20/06/2014
Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Sensações |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Esta aula destina-se a alunos do primeiro e segundo ano do ensino fundamental, quando a criança começa a passar pela troca do “dente de leite” pelo “dente permanente”. Este processo de troca acontece no período que compreende dos 6 aos 12 anos de idade.
Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem a intenção de proporcionar ao aluno um encontro com a leitura e a escrita de forma lúdica, através de um assunto que faz parte do seu cotidiano.
AULA 1:
1º Momento: Para introduzir o tema, peça que os alunos sentem-se em círculo na sala e pergunte a eles: “Quem já tem um sorriso com janelinha!?”
Para os que se manifestaram, pergunte: “Vocês entregaram seu dente de leite para a Fada do Dente!?”
Caso a resposta seja positiva, pergunte: “O que ela deu em troca?”
Apresente fotos de crianças (felizes) com sorriso banguela, como por exemplo:
Fonte: http://sibelisalvatori.com.br/ckfinder/userfiles/images/banguela.jpg. Acesso em 08 de abril de 2014.
Fonte: http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/407/305/images.terra.com/2012/12/18/01banguelasorriso.jpg. Acesso em 08 de abril de 2014.
Fonte: http://p2.trrsf.com/image/fget/cf/308/464/images.terra.com/2012/12/18/05banguelalupa.jpg. Acesso em 08 de abril de 2014.
2º Momento: Pergunte aos alunos:
Apresente a sequência, normalmente, de nascimento dos dentes de leite, conforme imagem abaixo, explicando que pode variar de criança para criança:
Figura 1– Fases de erupção dos dentes decíduos (dentes de leite). Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-o5wMLnPm9YA/UY1oI8Z1sUI/AAAAAAAAAl4/CUUkv-nXShk/s1600/fases-de-erupcao-dentaria.jpg. Acesso em 27 de abril de 2014.
Explicar aos alunos quantos dentes de leite nascem e a partir de quando a criança começa a trocar o dente de leite pelo dente permanente, que os acompanharão até a fase adulta e, ainda, quantos são os dentes permanentes.
Sugestão ao Professor:
Para adquirir mais imagens de crianças felizes com sorrisos banguelas, utilize a ferramenta de busca do Google Imagens.
Para desenvolver um bom diálogo para as perguntas que possam surgir, acesse os endereços abaixo:
BELOTTI, Fernanda. A importância dos dentes de leite. Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?3049. Acesso em 08 de abril de 2014.
PEREIRA, Cleber Bidegain e EID, Nayene Leocádia Manzutti. A criança e os dentes. Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?3014. Acesso em 08 de abril de 2014.
3° Momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo: Charlie e Lola – Eu não quero que meu dente mole caia nunca, nunquinha. Vídeo do Youtube. Duração: 9min59seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nPs6G3k-aY8. Acesso em 08 de abril de 2014.
Figura 2- Imagem do vídeo Charlie e Lola – Eu não quero que meu dente mole caia nunca, nunquinha, extraída da página do Youtube. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nPs6G3k-aY8. Acesso em 08 de abril de 2014.
4° Momento: Convide os alunos banguelas para fazerem fotos do seu sorriso. (Este registro pode ser feito ao longo do ano, à medida que as crianças vão ficando banguelas).
AULA 2:
1º Momento: Convide os alunos para ouvirem a música “Dente Mole”, do Grupo Tiquequê. Duração: 2min35seg.
DENTE MOLE
O meu dente tá ficando mole
Feito maria mole
Tô achando que ele vai cair
Dente de leite não é permanente
Se a gente cuidar bem dele
Um dente forte há de vir
E eu cuidei tanto
Desse dente agora bambo
Passei escova, fio bem manso
Pra não agredir
Mas não tem jeito
Esse dente já foi feito
Pra durar tão pouco tempo
Que eu desisti
E agora eu quero
Um caminhão de chocolate
Pra comer tudo à vontade
Ninguém vai me impedir
Letra disponível no encarte do CD “Era uma vez um gigante”, compositor: Wem, Grupo Tiquequê, Distribuidora MCD.
Para ouvir a música “Dente Mole”, acesse http://grooveshark.com/#!/search/song?q=Tiquequ%C3%AA%20Era%20uma%20Vez. Acesso em 23 de abril de 2014.
Sugestão ao Professor:
Para conhecer o trabalho do grupo Tiquequê, acesse: http://www.tiqueque.com.br/. Acesso em 07 de abril de 2014.
Seria interessante adquirir o CD para a atividade, para trabalhar também a musicalidade das crianças e deixar a atividade mais divertida. Caso não seja possível, sugere-se trabalhar como parlenda.
2º Momento: Após a atividade com a música "Dente Mole", pergunte aos alunos:
3º Momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo Colgate - Fora Monstrinhos Invisíveis: Escovação para Crianças! Vídeo do Youtube. Duração: 2min20seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hMhYC0f73X0. Acesso em 08 de abril de 2014.
