05/04/2011
Caracterizando as borboletas: jogo para compreensão do conceito de adjetivos.
Michele Machado Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação Profissional | Gestão e Negócios | Técnico em Recursos Humanos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
- Identificar o currículo como um gênero textual;
- Aprender a redigir um currículo de forma eficiente;
- Reconhecer um currículo de qualidade;
- Compreender os requisitos de um anúncio de emprego.
Os alunos já deverão ter debatido sobre o tema "ingresso no mercado de trabalho".
A presente aula é composta por diversos passos, conforme seguem abaixo, que levarão os alunos a ser capazes de construir currículos adequados para a vaga pretendida.
1º passo: Leitura de material teórico sobre produção de currículos.
Professor, tenha uma breve conversa com seus alunos ressaltando a importância de um bom currículo para o ingresso no mercado de trabalho.
Distribua material impresso aos seus alunos sobre a estrutura de um currículo. Sugiro o texto abaixo:
Análise do Modelo de Curriculum
1) Cabeçalho ou Topo
No topo do curriculum, devem aparecer suas informações pessoais: nome completo, estado civil, idade, endereço completo e, principalmente, seus dados de contato. Acredite, muitas pessoas esquecem de colocar seu telefone e e-mail atualizados, são selecionadas e perdem assim a oportunidade de uma entrevista. Número da carteira de identidade, CPF, Documento Militar e outros documentos ficam de fora.
2) Objetivo
O segundo tópico do seu curriculum vitae descreve a que vaga ou oportunidade você tem interesse em concorrer.
3) Formação
Descreva nesta sessão sua formação acadêmica. Inclua apenas dados relevantes mais atuais. Nenhum profissional de seleção deseja saber onde você cursou seu pré-primário.
4) Experiência Profissional
Nesta sessão você deve listar suas experiências profissionais mais importantes. A maneira mais utilizada é listá-las em ordem inversa, ou seja, as mais recentes primeiro. Informe o período em que esteve empregado, o nome da empresa, o cargo exercido, as principais atividades e possíveis resultados destacáveis obtidos.
5) Qualificações e Atividades Profissionais
Aproveite este trecho do currículo para informar cursos que tenha concluído (que sejam relevantes para a vaga almejada) e outras qualificações obtidas ao longo de sua carreira.
6) Informações Adicionais
Utilize esta sessão opcionalmente para informar quaisquer outros dados que julgue significativos para a vaga.
Fonte: http://www.meucurriculum.com/
Faça a leitura em conjunto com os alunos, buscando dialogar e enriquecer a conversa com novas informações.
2º passo: Exponha através do quadro ou outra folha xerocada anúncios de empregos reais e variados.
Imagem: Google
A variedade é importante aqui para que aumente a possibilidade de os alunos se identificarem com as ofertas de emprego. A única exceção será no caso de se tratar de uma turma de curso técnico, em que se poderá voltar para a área do curso em questão.
Mais uma vez, seguem abaixo algumas sugestões:
Técnico em radiologia: oportunidade para trabalhar na área de radiodiagnóstico, experiência em raios-x e ressonância magnética, formado em 2001. Partenon/ Porto Alegre.
Supervisor de obras: Supervisor de obra: funções: acompanhamento de obra, contato com engenheiros, planejamentos, medições, fechamentos, acompanhamento. Produto: grades, portões, corrimão, etc. Requisitos: experiência em coordenação e acompanhamento de equipe de instalação, excelente relacionamento com cliente interno e externo, possuir automóvel. Oferece: contratação CLT - salário fixo mais ajuda de custos. Empresa no bairro Humaitá. Formação: edificações, engenharia, arquitetura, áreas afins.
Operador de telemarketing: Vaga de operador de telemarketing (ativo / receptivo) - (vendas) Porto Alegre. Profissionais com ou sem experiência na área. Requisitos: ensino médio completo e noções básicas de informática. Carga horária: 6h / dia. Remuneração: fixo + va + vt. Interessados enviar currículo por e-mail.
