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O papel das vogais na apropriação da base alfabética

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber as vogais analisando-as nas palavras.  
  •  Desenvolver a percepção das unidades fonológicas da nossa escrita.
Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É pertinente que a criança conheça o alfabeto: saiba nomear as letras.

Estratégias e recursos da aula

1 – Percebendo vogais

OBJETIVOS:

 Perceber as vogais analisando-as a partir de palavras.  

PROCEDIMENTOS:

 - Liste no quadro-negro um grupo de seis a oito palavras. Solicite que observem a fim de identificar o que há de comum em todas. Ofereça pistas para facilitar, caso necessário.   

Exemplo:

Juliana – boneca – colar – escada – livro – cama – telefone – sapato

Pistas: 

Em todas as palavras listadas, há pelo menos duas (de cada); Há palavras, em nosso exemplo, em que se repetem duas ou três vezes (iguais – TELEFONE);

Grande parte das palavras em português possui pelo menos uma;

Em nosso alfabeto, há um grupo que se denomina consoante; qual é o outro grupo?    

Percebido que a reflexão é sobre as vogais, continue a reflexão com considerações como:

  • Qual a importância das vogais na escrita das palavras?
  •  É possível escrever algum palavra (que vocês conhecem) sem vogal?
  •  Vamos tentar ler a seguinte escrita: cml. E se inserirmos vogais, como poderia ser e quais vogais seriam apropriadas para formar uma palavra? (No caso, seria CAMELO).  

Atenção: Professor, não temos a intenção, com esta abordagem, de restringir o processo inicial de alfabetização às vogais (como EI, UI, AI, OI etc.). A proposta é que as crianças percebam a relevância destas na escrita ortográfica. É possível, ainda, problematizar a sonoridade assumida por estas em determinadas situações como: cabelo, alicate etc.  

- Relacione, no quadro, algumas palavras (preferencialmente de sílaba simples). Estas devem estar sem as vogais e, no lugar delas, coloque um traço.

 EXEMPLOS:

C___R___(cara, coro)

C___L___(colo, cala)

M___L___(mala)

B___L___(bala)

 F___L___(fala)  

Dicas:  Ainda que o grupo desenvolva a reflexão adequada e, portanto, complete corretamente as palavras exploradas, amplie a experiência inserindo outras vogais. Desse modo, as crianças vão perceber o exercício reflexivo necessário para a escrita.

EXEMPLO: FALA (fele, fili, folo, fulu).

Trabalhe outras observações para que as crianças possam refletir se há variação sonora da vogal conforme a consoante que a acompanha (exemplo: o som do E é o mesmo em: tempo e filme?).

2 – Desafios com a escrita

OBJETIVOS:

Desenvolver a percepção de unidades fonológicas da nossa escrita.   

PROCEDIMENTOS:  

 - Prepare as atividades a seguir:

A – A organização das consoantes do grupo 1 junto a alguma(s) da(s) vogais do grupo 2 formam a palavra correspondente à imagem:

B – Para cada adivinha abaixo, há um grupo de letras embaralhadas. Organizando as letras, você formará a palavras que responde à adivinha.   

 Tem cabeça, tem dente, tem barba, não é bicho e nem é gente, o que é?  

 LHAO ________________  

Mantém sempre o mesmo tamanho, não importa o peso?   

BANÇAL________________   

O que é que dá um pulo e se veste de noiva?  

 IOPCPA________________   

O que é, o que é? Tem coroa mas não é rei, tem espinho mas não é peixe?   

ACABAXI________________   

O que é, o que é? De dia tem quatro pés e de noite tem seis?

  MACA________________  

Adivinhas retiradas do site <http://www.qdivertido.com.br/charadas.php>. (Acesso em: 08 dez. 2010). 

C – Preencha os espaços com as letras correspondentes e forme palavras:  

Agora responda:

 Em qual das palavras acima aparece o maior número e vogais? _________________________

Quais são as vogais que aparecem nas palavras? _________________________

Quantas palavras terminam com vogal? _________________________

Faça desenhos, para ilustrar as palavras que possuem três vogais.

3 – Brincando de forca

OBJETIVOS:

Perceber as vogais analisando-as a partir de palavras.  

