Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Eu e o outro: valor e respeito às semelhanças e às diferenças - UCA/ Metodologia Científica

 

09/01/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Compreender a importância de se valorizar e respeitar o outro;

·         Identificar semelhanças e diferenças entre os pares;

·         Confrontar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

·         Localizar, registrar e analisar informações;

·         Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;

·         Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;

·         Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;

·         Interagir com os pares;

·         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
A previsão é de um semestre, ou seja, de 4 a 6 meses de duração, pode variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do Projeto e das atividades que forem inseridas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas habilidades relativas à leitura, escrita e utilização de recursos do tablet, celular, gravador de áudio, do laptop Classmate através do uso dos programas: Tux Paint, Mozilla Firefox, KWord, bem como algumas estratégias: Blogs, Podcast, E-mails. É importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

uca todos

 

Professor, acreditamos que o trabalho com Projetos de Pesquisa na Educação Básica valoriza a construção do conhecimento de forma significativa, uma vez que os alunos se envolvem no processo de aprendizagem.  

Sugerimos que as atividades sejam realizadas a partir da Metodologia de Pesquisa Científica, incentivando os alunos a construírem seus próprios questionamentos, levantarem suas hipóteses, definirem os objetivos, utilizarem metodologias e fontes adequadas ao tema proposto, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso é necessário vivenciar coletivamente com os alunos algumas etapas, descritas a seguir.

 

  1. Escolha do tema
  2. Justificativa
  3. Objetivos
  4. Problematização
  5. Levantamento de hipóteses
  6. Seleção das fontes de pesquisa
  7. Execução e realização
  8. Depuração de hipóteses
  9. Socialização (apresentação e exposição dos resultados)
  10. Avaliação

 

simbolo pesquisa

Fonte: http://www.propesq.ufrn.br/projetos/index. Acesso 08/09/2012.

 

Professor, como se trata de um Projeto de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos sobre como desenvolvê-lo. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa.

 

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm (Artigo - Projeto de Pesquisa.).

http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/modalidades-organizativas.shtml (Texto - Quando usar Projetos, atividades permanentes e sequências didáticas.).

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383 (Slides - Como elaborar um Projeto de Pesquisa?).

Acessados em 09/09/2012.

 

Ressalte para turma a importância da organização das informações no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos Resultados da Pesquisa. É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma o “local” onde serão registradas as atividades desenvolvidas. Durante a exposição dessa aula, apresentaremos diferentes estratégias para cada etapa da Pesquisa, veja alguns exemplos abaixo:

 

  • Manualmente no caderno de Projeto ou em folhas de papel para serem anexadas;
  • Digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou o tablet;
  • Utilizando outros recursos tecnológicos como, por exemplo, o Blog da turma.

 

1ª Atividade:

 

 DESENCADEANDO O TEMA

 

Professor, o tema poderá ter relação com o conteúdo estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos ou de um fato ocorrido, como, por exemplo, os alunos ficaram curiosos com a seguinte questão: Por que algumas pessoas se parecem e outras não?

Se surgirem vários temas, realize uma votação para proceder a escolha, visto que o trabalho realizado com a eleição contribui para que os alunos percebam a importância de exercerem o direito de escolha, garantindo responsabilidade e autonomia, além de dialogar com diferentes áreas do conhecimento, tais como:

 

Ética: debates, diálogos, valores, respeito;

Língua Portuguesa: gêneros textuais (propagandas dos temas, reportagens, relatórios.);

Matemática: tratamento de informação (tabela e gráfico com o resultado da eleição), resolução de problemas a partir dos dados obtidos;

 

Portanto, para que o Projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos.

 

Com o tema “Eu e o outro: valor e respeito às semelhanças e às diferenças”, você poderá utilizar diferentes recursos:

 

  • Contar uma história sobre o tema;
  • Ler uma reportagem;
  • Apresentar imagens;
  • Discutir uma notícia;
  • Assistir a um filme ou vídeo, dentre outros.

 

Neste caso, utilizaremos uma contação de história para convidar os alunos à Pesquisa.

Sugerimos os seguintes livros:

 

                                                                                                                 1                                                                                           2                                                                                                   3

mexerica  viver   amigos

Fonte das imagens:

Livro 1 - http://www.americanas.com.br/produto/7351299/livros/juvenil/literaturajuvenil/livro-mexerica-e-folhinha.

Livro 2 - http://bibliotecasps.blogspot.com.br/2011/03/sugestao-de-leitura-infantil-viver-em.html.

Livro 3 - http://arteeculturaunivali.wordpress.com/2012/07/31/univali-convida-para-o-lancamento-de-livro-infantil/.

 

Sinopse MEXERICA E FOLHINHA: Trata de maneira primorosa o universo da semelhança e da diferença. Possibilita ao pequeno cidadão a compreensão de que cada um possui a sua singularidade, as suas características. Possibilita ao professor ferramentas lúdicas, a fim de ampliar o universo individual de cada leitor. Trata-se de uma ótima ferramenta de ensino e reflexão, de um belo tema a ser explorado.

 

Sinopse VIVER EM SOCIEDADE - AS DIFERENÇAS: Respeitar as diferenças físicas, valorizar outras culturas e escolhas religiosas alternativas, assim como sensibilizar o pequeno cidadão para a importância da solidariedade são os principais aspectos que integram a estrutura deste livro.

