03/05/2011
ROSANGELA MENTA MELLO, Eziquiel Menta, Gílian Cristina Barros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ser letrado e ter noções básicas do uso do laptop.
A aula envolverá os seguintes recursos do laptop:
KolourPaint [Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
KsnapShot [Iniciar -> Aplicativos -> IKsnapShot]
|
A música aguça a sensibilidade dos alunos, sua capacidade de concentração e memória, trazendo benefícios ao raciocínio matemático. O professor pode trazer aos alunos materiais que reforçam este aspecto para a sala de aula. "A música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral. É como se tornássemos o nosso 'hardware' mais poderoso", explica a pedagoga Maria Lúcia Cruz Suzigan, especialista no ensino de música para crianças. Essas áreas se interligam e se influenciam. Sem música, a chance é desperdiçada. "Além dos infantis, a criança pode ouvir de tudo: do erudito ao jazz, do folclore à MPB", afirma Maria Lúcia. |
A atividade a seguir relaciona a música com as frações. Os alunos exercitam coordenação motora, concentração, ritmo e sensibilidade auditiva. Dispondo de quatro copos numerados de 1 a 4, uma vasilha com água e uma colher de metal, o professor proporá as seguintes tarefas para os alunos: a) No copo 1, encher totalmente de água; Perguntar ao aluno se: a) Você conseguiu perceber alguma diferença no som que foi produzido em cada um dos quatro copos? Quais? |
Após a atividade anterior, o professor solicitará que os alunos dividam-se em pequenos grupos, e após colocará uma música para tocar. Quando iniciar a música, um componente de cada grupo cronometrará o tempo e os demais irão bater e contar o número de palmas em um minuto. Questões: 1) Quantas palmas você bateu em um minuto durante a música que escutamos? As demais músicas podem ser sugestões dos alunos, solicite que eles investiguem em um site de busca, como o Google (http://www.google.com.br) por exemplo, alguma música. Cada grupo fica responsável por escolher uma, e podem tocar diretamente do seu laptop para que todos possam ouvir, para que possam repetir o procedimento anterior. Questões: Atividades disponíveis em: http://www.unisinos.br/graduacao/files/material.pdf, acesso em 18 de set. de 2009 |
|
Os alunos poderão assistir o vídeo a seguir. É importante que o professor comente com a turma os laços entre a matemática e a música apresentados no vídeo. Recurso disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20816, acesso em 05 de set. de 2009. E em, http://video.google.com/videoplay?docid=-8194634083625184410#, acesso em 05 de set. d e 2009 |
|
Abrindo o programa KolourPaint [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaindo laptop, solicitar que os alunos utilizem a ferramenta "quadrado", "circulo", "retângulo" para que: 1- desenhem um retângulo e o dividam ao meio; 2- desenhem um circulo e o dividam em três partes iguais; 3- desenhem um quadrado e o dividam em quatro partes iguais; 4- com a ferramenta pincel do KcolourPaint, solicitar que os alunos pintem frações das figuras geométricas desenhadas, como por exemplo: pintar a metade do retângulo, duas partes do circulo, etc; 5- cada aluno deverá escrever a fração correspondente ao que foi pintado em cada figura. O professor poderá preparar os alunos para uma aula futura em que será introduzida a aprendizagem da soma e diminuição das frações. Isso poderá ser feito indicando, por exemplo, no caso de solicitar que os alunos levem o computador para casa e desenhem um circulo, um retângulo, um quadrado, como indicado na atividade anterior. Feito isso, eles deverão pintar 1/3 de cada uma dessas figuras, utilizando-se da ferramenta pincel do KolourPaint. Em aula, poderá ser discutido que 1/3 é uma fração e ao mesmo tempo representa uma quantidade, utilizamos os números para representar quantidades, portanto fração é uma forma de representação numérica. Partindo também da idéia de que: como 1/3 é uma fração e fração representa divisão, podemos dizer que 1/3 é o mesmo que 1 dividido por 3, assim 1/3 é o resultado de uma divisão, essa seria uma das formas de mostrar para os alunos que fração também é número. Dessa forma, os alunos compreendem que com as frações também é possível somar, diminuir, multiplicar e dividir.
Para complementar a atividade, todos poderão cantar o Rap das Frações, disponível em: http://rainha.notredame.org.br/noticias/historico-de-noticias/rap-das-fracoes/
Rap da fração
Este rap vai ensinar Cada parte dividida O que está embaixo No entanto minha gente Um traço horizontal Agora eu já sei |
Para finalizar as atividades, assista e discuta com os alunos o vídeo: http://www.clickgratis.com.br/criancas/desenhos-animados/pato-donald/video-aula-de-matematica-e-musica-34.html
O vídeo apresenta, entre outras relações, a descoberta feita por volta do século VI a.c, do filósofo e matemático Pitágoras, que vincula a música aos números fracionários. Pitágoras usou um monocórdio, uma corda esticada que quanto mais reduzida, mais agudo era o som produzido. |
Critérios para avaliação:
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/09/2015
Cinco estrelasOlá! Excelente trabalho, estou fazeno o GTR intitulado "Música e Matemática no Ensino de Frações" e já divulguei o link desse material. Parabéns! Chirley Moura
03/06/2012
Cinco estrelasUma aula muito bem elaborada. gostei muito.
18/05/2011
Cinco estrelasesta aula de musica relacionado com a matemática é muito boa estava precisando disso, gostaria de saber mais a respeito