Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Era uma vez um girino... Metamorfose

 

30/08/2012

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce e Michele Varotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Explorar os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão;

2. Compreender o processo de metamorfose do sapo.

3. Desenvolver e ampliar o vocabulário.

Duração das atividades
7 dias, com 50 minutos, diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

1. O professor realizará a leitura do livro: Como é que eu era quando era criança? Jeanne Willis e Tony Ross. Editora Brinque-Book. Em busca de sua identidade, o menino Miguel faz esta pergunta a sua mãe. A partir daí, a mesma questão percorre o reino animal. As respostas dos diversos pais é geralmente a mesma: “parecido como o que você é hoje”. Assim, os animais vão descobrindo que quando filhotes eram parecidos com seus pais e familiares. Entretanto, quando chega à vez do sapo, este descobre que ao nascer era bem diferente de seus pais e que para ficar parecido com eles precisou sofrer uma grande metamorfose.

 

Fonte: http://www.brinquebook.com.br/livro.php?livro=62

 

 

2. Será realizado, então, um debate acerca do livro. Para isso o professor poderá questionar:

- Sobre o que fala a história?

- Todos os filhotes, ao nascerem se parecem com seus pais?

- Quais animais da história se parecem com seus pais quando nascem?

- Qual filhote nasceu diferente de seus pais?

- Vocês conhecem outros animais que, ao nascerem, são diferentes de seus pais?

- Depois que estes filhotes crescem, eles ficam parecidos com seus pais?

- O que acontece com eles?

- Alguém saberia dizer como é chamado esse processo de transformação dos animais: que quando são filhotes possuem uma aparência, e quando crescem tornam-se bem diferentes de quando nasceram?

 

3. Após o debate, o professor realizará com a classe uma pesquisa sobre os animais e seus filhotes, construindo ao final desta, um cartaz sobre o tema. No cartaz, os alunos deverão relacionar o animal adulto (já ilustrado no cartaz), com seu respectivo filhote.

ANIMAL

FILHOTE

(Figura)

SER HUMANO

 

(Figura)

MACACO

 

(Figura)

CAVALO

 

(Figura)

BORBOLETA

 

(Figura)

PORCO

 

(Figura)

GATO

 

(Figura)

CACHORRO

 

(Figura)

COBRA

 

(Figura)

GALINHA

 

(Figura)

SAPO

 

 

ATIVIDADE 2:

1. O professor fará a leitura do livro: Era uma vez um girino. Coleção Milagres da natureza. Judith Anderson e Mike Gordon. O livro explica o processo de metamorfose do sapo.

 

Milagres da Natureza - Era uma Vez um Girino

Fonte: http://www.scipione.com.br/SitePages/Obra.aspx?cdObra=3132&Exec=1

 

2. Ao final da história, o professor proporá a realização de uma pesquisa sobre sapos, rãs, pererecas (tipos, habitats, alimentação, locais onde se reproduzem, desenvolvimento etc.)

 

3. A classe, com o auxílio dos pais e do professor, realizará a montagem de um aquário para abrigar girinos e observarem seu desenvolvimento. O livro acima dá dicas de como recolher os ovos, montar o aquário, os cuidados necessários, procedimentos a serem considerados no descarte dos girinos etc. Durante a observação do processo de metamorfose, a classe registrará e ilustrará as modificações que ocorrem com os girinos ao longo do processo de metamorfose em um diário.

 

4. O professor realizará com a classe a organização de uma sequência temporal acerca das etapas da metamorfose do sapo. Esta poderá ser encontrada no seguinte endereço:

http://www.google.com/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/-WyiGOUl2iKk/Tf-boP4NyqI/AAAAAAAAAEI/YQd_l3VdDpA/s1600/Metamorfose_do_sapo.jpg&imgrefurl=http://tudodelu.blogspot.com/2011/06/sapinhos-ideias-moldes-e-riscos.html&usg=__qNvLedkqEg_djlhOsxriwcbztfI=&h=487&w=640&sz=43&hl=pt-PT&start=0&zoom=1&tbnid=ED7Sc8PVEe0RdM:&tbnh=128&tbnw=168&ei=VDUyUL3GCon48wTRvYD4BA&itbs=1&iact=hc&vpx=133&vpy=187&dur=512&hovh=137&hovw=180&tx=172&ty=102&sig=114573285349887990488&page=1&ndsp=24&ved=1t:429,r:0,s:0,i:78

 

5. A classe, coletivamente, poderá confeccionar, com o auxilio do professor, um mosaico com origamis das etapas do processo de metamorfose do sapo. O professor fará o traçado da paisagem em uma cartolina, cortará quadradinhos coloridos de papel camurça (ou outro de sua preferência), orientando os alunos sua colagem nos respectivos locais.