 

Sinopse AMIGOS: O livro “Amigos” não tem brechas para diferenças, sejam elas culturais, raciais, étnicas, de peso, ou de altura. A mensagem inspira crianças a respeitar as diferenças e o outro. A história narra o encontro de diferentes culturas num ambiente alegre e descontraído e cheio de mensagens de amizade.

 

A partir da contação de história converse com a turma:

 

·         O que vocês acharam da história?

·         Quais são suas características principais?

·         Você conhece alguém que se parece com você em algum aspecto?

·         Olhe para o colega do lado e converse sobre as suas semelhanças e diferenças e apresente à turma.

                                                                      

Em seguida, solicite aos alunos que façam um desenho representando o que mais gostaram da  história. Os desenhos poderão ser feitos à mão em uma folha de papel ou se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Tux Paint ((Metasys > Edusyst > Arte >  Música > Pintura Digital) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis.

 

2ª Atividade:

 

Professor, converse com os alunos sobre o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Organize-os e oriente-os a registrarem em uma folha de papel, a justificativa do Projeto.

 

  •          Agora desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta Pesquisa, no quadro abaixo:

justi difere

Fonte da imagem: http://nossospequenosleitores.blogspot.com.br/2012/01/dia-do-leitor.html#!/2012/01/dia-do-leitor.html. Acesso 08/08/2012.

 

3ª Atividade:

 

Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre as semelhanças e diferenças de cada um.

Prepare um mural na sala de aula e registre nele os objetivos traçados pelos investigadores.

 

Professor, os alunos poderão eleger os objetivos pela Wiki. (A Wiki é uma ferramenta para aplicações colaborativas da Web que possibilita, dentre outras, a edição coletiva de conteúdos na rede.).

Veja mais detalhes pelos links abaixo.

 

Sugestões de vídeo e sites sobre informações o que é  Wiki:

 

http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c. (Vídeo - O que é um Wiki?).

http://pt.wiktionary.org/wiki/Wikcion%C3%A1rio:O_que_%C3%A9_um_Wiki.(Wikcionário: O que é um Wiki?).

http://www.futuroprofessor.com.br/wiki-e-ensino.(Sítio que fala sobre Wiki e a aplicação no ensino.).

Acessados 15/09/2012

 

Com a atividade proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Wiki. É essencial a participação e o acompanhamento do professor, durante a realização do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poderão atualizar a postagem de cada etapa do Projeto.

 Veja alguns exemplos abaixo de objetivos:

 

Objetivos do Projeto: o que nós queremos com esta Pesquisa

 

.         Compreender a importância de se valorizar e respeitar o outro;

·         Identificar semelhanças e diferenças entre os pares;

 .         Aprender a realizar uma Pesquisa;

 .         Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.

 

 

 

 

4ª Atividade:

 

Nesse momento da Pesquisa os alunos já sabem o tema a ser investigado, porém é o momento de descobrir o que eles querem saber desse tema e quais dúvidas têm.

Essa é a etapa da Problematização. É preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.

Solicite que registrem no papel a/s dúvida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto esta etapa construída individualmente.

Para isso, organize-os em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre  o tema: “Eu e o outro: valor e respeito às semelhanças e às diferenças”.

 

Sugestão de atividade:

 

·                  Represente sua curiosidade por meio de desenho/recortes e escrita:

 

O que eu quero saber sobre o tema: “Eu e o outro: valor e respeito às semelhanças e às diferenças”é...

 

          _________________________________________________________________

         __________________________________________________________________

         __________________________________________________________________

 

 

 

 

 

(DESENHO/RECORTES)

 

 

                                                                                                                                                                                       

 

 

 

Se preferir os alunos poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint  (Metasys > Edusyst > Arte > Música > Pintura digital) no laptop. Eles também poderão utilizar as ferramentas do tablet para fazer o desenho.

Professor, no próprio quadro ou em uma tabela do programa KWord, faça um agrupamento dos questionamentos levantados.

 

 

ALUNO

 

QUESTIONAMENTO

Ana Luiza

 

  •          Por que as pessoas são diferentes?

Laura

  •          Alguma criança se parece com outra?

 

 

Se optar por registrar a Pesquisa em um Blog, sugira que cada aluno insira seu questionamento.

 

Sítios para auxiliar a construção de um Blog:

 

Utilize a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. (Aula do Portal - Vamos criar um Blog da turma?.).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. (Aula do Portal -  Criando um Blog.).

Acesso 08/09/2012.

 

Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao nível dos seus alunos.

 

http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related (Vídeo -  Cursos de Blogs - Aula 1.).

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY (Vídeo -  Cursos de Blogs - Aula 2.).

http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9 (Vídeo - Como criar um Blog.).

http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html (Blog que traz texto sobre o blog da turma.).

Acesso 08/09/2012.

 

Professor, é importante que os alunos percebam a função do Blog e a sua relevância para o registro e divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que a turma deverá acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observação que você necessita desempenhar.

 

incentivo

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf. Acesso 09/09/2012.

 

5ª Atividade:

 

Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hipóteses você deverá ter em mente a seguinte pergunta:

 

“O que os alunos já sabem sobre as semelhanças e diferenças de cada um?”

 

É o momento ideal para os alunos dizerem os seus conhecimentos prévios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.

Ao final do Projeto os alunos terão, por meio das hipóteses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema.

 

- Como pensávamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?