Figura 3- Imagem do vídeo Colgate - Fora monstrinhos invisíveis: Escovação para crianças! extraída da página do Youtube. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hMhYC0f73X0. Acesso em 08 de abril de 2014.
4º Momento: Após a apresentação, pergunte aos alunos:
Sugestão ao Professor:
Para desenvolver um bom diálogo para as perguntas que possam surgir e auxiliar na discussão sobre os germes, acesse os endereços abaixo:
Cárie dentária: quais são as causas? Como evitar? Disponível em: http://www.abc.med.br/p/saude-bucal/326060/carie-dentaria-quais-sao-as-causas-como-evitar.htm. Acesso em 28 de abril de 2014.
O que você sabe sobre os germes? Disponível em: http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/pais/artigos/o-que-voce-sabe-sobre-os-germes/. Acesso em 28 de abril de 2014.
VARELLA, Drauzio. Os micróbios da boca. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/drauzio/os-microbios-da-boca/. Acesso em 28 de abril de 2014.
AULA 3:
1º Momento: Convidar os alunos para montar um mural, com as fotos tiradas dos alunos banguelas, para ser exposto dentro da sala de aula ou em outro lugar escolhido em comum acordo.
Utilizar cartolinas, giz de cera e cola para a confecção do mural.
Deixar espaço para o título do mural.
Figura 4- Imagem criada pela própria autora.
Escrever o nome do aluno abaixo de cada foto, o nome do dente que caiu (por exemplo: incisivo central, do arco superior) e com que idade a criança estava quando o dente caiu (anos e meses). Para a identificação do dente que caiu, consultar a arcada dentária dos dentes de leite, apresentada na figura 5, indicada logo abaixo:
Figura 5- Imagem da arcada dentária dos dentes de leite. Disponível em: http://multioral.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/02/arcada-dentaria.jpg. Acesso em 08 de abril de 2014.
2° Momento: Dividir a turma em grupos de três alunos para que cada grupo faça uma sugestão para o nome do mural (por exemplo: Mural do Sorriso, Mural da Janela, Mural da Banguela ou outro que tenha sido sugerido).
Solicite que cada grupo escreva o nome sugerido em uma folha e apresente aos colegas.
Posteriormente, realizar uma votação entre os alunos para escolher o melhor nome.
3º Momento: Solicitar aos alunos que confeccionem um convite para as demais turmas da escola visitarem o “mural fulano de tal” (inserir aqui o nome escolhido pelos alunos).
Utilizar cartolina, giz de cera, tesoura e cola para a confecção do convite.
AULA 4:
1º Momento: Pergunte aos alunos quem se lembra da música “Dente mole” (Tiquequê), ouvida em outra atividade. Convide os alunos para ouvirem novamente a música.
Letra disponível no encarte do CD “Era uma vez um gigante”, compositor: Wem, Grupo Tiquequê, Distribuidora MCD.
2º Momento: Lembre os alunos que na primeira vez em que ouviram a música observaram os cuidados que o cantor teve com seu dente mole: escovação e uso de fio dental.
Pergunte aos alunos o que mais chamou a atenção na letra da música.
Faça referência ao que ele queria no final: comer um “caminhão de chocolate”.
Pergunte aos alunos o que pode acontecer se ele comer tanto assim.
3º Momento: Divida a turma em grupos de 3 alunos e peça que escrevam o nome de alguns alimentos (considerar bebidas também) no papel. Alimentos que eles acreditam que possam ou devam comer todos os dias. Posteriormente, peça que os alunos escrevam o nome de alimentos que acreditam que possam ou devam comer de vez em quando. Depois, alimentos que acreditam que possam ou devam comer raramente. E por fim, os alimentos que não devem ser ingeridos nunca (caso não veja necessidade, este último pode ser descartado). Limite cinco alimentos para cada categoria.
Sugestão ao professor:
Para auxiliar esta atividade, fazer a leitura prévia dos textos:
Açúcares x vegetais: conheça vilões e mocinhos dos dentes. Disponível em: http://saude.terra.com.br/saude-bucal/atualidades/acucares-x-vegetais-conheca-viloes-e-mocinhos-dos-dentes,9d2ba11143492410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html.Acesso em 08 de abril de 214.
Xô, Cárie! Disponível em: http://www.canalkids.com.br/higiene/bocalivre/carie.htm. Acesso em 08 de abril de 2014.
Como os alimentos influenciam na formação e saúde dos dentes. Disponível em: http://www.querido.com.br/blog/como-os-alimentos-influenciam-na-formacao-e-saude-dos-dentes/. Acesso em 08 de abril de 2014.
