Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música – Canções do mundo (“The Alphabet Song”): canto e percussão corporal – aula 4

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

imagem do usuário

Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Resgatar e ampliar o repertório de canções de outras culturas.

Trabalhar questões ligadas à pronúncia do idioma em questão (inglês).

Explorar os diversos sons possíveis com o tórax (peito e barriga).   

Vivenciar através da prática a diferença entre ritmo e pulsação.  

Executar arranjos simples através do canto e da percussão corporal, enfatizando o uso dos sons com o tórax (peito e barriga).

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto coletivo nas aulas de música.

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.

Experimentação de diversos sons corporais.

Estratégias e recursos da aula

Caro (a) professor (a), esta coleção tem o objetivo de apresentar arranjos de fácil execução para o ensino fundamental inicial, que possam servir de material para futuras composições por parte dos professores, conjugando canções de várias culturas com a prática da percussão corporal. No entanto, este planejamento pode ser direcionado ao ensino fundamental final, desde que sejam realizadas adaptações condizentes com a faixa etária.

Vale ressaltar que a música corporal consiste em uma ferramenta valiosa (porém não exclusiva) para o ensino-aprendizagem em Música, visto que dispensa recursos materiais (como a utilização de instrumentos musicais) e é acessível a qualquer pessoa, em qualquer situação.   

Observação:

1) Usaremos os termos “música corporal” e “percussão corporal” para nos referirmos à mesma prática musical que utiliza o corpo como recurso sonoro. Keith Terry, músico corporal americano e grande referência no meio, prefere usar o termo “música corporal” (body music), por considerá-lo mais completo (podendo abarcar os sons produzidos pela voz, respiração, entre outros).  

Atividade 1 – Memorização da letra e da canção   

“The Alphabet Song”   

A B C D E F G

H I J K LMNOP

Q R S and T U V

W X and Y and Z

Now I know my ABCs

Next time won't you sing with me?

http://www.nursery-rhymes.info/alphabet_song.gif 

Tradução

A B C D E F G

H I J K LMNOP

Q R S e T U V

W X e Y e Z

Agora eu sei meu abecedário

Da próxima vez você não vai cantar comigo?

Partitura de "The Alphabet Song" (as duas últimas frases são diferentes da versão aqui apresentada):

http://www.kamogatanishi-e.ed.jp/english/resources/songs/bunkei50/music/49%20-%20The%20Alphabet%20Song.gif 

Sugerimos as seguintes etapas:   

1) Leitura do texto em inglês – Leia com a turma, enfatizando a pronúncia do texto. Se possível, leia cada letra do alfabeto e palavras separadamente, pedindo que a turma repita logo em seguida.   

2) Canto – Você deverá cantar para a turma algumas vezes, fazendo acompanhamento no instrumento harmônico de sua preferência. Peça para a turma cantar com você. Varie o andamento e a tonalidade a cada execução, lembrando-se de escolher tons adequados às vozes infantis.  

Atividade 2 – Canto e percussão corporal   

Utilizando os sons do peito e da barriga, proponha os seguintes passos:   

1) Percussão livre – os alunos baterão no peito e na barriga sem nenhuma indicação prévia de marcação rítmica.   

2) Percussão com marcação da pulsação – os alunos continuam livres para experimentar os dois sons corporais, porém deverão bater de acordo com a pulsação. Você deverá enfatizar a diferença entre as duas execuções, atentando para a organização dos sons em ambas. Para facilitar o entendimento, faça uma analogia à batida do coração humano ou ao som do ponteiro de um relógio, ambos regulares.   

3) Percussão com marcação do ritmo da música – os alunos experimentam os dois sons corporais e marcam o ritmo da canção. Faça associação com as sílabas das palavras – eles deverão percutir o próprio corpo junto com a fala.  