Motoboy: Precisam-se motoboys com ou sem experiência, para prestação de serviços de coletas e entregas em turno integral ou meio turno. Interessados entrar em contato segundas-feiras em nossa central de atendimento.
Secretária / recepcionista: Necessitamos de secretária para escritório de consultoria jurídica. Atendimento direto aos doutores e clientes.
Fonte: http://www.classificados-brasil.com/
3º passo: Produção de currículo.
Cada aluno deve escolher uma das vagas listadas para focar seu currículo, que deve ser elaborado conforme as indicações do texto teórico. O currículo será fictício, ou seja, o aluno deve criar um personagem e suas qualificações para concorrer à vaga. Esse dado é importante para que a falta de experiência não permita que o aluno não tenha como preencher todos os itens para elaboração do currículo.
Essa parte da tarefa deve ser desenvolvida, preferencialmente, no laboratório de informática para que os alunos conheçam também os modelos de currículo do Word. Será necessário imprimi-los.
4º passo: Análise de currículo.
Após a elaboração do currículo, divida a turma em tantos grupos quantas forem as ofertas de emprego utilizadas na aula. No caso citado, serão 5 grupos. Cada grupo fará o papel das empresas que estão contratando, recebendo os currículos voltados para a vaga correspondente e escolhendo aquele que julgar mais adequado.
Professor, chame a atenção dos alunos para o fato de que o currículo mais adequado é aquele que, além de cumprir com todos os itens estudados, está de acordo com as exigências feitas no anúncio.
5º passo: Quem fica com a vaga?
Cada grupo deverá apresentar o currículo que "ganhou" a vaga e expor as razões que o levou a fazer a escolha. Argumente e desafie o grupo quando houver no currículo algo incoerente com o anúncio em questão. Também deve ser comentado, entre os currículos que não foram contemplados com a vaga, em que deveriam melhorar. Oriente seus alunos a anotar as observações feitas pelos colegas sobre seu trabalho.
6º passo: Reescrita do currículo para que fique adequado à vaga, conforme sugestões dadas pelos grupos.
Nesse momento da aula, é importante que até mesmo os alunos "contemplados" com a vaga refaçam seus currículos, levando-se em conta que sempre haverá algo a ser melhorado.
Este e outros planos de aula poderão ser acessados em: http://aprendendoaensinarensinandoaaprender.blogspot.com/
O interessante nessa atividade é que a própria discussão dos alunos, moderada pelo professor, deverá fazer os mesmos perceberem os problemas de seus currículos e buscarem a correção pela reescrita, ou seja, passará por uma fase de autoavaliação.
O papel do professor será avaliar o quanto o aluno desenvolveu entre a primeira e a segunda escrita.
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/03/2014
Cinco estrelasUma aula simples, porem muito bem explicada. Deixando totalmente sem duvida alguma. obrigado.
26/07/2013
Quatro estrelasA aula é muito boa...como se faz um currículo...os recursos e a produão emgeral dos currículos.
26/07/2013
Quatro estrelasMuito bom, este conteudo....
06/04/2013
Quatro estrelasMUITO BOA A AULA. VALE A PENA ACESSAR O PORTAL PORQUE TEM UMA VARIEDADE MUITO GRANDE DE MATERIAL PARA O PROFESSOR. PARABÉNS MICHELE PELA INICIATIVA
14/11/2012
Quatro estrelasGOSTEI DAS dICAS E VOU PEDIR PARA A PROFª DA 8ª s passar para os alunos!
06/06/2012
Quatro estrelassuper interessante a aula, pois o papel do professor é sempre levar idéias novas e trazer outras da sala de aula.
25/01/2012
Cinco estrelasOtimas dicas! Parabéns!
15/09/2011
Cinco estrelasAdorei a aula. Muito criativa. É excelente para ser aplicada com alunos da EJA do Ensino Médio. Parabéns aos professores !
08/06/2011
Três estrelasO MATERIAL FICOU MUITO BOM
07/06/2011
Quatro estrelasGostei bastante.