20/12/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Resgatar e ampliar o repertório de canções de outras culturas.
Trabalhar questões ligadas à pronúncia do idioma em questão (inglês).
Explorar os diversos sons possíveis com o tórax (peito e barriga).
Vivenciar através da prática a diferença entre ritmo e pulsação.
Executar arranjos simples através do canto e da percussão corporal, enfatizando o uso dos sons com o tórax (peito e barriga).
O hábito do canto coletivo nas aulas de música.
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.
Experimentação de diversos sons corporais.
Caro (a) professor (a), esta coleção tem o objetivo de apresentar arranjos de fácil execução para o ensino fundamental inicial, que possam servir de material para futuras composições por parte dos professores, conjugando canções de várias culturas com a prática da percussão corporal. No entanto, este planejamento pode ser direcionado ao ensino fundamental final, desde que sejam realizadas adaptações condizentes com a faixa etária.
Vale ressaltar que a música corporal consiste em uma ferramenta valiosa (porém não exclusiva) para o ensino-aprendizagem em Música, visto que dispensa recursos materiais (como a utilização de instrumentos musicais) e é acessível a qualquer pessoa, em qualquer situação.
Observação:
1) Usaremos os termos “música corporal” e “percussão corporal” para nos referirmos à mesma prática musical que utiliza o corpo como recurso sonoro. Keith Terry, músico corporal americano e grande referência no meio, prefere usar o termo “música corporal” (body music), por considerá-lo mais completo (podendo abarcar os sons produzidos pela voz, respiração, entre outros).
“The Alphabet Song”
A B C D E F G
H I J K LMNOP
Q R S and T U V
W X and Y and Z
Now I know my ABCs
Next time won't you sing with me?
http://www.nursery-rhymes.info/alphabet_song.gif
Tradução
A B C D E F G
H I J K LMNOP
Q R S e T U V
W X e Y e Z
Agora eu sei meu abecedário
Da próxima vez você não vai cantar comigo?
Partitura de "The Alphabet Song" (as duas últimas frases são diferentes da versão aqui apresentada):
Sugerimos as seguintes etapas:
1) Leitura do texto em inglês – Leia com a turma, enfatizando a pronúncia do texto. Se possível, leia cada letra do alfabeto e palavras separadamente, pedindo que a turma repita logo em seguida.
2) Canto – Você deverá cantar para a turma algumas vezes, fazendo acompanhamento no instrumento harmônico de sua preferência. Peça para a turma cantar com você. Varie o andamento e a tonalidade a cada execução, lembrando-se de escolher tons adequados às vozes infantis.
Utilizando os sons do peito e da barriga, proponha os seguintes passos:
1) Percussão livre – os alunos baterão no peito e na barriga sem nenhuma indicação prévia de marcação rítmica.
2) Percussão com marcação da pulsação – os alunos continuam livres para experimentar os dois sons corporais, porém deverão bater de acordo com a pulsação. Você deverá enfatizar a diferença entre as duas execuções, atentando para a organização dos sons em ambas. Para facilitar o entendimento, faça uma analogia à batida do coração humano ou ao som do ponteiro de um relógio, ambos regulares.
3) Percussão com marcação do ritmo da música – os alunos experimentam os dois sons corporais e marcam o ritmo da canção. Faça associação com as sílabas das palavras – eles deverão percutir o próprio corpo junto com a fala.
Para esta atividade, os alunos deverão possuir as letras do alfabeto em formas de fantoches, previamente elaboradas. Você poderá propor esta atividade em conjunto com o professor de Artes Visuais de sua escola, no caso da confecção dos fantoches, e também com o professor de Artes Cênicas, que poderá colaborar com a preparação do teatro. Veja os modelos abaixo:
http://3.bp.blogspot.com/_hGGq2Bji6rE/TKOyXHQpB6I/AAAAAAAAUPA/vIr5pKrWH_Y/s1600/letras-fantoches.jpg
Proponha aos alunos um teatro de fantoches tendo como base a música “The Alphabet Song”. No caso de uma turma grande, de mais de 26 alunos, as letras serão repetidas. Sugira que os alunos criem coreografias para as “letras dançantes”!
A turma será dividida em três grupos: alunos com fantoches, alunos da banda e alunos da plateia.
Os alunos da banda deverão cantar e realizar um arranjo com percussão corporal, com a seguinte forma:
1ª vez – Canto e mãos no peito marcando a pulsação.
2ª vez – Canto e mãos na barriga marcando o ritmo.
Recursos da aula
Sugerimos o uso de instrumento harmônico (teclado, cavaquinho, violão, acordeon).
Recursos Educacionais do MEC:
"Marina's family":
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23116
"Ray's letters and numbers":
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20365
Vídeos para “The Alphabet Song”:
http://www.youtube.com/watch?v=LtFXYvNIxws
http://www.youtube.com/watch?v=5XEN4vtH4Ic
http://www.youtube.com/watch?v=0fw3l1z9CUQ
Letra de “The Alphabet Song”:
http://bussongs.com/songs/the_alphabet_song.php
“MÚSICA - Percussão corporal: Tronco”:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22075
Gumboot Dancers – África do Sul:
http://www.youtube.com/watch?v=qBhDXupl2ms&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=FJcX2AJdkm4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=iSgFAG0mtac&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=U0Q51WVrR40&feature=related
Site do grupo “Barbatuques”:
Funky Bodypercussion Group:
http://www.youtube.com/watch?v=wYcLAC63pGI&feature=related
Keith Terry:
http://www.youtube.com/watch?v=3Ysq0rh5ZaQ
http://www.youtube.com/watch?v=XMlSa_gWfmQ&feature=related
Slammin All-body Band:
http://www.myspace.com/slamminallbodyband
Papo Body Drummer:
http://www.youtube.com/watch?v=xTxfu9fWGAY&feature=related
Symphony of Palms:
http://www.youtube.com/watch?v=B-nnnsEnr_s&feature=related
MSTR Clone Quartett:
http://www.youtube.com/watch?v=kO5C4SDON3A&feature=related
Grupo israelense de percussão corporal:
O (a) professor (a) deverá observar se os alunos:
1) realizaram leitura e pronúncia satisfatória do inglês, na Atividade 1;
1) conjugaram canto e pronúncia do inglês, na Atividade 1;
3) conjugaram canto e percussão corporal, evidenciando compreensão da diferença entre pulsação e ritmo, na Atividade 2;
4) realizaram o teatro de fantoches respeitando as funções de cada grupo, na Atividade 3.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!