- O que aprendemos com a Pesquisa?

 

Para tanto, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma Hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Não se esqueça de criar um momento para a socialização das ideias. Veja o exemplo a seguir:

 

 

 

ALUNO

QUESTIONAMENTO

HIPÓTESES

Ana Luiza

·         Por que as pessoas são diferentes?

·         Porque cada um gosta de coisas diferentes.

Laura

·         Alguma criança se parece com outra?

·         Sim. Os gêmeos

 

 

 6ª Atividade:

 

Professor, discuta com a turma sobre o processo investigativo: “Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?”

O envolvimento dos pais é muito importante, pois além da parceria enriquecer o trabalho é também um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta atividade, solicite que os alunos discutam com seus familiares se eles sabem como  poderão descobrir as respostas para suas questões, ou seja, as Fontes de Pesquisa.

 

 

ATIVIDADE DE CASA PARA A FAMÍLIA

 

  • Prezada família!!! Estamos desenvolvendo um Projeto sobre o tema Eu e o outro: valor e respeito às semelhanças e às diferenças”. Converse com seu filho sobre quais fontes de pesquisas serão importantes para descobrir as respostas para as dúvidas e questionamentos.
  • Anote abaixo as suas indicações:

 

_____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

 

 

 

 

No dia da aula organize uma rodinha com os alunos e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas  se repetiram. A partir das respostas você pode trabalhar algumas atividades, oralmente ou mesmo registrando, tais como:

Matemática- tratamento da informação: gráficos, tabelas, situações-problema envolvendo as operações que está trabalhando.

 

Para isso, à medida que forem relatando, registre na lousa o resultado. Veja um exemplo:

 

 

FONTES DE PESQUISA

NÚMERO DE PAIS  QUE CITARAM

01-Jornais

12

02-Livros

16

03-Revistas

08

04-Internet

15

05-Entrevista

07

06-Trabalho de Campo

03

07-Fotos

03

08-Vídeos

06

 

Para elaborar o gráfico, verifique se eles já conhecem. Se necessário leve para sala de aula jornais ou revistas usadas que tenham gráficos e solicite que analisem, depois explore com eles o objetivo do gráfico. Outra possibilidade é pedir que acessem na internet um sítio sobre gráficos.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao Laboratório de Informática e solicite que acessem (um artigo sobre a construção de diferentes tipos de gráficos.):

 http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx. Acesso em 15/09/2012.

Veja a seguir um exemplo de gráfico criado a partir das respostas dos pais, para isso utilizamos uma tabela, na qual os alunos foram colorindo de acordo com a tabulação dos dados, na tabela. Você pode utilizar também uma folha de papel quadriculada.

 

tema s e graficox

Fonte: Acervo da autora.

 

 

Situações-problema elaboradas a partir do gráfico:

 

  • Se juntarmos os pais que citaram jornais e os que citaram livros, quantos pais teremos?

Estimativa                                                                Resolução

 

 

 

  • Se em nossa turma temos 25 alunos e 08 pais citaram as revistas, quantos pais não citaram as revistas como Fonte de Pesquisa?

Estimativa                                                                  Resolução

 

 

 

  • Se  6  pais citaram os vídeos como Fonte de Pesquisa, quantos pais seriam se fossem o dobro desta quantidade?

Estimativa                                                                   Resolução

 

 

 

7ª Atividade:

 

pesquisa

 

 

CONHECENDO QUEM SOU EU

 

 

Professor, providencie o texto abaixo para a turma:

 

 

Ser criança é bom

 

Ser criança é bom

Ser criança faz bem

Seja uma também

O sonho não acabou

Basta olhar ema e ver

Que a vida recomeçou

(...)

 

Nada é mais bonito do que ver uma criança feliz,

Fazendo arte ou cantando ou limpando o nariz

A inocência da criança é o que eu sempre quis!

 

Ser criança é bom, faz bem

Seja uma criança também

O sonho não acabou

Basta olhar uma e ver

Que a vida recomeçou

Ser criança é bom!

(...)

 

SOUZA, Márcio R. A. Ser criança é bom. In: CD Turma da Mônica. Warner Music do Brasil Ltda, 1994.

 

 

Indague a turma:

 

  • Em sua opinião, é bom ser criança? Por quê?

 

 

 

 

Escreva e ilustre sua resposta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Motive o diálogo com os alunos:

 

Vocês são crianças. Crianças que estudam, brincam, fazem amizades, ficam felizes, às vezes, mal-humoradas....Criança como todas as outras do mundo.

Mas será que as crianças são todas iguais? Será que existe outra igual a você no mundo?

 

Nesse momento, providencie o livro abaixo e leia para a turma. Ele trata sobre o jeito de cada um, por meio de metáforas.

 

livro grande

Fonte: http://teresacriscunha.blogspot.com.br/2011/05/livro-infantil-que-aborda-as-diferencas.html. Acesso 10/09/2012.

 

Sinopse:

O livro escrito por Marta Fontoura, com origamis de Izete de Melo Silva, trata sobre as diferenças, e como a personagem central, uma margarida, descobre como lidar com esse dilema. A margarida quer saber porque nasceu margarida e não rosa. Nessa busca ela descobre uma maneira de entender a diversidade das flores e das pessoas. Segundo a autora, o livro pretende ajudar as crianças a entenderem e aceitarem o jeito de ser de cada uma.

