Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fashion Trends: você segue as tendências da moda?

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.      Debater sobre a influência das tendências da moda na cultura  

2.      Conscientizar-se quanto à própria forma de apresentar e vestir em diferentes locais e ocasiões sociais   

3.      Ampliar vocabulário e expressões relacionados ao tema (ex: vocabulário referente a itens do vestuário)

Duração das atividades
Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vocabulário e expressões relacionados ao tema vestuário e moda.  

Estratégias de leitura e compreensão auditiva.

Estratégias e recursos da aula

MOTIVAÇÃO   

Par dar início às atividades destas aulas, o professor dividirá os alunos em grupos de três integrantes para que pesquisem, em sites na Internet, imagens que exemplifiquem o estilo de se vestir com que mais se identificam.   

RECURSO – Sites para Pesquisa   

http://contigo.abril.com.br/fotos/ (Fig. 1)    

http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,8197,00.html    

http://capricho.abril.com.br/moda/   

http://www.estiloemo.com.br/    

http://mtv.uol.com.br/modaemmovimento/blog/moda-estilo-rock-and-roll-0    

http://estilo.uol.com.br/moda/    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Moda_do_hip_hop    

http://www.mulherdigital.com/homem-guarda-roupa-masculino/    

Figura 1 – Imagem do Recurso   

A pesquisa terá como base as seguintes questões norteadoras:   

What is the person of the picture wearing? (O que a pessoa da imagem está vestindo?)

What is his/her style? (Qual é o estilo dele/dela?)

Why do you identify with this style? (Por que você se identifica com este estilo?)   

Após a realização das pesquisas, os grupos que se sentirem à vontade apresentarão as imagens escolhidas em aula aberta. Tal apresentação acontecerá preferencialmente em Inglês, fundamentada nas questões debatidas.  

Por exemplo, com base na foto da cantora Sandy (Fig. 2), por exemplo, um grupo poderá dizer:   

Sandy is wearing a dress, peep toe shoes and bracelets. She has a romantic style. We like this style because it is very feminine. (Sandy está usando um vestido, sapatos peep toe e pulseiras. Ela tem um estilo romântico. Nós gostamos deste estilo porque ele é muito feminino.)   

Figura 2 – Sandy

Fonte: http://contigo.abril.com.br/fotos/noticias-do-dia/fotos-dia-07-12-2010/ Acesso em: 08 de dezembro de 2010.   

OBSERVAÇÃO: sugerimos que as imagens escolhidas pelos alunos sejam apresentadas para toda a turma com o uso de um projetor multimídia.   

ATIVIDADE 1   

Como continuidade da atividade de Motivação, ainda em grupos, os alunos debaterão, preferencialmente em Inglês, algumas questões relacionadas aos diferentes modos de se vestir e a moda. Tais questões poderão ser impressas na forma de Folha de Atividade e entregues para os grupos - ou exibidas na sala de aula, com o uso do projetor multimídia.   

RECURSO – Questões para Debate   

What kind of clothes do you usually wear? (Que tipos de roupa você costuma vestir?)

Do you think that the clothes we wear reflect what is inside us? (Você acredita que as roupas que vestimos revelam o que há em nosso interior?)

Do you read fashion magazines? (Você lê revistas de moda?)

Do you think it is important to be in fashion? (Você acredita que é importante estar na moda?)

Do fashionable clothes really change the way a person looks? (As roupas da moda realmente mudam a aparência de uma pessoa?)   

(questões adaptadas de: http://iteslj.org/questions/clothes.html Acesso em: 08 de dezembro de 2010.)   

Durante a realização das discussões, o professor deverá circular entre os grupos supervisionando e orientando as atividades.   

Ao final deste momento, os grupos apresentarão suas conclusões para a turma, conforme a sequência estabelecida pelo professor.   

O professor deverá orientar os alunos para que busquem falar o máximo possível em Inglês e estimular para que ocorra a discussão das perguntas em aula aberta, instigando os grupos a fazerem questões uns aos outros.   

ATIVIDADE 2   

Na sequência das atividades destas aulas, o professor perguntará aos grupos se conhecem a expressão em Inglês “dress code”. Após um breve debate em que os alunos levantarão hipóteses sobre a mesma, os grupos pesquisarão na Internet sobre o tema, buscando desvendar o que tal expressão significa e ao que ela se refere.   

RECURSO – Sites para Pesquisa   

http://dictionary.cambridge.org/dictionary/british/dress-code (Fig. 3)    

http://www.thefreedictionary.com/dress+code    

http://en.wikipedia.org/wiki/Dress_code_(Western)    

Figura 3 – Imagem do Recurso   

A expressão “dress code” significa algo como “código de vestimenta” em Português. De modo geral, a expressão se refere as diferentes maneiras de se vestir - de acordo com o grupo, e/ou com a situação. Por exemplo:   

Os góticos se vestem com roupas pretas para indicar sua tristeza quanto às atitudes violentas das pessoas.

Quando as mulheres vão a uma festa de gala, geralmente usam vestido longo.

Os funcionários de muitas empresas costumam usar uniforme que os identifica como tal.   

Os grupos poderão comparar as respostas dadas entre si, sob a supervisão do professor. Ao final desta etapa, o professor requisitará que os alunos que se sentirem à vontade apresentem as definições do termo “dress code” para a turma, intervindo e dando exemplos quando necessário, para que todos compreendam ao que ele se refere.

