20/12/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Resgatar e ampliar o repertório de canções de outras culturas.
Trabalhar questões ligadas à pronúncia do idioma em questão (inglês).
Explorar os diversos sons possíveis com mãos e boca.
Executar arranjos simples através do canto e da percussão corporal, enfatizando o uso de sons com mãos e boca.
O hábito do canto coletivo nas aulas de música.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.
Experimentação de diversos sons corporais.
Caro (a) professor (a), esta coleção tem o objetivo de apresentar arranjos de fácil execução para o ensino fundamental inicial, que possam servir de material para futuras composições por parte dos professores, conjugando canções de várias culturas com a prática da percussão corporal. No entanto, este planejamento pode ser direcionado ao ensino fundamental final, desde que sejam realizadas adaptações condizentes com a faixa etária.
Vale ressaltar que a música corporal consiste em uma ferramenta valiosa (porém não exclusiva) para o ensino-aprendizagem em Música, visto que dispensa recursos materiais (como a utilização de instrumentos musicais) e é acessível a qualquer pessoa, em qualquer situação.
Observação:
1) Usaremos os termos “música corporal” e “percussão corporal” para nos referirmos à mesma prática musical que utiliza o corpo como recurso sonoro. Keith Terry, músico corporal americano e grande referência no meio, prefere usar o termo “música corporal” (body music), por considerá-lo mais completo (podendo abarcar os sons produzidos pela voz, respiração, entre outros).
"Ten Little Indians"
One little, two little, three little indians
Four little, five little, six little indians
Seven little, eight little, nine little indians
Ten little indians boys
http://www.nurseryrhymesonline.com/images/ten-little-indians.jpg
Tradução
Um pequeno, dois pequenos, três pequenos índios
Quatro pequeno, cinco pequenos, seis pequenos índios
Sete pequenos, oito pequenos, nove pequenos índios
Dez pequenos meninos índios
(partitura de nossa autoria)
Antes do canto coletivo, você deverá trabalhar a pronúncia do inglês com seus alunos, disponibilizando a tradução da letra. Se possível e com a ajuda de um professor de inglês, fale sobre as diferenças fonéticas entre o português e o inglês. Neste caso, a música em questão é muito utilizada para crianças que estão aprendendo o básico do inglês – esta música traz os números de 1 a 10. Esta é uma ótima oportunidade para uma troca com o professor de inglês da sua escola, no sentido de estabelecer uma parceria e um projeto em comum (para o caso de turmas que estejam se alfabetizando no idioma).
Apresente a canção à turma, fazendo o acompanhamento no instrumento harmônico de sua preferência. Após algumas demonstrações, peça para os alunos cantarem. Você deverá ficar atento ao canto com a pronúncia correta.
Por fim, distribua instrumentos de percussão convencionais aos alunos, como clavas, caxixis, pandeiros, coquinhos, agogôs, entre outros. Peça para tocarem nas palavras correspondentes aos números (one, two, three, four, five, six, seven, eight, nine, ten), ou seja, nos tempos 1, 2 e 3 de cada compasso, com exceção do último, em que os alunos só devem tocar no primeiro tempo.
Varie a dinâmica pedindo para tocarem subdividindo o tempo em dois, ou seja, tocando as colcheias. Caso os alunos sejam muito pequenos, eles deverão aprender por imitação (sem que você conceitue a subdivisão). Peça ainda que toquem subdividindo o tempo em quatro, ou seja, tocando as semicolcheias.
Apresente a turma uma brincadeira para a canção “Ten Little Indians”. Faça um pequeno levantamento de canções que apresentam brincadeiras dramatizadas, como “Pai Francisco”, “Linda Rosa Juvenil”, entre outras.
Organize a turma em uma roda. A canção inicia-se. Um aluno estará no meio apontando para os demais, seguindo a ordem da roda. Quando todos cantarem “ten little indians”, a criança apontada deverá ficar de joelhos, transformando-se em um “little indian”. A brincadeira prossegue até que o último ajoelhe. Este será aquele que ficará no meio da roda, na rodada seguinte.
Você pode sugerir uma variação para esta brincadeira: o aluno que estiver no meio, apontando para os demais, não precisa seguir a ordem da roda – ele pode escolher os alunos de maneira aleatória.
Neste jogo, você irá introduzir a percussão corporal de mãos e boca, conjugando-as. Em um primeiro momento, relembre com os alunos as possibilidades de sons corporais com a boca e as mãos.