 

Adiante, prepare imagens de diversas crianças e peça para a turma observar:

 

 

diferentes cças

Fonte: http://mimosesuspiros.blogspot.com.br/2010/04/agressividade-nos-tempos-de-hoje.html. Acesso 09/09/2012.

 

Vejam as crianças, elas são diferentes umas das outras na aparência, no jeito e nos gostos!

 

 

COMO VOCÊ É?

Professor, as atividades seguintes têm como objetivo propiciar que cada aluno faça a comparação entre as próprias características físicas com as dos outros colegas da turma, reconhecendo semelhanças e diferenças. Reconhecer e aceitar a diversidade presente nos seres humanos e respeitar a riqueza de possibilidades e de colaboração proveniente das diferenças.

 

Nesse sentido, solicite a cada aluno que faça um desenho representando como ele é.

 

 REPRESENTE COMO É VOCÊ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Organize a turma em duplas e peça para os alunos refletirem sobre as seguintes questões:

 

  •   Será que o seu desenho mostra como você é?
  •   E o desenho de seu colega, mostra como ele é?
  •   O que você mais gostou em seu desenho?
  •   E no desenho do seu colega?

 

A seguir, peça que cada aluno observe, se olhando no espelho,  juntamente com um colega e destaque as diferenças e semelhanças entre eles.

 

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

 

Professor, o aluno continuará a estabelecer semelhanças e diferenças entre ele mesmo e os colegas. Além de analisar as diferenças entre as características físicas e genéticas, eles irão fazer um trabalho com lateralidade, utilizando o desenho das mãos.

 

Exponha:

 

Vocês observaram que existem semelhanças e diferenças entre cada um de vocês e seus colegas de classe. Vamos conhecer algumas delas:

 

  1. Desenhe em uma folha de papel avulsa o contorno da mão que você usa para escrever.
  2. Responda: qual mão você desenhou? A direita ou a esquerda?
  3. Faça agora, em outra folha de papel, o contorno de sua outra mão. Responda: qual mão você desenhou agora? A direita ou a esquerda?
  4. Observe o desenho das suas mãos com os desenhos dos colegas. São iguais ou diferentes? Por quê?

 

 

Pergunte:

 

  • Todos os colegas da classe escrevem com a mesma mão?

 

 

Vamos contar quantos colegas da classe escrevem com a mão direita e quantos escrevem com a mão esquerda?

 

Anote os resultados.

 

  •   Alunos que escrevem com a mão direita.
  •   Alunos que escrevem com a mão esquerda.

 

 

Para representar os resultados descobertos providencie para cada aluno um papel quadriculado.

 

quadricuado

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/geometria-elementar-geoplano-papel-429069.shtml. Acesso 09/09/2012.

 

 

Solicite que os alunos pintem com cores diferentes o número de quadrinhos dos:

 

Alunos que escrevem com a mão direita.

Alunos que escrevem com a mão esquerda.

 

Veja um exemplo:

 

quadradinhos

Fonte: Acervo da autora.

 

A seguir, questione:

 

Na sua turma, a maior parte dos alunos escrevem com a mão direita ou com a mão esquerda?

 

Professor, esta atividade, além de ressaltar as semelhanças e as diferenças que existem entre seus alunos, também desenvolve outras habilidades como o levantamento, o registro e a análise simples de dados e o trabalho com quantidades, importante para a cartografia.

 

Qual é o seu tamanho?

 

Professor, nesse momento, oriente atividade que envolve aspectos físicos que poderão ser comparados e quantificados, articulando-os com atividades de Matemática. (Exemplos: número de crianças e variedade de cor dos olhos, altura, número de dentes que já caíram, dentre outros).

 

Demonstraremos aqui uma atividade que envolve a altura das crianças. Para isso, os alunos deverão utilizar a palma da mão, um barbante e uma tesoura sem ponta.

 

  1. Organize a turma em duplas e solicite que os alunos fiquem de pé.
  2. Primeiro um dos alunos deverá cortar um pedaço de barbante da altura do colega, estica-lo no chão e contar quantos palmos ele tem. Em seguida, o colega fará o mesmo.
  3. Providencie um papel quadriculado para cada aluno e solicite que os alunos representem a sua altura, pintando um quadrinho para cada palmo que ele contou.

 

 

Assim que todos os alunos terminarem a atividade, providencie um quadro com todos os dados da turma.

 

Exemplo:

 

numero

Fonte: Acervo da autora.

 

A partir do quadro, proponha atividades de análises dos dados.

Peça para os alunos criarem uma legenda para representarem por cores as alturas apuradas.

 

LEGENDAAA

                      Fonte: Acervo da autora.

 

  •   Os alunos deverão representar a altura dos colegas pintando os quadradinhos.

 

Exemplo:

 

qudro

Fonte: Acervo da autora

 

  •   A seguir, os alunos deverão representar a altura de seus colegas, completando o gráfico. Para cada 5 alunos pinte, um quadradinho.

 

grafico altura

 

Fonte: Acervo da autora.

 

 

 

REPRESENTANDO SEU CORPO

 

Professor, uma das formas de representar o corpo, com a participação dos alunos é realizar uma atividade de contorno dos seus corpos. Novamente, organize a turma em duplas, mas tenha o cuidado de misturar os alunos para que eles interajam com toda turma.

