12/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
É pertinente que a criança conheça o alfabeto: saiba nomear as letras.
1 – Percebendo vogais
OBJETIVOS:
Perceber as vogais analisando-as a partir de palavras.
PROCEDIMENTOS:
- Liste no quadro-negro um grupo de seis a oito palavras. Solicite que observem a fim de identificar o que há de comum em todas. Ofereça pistas para facilitar, caso necessário.
Exemplo:
Juliana – boneca – colar – escada – livro – cama – telefone – sapato
Pistas:
Em todas as palavras listadas, há pelo menos duas (de cada); Há palavras, em nosso exemplo, em que se repetem duas ou três vezes (iguais – TELEFONE);
Grande parte das palavras em português possui pelo menos uma;
Em nosso alfabeto, há um grupo que se denomina consoante; qual é o outro grupo?
Percebido que a reflexão é sobre as vogais, continue a reflexão com considerações como:
Atenção: Professor, não temos a intenção, com esta abordagem, de restringir o processo inicial de alfabetização às vogais (como EI, UI, AI, OI etc.). A proposta é que as crianças percebam a relevância destas na escrita ortográfica. É possível, ainda, problematizar a sonoridade assumida por estas em determinadas situações como: cabelo, alicate etc.
- Relacione, no quadro, algumas palavras (preferencialmente de sílaba simples). Estas devem estar sem as vogais e, no lugar delas, coloque um traço.
EXEMPLOS:
C___R___(cara, coro)
C___L___(colo, cala)
M___L___(mala)
B___L___(bala)
F___L___(fala)
Dicas: Ainda que o grupo desenvolva a reflexão adequada e, portanto, complete corretamente as palavras exploradas, amplie a experiência inserindo outras vogais. Desse modo, as crianças vão perceber o exercício reflexivo necessário para a escrita.
EXEMPLO: FALA (fele, fili, folo, fulu).
Trabalhe outras observações para que as crianças possam refletir se há variação sonora da vogal conforme a consoante que a acompanha (exemplo: o som do E é o mesmo em: tempo e filme?).
2 – Desafios com a escrita
OBJETIVOS:
Desenvolver a percepção de unidades fonológicas da nossa escrita.
PROCEDIMENTOS:
- Prepare as atividades a seguir:
A – A organização das consoantes do grupo 1 junto a alguma(s) da(s) vogais do grupo 2 formam a palavra correspondente à imagem:
B – Para cada adivinha abaixo, há um grupo de letras embaralhadas. Organizando as letras, você formará a palavras que responde à adivinha.
Tem cabeça, tem dente, tem barba, não é bicho e nem é gente, o que é?
LHAO ________________
Mantém sempre o mesmo tamanho, não importa o peso?
BANÇAL________________
O que é que dá um pulo e se veste de noiva?
IOPCPA________________
O que é, o que é? Tem coroa mas não é rei, tem espinho mas não é peixe?
ACABAXI________________
O que é, o que é? De dia tem quatro pés e de noite tem seis?
MACA________________
Adivinhas retiradas do site <http://www.qdivertido.com.br/charadas.php>. (Acesso em: 08 dez. 2010).
C – Preencha os espaços com as letras correspondentes e forme palavras:
Agora responda:
Em qual das palavras acima aparece o maior número e vogais? _________________________
Quais são as vogais que aparecem nas palavras? _________________________
Quantas palavras terminam com vogal? _________________________
Faça desenhos, para ilustrar as palavras que possuem três vogais.
3 – Brincando de forca
OBJETIVOS:
Perceber as vogais analisando-as a partir de palavras.
Desenvolver a percepção de unidades fonológicas da nossa escrita.
PROCEDIMENTOS:
- Oriente sobre as regras da brincadeira Forca. Regras: Uma palavra deve ser selecionada. Em seguida, deve-se registrar pequenos traços que correspondem à quantidade de letras da palavra selecionada. À medida que a criança “desafiada” fala letras aleatórias, o desafiador deve preencher adequadamente os tracinhos se a letra fizer parte da palavra, ou anotá-la e desenhar uma parte de um bonequinho. O número máximo de erros é sete e, se esse número for ultrapassado, a brincadeira deve ser reiniciada. Para esta atividade, vamos inserir algumas novidades. A primeira delas é que o professor definirá as palavras. Estas deverão ser registradas, pelo professor, em papéis e colocadas em um saquinho a ser sorteado pelo desafiador. Outra novidade é que o desafiado terá direito de fazer duas perguntas ao desafiador, referente à palavra que deve adivinhar. Porém, para cada pergunta feita, deve-se considerar uma parte do bonequinho, ou seja, uma chance de erro é perdida. Então, se mesmo com a dica/pergunta o desafiado errar, ele recebe duas notificações de erro. É importante orientar o tipo de pergunta a ser feita, para que não facilite além do desejável. Pode-se perguntar, por exemplo, quantas vogais há na palavra? É um animal? O desafiador deve ser orientado a dar as respostas de modo bem objetivo.
Dica: Caso sua turma esteja bem desenvolvida na ortografia, as palavras poderão ser definidas por elas, mas é preciso verificar se estão escritas corretamente.
Verifique abaixo como deve ser a cartela de registro a ser entregue para a dupla de trabalho:
Desafiador: _______________________
Desafiado:________________________
Perguntas extras: _____ _____ (marque um x a cada pergunta extra utilizada e acrescente uma parte no corpo do bonequinho, na forca)
Letras erradas: __M___ __L___ _____ _____ _____ _____ _____ _____
Palavra: ___________________(No final, o desafiado deve registrar a palavra descoberta)
Exemplo: palavra sorteada CANETA.
Atenção: É importante que a criança desafiadora seja orientada a prestar bastante atenção ao preencher as letras corretas no espaço adequado, pois caso contrário isso repercutirá na interação do participante desafiado. Já a criança desafiada deve concentra-se na posição que cada letra aparece, bem como na quantidade de letras, detalhes que colaboram para acertar e não “morrer” na forca.
Dica: Esta brincadeira pode ser repetida inúmeras vezes ao longo do ano letivo, já que além de lúdica colabora para ampliar o vocabulário, ampliar o repertório de palavras escritas ortograficamente, estimular a concentração, além de ser lúdica.
Verifique aqui no portal as aulas:
Identificar as vogais e seu papel nas sílabas e nas palavras: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22909 (Acesso em 11 de dez. 2010).
Vogais cantadas: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21459 (Acesso em 11 de dez. 2010).
O propósito das atividades ora apresentadas é despertar a reflexão sobre o papel das vogais nas palavras. Assim, espera-se que possam ampliar a percepção da sonoridade na composição das sílabas, avançando nos registros comuns como: ML (MELÃO), BNA (BANANA). Para avaliar, promova ditados de palavras de sílabas simples (telefone, camelo, abacaxi, jabuticaba) e/ou apenas sílabas (ja, ga, lu, mo, ne, co) periodicamente.
Quatro estrelas 2 classificações
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24/09/2011
Cinco estrelasA aula foi muito bem preparada de acordo com atendimento das necessidades referente a alfabetização da criança de um modo prazeroso, divertido! As intecionalidades ficaram claras com as propostas, promovendo possiveis variações/adaptações . Obrigada por compartilhar!
14/01/2011
Quatro estrelasGostei muito das atividades.