 

Fonte: Débora Alfaro

 

 

Fonte: Débora Alfaro

 

*As dobraduras dos origamis estão disponíveis em:

http://www.fichasdesenhos.com/sapo-que-pula.html

http://koisikasdasory.blogspot.com.br/2009/10/

http://petiitumbiara-go.blogspot.com.br/2012/05/meio-ambiente_25.html

 

ATIVIDADE 3:

1. O professor fará a leitura do livro: A promessa do girino. Jeanne Willis e Tony Ross. Editora Ática.

* Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/63930029/A-Promessa-Do-Girino

 

Fonte: Editora Ática

 

 

2. Ao final da leitura o professor fará uma discussão sobre o livro, questionando a classe:

- Sobre o que fala a história? (Sobre uma lagarta que se apaixona por um girino).

- Qual a promessa que a lagarta pede que o girino faça?

- O girino pode cumprir sua promessa? Por que?

- O que acontece ao girino cada vez que se  encontra com a lagarta?

- Qual a atitude da lagarta quando vê as transformações do girino?

- Só o girino passa por transformações?

- Quais as transformações que ocorrem no girino? E na borboleta?

- Após se separarem, o que acontece com a lagarta e com o girino?

- O que acontece quando se reencontram? Eles se reconhecem? Por que isso ocorre?

 

3. O professor organizará com a classe um teatro sobre a história.

* Indicamos como sugestão de fantasias:

a) Borboleta:

Fonte: Débora Alfaro

 

b) Sapo:

* Disponível em:  http://kliarte.blogspot.com.br/2009/03/fantasia-do-sapo.html

 

4. Outras atividades sobre o tema, que o professor poderá utilizar em sua aula:

- Confecção de sapos de prato de papelão.

* Também disponível em: http://nediabreu.blogspot.com.br/2012/06/arte-com-prato-descartavel-de-papelao.html

 

Fonte: Débora Alfaro

 

 

- Dobradura: a boca do sapo

* Disponível em: http://www.fichasdesenhos.com/origame-a-boca-do-sapo.html

- Reprodução da obra “O sapo” (1928) de Tarsila do Amaral:

* Disponível em: http://fotos.estadao.com.br/mab-faap,galeria,2635,,,0.htm
 

Recursos Complementares

a) LIVROS:

ROYSTON, Angela.Filhotes: rã. Editora Melhoramentos.

BRAIDO, Eunice. Como nasce a rã. Coleção Vida nova. Editora FTD.

 

b) SITES:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18958

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31213

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15826

 

c) VÍDEOS:

- Como nascem os sapos:

http://www.youtube.com/watch?v=OZkGfh1V-e8&feature=fvwrel

- Metamorfose da rã touro:

http://www.youtube.com/watch?v=1N8TGv3nMtA

 

d) MÚSICAS:

- Galinha Pintadinha: Sapo não lava o pé:

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0JkSpPZJDkE&feature=fvwrel

- Galinha Pintadinha: Sapo cururu:

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wPdZgSLT0CI

- Vídeo para bebê MPBaby: Sapo Cururu

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_538632&feature=iv&src_vid=v5Kb4tg9c5c&v=qKBx3kYR7Bc#t=8.6s

 

e) LIVROS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, a comparação entre o resultado do experimento e das hipóteses iniciais, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Caroline Aparecida Alves de Souza, AGUA COMPRIDA ESCOLA MUNICIPAL RURAL , São Paulo - disse:
    carolineaasouza@hotmail.com

    30/10/2012

    Cinco estrelas

    bem elaborada parabéns! eu acho que uma boa idade para trabalhar essa aula é 8 anos que acham ?


  • Dennyse Azevedo, CAIC SENADOR CARLOS JEREISSATI EEFM , Ceará - disse:
    dennyseazevedo@hotmail.com

    04/09/2012

    Cinco estrelas

    muito criativa!


  • Berenice Vieira Açves, Núcleo Educacional Semear , Rio Grande do Norte - disse:
    berenicevalves@hotmail.com

    01/09/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns, pela aula bem didática e de uma forma lúdica onde as crianças que estão no estágio pre-operatório, vão adquirir um aprendizado de forma bem mais eficaz do que apenas uma aula informativa atráves de giz e quadro. Parabéns. Gostei muito.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.