 

  •   Separe duas folhas de papel pardo e canetas coloridas para cada dupla.
  •   Solicite que um aluno faça o contorno do corpo do colega, e em seguida, peça para o outro colega fazer o mesmo.

 

Observação: Se possível, disponibilize para o contorno do corpo materiais variados, tais como: giz de cera, canetinha, giz de lousa colorido, fios de lã, barbante, retalhos, botões, grãos de feijão, dentre outros, pois poderão proporcionar um trabalho mais elaborado.

 

Professor, acesse os sítios abaixo e veja exemplos de aulas no portal do professor que abordaram essa temática com diferentes estratégias:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37497. (Aula - Vamos desenhar o corpo? Você sabe quem foi a artista Ana Mendieta?).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23656. (Aula - As sombras: desvendando seus contornos.).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19816 (Aula - Autorretrato de corpo inteiro.).

 

Exponha os trabalhos em um mural na sala de aula. Peça para os alunos compararem os desenhos, semelhanças e diferenças e logo após instrua cada aluno a ficar em frente ao seu contorno, imaginar que está olhando em um espelho e indicar, com letra E, o lado esquerdo e, com a letra D, o lado direito. Posteriormente, devem levantar o braço direito e depois o braço esquerdo e verificar se olhando de frente para o desenho, o seu braço direito coincide com a letra D do contorno. Depois, eles deverão ficar de costas para o desenho e observar se o lado esquerdo coincide com o lado esquerdo do contorno.

 

BRINCANDO E APRENDENDO 1

 

Organize a turma em grupos de cinco alunos.

Um dos jogadores pensa em uma pessoa da classe, mas não diz quem é.

Os outros jogadores têm, então, de adivinhar quem é essa pessoa fazendo perguntas ao jogador que a escolheu. Veja alguns exemplos:

 

  • Essa pessoa é alta ou baixa?
  • Qual é a cor de seus cabelos?
  • Qual é a cor de seus olhos?

 

Quem descobrir marca ponto e pensa em outra pessoa para os outros adivinharem.

 

BRINCANDO E APRENDENDO 2

 

Professor, segue outro exemplo de brincadeira para identificar semelhanças e diferenças. Indague à turma:

 

__Vamos ver se vocês conhecem todos os colegas da turma?

 

Para realizar a brincadeira, providencie uma ficha para cada aluno colocar seus dados/ informações, como, por exemplo: cor dos olhos, dos cabelos, altura, preferências: músicas, time de futebol, brincadeiras, dentre outros.

 

Em seguida, recolha a ficha e peça para os alunos ficarem em pé.

Próximo passo: Professor sorteie uma das fichas e fale para a turma um dos dados que ela contém, por exemplo, a cor dos olhos do aluno sorteado. Quem não tiver os olhos dessa cor, deverá sentar-se.

A seguir, os alunos tentarão adivinhar de quem você está falando.

Se ninguém adivinhar, o jogo continua e você fala uma segunda característica do sorteado. Aqueles que não tiverem essa característica também deverão sentar-se. Os alunos deverão adivinhar de quem você está falando.

Quando alguém adivinhar quem é o aluno sorteado, pegue uma nova ficha e recomece o jogo.

O mesmo procedimento deve ser repetido até que todas as fichas tenham sido sorteadas.

 

Observação: A realização dessa brincadeira não precisa ser limitada em um dia, ela pode, por exemplo, se estender durante a semana.

 

Professor, a partir dessas brincadeiras você poderá trabalhar com textos descritivos. Após esse momento, os alunos poderão descrever, reunidos em duplas ou grupos, a aparência de um dos colegas da sala. Aproveite esse momento e apresente modelos de textos descritivos. Isso poderá ser feito pela leitura de textos literários que contemplem a descrição dos personagens. Quando terminarem de produzir seus textos, peça para lerem à turma.

 

Professor, nesse momento, propomos atividades que abordam identificações/informações sobre as pessoas.

 

Explique aos alunos que existem documentos que trazem informações sobre eles, como por exemplo, certidão de nascimento e a carteira de identidade.

Toda criança que nasce no Brasil deve ser registrada. Quando uma criança nasce, um adulto da família vai ao Cartório e faz o registro. Os cartórios devem fazer esse registro e fornecer a Certidão de Nascimento gratuitamente.

 

Peça antecipadamente que os alunos tragam para sala de aula uma reprografia de sua Certidão de Nascimento para realizarem a seguinte atividade:

 

DOCUMENTANO SUA VIDA

 

Diga à turma: Quando uma criança nasce em um hospital, ela é levada para um berçário cheio de outros bebês. Como você imagina que as enfermeiras que cuidam deles conseguem diferenciar um bebê do outro?

Resposta pessoal:

 

Todas as pessoas têm documento que as identificam.

A Certidão de Nascimento ou Registro de Nascimento é um documento que todos os brasileiros devem ter. O registro de nascimento deve ser feito nos primeiros dias de vida da criança.

Peça que cada aluno observe na sua Certidão de Nascimento: o dia, mês e ano do nascimento, o município e o estado, os nomes dos pais e avós.

Cole a reprografia da Certidão de Nascimento em uma folha e a seguir solicite que os alunos registrem a atividade:

 

  • Agora que você já leu, identificou dados importantes, sublinhe na Certidão de Nascimento, de acordo com a legenda:

 

LEGENDA IDENTIDADE

Fonte: Acervo da autora.

