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Conquistadores e conquistados na América espanhola: a construção da imagem dos astecas por Cortez e Frei Bartolomeu de Las Casas

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Padua Franco; Leide Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o envolvimento de Cortez e Las Casas no processo de conquista da América pelos espanhóis.
  • Analisar a atitude de Cortez em relação à cultura Asteca;
  •  Ler e analisar trechos das obras de Las Casas;
  • Comparar a atitude de Las Casas  e de Cortez diante da cultura dos astecas.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As civilizações pré-colombianas (maias, incas e astecas) e a colonização espanhola.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 : Um punhado de espanhóis contra um império de milhões   

Vídeo: Construindo um Império - Asteca (04/05)  

Esse vídeo de quase 11 minutos faz parte de um documentário produzido pela History Chanel dividido em cinco partes. Essa parte do vídeo relata o encontro de Hernan Cortés com o imperador Montezuma II e os mecanismos da conquista utilizados pelos espanhóis para conquistar o império asteca.

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 Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=yHybil0irp0&feature=related   

 Trabalhando o vídeo:

 I- Após exibição do documentário com os alunos, promova um momento de reflexão levantando alguns questionamentos:

1- Os astecas, em um primeiro momento, confundiram os espanhóis com o retorno dos deuses por eles reverenciados? Explique.

2- Como Cortez se apresentou em um primeiro momento aos astecas?

3- Dê sua opinião sobre a seguinte afirmativa: "Desde o primeiro encontro, as populações das terras americanas não foram sequer consideradas integrantes da humanidade".

4- Cortez conseguiu aliados entre os indígenas? Explique.

5- Pra você, Cortez foi um grande estrategista militar ou um oportunista?

 6- Em sua opinião, que fato foi decisivo para os espanhóis vencerem os astecas?

 II- Após o debate, peça aos alunos que produzam um texto sobre a visão que construíram a respeito da conquista. Depois, socialize a leitura dos textos na turma. 

Texto 1:

"A conquista Espanhola e a queda do Império Asteca: As razões da vitória “Um outro fator muito importante na conquista do México,  é que ao contrário dos primeiros colonizadores que vinham apenas em busca de riquezas, Cortez foi o primeiro a possuir uma consciência política, e até mesmo histórica de seus atos. Inicialmente sua expedição começa com uma busca de informações, e não de riquezas, sendo que uma das suas primeiras ações é procurar um intérprete. Cortez compreende relativamente bem o mundo asteca que se descobre diante de seus olhos, certamente melhor do que Montezuma compreende as realidades espanholas. E, contudo, essa compreensão superior não impede os conquistadores de destruir a civilização e a sociedade mexicanas; muito pelo contrário, tem se a impressão de que é justamente graças a ela que a destruição se torna possível. (TODOROV. 1996 p. 123)”

 Disponível na integra: http://www.coladaweb.com/historia/conquista-espanhola-e-a-queda-do-imperio-asteca    

Texto 2: Malinche, a Judas mexicana

“Bilíngüe, a índia Malinche ajudou os espanhóis a se comunicar com os nativos. Apontada como uma das responsáveis pelo extermínio dos astecas, no México seu nome ainda é sinônimo de palavrão.”

 Disponível na íntegra: http://historia.abril.com.br/gente/malinche-judas-mexicana-473346.shtml  

Trabalhando os textos: 

I- Depois de ler os textos, peça aos alunos que respondam as seguintes questões:

a)      Cortez se preocupou em obter informações sobre os astecas e, ao mesmo tempo, saber que impressões os espanhóis causavam. Cite exemplos da ação de Cortez nesses dois sentidos.

b)      Cortez não era movido apenas pela ambição de riquezas. Explique.

 c)      Em que se baseava a admiração de Cortez pela civilização asteca?

d)     Podemos afirmar que a tática de conquista de Cortez foi conhecer para dominar? Justifique.  

II – Divida os alunos em grupo e peça que eles façam uma pesquisa que responda a seguinte questão: no que se refere à capacidade de compreender os povos indígenas, qual é a diferença entre Colombo e Cortez? Em que os dois eram semelhantes? Depois, peça aos alunos que apresentem os resultados da pesquisa.  

 III – Julgamento de Meliche

a)      Dividir os alunos em três grupos: Defesa/Acusação/Jurado;

b)      Realizar um momento de pesquisa entre os três grupos para que estes preparem argumentos de defesa, acusação e conhecimento do caso;

 c)      Promover o julgamento dividindo o tempo para apresentação do grupo de defesa e acusação.  

d)     Pedir ao grupo de Jurados que decidam que grupo apresentou os melhores argumentos;   

Professor, uma sugestão: consulte no Portal a aula "Razões que levaram à dominação das populações nativas da América pelos europeus"

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22607              

   Atividade 2: Bartolomé de Las Casas e a importância de descobrir o “outro”  

Fragmento 1:  

“Frei Bartolomé de Las Casas, considerado apóstolo dos índios ou "defensor e protetor universal de todos os povos indígenas, foi um encomiendeiro que durante um sermão se converteu e consagrou sua vida na defesa dos indígenas do novo mundo, o frei constantemente cita que os índios são filhos de Deus e tem o direito de serem evangelizados, dizendo que os Espanhóis nunca tiveram o mínimo cuidado em procurar fazer com que essa gente fossem pregados a fé de Jesus Cristo, como se os índios fossem animais e ainda proibiam os religiosos afim de que não pregassem, pois acreditavam que isso os impediriam de adquirir o ouro.” (...)