Divida a turma em três tribos, nomeando-as (Guarani, Waurá e Kayapó, como exemplo de tribos indígenas brasileiras – ver outros exemplos em: http://www.arara.fr/BBTRIBOS.html). Cada “tribo” ficará responsável por uma frase da música. Como a percussão sugerida será feita com as mãos e a boca, o grupo que estiver executando não poderá cantar. Assim, sugerimos:
Grupo 1 – Tribo Guarani – mãos em forma de concha “espelhadas”, percutindo uma na outra na frente da boca, aberta e rígida (o ar que sai das mãos que percutem entra na cavidade bucal e dá origem ao som), marcando o tempo, na primeira frase (“One little ... three little indians”);
Grupo 2 – Tribo Waurá – uma das mãos bate na boca, que está aberta, marcando a subdivisão em dois, ou seja, as colcheias, na segunda frase (“Four little... six little indians”);
Grupo 3 – Tribo Kayapó – as duas mãos percutem as bochechas, enquanto a boca está aberta, marcando a subdivisão em quatro, ou seja, as semicolcheias, na terceira frase (“Seven little... nine little indians”).
Tipos de percussão com mãos e boca:
http://centralderadio.files.wordpress.com/2010/08/percussao.jpg
Observação:
Da esquerda para a direita, relacionar os gestos da imagem com a percussão corporal dos grupos 2, 1 e 3, respectivamente.
Os grupos que não estiverem fazendo a percussão corporal cantarão a música.
Ao chegar à frase “Ten little indians boys”, todos os grupos cantam e batem palmas na palavra “ten”.
Faça a troca entre os grupos a cada rodada.
O arranjo seguirá as linhas rítmicas de acompanhamento propostas anteriormente (tempo, colcheia e semicolcheia), que serão executadas simultaneamente. A turma deverá ser dividida em quatro grupos, pois a percussão corporal com a boca inviabiliza o canto: três grupos para as linhas de percussão corporal e um para o canto. Sugerimos a seguinte forma:
1ª vez – Todos cantam;
2ª vez – Canto e linha 1 de percussão corporal (marcação do tempo com mãos em forma de concha “espelhadas”, percutindo uma na outra na frente da boca, que está aberta);
3ª vez – Canto, linha 1 e linha 2 de percussão corporal (marcação das colcheias com uma das mãos batendo na boca, que está aberta);
4ª vez – Canto, linha 1, linha 2 e linha 3 de percussão corporal (marcação das semicolcheias com as duas mãos percutindo as bochechas, enquanto a boca está aberta).
Recursos da aula
Sugerimos o uso de um instrumento harmônico (teclado, violão, cavaquinho, acordeon) e de instrumentos de percussão convencionais (clavas, agogôs, caxixis, pandeiros, coquinhos, entre outros).
Recursos Educacionais do MEC:
"Marina's family":
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23116
"Ray's letters and numbers":
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20365
Vídeo para “Ten Little Indians”:
http://www.youtube.com/watch?v=9lTLsXKF7lI
Letra de “Ten Little Indians”:
http://bussongs.com/songs/10_little_indians.php
“MÚSICA - Percussão corporal: Boca”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22079
Gumboot Dancers – África do Sul:
http://www.youtube.com/watch?v=qBhDXupl2ms&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=FJcX2AJdkm4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=iSgFAG0mtac&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=U0Q51WVrR40&feature=related
Site do grupo “Barbatuques”:
Funky Bodypercussion Group:
http://www.youtube.com/watch?v=wYcLAC63pGI&feature=related
Keith Terry:
http://www.youtube.com/watch?v=3Ysq0rh5ZaQ
http://www.youtube.com/watch?v=XMlSa_gWfmQ&feature=related
Slammin All-body Band:
http://www.myspace.com/slamminallbodyband
Papo Body Drummer:
http://www.youtube.com/watch?v=xTxfu9fWGAY&feature=related
Symphony of Palms:
http://www.youtube.com/watch?v=B-nnnsEnr_s&feature=related
MSTR Clone Quartett:
http://www.youtube.com/watch?v=kO5C4SDON3A&feature=related
Grupo israelense de percussão corporal:
O (a) professor (a) deverá observar se os alunos:
1) compreenderam algumas diferenças fonéticas entre o inglês e o português, na Atividade 1;
2) conjugaram canto e pronúncia do inglês, na Atividade 1;
3) conjugaram canto e percussão com instrumentos, executando as linhas rítmicas propostas, na Atividade 1;
4) realizaram o jogo proposto, associando o movimento ao estímulo sonoro na Atividade 2;
5) executaram os sons corporais propostos na Atividade 3;
6) associaram os trechos da música às entradas correspondentes, na Atividade 3;
7) compreenderam motoramente o tempo e suas subdivisões, nas Atividades 1, 3 e 4;
8) executaram o arranjo proposto, conjugando canto e percussão corporal, na Atividade 4.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!