 

certidao

Fonte: Acervo da autora.

 

 

ATIVIDADE DE CASA

 

Observe sua Certidão de Nascimento e complete a ficha de identificação abaixo:

 

FICHA

Fonte: Acervo da autora.

 

 

Professor, indague à turma:

 

  • Os documentos são importantes para nos identificar, mas será que eles dizem tudo sobre você?

 

Estimule o diálogo com a turma, pois é importante que os alunos reflitam e compreendam que os documentos não dizem tudo. Diga, por exemplo, que para conhecer mais sobre você, é preciso saber quais são seus gostos, suas preferências.

 

 

DESCOBRINDO O QUE OS ALUNOS GOSTAM

 

Apresente um trecho da história do “ Menino Maluquinho” à turma.

 

 

...e ficava sozinho

Brincando no quarto

Semanas seguidas

Fazendo batalhas

Fazendo corridas

Desenhando mapas

De terras perdidas

Inventando estrelas

E foguetes espaciais.

 

 

ZIRALDO. O Menino Maluquinho. 85. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2007.

 

 

A partir do trecho, oriente os alunos a responderam as questões:

 

 

  1. O Menino Maluquinho gosta de fazer muitas brincadeiras no quarto dele. Você gosta de fazer alguma dessas brincadeiras? Qual delas?
  2. Que outras brincadeiras você gosta de fazer?
  3. Que brincadeiras você não gosta de fazer?
  4. Você prefere brincar sozinho ou com os amigos?
  5. Você prefere brincar dentro de casa ou na rua ao ar livre?

 

 

Adiante, os alunos deverão comparar suas respostas com as de seus colegas e conversarem a respeito.

 

  •   Eles gostam das mesmas brincadeiras que você?
  •   Que brincadeiras eles não gostam de fazer?

 

 

Professor, para estimular os alunos a listarem suas preferências, prepare um roteiro com perguntas, exemplificado abaixo, organize as duplas e solicite que os alunos realizem como atividade de casa um bate papo online, utilizando mensagens instantâneas (Windows live Messenger – MSN – Google Talk, Yahoo Messenger, Skype) ou e-mails (Gmail, Hotmail, Yahoo!Mail) e colham informações sobre os gostos dos colegas  e, a partir desses dados, elaborem um trabalho individual sobre as preferências do colega.

 

BATE PAPO ONLINE

 

  1. Você gosta de cantar?
  2. Você prefere comida salgada ou doce?
  3. Qual é a sua comida preferida?
  4. Que tipo de música você mais gosta de ouvir?
  5. Você prefere dias quentes ou frios?
  6. Qual é a cor de que você mais gosta?
  7. Você gosta de acordar cedo ou de dormir até tarde?
  8. Qual é o seu brinquedo preferido?

 

 

Video-aula - Criar E-mail Gmail

http://www.youtube.com/watch?v=8HR4w5y0xlQ

 

Como criar um email no Hotmail

http://www.youtube.com/watch?v=bmCrugSg8Uw

 Acessados em 09/09/2012.

 

Professor, os alunos deverão compreender que quando nos relacionamos com os outros, percebemos diferenças entre as pessoas e são justamente essas diferenças que formam a identidade individual.

Porém as pessoas também têm semelhanças entre si, não sendo apenas físicas, mas envolvendo preferências. Por exemplo: se uma pessoa coleciona selos ela tem algo de semelhante com outros colecionadores de selos. Ela se identifica com um conjunto de pessoas que têm uma característica em comum, o qual é chamado de grupo social.

Podemos pensar em diversos grupos sociais: mulheres, crianças, professores, brasileiros, dentre outros.

Uma mesma pessoa pode pertencer a vários grupos sociais ao mesmo tempo.

Exemplo: Samuel é menino, gosta de visitar o zoológico e é estudante. O fato de pertencer a um determinado grupo social também define nossa identidade.

São as semelhanças e diferenças que percebemos entre as pessoas, ao nos relacionarmos com elas, que definem quem somos.

 

Proponha a seguinte atividade para elucidar essas questões:

 

Explique à turma que as ilustrações a seguir, representam quatro personagens de histórias em quadrinhos muito conhecidos no Brasil.

 

 

cebolinha

Fonte: Acervo da autora.

 

 

Converse com a turma e diga que cada um dos personagens tem características próprias. Cada um tem nome, uma aparência física e hábitos que os diferenciam dos demais. Mas eles também têm características em comum: são crianças, vivem no mesmo bairro (o bairro do Limoeiro) e fazem parte do mesmo círculo de amigos. São as semelhanças e diferenças entre os personagens que fazem cada um ter sua própria IDENTIDADE.

 

Apresente o poema à turma:

 

Identidade

 

Às vezes nem eu mesmo

 sei quem sou.

Às vezes sou

“o meu queridinho”.

Às vezes sou

moleque malcriado.

Para mim

tem vezes que eu sou rei,

herói voador,

caubói lutador,

jogador campeão.

Às vezes sou pulga,

sou mosca também, que voa e se esconde

de medo e vergonha.

Às vezes

eu sou Hércules,

Sansão vencedor,

peito de aço,

goleador!

Mas que importa

O que pensam de mim?

Eu sou eu,

sou assim,

sou menino.

 

BANDEIRA, Pedro. Transcrito de cavalgando o arco-íris. São Paulo: Moderna, 1985.

