Retirado de: http://2.bp.blogspot.com/_YnVE4FToL6I/S7xztkCVL3I/AAAAAAAAAN4/AtrBOMqdlvI/s1600/inforgrafia_enchente.jpg (consultado em 11/12/10, às 13h16min).    

Texto para os alunos:             

Professor, após as discussões iniciais sobre os problemas veiculados pela água, entregue para os alunos um texto sobre o assunto, fazendo com eles uma leitura atenciosa, destacando as partes mais importantes e verificando as dúvidas que surgirem. Peça que os alunos anotem no caderno as informações mais relevantes.   

As doenças da água poluída e contaminada

A água com má qualidade é responsável por cerca de 80% de todas as doenças que atingem as pessoas nos países em desenvolvimento. Cuidar da qualidade da água é cuidar da Vida. Beber água contaminada, comer alimentos lavados com água contaminada e tomar banho em águas poluídas são riscos à saúde.   

Doenças Causadas por Parasitas

Amebíase: O contágio se dá através de água contaminada com cistos provenientes de fezes humanas.

Esquistossomose: O contágio se dá através do contato direto com água onde há larvas provenientes de caramujos.

Ascaridíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Ascaris lumbricoides.

Giardíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Giardia lamblya.   

Doenças Causadas por Vírus

Hepatite Viral tipo A e Poliomielite: O contágio se dá pelo contato (consumo ou banho) com água contendo urina ou fezes humanas.   

Doenças causadas por Bactérias

Meningoencefalite: O contágio se dá pelo contato (consumo ou banho) com águas contaminadas.

Cólera: O contágio se dá com o consumo de água contaminada por fezes ou vômito de algum indivíduo contaminado.

Leptospirose: A água contaminada por urina de ratos é a principal causa da doença, cuja incidência aumenta com chuvas fortes e enchentes. Apresenta maior perigo em águas próximas a depósitos de lixo e em áreas sem esgotamento sanitário.

Febre Tifóide: O contágio se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados (a contaminação de alimentos ocorre ao lavarem-se alimentos com água contaminada).

Gastroenterites: a ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes causam grande variedade de distúrbios gástricos, geralmente associados a fortes diarréias.

Desinteria Bacilar: Uma série de bactérias causa, através da ingestão de água sem tratamento, severas formas de diarréias, formando um quadro de febre, dores e mal estar geral.   

Adaptado de: http://www.canalverde.tv/ecocidadania/guia/as-doencas-da-agua-poluida-e-contaminada (consultado em 11/12/10, às 13h22min).    

Outra sugestão de texto: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/corpo-humano-e-saude/epidemias-de-verao/epidemias-de-verao-0/?searchterm= água (consultado em 11/12/10, às 13h23min).    

Ferramentas tecnológicas – Atividades Visuais:             

Professor, após a leitura e discussão dos textos anteriores, exiba para a turma alguns vídeos informativos sobre o assunto da aula de hoje, peça que assistam com atenção e anotem no caderno as informações mais importantes. Depois, promova nova discussão na turma, pedindo que cada aluno comente sobre a parte dos vídeos que achou mais interessante, explicando para o restante da turma os motivos de ter achado bom.   

Água. As doenças causadas pela contaminação. - http://www.youtube.com/watch?v=pGGVI-qH8rE (consultado em 11/12/10, às 13h25min).    

Globo News - Matéria sobre Poluição da Água  - http://www.youtube.com/watch?v=CC7PWttqj_c&feature=related (consultado em 11/12/10, às 13h26min).    

Risco de doenças pela água contaminada da alagação  - http://www.youtube.com/watch?v=aVKOt2PqeeM (consultado em 11/12/10, às 13h27min).    

Água. O que é água contaminada? - http://www.youtube.com/watch?v=Q3R17sBncls&feature=related (consultado em 11/12/10, às 13h28min).    

Atividade prática: Filtrando a água             

Professor, depois de os alunos terem um conhecimento maior sobre o assunto, proponha para a turma a realização de uma atividade prática. Para tanto, os seguintes materiais devem ser providenciados:

Materiais necessários:

- Filme plástico

- Copo pequeno

- Travessa funda

- Colher

- Tesoura

- Fita adesiva

- Cubos de gelo

- Terra

- Água morna   

Modo de preparar:

Ponha a terra na travessa. Junte a água morna e mexa com a colher. Ponha o copo no centro da travessa. A borda do copo deve ficar acima da água suja. Cubra a travessa com filme plástico e prenda-o com fita adesiva. Ponha os cubos de gelo no centro da cobertura de plástico. Espere um pouco. Gotas de água vão se formar na parte interna da cobertura e cair no copo.

O calor faz com que parte da água vire vapor, que sobe pelo ar. Tente aumentar a temperatura colocando a travessa no Sol. Quando o vapor da água atinge a cobertura, ele volta a se transformar em líquido.

Retire o copo. A água está limpa. A sujeira não vira vapor, e a água do copo fica limpa. Mas lembre-se: existem micro-organismos que podem ser transportados pelo vapor e ainda continuar contaminando a água. O ideal depois de retirar a sujeira é ferver a água para usá-la.   

Atividade de Discussão: Buscando soluções             

Professor, após a realização da atividade prática, disponha os alunos em círculo na sala de aula e inicie uma discussão em torno do que aprenderam sobre as doenças veiculadas pela água. Discuta sobre os problemas da água contaminada e quais as causas desta contaminação. Deixe os alunos contarem suas experiências sobre o assunto. É possível que vários alunos saibam de casos de pessoas que foram contaminadas com as doenças que falaram na aula de hoje. Incentive-os a discutir entre eles, fazendo perguntas e propondo desafios.

Posteriormente, peça que os alunos façam uma lista de ações para conscientizar a população sobre os riscos de ingerir ou de entrar em contato com essa água.  Debata com a turma o custo que o governo tem com a cura dessas doenças e quanto poderia ser investido em outras áreas se a população contribuísse e condições de saneamento básico fossem oferecidas a população de modo geral. Fale sobre a atividade prática que realizaram, instigando-os a pensar que no ciclo da água, geralmente as doenças presentes nela não são vaporizadas, portanto, a contaminação acontece depois que a água cai no solo, por exemplo, e entra em contato com os contaminantes. Uma forma de evitar a contaminação humana é fervendo a água, pois assim estamos eliminando a maioria dos micro-organismos que podem estar presentes.

Agora peça que a turma crie uma cartilha ou história em quadrinhos ensinando a população a se prevenir das doenças veiculadas pela água.

Recursos Complementares

            Professor, abaixo seguem alguns recursos complementares para a aula de hoje, que poderão ser usados caso seja necessário:            

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/doencas-relacionadas-com-a-agua/ (consultado em 11/12/10, às 13h41min).    

http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/A2.html (consultado em 11/12/10, às 13h42min).    

http://www.dgabc.com.br/News/5845654/doencas-infecciosas-enchente-favorece-proliferacao.aspx (consultado em 11/12/10, às 13h43min).    

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/banco-de-imagens/lg/web/files/chc-on-line/Gibi-Fora-Dengue.pdf/view?searchterm= água (consultado em 11/12/10, às 13h44min).    

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u471899.shtml (consultado em 11/12/10, às 13h45min).    

http://www.mundoeducacao.com.br/doencas/leptospirose.htm (consultado em 11/12/10, às 13h46min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Proponha aos alunos que façam um mural na escola sobre doenças veiculadas pela água e como podemos prevenir e evitá-las. As cartilhas produzidas também poderão ser expostas, divulgando o trabalho dos alunos e ajudando a avaliar o processo de ensino-aprendizagem.

Opinião de quem acessou

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