 "os espanhóis com seus cavalos, suas espadas, suas lanças começaram a praticar crueldades estranhas...Arrancavam os filhos dos seios da mãe e lhes esfregavam a cabeça contra os rochedos....Outros mais furiosos, passavam as mães e os filhos a fio de espada... e, deitando-lhes fogo, queimavam vivos todos".

Disponível na integra: http://estacaodoconhecimento.com.br/wpcontent/uploads/2010/03/Cristov%C3%A3o-Colombo1.pdf  

Fragmento 2:

“Com que direitos haveis desencadeado uma guerra atroz contra essas gentes que viviam pacificamente em seu próprio país? Por que os deixais em semelhante estado de extenuação? Os matais a exigir que vos tragam diariamente seu ouro. Acaso não são eles homens? Acaso não possuem razão, e alma? Não é vossa obrigação amá-los como a vós próprios? Podeis estar certos que, nessas condições, não tereis maiores possibilidades de salvação do que um mouro ou um turco...”,. Cf. BUENO, Eduardo. Genocídio de ontem e hoje. In: LAS CASAS, Bartolomé de. op. cit., p. 12-13.”

 Disponível: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091029152745AAxaiQ6 

Fragmento 3: 

“Vocês todos estão em pecado mortal, em virtude dos crimes que cometem contra os índios. Com que direito vocês conquistam este país, escravizam, oprimem seus habitantes? Não são estes seres humanos que devem ser respeitados em seus direitos e que devem ser amados por vocês, cristãos?”.  

 Disponível: http://www.pime.org.br/mundoemissao/espiritlascasas.htm   

Fragmento 4:

 “Os índios são nossos irmãos pelos quais Cristo deu sua vida. Por que os perseguimos sem que tenham merecido tal coisa, com desumana crueldade? O passado, e o que deixou de ser feito, não tem remédio; seja atribuído à nossa fraqueza, sempre que for feita a restituição dos bens impiamente arrebatados (...). Sejam enviados aos índios pregoeiros íntegros, cujos costumes sejam espelho de Jesus Cristo (...). Se for feito assim, estou convencido de que eles abraçarão a doutrina evangélica, pois não são néscios nem bárbaros, mas de inata sinceridade, simples, modestos, mansos e, finalmente, tais que estou certo que não existe outra gente mais disposta do que eles a abraçar o Evangelho...” ( SUESS, Paulo (org.). A conquista espiritual da América Espanhola. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 543).

Disponível: http://www.pime.org.br/mundoemissao/espiritlascasas.htm    

Trabalhando o tema:

I- Leia os fragmentos com os alunos e questione-os:

1- Comparando os fragmentos, quais as percepções de Las Casas sobre os indígenas e espanhóis?

2- Para Las Casas, os espanhóis não tinham outro direito sobre os índios, exceto o de lhes anunciar o evangelho. Em sua opinião, existe uma explicação para este sentimento? E pensando assim, Las Casas realmente respeitava a cultura indígena?

 II- Campanha: Respeitando as diferenças culturais

1- Separe os alunos em grupos e peça que eles pesquisem os conceitos de:

a)      Etnocentrismo

b)      Alteridade

c)      Diversidade Cultural  

2- Depois de pesquisar estes conceitos, entendê-los e debatê-los, os alunos deverão criar cartazes e folhetos defendendo que as culturas não devem ser julgadas melhores ou piores, mas apenas diferentes, ou seja, promovendo o respeito à diversidade cultural. Sugira aos alunos que utilizem, para isto, imagens de vários povos indígenas.

Sugestão: Professor, esta temática permite ainda uma abordagem mais contemporânea, promovendo o respeito às diferenças em sala de aula.

 Desta forma, pode-se consultar as seguintes aulas:  

 Entendendo a diversidade em sala de aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20799   

 

Respeito às diferenças na escola: Diferentes, mas não desiguais http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14282       

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, reflexões, pesquisas, produção de texto, simulação de um julgamento, campanha de respeito às diversidades culturais, e também por outras atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • jader, Albânia - disse:
    jader_vieira5@hotmail.com

    01/08/2011

    Cinco estrelas

    CAra, eu que escrevi o artigo a conquista da america pela visao do todorov.. Gostei de ver que você utilizou bem a bibliografia pra desenvolver uma aula tematica. O meu texto é um esboço, pensando sobre "Teriam os espanhois vencidos?" Eu devo até acrescentar uma observação que diz respeito um texto que li recentemente "pachautec o homem que fez a terra tremer". Que coloca traz a tona a discussao onde até que ponto foi vantajoso substituir a cultura local pelos planos nacionalistas


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