30/08/2012
Alessandra Arce e Michele Varotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
1. Explorar os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão;
2. Compreender o processo de metamorfose do sapo.
3. Desenvolver e ampliar o vocabulário.
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
ATIVIDADE 1:
1. O professor realizará a leitura do livro: Como é que eu era quando era criança? Jeanne Willis e Tony Ross. Editora Brinque-Book. Em busca de sua identidade, o menino Miguel faz esta pergunta a sua mãe. A partir daí, a mesma questão percorre o reino animal. As respostas dos diversos pais é geralmente a mesma: “parecido como o que você é hoje”. Assim, os animais vão descobrindo que quando filhotes eram parecidos com seus pais e familiares. Entretanto, quando chega à vez do sapo, este descobre que ao nascer era bem diferente de seus pais e que para ficar parecido com eles precisou sofrer uma grande metamorfose.
Fonte: http://www.brinquebook.com.br/livro.php?livro=62
2. Será realizado, então, um debate acerca do livro. Para isso o professor poderá questionar:
- Sobre o que fala a história?
- Todos os filhotes, ao nascerem se parecem com seus pais?
- Quais animais da história se parecem com seus pais quando nascem?
- Qual filhote nasceu diferente de seus pais?
- Vocês conhecem outros animais que, ao nascerem, são diferentes de seus pais?
- Depois que estes filhotes crescem, eles ficam parecidos com seus pais?
- O que acontece com eles?
- Alguém saberia dizer como é chamado esse processo de transformação dos animais: que quando são filhotes possuem uma aparência, e quando crescem tornam-se bem diferentes de quando nasceram?
3. Após o debate, o professor realizará com a classe uma pesquisa sobre os animais e seus filhotes, construindo ao final desta, um cartaz sobre o tema. No cartaz, os alunos deverão relacionar o animal adulto (já ilustrado no cartaz), com seu respectivo filhote.
ANIMAL |
FILHOTE |
(Figura) SER HUMANO |
|
(Figura) MACACO |
|
(Figura) CAVALO |
|
(Figura) BORBOLETA |
|
(Figura) PORCO |
|
(Figura) GATO |
|
(Figura) CACHORRO |
|
(Figura) COBRA |
|
(Figura) GALINHA |
|
(Figura) SAPO |
|
ATIVIDADE 2:
1. O professor fará a leitura do livro: Era uma vez um girino. Coleção Milagres da natureza. Judith Anderson e Mike Gordon. O livro explica o processo de metamorfose do sapo.
Fonte: http://www.scipione.com.br/SitePages/Obra.aspx?cdObra=3132&Exec=1
2. Ao final da história, o professor proporá a realização de uma pesquisa sobre sapos, rãs, pererecas (tipos, habitats, alimentação, locais onde se reproduzem, desenvolvimento etc.)
3. A classe, com o auxílio dos pais e do professor, realizará a montagem de um aquário para abrigar girinos e observarem seu desenvolvimento. O livro acima dá dicas de como recolher os ovos, montar o aquário, os cuidados necessários, procedimentos a serem considerados no descarte dos girinos etc. Durante a observação do processo de metamorfose, a classe registrará e ilustrará as modificações que ocorrem com os girinos ao longo do processo de metamorfose em um diário.
4. O professor realizará com a classe a organização de uma sequência temporal acerca das etapas da metamorfose do sapo. Esta poderá ser encontrada no seguinte endereço:
5. A classe, coletivamente, poderá confeccionar, com o auxilio do professor, um mosaico com origamis das etapas do processo de metamorfose do sapo. O professor fará o traçado da paisagem em uma cartolina, cortará quadradinhos coloridos de papel camurça (ou outro de sua preferência), orientando os alunos sua colagem nos respectivos locais.
Fonte: Débora Alfaro
Fonte: Débora Alfaro
*As dobraduras dos origamis estão disponíveis em:
http://www.fichasdesenhos.com/sapo-que-pula.html
http://koisikasdasory.blogspot.com.br/2009/10/
http://petiitumbiara-go.blogspot.com.br/2012/05/meio-ambiente_25.html
ATIVIDADE 3:
1. O professor fará a leitura do livro: A promessa do girino. Jeanne Willis e Tony Ross. Editora Ática.
* Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/63930029/A-Promessa-Do-Girino
Fonte: Editora Ática
2. Ao final da leitura o professor fará uma discussão sobre o livro, questionando a classe:
- Sobre o que fala a história? (Sobre uma lagarta que se apaixona por um girino).
- Qual a promessa que a lagarta pede que o girino faça?
- O girino pode cumprir sua promessa? Por que?
- O que acontece ao girino cada vez que se encontra com a lagarta?
- Qual a atitude da lagarta quando vê as transformações do girino?
- Só o girino passa por transformações?
- Quais as transformações que ocorrem no girino? E na borboleta?
- Após se separarem, o que acontece com a lagarta e com o girino?
- O que acontece quando se reencontram? Eles se reconhecem? Por que isso ocorre?
3. O professor organizará com a classe um teatro sobre a história.
* Indicamos como sugestão de fantasias:
a) Borboleta:
Fonte: Débora Alfaro
b) Sapo:
* Disponível em: http://kliarte.blogspot.com.br/2009/03/fantasia-do-sapo.html
4. Outras atividades sobre o tema, que o professor poderá utilizar em sua aula:
- Confecção de sapos de prato de papelão.
* Também disponível em: http://nediabreu.blogspot.com.br/2012/06/arte-com-prato-descartavel-de-papelao.html
Fonte: Débora Alfaro
- Dobradura: a boca do sapo
* Disponível em: http://www.fichasdesenhos.com/origame-a-boca-do-sapo.html
- Reprodução da obra “O sapo” (1928) de Tarsila do Amaral:
* Disponível em: http://fotos.estadao.com.br/mab-faap,galeria,2635,,,0.htm
a) LIVROS:
ROYSTON, Angela.Filhotes: rã. Editora Melhoramentos.
BRAIDO, Eunice. Como nasce a rã. Coleção Vida nova. Editora FTD.
b) SITES:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18958
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31213
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15826
c) VÍDEOS:
- Como nascem os sapos:
http://www.youtube.com/watch?v=OZkGfh1V-e8&feature=fvwrel
- Metamorfose da rã touro:
http://www.youtube.com/watch?v=1N8TGv3nMtA
d) MÚSICAS:
- Galinha Pintadinha: Sapo não lava o pé:
* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0JkSpPZJDkE&feature=fvwrel
- Galinha Pintadinha: Sapo cururu:
* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wPdZgSLT0CI
- Vídeo para bebê MPBaby: Sapo Cururu
* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_538632&feature=iv&src_vid=v5Kb4tg9c5c&v=qKBx3kYR7Bc#t=8.6s
e) LIVROS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, a comparação entre o resultado do experimento e das hipóteses iniciais, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/10/2012
Cinco estrelasbem elaborada parabéns! eu acho que uma boa idade para trabalhar essa aula é 8 anos que acham ?
04/09/2012
Cinco estrelasmuito criativa!
01/09/2012
Cinco estrelasParabéns, pela aula bem didática e de uma forma lúdica onde as crianças que estão no estágio pre-operatório, vão adquirir um aprendizado de forma bem mais eficaz do que apenas uma aula informativa atráves de giz e quadro. Parabéns. Gostei muito.