ATIVIDADE 3   

Neste momento da aula, o professor proporá que os alunos, em grupos, debatam e decidam que roupas usariam em algumas situações propostas, completando uma tabela (impressa, uma para cada grupo, na forma de folha de atividade) sobre as mesmas em Inglês:   

SITUATION

 CLOTHES 

A party at a friend’s house (uma festa na casa de um amigo)   

A job interview (uma entrevista de emprego)   

A prom (uma festa de formatura)  

 A wedding (um casamento)  

 A lecture (uma palestra)  

 An afternoon at the club (uma tarde no clube)    

 Por exemplo, os alunos poderão dizer que usariam uma roupa formal, tal como, por exemplo, um vestido longo ou um terno para ir a uma festa de formatura. Os nomes de tais vestimentas deverão ser escritos em inglês na tabela:   

SITUATION

CLOTHES

A party at a friend’s house (uma festa na casa de um amigo)  

 A job interview (uma entrevista de emprego)  

 A prom (uma festa de formatura)

 a long dress, a suit

A wedding (um casamento)   

A lecture (uma palestra)   

An afternoon at the club (uma tarde no clube)  

 (adaptado de: http://www.jamesabela.co.uk/beginner/ Acesso em: 08 de dezembro de 2010.)   

Durante a realização da atividade, sugere-se que os alunos pesquisem o vocabulário referente aos itens do vestuário no recurso postado abaixo:   

RECURSO – Vocabulário Itens do Vestuário  

http://www.learnenglish.de/vocabulary/clothes.htm    

http://www.eflnet.com/vocab/dictionary/clothing1.php (Fig. 4)    

http://www.englishclub.com/vocabulary/illustrated-clothes.htm    

http://www.youtube.com/watch?v=z5vg2gHn8lE    

Figura 4 – Imagem do Recurso   

Na sequência o professor solicitará que os grupos que se sentirem à vontade apresentem as roupas que sugerem que sejam usadas em cada ocasião, conforme a tabela, instigando os alunos a compararem e contrastarem seus pontos de vista.   

Ao final deste momento será proposta a seguinte questão para debate (em aula aberta):   

What is important to consider when deciding what to wear? Why? (O que é importante considerar ao decidir o que vestir? Por quê?)   

Caberá ao professor gerenciar o debate, levando os alunos a perceber a necessidade de se avaliar fatores como situação social (ex.: entrevista de emprego) e idade para a escolha de uma vestimenta.

ATIVIDADE 4   

A partir das discussões nas atividades anteriores, os alunos aprofundarão os debates, refletindo sobre as relações entre as tendências da moda e aspectos culturais.   Sendo assim, em grupos, os alunos pesquisarão sobre o tema, avaliando como a moda pode revelar características e produzir transformações de um grupo social, a partir da seguinte questão:   

Does culture influence the way we dress? (A cultura influência a forma como nos vestimos?)   

Para pesquisa sugerimos os seguintes sites:   

RECURSO – Sites para Pesquisa  

http://shine.yahoo.com/channel/beauty/does-culture-influence-the-way-we-dress-250326 

http://www.onlinelearningnest.com/cultural-differences-influence-clothing-in-many-ways/ 

http://www.controversia.com.br/index.php?act=textos&id=6832 

http://www.teclasap.com.br/blog/2010/01/03/o-que-fashion-quer-dizer/ 

Sugerimos que, com base nas pesquisas em grupos, os alunos gravem cenas que ilustrem situações, produzindo pequenos diálogos ou textos em Inglês como resposta a pergunta sugerida.   

O professor deverá supervisionar e orientar os alunos quanto ao uso da Língua Inglesa, organização textual e seleção das informações. Neste momento, sugere-se contar também com a colaboração do professor de Artes para dar orientações quanto a figurino, cenário e uso do corpo e da voz.   

Para a gravação dos vídeos poderão ser usados equipamentos como câmeras filmadoras, câmeras fotográficas ou celulares.   

Dando seqüência, os vídeos serão editados. Uma das ferramentas que pode ser utilizada para tanto é o Windows Movie Maker. Orientações sobre como usar o Windows Movie Maker podem ser acessadas em:   

RECURSO - Tutorial Widows Movie Maker 

http://www.tutomania.com.br/tutorial/tutorial-avancado-de-windows-movie-maker    

ATIVIDADE 5   

Para finalizar as atividades destas aulas, os vídeos produzidos pelos alunos serão postados em um videolog da turma.   

Videolog é um site que possui estrutura que permite atualização rápida e frequente, semelhante aos blogs, e cujo conteúdo principal consiste em vídeos. Os vídeos são exibidos diretamente nesta página, sem necessidade de salvar algum arquivo.   

RECURSO Criando um Videolog – Sites   

http://criarblogbr.blogspot.com/2010/02/criando-um-videoblog.html    

http://videolog.uol.com.br/ (Fig. 5)    

http://vimeo.com/    

http://vids.myspace.com/    

Figura 5 – Imagem do Recurso   

O objetivo da criação do videolog é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema a partir do contraste de opiniões, favorecendo, também, a familiarização com as Novas Tecnologias.   

Ao final deste momento, todos os alunos terão a oportunidade de assistir e comentar, em aula aberta, os vídeos criados pelos colegas, podendo tirar suas conclusões finais a respeito do tema.     

SUGESTÕES   

1.      Desenvolver atividades de compreensão auditiva com a música “Fashion Victim” da banda Green Day ou “Fashion” da cantora Lady Gaga.   

RECURSO   

Fashion Victim (Green Day)  

http://letras.terra.com.br/green-day/10064/traducao.html    

Fashion (Lady Gaga)   

http://letras.terra.com.br/lady-gaga/1427384/ 

Recursos Complementares

1. Dicionário português-inglês   

RECURSO - Dictionary. com  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false    

2. Aula “Are you a fashion person? Roupas e estações do ano.”  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8347    

3. Aula “Auto-Imagem: Vamos conversar sobre imagem corporal?!”  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18725 

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos,  de organizar ideias e o uso adequado do vocabulário ao se expressar nas formas oral e escrita.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.