Desenvolver a percepção de unidades fonológicas da nossa escrita.

PROCEDIMENTOS:

 - Oriente sobre as regras da brincadeira Forca. Regras: Uma palavra deve ser selecionada. Em seguida, deve-se registrar pequenos traços que correspondem à quantidade de letras da palavra selecionada. À medida que a criança “desafiada” fala letras aleatórias, o desafiador deve preencher adequadamente os tracinhos se a letra fizer parte da palavra, ou anotá-la e desenhar uma parte de um bonequinho. O número máximo de erros é sete e, se esse número for ultrapassado, a brincadeira deve ser reiniciada. Para esta atividade, vamos inserir algumas novidades. A primeira delas é que o professor definirá as palavras. Estas deverão ser registradas, pelo professor, em papéis e colocadas em um saquinho a ser sorteado pelo desafiador. Outra novidade é que o desafiado terá direito de fazer duas perguntas ao desafiador, referente à palavra que deve adivinhar. Porém, para cada pergunta feita, deve-se considerar uma parte do bonequinho, ou seja, uma chance de erro é perdida. Então, se mesmo com a dica/pergunta o desafiado errar, ele recebe duas notificações de erro. É importante orientar o tipo de pergunta a ser feita, para que não facilite além do desejável. Pode-se perguntar, por exemplo, quantas vogais há na palavra? É um animal? O desafiador deve ser orientado a dar as respostas de modo bem objetivo.  

Dica: Caso sua turma esteja bem desenvolvida na ortografia, as palavras poderão ser definidas por elas, mas é preciso verificar se estão escritas corretamente.    

Verifique abaixo como deve ser a cartela de registro a ser entregue para a dupla de trabalho:  

Desafiador: _______________________

Desafiado:________________________   

Perguntas extras: _____   _____ (marque um x a cada pergunta extra utilizada e acrescente uma parte no corpo do bonequinho, na forca)

Letras erradas:  __M___  __L___  _____  _____  _____  _____  _____  _____

Palavra: ___________________(No final, o desafiado deve registrar a palavra descoberta)

Exemplo: palavra sorteada CANETA.   

Atenção: É importante que a criança desafiadora seja orientada a prestar bastante atenção ao preencher as letras corretas no espaço adequado, pois caso contrário isso repercutirá na interação do participante desafiado. Já a criança desafiada deve concentra-se na posição que cada letra aparece, bem como na quantidade de letras, detalhes que colaboram para acertar e não “morrer” na forca.  

Dica: Esta brincadeira pode ser repetida inúmeras vezes ao longo do ano letivo, já que além de lúdica colabora para ampliar o vocabulário, ampliar o repertório de palavras escritas ortograficamente, estimular a concentração, além de ser lúdica.  

Recursos Complementares

Verifique aqui no portal as aulas:

Identificar as vogais e seu papel nas sílabas e nas palavras: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22909 (Acesso em 11 de dez. 2010). 

Vogais cantadas: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21459  (Acesso em 11 de dez. 2010).

Avaliação

O propósito das atividades ora apresentadas é despertar a reflexão sobre o papel das vogais nas palavras. Assim, espera-se que possam ampliar a percepção da sonoridade na composição das sílabas, avançando nos registros comuns como: ML (MELÃO), BNA (BANANA). Para avaliar, promova ditados de palavras de sílabas simples (telefone, camelo, abacaxi, jabuticaba) e/ou apenas sílabas (ja, ga, lu, mo, ne, co) periodicamente.    

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

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Opiniões

  • Joseli Daniela, CMEI Nova Barigui , Paraná - disse:
    jdfl80@yahoo.com.br

    24/09/2011

    Cinco estrelas

    A aula foi muito bem preparada de acordo com atendimento das necessidades referente a alfabetização da criança de um modo prazeroso, divertido! As intecionalidades ficaram claras com as propostas, promovendo possiveis variações/adaptações . Obrigada por compartilhar!


  • valeria, E.E.Favo de Mel , Rio de Janeiro - disse:
    valeriacalheiros@gmail.com

    14/01/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito das atividades.


Sem classificação.
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