 

 

Proponha, nesse momento, a seguinte atividade para os alunos:

 

  • Vamos inventar nossos próprios personagens e fazer uma história em quadrinhos?

 

Para isso, oriente os alunos a seguirem os seguintes passos:

 

  • Organize a turma em trios.
  • Peça para cada aluno imaginar um personagem que ele gostaria de criar.
  • Cada trio deverá definir quais são as características dos personagens imaginados. É criança ou adulto? É super-herói ou pessoa comum? Onde vive? O que faz? Qual seu sexo, sua aparência física, seu modo de vestir? O que ele costuma fazer e qual o seu nome?
  • Os integrantes do grupo deverão definir coletivamente qual será o assunto da história em quadrinhos para reunir os personagens que o trio imaginou, bem como a ilustração e falas dos personagens.
  • Oriente-os que toda história deverá ter começo, meio e fim.

 

Abaixo, sugerimos algumas formas de se realizar essa atividade:

 

1)      Providencie uma folha de papel para a história.

 

 

SASD

Fonte: Acervo da autora.

 

                                                               

                                                                                                         

2)      A história poderá ser realizada no editor de histórias em quadrinhos chamado HAGÁQUÊ.

 

Os sítios abaixo trazem informações de como utilizar esse programa:

 

http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/. (Esse sítio traz o significado do programa HAGÁQUÊ, bem como links para downloads.).

http://aprendocriando.blogspot.com.br/2010/02/sobre-o-hagaque.html. (Blog que mostra como publicar histórias na internet.).

http://materialdidatico.pbworks.com/w/page/20509747/Tutorial%20Hag%C3%A1Qu%C3%AA. (Material didático - Tutorial HAGÁQUÊ.).

Acessados em 10/09/2012.

 

hagaque

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=oYJ4FV6sA80. Acesso 10/09/2012.

 

Acesse o sítio abaixo e faça a instalação do HAGÁQUÊ no seu computador.

http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=pt-BR. Acesso 10/08/2012.

 

 

 

3)      Professor, se preferir os alunos poderão criar história em quadrinhos online. Os sítios abaixo explicam e exemplificam como realizar essa atividade.

 

 

hq turma da monica

Fonte:http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx. Acesso 14/09/2012.

 

 

http://www.inexistentman.net/2008/03/18/crie-personagens-e-historias-em-quadrinhos-online/. (Sítio que possibilita criar personagens e histórias em quadrinhos online.).

http://www.pixton.com/br/. (Sítio que possibilita criar histórias em quadrinhos.).

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u648996.shtml. (Texto da folha de São Paulo - Saiba como criar sua própria história em quadrinhos online.).

Acessados 14/09/2012.

 

Professor, é importante que cada aluno compreenda que cada ser humano é dotado de características que o distingue dos demais, sejam elas físicas ou relativas a hábitos, costumes ou pertencimento a determinados grupos sociais.

 

Nesse sentido, propicie um momento para que todos da turma se conheçam melhor.

 

Para isso oriente-os a criarem um Podcast disponibilizando informações sobre as suas características.

Professor, por meio dos sítios abaixo, você compreenderá sobre a definição da ferramenta Podcast.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcast. (Definição de podcast.).

http://www.podpods.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-podcast/. (Sítio que responde várias dúvidas sobre podcast.).

http://informatica.hsw.uol.com.br/web-206.htm. (Glossário da Web 2.0 que explica sobre vários recursos tecnólogicos.).

Acessados em 10/09/2012.

 

CONCEITO:

Podcast: é o termo usado para definir uma das formas de publicação de arquivos digitais sonoros pela internet. A origem do termo mescla a palavra pod (que vem de iPod, o aparelho reprodutor de músicas da Apple) com cast (que vem de broadcast, que é a transmissão de áudio ou tevê para vários equipamentos ou pessoas ao mesmo tempo). Os programas ou arquivos gravados em qualquer formato digital ficam armazenados em um servidor na internet e podem ser ouvidos pela internet ou transferidos para o computador.

Fonte:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf Acesso 10/09/2012.

 

No sítio abaixo estão disponibilizados exemplos de Podcasts.

http://www.garotasemfio.com.br/podcast/. Acesso 10/09/2012.

 

 

Adiante, oriente os alunos a escreverem os textos sobre as suas características, exemplificadas abaixo, antes da gravação.

 

 

  • Nome completo
  • Endereço
  • Cor da pele
  • Cor dos olhos
  • Cor dos cabelos
  • Altura
  • Peso
  • Brincadeira preferida
  • Melhor amigo
  • Onde gosta de passear
  • O que gosta de fazer nas horas livres
  • Qual a comida predileta
  • Dentre outros

 

Por fim, depois de criados os textos, os alunos gravarão um programa de áudio Podcast: Quem sou eu: Minha identidade.

Importante: professor, caso não tenha muito domínio com esta ferramenta, é aconselhado um trabalho em parceria com o professor de informática, ou alguém que tenha mais conhecimentos na área.

Segue adiante, sítios que exibem como fazer/criar um Podcast.

 

PODCAST 1

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=WrsukcGFI8g. Acesso 10/09/2012.

 

pod 1

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=BNPA10bIKuk&feature=related. Acesso 10/09/2012.

 

pod 2

 Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=XvRFtr8koSY&feature=channel. Acesso 10/09/2012.