Atividade 3 – Teatro de fantoches com fundo musical   

Para esta atividade, os alunos deverão possuir as letras do alfabeto em formas de fantoches, previamente elaboradas. Você poderá propor esta atividade em conjunto com o professor de Artes Visuais de sua escola, no caso da confecção dos fantoches, e também com o professor de Artes Cênicas, que poderá colaborar com a preparação do teatro. Veja os modelos abaixo:  

http://3.bp.blogspot.com/_hGGq2Bji6rE/TKOyXHQpB6I/AAAAAAAAUPA/vIr5pKrWH_Y/s1600/letras-fantoches.jpg  

http://4.bp.blogspot.com/_hGGq2Bji6rE/TKOyV9_r8kI/AAAAAAAAUO4/INhYCfmt6Z0/s1600/letras-fantoches2.jpg 

http://1.bp.blogspot.com/_DQwL36aINq0/SYNsUYo6jwI/AAAAAAAADxo/WmocS5g5TQY/s400/letrasfantoches3pe4.jpg 

http://3.bp.blogspot.com/_hGGq2Bji6rE/TKOyVPORpWI/AAAAAAAAUOo/Re9Rk_N1Zlc/s1600/letras-fantoches4.jpg

Proponha aos alunos um teatro de fantoches tendo como base a música “The Alphabet Song”. No caso de uma turma grande, de mais de 26 alunos, as letras serão repetidas. Sugira que os alunos criem coreografias para as “letras dançantes”!   

A turma será dividida em três grupos: alunos com fantoches, alunos da banda e alunos da plateia.   

Os alunos da banda deverão cantar e realizar um arranjo com percussão corporal, com a seguinte forma:   

1ª vez – Canto e mãos no peito marcando a pulsação.

2ª vez – Canto e mãos na barriga marcando o ritmo.

Recursos da aula

Sugerimos o uso de instrumento harmônico (teclado, cavaquinho, violão, acordeon).

Recursos Complementares

Recursos Educacionais do MEC:

"Marina's family":

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23116

"Ray's letters and numbers":

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20365 

Vídeos para “The Alphabet Song”:  

http://www.youtube.com/watch?v=LtFXYvNIxws 

http://www.youtube.com/watch?v=5XEN4vtH4Ic 

http://www.youtube.com/watch?v=0fw3l1z9CUQ 

Letra de “The Alphabet Song”:   

http://bussongs.com/songs/the_alphabet_song.php 

“MÚSICA - Percussão corporal: Tronco”:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22075  

Gumboot Dancers – África do Sul:  

http://www.youtube.com/watch?v=qBhDXupl2ms&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=FJcX2AJdkm4&feature=related      

http://www.youtube.com/watch?v=iSgFAG0mtac&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=U0Q51WVrR40&feature=related 

Site do grupo “Barbatuques”:   

http://br.barbatuques.com.br/ 

Funky Bodypercussion Group:   

http://www.youtube.com/watch?v=wYcLAC63pGI&feature=related 

Keith Terry:   

http://www.youtube.com/watch?v=3Ysq0rh5ZaQ  

http://www.youtube.com/watch?v=XMlSa_gWfmQ&feature=related 

http://www.crosspulse.com/

Slammin All-body Band: 

http://www.myspace.com/slamminallbodyband 

Papo Body Drummer:

http://www.youtube.com/watch?v=xTxfu9fWGAY&feature=related

Symphony of Palms:

http://www.youtube.com/watch?v=B-nnnsEnr_s&feature=related 

MSTR Clone Quartett:

http://www.youtube.com/watch?v=kO5C4SDON3A&feature=related   

Grupo israelense de percussão corporal:

http://www.youtube.com/watch?v=ywjK2BXqbyA&feature=related 

Avaliação

O (a) professor (a) deverá observar se os alunos:

1) realizaram leitura e pronúncia satisfatória do inglês, na Atividade 1;

1) conjugaram canto e pronúncia do inglês, na Atividade 1;   

3) conjugaram canto e percussão corporal, evidenciando compreensão da diferença entre pulsação e ritmo, na Atividade 2;  

4) realizaram o teatro de fantoches respeitando as funções de cada grupo, na Atividade 3.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.