Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Intervalos - Conjuntos numéricos

 

17/02/2011

Autor e Coautor(es)
VICTOR CESAR PAIXAO SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes da Cunha, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Ivail Muniz Junior, Clayton Gonçalves Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Ensino Médio Matemática Álgebra
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o conceito de intervalo na reta real, e os tipos de intervalos existentes;
  • Observar que um intervalo não pode ser apenas aberto ou fechado;
  • Realizar operações entre intervalos.
Duração das atividades
2 tempos de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simbologia de conjuntos.
  • Interseção e União de conjuntos.
Estratégias e recursos da aula

Certos subconjuntos dos números reais são chamados intervalos. Eles correspondem, geometricamente, a segmentos de reta (ou semi-retas). Por exemplo, se a < b , o intervalo aberto , denotado por ( a , b ), é constituído por todos os números reais que estão entre a e b .

Atividade 1

Identificando Intervalos

 

1º) Apresente aos alunos as diferentes formas de representação dos intervalos.

Por exemplo, se a < b , o intervalo aberto , denotado por ( a , b ), é constituído por todos os números reais que estão entre a e b .

2º) Utilize um projetor para exibir o resumo dos tipos diferentes de Intervalos disponível no site indicado abaixo.

Intervalos

http://www.dmm.im.ufrj.br/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap112s11.htm

 

3º) Solicite que os alunos representem graficamente os intervalos indicados no final do site acima. As respostas estão disponíveis no próprio site.

 

Atividade 2

Teste de Auto avaliação

 

Para esta atividade é importante que os alunos saibam o significado dos símbolos:

Simbologia de Intervalos

 

1º) Leve os alunos para um laboratório de informática.
 
2º) Indique o site a seguir para que eles possam resolver exercícios sobre intervalos numéricos. 
 
 
Auto Avaliação
 
3º) Peça que anotem quais os exercícios que eles erraram.
 
4º) Agora, os alunos devem se organizar em grupos de até quatro integrantes. Cada grupo deverá apresentar um relatório indicando quais foram os erros cometidos. Incentive-os a buscar as respostas corretas a partir das trocas no grupo.
 
5º) Ao término da etapa anterior os grupos devem ser convidados a expor para a turma suas conclusões.
 

 

Atividade 3

Atividade de aprofundamento -  Intervalos 

1º) Organize os alunos em duplas.  
 
2º) Previamente, providencie cópias da folha de atividades disponível no link abaixo e distribua uma para cada dupla.  
 

Atividade 03 - Aprofundamento do conceito de Intervalo

Imagem do autor

 

 

3º) Dê um tempo para os alunos resolverem as questões e depois recolha. Essa atividade servirá como uma avaliação.

 

Logo solucao

Gabarito disponível em: http://www.projetofundao.ufrj.br//matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/IntervalosAtividade03gabarito.pdf

Recursos Complementares
Avaliação

 

Os exercícios indicados na atividade 3 podem ser utilizados para avaliar os alunos em duplas. Aproveite que basta imprimir a folha de atividades e o gabarito está disponível. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • jurema soares, Escola Estadual , Rio Grande do Sul - disse:
    jurema.soares6@gmail.com

    12/04/2012

    Quatro estrelas

    O conteúdo e´muito bom me auxiliou na preparação de uma aula,gostei dos sites indicados .


  • wesley, estudo pessoal , Mato Grosso - disse:
    wesley.marques.santana@hotmail.com

    19/12/2011

    Cinco estrelas

    o conteudo é muito bem exclarecido com uma ótima argumentação! Me ajudou muito. Obrigado!!


  • José Carlos Abreu da Silva, EMEF NOVA GLÓRIA II , Pará - disse:
    josecarlosabr@hotmail.com

    18/02/2011

    Cinco estrelas

    É uma aula muito interessante, pois facilita o entendimento por meio das ilustrações e de uma linguagem descomlicada. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.