 

pod 3

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=du10fhHM1g8. Acesso 10/09/2012.

 

Assim, depois de terminado o Podcast, os alunos o publicarão no Blog da turma ou da escola. O melhor é que depois os próprios alunos poderão gravar em MP3 para estudarem e escutarem o Podcast em qualquer lugar.

 

8ª Atividade:

 

 CONFRONTANDO AS HIPÓTESES COM OS DADOS PESQUISADOS 

 

Professor, depois de realizar as investigações, retome com seus alunos as hipóteses que eles levantaram no início da Pesquisa e solicite que as confrontem com os dados obtidos, assim vão perceber quais hipóteses são verdadeiras e quais são falsas. Para facilitar entregue um quadro com as hipóteses e solicite que escrevam na frente o que descobriram.

 

                                     Escola de Educação Básica da UFU –                                                  

 Projeto de Iniciação Científica Discente: “Eu e o outro: valor e respeito às semelhanças e às diferenças”

Hipóteses

Descobertas

 

 

 

 

 

 

 

Retome com os alunos se todas as questões foram respondidas, se houver alguma dúvida  solicite aos alunos, que busquem outras fontes e concluam o trabalho.

 

 9ª Atividade:

 

SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS/CULMINÂNCIA DO PROJETO

 

Esta etapa é tão importante quanto a realização das Pesquisas, pois ela proporcionará ao aluno perceber  que a Pesquisa é importante e que todo conhecimento só tem validade se for conhecido por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como vão socializar o que aprenderam. Lembre-se, de organizar todos os trabalhos realizados no dia da apresentação, inclusive o Podcast.

Defina o que cada um fará no dia da apresentação, quem se responsabilizará por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avanços e as dificuldades enfrentadas e também o agradecimento pelo envolvimento da família e demais colaboradores. É importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informações obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Para a apresentação os alunos poderão editar um filme utilizando o Movie Maker. O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker.

 

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm. Acesso 13/05/2012.

 

Veja como criar um Movie Maker nos sítios: 

http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related. ( Vídeo: Como criar um vídeo no Movie Maker do Windows 7.).

http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html. (Blog que explica passo a passo sobre a criação de um vídeo no programa Movie Maker.).

Acessados 13/09/2012.

 

É importante lembrar que esta culminância deve envolver a família e a escola, para isso, algumas atividades antecedem esta realização:

 

Planejamento

 

Defina com os alunos, o que cada um fará no dia da apresentação, quem se responsabilizará por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avanços e as dificuldades enfrentadas e também o agradecimento pelo envolvimento da família e demais colaboradores. É importante que todos participem desse processo.

 

  • Como vamos socializar o que descobrimos?
  • Onde será?
  • Quando?
  • Quais serão as equipes de trabalho?
  • Vamos elaborar convites? Quem vai se responsabilizar pela elaboração e distribuição?
  • Quem vai divulgar o Projeto no jornal da escola?
  • Quem vai confeccionar cartazes? Quantos cartazes deverão ser confeccionados? Onde serão afixados? Dentre outras questões.

 

Se possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público.

Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

 

 10ª Atividade:

 

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

 

Conhecimento do tema estudado;

Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;

Participação nas atividades propostas;

Compreensão do processo de Pesquisa.

 

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.

Ao longo do trabalho, analise se houve envolvimento, se compreenderam as estratégias de Pesquisa e os conhecimentos que construíram. Prepare um pequeno questionário avaliativo sobre o processo da Pesquisa.

 

Exemplo:

  •      Como foi ser pesquisador?
  •      Pesquisar contribuiu para conhecer mais sobre o tema? Por quê?
  •      Você participou ativamente do projeto?

 

Veja um exemplo:

 

·                 QUE BOM (O que foi interessante)
 

 

 

 

 

·                 QUE PENA (O que não deu certo ou poderia ser revisto)

 

 

 

 

·                 QUE TAL (Sugestões)
 

 

 

 

 

Recursos Complementares

Sugestão de links para os alunos:

Livros de literatura:

 

  • Aprendendo com as diferenças da autora Luiza Pasim
  • As diferenças de cada um do autor Jorge Lode
  • A zebrinha preocupada da autora Lúcia Reis

 

Sugestão de links para os professores:

http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/. (Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu currículo, sua didática, seus mecanismos de avaliação e controle.).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf. (Artigo - Tecnologias na escola: Como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem.).

http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111. (Texto - Novas tecnologias na sala de aula: possibilidades didáticas para um ensino construtivista.).

 

Acessados 16/09/2012

 

 

Aulas do portal que contribuirão com a temática:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32179. (Aula - Quem sou eu? Quem é o outro? - UCA.).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8057. (Aula - Descobrindo semelhanças e diferenças no grupo.)

Acessados 14/09/2012

 

Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=PPH2S1eynZ8. (O valor das diferenças.).

http://www.youtube.com/watch?v=aLSSXrkm3Sk&feature=related.(Dumbo - Trabalhando as diferenças com as criança.) .

http://www.youtube.com/watch?v=DgrFIgvF7KU&feature=related. (Tudo bem ser diferente.).

Acesso 13/09/2012.

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Por isso, a observação do professor, é fundamental para perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto/Aula “Eu e o outro: valor e respeito às semelhanças e às diferenças”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, o professor poderá perceber o desenvolvimento do aluno em relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33.33%
  • Três estrelas 1/6 - 16.67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.