Alimentos x Dentes. Disponível em: http://www.querido.com.br/blog/alimentos-x-dentes/. Acesso em 08 de abril de 2014.
4º Momento: Desenhar um quadro na lousa para anotar os alimentos indicados pelos alunos. Definir a frequência: sempre (todos os dias), de vez em quando (1 vez por semana ou 1 vez por mês), raramente (em datas comemorativas como Festa Junina, Natal, Páscoa, Dia das Crianças etc.), nunca.
Convidar os alunos para discutirem sobre os alimentos listados por eles.
5º Momento: Apresentar um mural/cartaz elaborado previamente com os alimentos saudáveis que devem ser ingeridos com frequência para manter os dentes bonitos e saudáveis. Bem como os alimentos que prejudicam a dentição e provocam cáries, se consumidos em excesso.
Utilizar fotos dos alimentos, imagens/desenhos de dentes com cáries. Procure elaborar um material divertido, colorido, para que as crianças possam se identificar com ele.
AULA 5:
1º Momento: Dividir a turma em grupos de 3 para fazerem a leitura de um livro sobre os assuntos tratados nas atividades. Dependendo das habilidades dos alunos, o professor poderá realizar a leitura junto, em voz alta para toda a sala e com o livro voltado para os alunos, para acompanharem as imagens.
2º Momento: Conversar sobre os diálogos do(s) livro(s). Estimular os alunos a expressarem seus sentimentos, a emitirem ideias e opiniões com base na(s) leitura(s) e nos assuntos tratados nas atividades.
3º Momento: Distribuir papel e lápis para os alunos e pedir para que escrevam uma frase sobre o que eles aprenderam de importante com as atividades.
4º Momento: Confeccionar um mural, junto com os alunos, para serem fixadas as frases, para ser exposto junto ao mural de fotos elaborado em outra atividade. Utilizar cartolinas, giz de cera e cola para a confecção do mural.
Sugestão de livros para o desenvolvimento da atividade:
(caso não encontre nenhum livro disponível para empréstimo em bibliotecas, sugere-se a aquisição de um ou mais livros ou ainda que seja escolhido, entre os disponíveis, algum livro que trate o assunto de forma similar)
É uma janela ou uma banguela?, de Jonas Ribeiro.
Sinopse: Guilherme ficou sem os dentes da frente. Eles ficaram moles e caíram. Todo mundo fala que ele está banguela, mas, para a língua Guilhermina, o sorriso do menino levado ganhou uma bonita janela. Temas abordados: troca de dentes, higiene bucal e amizade.
Imagem da capa do livro É uma janela ou uma banguela? Disponível em: http://www.editoraelementar.com.br/imagens/capas/00016_e-uma-janela-ou-uma-banguela.jpg. Acesso em 08 de abril de 2014.
Eu e a escova, de Dóris Rocha Ruiz e Maria Inês Quintanilha.
Elaborado para auxiliar pais e filhos a realizarem corretamente a higiene oral, a obra “Eu e a Escova” apresenta a importância da utilização dos produtos infantis e cada passo da escovação de forma detalhada, lúdica e precisa. No qual a criança consegue seguir perfeitamente as orientações de cada página. O livro é um guia fácil, útil e, acima de tudo, preventivo, orientando os cuidados caseiros adequados para a saúde oral da criança.
Imagem da capa do livro Eu e a escova. Disponível em: http://www.saudeoral.com.br/img/livros/eueaescova.png. Acesso em 26 de abril de 2014.
O “Troca-Troca” dos Dentes, de Dóris Rocha Ruiz e Maria Inês Quintanilha.
A troca dos dentes de leite é um momento muito especial para a criança e sua família, pois é um marco físico que evidencia seu crescimento e desenvolvimento natural. Nesta fase, a criança está recebendo os dentes que devem permanecer saudáveis durante toda a vida adulta e, por isso, deve ser estimulada a continuar cuidando muito bem deles em casa e no consultório odontológico, para que a sua boca possa contribuir para a sua saúde e qualidade de vida. O objetivo da obra “O Troca-troca dos Dentes” é demonstrar que este é um momento natural e deve ser visto com alegria e também apresentar o caminho de doação de dentes de leite para ensino e pesquisa, informando pais e crianças e conscientizando-os sobre esta ação.
Imagem da capa do livro O "Troca-Troca" dos Dentes. Disponível em: https://lh3.googleusercontent.com/--AJPHZ-fcMU/TYgUC-c7JYI/AAAAAAAAB_g/ge2h2K9YJ5o/s1600/GRD_3464_ruiz_trocaTroca.jpg. Acesso em 25 de abril de 2014.
Meu Dente Caiu!, de Vivina de Assis Viana.
