12/01/2011
Aléxia Padua Franco, Leide Alvarenga Turini
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Video: Brasil Colonia - parte I
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=JjMswZmBYTw&feature=related
Documentário exibido pela TV ESCOLA em 2002, de quase 11 minutos, com Bóris Fausto descrevendo a colonização portuguesa no Brasil;
Trabalhando o tema:
I- Após exibição do documentário, peça aos alunos que completem uma ficha respondendo as seguintes questões:
a) Quais motivos levaram os portugueses a chegarem ao Brasil?
b) O que os portugueses buscavam no Brasil?
c) Para que servia o pau- brasil? Como era feita sua extração?
d) Os indígenas trabalhavam na extração do pau-brasil. O que eles recebiam por este trabalho?
e) Na sua opinião, quando começou a história de nossa terra: em 1500, com a chegada dos portugueses, ou há mais de doze mil anos, com os antepassados dos povos indígenas? Explique sua resposta.
II - Trabalhando com imagem - A primeira vila brasileira.
Disponível: http://www.novomilenio.inf.br/santos/calixt31.htm
Essa imagem retrata a fundação de São Vicente, de Benedito Calixto (1853-1927), autor que pintou a tela em 1900, baseando-se em documentos históricos.
A- Após a observação detalhada da imagem, peça aos alunos que discutam as seguintes questões:
1- Quais os grupos retratados na tela?
2- Que idéia o artista expressa sobre a relação entre colonizadores e indígenas?
3- Essa vila ficava no litoral ou no interior?
4- Será que a relação entre índios e europeus foi sempre assim tão tranquila quanto a imagem mostra?
B- Representações da fundação da Vila de São Vicente pelos alunos
1- Dividir os alunos em grupos e pedir que representem a situação observada na pintura, a partir de um trabalho com recortes de revistas. O trabalho deve ser realizado tendo como ponto de partida as reflexões da atividade A, e conforme a opinião dos alunos sobre o contato entre portugueses e indígenas na Vila de São Vicente.
2- Depois, os alunos deverão apresentar seus trabalhos aos demais colegas, explicando o ponto de vista de cada grupo.
Professor: esta atividade pode ser realizada conjuntamente com o professor da Área de Artes.
Proponha aos alunos a leitura do texto abaixo:
"Desde a chegada dos europeus ao Brasil a população indígena decresceu. Entretanto,diversas sociedades indígenas demonstraram capacidade de recuperação populacional nas últimas décadas. Essas sociedades que, segundo estimativas, constituíam-se de até 10 milhões de pessoas na época da descoberta, declinaram até 200 mil indígenas no início do século XX. Agora, o Censo 2000 do IBGE aponta que aproximadamente 730 mil pessoas se identificaram como indígenas, sem considerar os grupos isolados, isto é, aqueles que ainda não foram contatados."
Disponível na íntegra em: http://www.abep.nepo.unicamp.br/encontro2006/docspdf/ABEP2006_518.pdf
Oriente os alunos para a compreensão do gráfico que indica a porcentagem da população indígena em cada região do Brasil:
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/publi_04/COLECAO/INDIO1.HTM
1- Divida os alunos em grupos.
2- Cada grupo ficará responsável por pesquisar os principais povos indígenas abaixo relacionados:
Yanomami
Guajajara
Terena
Kayapó
Guarani
Xavante
3- Os alunos deverão produzir um mural sobre esses povos mostrando: localização, língua falada, arte, principal rito ou cerimônia e divisão do trabalho.
4- Cada grupo de alunos será orientado pelo professor a apresentar o conteúdo do mural relativo ao povo indígena que pesquisou.
5- Ao final das apresentações, os alunos deverão reconhecer as diferenças e semelhanças entre os povos pesquisados.
Texto:
"Atualmente vivem em Minas Gerais oito Povos Indígenas (Pataxó, Xakriabá, Krenak, Pankararu, Maxakali, Xukuru-kariri, Aranã e Kaxixó), com uma população de aproximadamente 10.000 indígenas, sendo em sua maioria formada por crianças e jovens."
Disponível em: http://www.ritapolis.com/?p=1345
Vídeo: Luta Dos Povos Indígenas de MG
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=cJTMtAdx-j0
Trabalhando o tema:
I- Após ler o texto com os alunos e assistir ao vídeo, promova um debate a partir da seguinte questão:
A demarcação das terras indígenas tem provocado disputas violentas: os povos indígenas exigem seu direito à terra; seus opositores (os madeireiros, fazendeiros, investidores e outros) dizem que no Brasil " há muita terra para pouco índio". E vocês, o que pensam sobre o assunto?
II - Parodiando nas aulas de História
Veja com os alunos os vídeos abaixo contendo músicas de exaltação aos índios:
Video 1: Índio do Brasil - David Assayag (Música Indigena Brasileira)
Disponível:http://www.youtube.com/watch?v=trJCzSL6gPs&feature=related
Vídeo 2: Todo o dia era dia de ÍNDIO
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=zWtzBxtLYls
Agora é a vez dos alunos. Peça que eles, em trios, escolham uma música para parodiá-la, defendendo os direitos indígenas; Todos deverão apresentar sua música em sala de aula para os demais colegas.
Atenção professor: Antes da produção de paródias pelos alunos, o professor de Língua Portuguesa pode orientá-los para um trabalho com o conceito de paródia e para a identificação de suas principais características.
Sites:
http://www.portalimpacto.com.br/docs/01Charchar1ANOAula18.pdf
http://blogdafunai.blogspot.com
http://www.novomilenio.inf.br/santos/calixt31.htm
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=MBjDOqfQlio&playnext=1&list=PLDBF1BA1B07464690&index=44
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, reflexões, debates, pesquisas, produção de imagens, mural e paródias, e também por outras atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/06/2013
Cinco estrelasÓtima aula!
28/05/2011
Quatro estrelasmuita boa a aula, esclarecedora e dinâmica