Chuim, brincando na escola, percebeu que seu dente estava mole. Logo gritou por Lola, sua colega, para mostrar o que tinha acontecido. Lola foi logo dizendo que, quando o dente caísse, tinha que jogar em cima do telhado, senão não nasceria outro. Um dia, o dente caiu e Chuim não o encontrou. Ele ficou assustado, com medo de não nascer outro dente. Mas para sua surpresa...
Imagem da capa do livro Meu Dente Caiu! Disponível em: http://www.le.com.br/public/imgs/up/meu-dente-caiu.jpg. Acesso em 08 de abril de 2014.
Manuela Banguela, de Amanda Castanheira.
Brigadeiro, maria mole, bala de coco, pudim e chiclete todo mundo gosta um pouco. Se lambuzar com tanto doce não é proibido, mas ter cuidado com os dentes é ter juízo. A visita da fada dos dentes no quarto da Manuela irá desvendar o mistério 'do dente que caiu'. Será que tantos doces açucarados foram os vilões desse caso? Temas abordados: saúde bucal, rimas, conscientização, higiene.
Imagem da capa do livro Manuela Banguela. Disponível em: http://www.colegiojoao23.com.br/wp-content/uploads/2012/04/manuela-banguela.jpg. Acesso em 08 de abril de 2014.
Sofia e o dente de leite, de Henrique Rodrigues.
O que você sentiu quando o primeiro dente de leite começou a amolecer? Ele caiu de uma vez ou ficou balançando? Deu medo? Pediu ajuda a alguém, mesmo que fosse a Fada do Dente? Pois é. Todo mundo passa por essas situações. "Sofia e o dente de leite" conta, de forma poética, a aventura de uma menina diante do desafio de arrancar o seu primeiro dentinho.
Imagem da capa do livro Sofia e o dente de leite. Disponível em: http://mariacarambola.files.wordpress.com/2012/08/sofia-e-o-dente-de-leite-menor.jpg. Acesso em 08 de abril de 2014.
Sugestões ao professor:
Professor, para complementar a atividade, veja propostas nos endereços abaixo:
FIGUEIRA, Maria Teresa Leme. Leitura Compartilhada. Disponível em: http://praticasdeensinosg.blogspot.com.br/p/de-olho-na-pratica_05.html. Acesso em 08 de abril de 2014.
ZEN, Giovana Cristina. Leitura literária e intercâmbio de impressões. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCoQFjAA&url=http%3A%2F%2Frevistaescola.abril.com.br%2Flingua-portuguesa%2Falfabetizacao-inicial%2Fleitura-compartilhada-debate-431549.shtml&ei=qQ1GU9WJEIXD0gHsuIHwAw&usg=AFQjCNGCzSKUnE3D9uWPAehT8vbPHOBAOg&bvm=bv.64507335,d.dmQ. Acesso em 08 de abril de 2014.
Cuidando dos dentes. Série “Cid, o Cientista”. Vídeo do Youtube. Duração: 12min12seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dppPqQ7fimo. Acesso em 25 de abril de 2014.
TEIXEIRA, Priscila Gervásio. De olho na saúde bucal. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55049. Acesso em 27 de abril de 2014.
Professor, caso surjam conflitos, no decorrer das aulas, por causa do amigo que está banguela, aproveite para trabalhar a questão das diferenças. Para auxiliar a discussão nesta questão, acesse:
BERNARDES, Júlio. Prática escolar pode promover respeito às diferenças. Disponível em: http://www.usp.br/agen/?p=165945. Acesso em 27 de abril de 2014.
Day and Night Short Animation Pixar. Vídeo do Youtube. Duração: 5min51seg. [Na animação “Dia e Noite”, dirigida por Teddy Newton e produzida pelos estúdios Disney Pixar, os personagens, o Dia e a Noite, primeiramente se estranham e rivalizam por causa das divergências. No entanto, aos poucos, eles se interessam pelas características diferentes um do outro.]. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=t_IVKXkMDFk. Acesso em 27 de abril de 2014.
SILVA, Mariane Ellen. Eu e o outro: valor e respeito às semelhanças e às diferenças - UCA/ Metodologia Científica. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=44220. Acesso em 27 de abril de 2014.
VIVEIRO, Mariana de. Vivam as Diferenças. Disponível em: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/93/artigo191989-1.asp. Acesso em 28 de abril de 2014.
A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure identificar no decorrer das aulas se os alunos conseguiram compreender a importância dos cuidados com a saúde bucal e da alimentação saudável. Avalie o interesse pela leitura, a evolução da escrita e o conhecimento de novas palavras. Procure identificar a participação individual e coletiva dos alunos, a desenvoltura no trabalho em grupo e o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas nas atividades.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/01/2015
Cinco estrelasSou Técnica Saúde Bucal e participo do Programa Saúde na Escola, trabalhamos com duas escolas no bairro, achei o material excelente... Parabéns!!! Vou usar com certeza.