Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Música: Percepção de timbres

 

23/09/2011

Autor e Coautor(es)
JAQUELINE MAISSIAT
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Música - Jogos cooperativos - Percepção de timbres

Leonardo Stefano Masquio, Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término desde aula, o aluno será capaz de:

  • Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo;

  • Associar o conceito de timbre ao de cor;

  • Identificar timbres de instrumentos musicais diversos;

  • Desenvolver composições explorando seu aspecto timbrístico.

Duração das atividades
3 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Jogos cooperativos;

  • Noções de timbre e cor;

  • Conhecer diversos tipos de instrumentos musicais;

  • Experiência informal com composição;

  • Conhecimento musical informal.

Estratégias e recursos da aula

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

Gravador de Áudio    [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > Gravador de Áudio ]
Kword                          [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > KWord ]
Audacity                      [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > Audacity ]
Mozilla Firefox           [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]

 

Videos

&

 

atividades

Atividade 1 - Sons com a boca

Professor(a), inicie a aula apresentando aos alunos um ou mais dos seguintes vídeos curiosos sugeridos abaixo:

Beat box - http://www.youtube.com/watch?v=VV5YClNSVbA&feature=related

Beat box - http://www.youtube.com/watch?v=0w2wHUx8Q7w&feature=related

Guitarra - http://www.youtube.com/watch?v=l7LmbFFEGNY&feature=related

Motor - http://www.youtube.com/watch?v=zgvMU5_x4ko&feature=related

Cubanos bocais - http://www.youtube.com/watch?v=fYAmz-N0S_k&feature=related

The voca people no Faustão - http://www.youtube.com/watch?v=XU5cjEJt6dQ&feature=related

Os vídeos apresentam pessoas das mais diversas, tanto amadoras quanto profissionais, mostrando as possibilidades de realização de sons diferentes com a boca. A proposta é que se discuta com os alunos como isso é possível e o que diferencia um som do outro. Ou seja: existe uma gama imensa de sons que podemos realizar com as articulações da boca e a nossa voz. Quantas vozes nós somos capazes de imitar? Quantos sons diferentes podemos produzir com nossa voz?

Proponha o seguinte jogo:  solicite aos alunos que escrevam em pequenas tiras de papel o nome de animais, de objetos que produzam algum som. Após, divida a turma em dois grandes grupos e sorteie os papéis, um para cada grupo, um aluno fica responsável por fazer o som característico do que for sorteado para o grupo que participa e os demais colegas vão tentando acertar (assim que é adivinhado, outro aluno do mesmo grupo sorteia um papel e assim consecutivamente até os papéis terminarem). Ganha o jogo a equipe que acertar mais sons.

Ao término desde jogo, solicite que os alunos, com o auxílio do laptop grave sons, que acharem interessantes e vozes de pessoas, seja a família, amigos... . Isto pode ser feito com dois recursos do laptop, o Gravador de Áudio e o Audacity, este último é próprio também para edição do áudio. Caso não tenha esta possibilidade, os alunos podem gravar sons dentro da própria escola. Dê liberdade aos alunos se quiserem modificar o som que encontrarem com as ferramentas do Audacity. A intenção é continuar com o jogo, mas com os sons gravados do cotidiano de cada aluno, só que desta vez quem deverá adivinhar o som será o grupo adversário, adivinhando o objeto ou quem está na gravação, se é homem, mulher, jovem, idoso....

Ao final da atividade comente com os alunos que estas diferenças de som são o que chamamos de timbre. É o que diferencia a voz de uma pessoa de outra e o som de um instrumento de outro.

Atividade 2 - Instrumentos e timbres

Professor, agora apresente aos alunos o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=lYCE8IqO-tI

O vídeo em questão apresenta as famílias de instrumentos da orquestra tradicional. É como se cada som possuísse uma 'cor' própria. Enfatize com os alunos que, após a exibição do vídeo, eles participarão de um jogo, então devem se concentrar ao máximo e atentar para os detalhes.

Após o vídeo, formule questões para discussão com os alunos em forma de jogo. Divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos. Um representante de cada grupo, a cada rodada, sorteia uma pergunta e formula para o grupo da vez. Caso não saibam ou não acertem a resposta, a chance passa ao grupo seguinte. O detalhe é que dentro de cada grupo todos podem ajudar a encontrar a resposta e também na internet no navegador Mozilla Firefox, em sites de busca, tais como:

 

O professor também pode propor que cada grupo responda em um papel suas opiniões e depois confiram com o vídeo. A seguir sugestões para as perguntas:

  1. O que determina as características sonoras e as famílias dos instrumentos? Por exemplo: tamanho, material, maneira de tocar, etc.

  2. Quais os grupos de instrumentos de uma orquestra?

  3. Quais os instrumentos da família das madeiras?

  4. Quais os instrumentos da família das cordas?

  5. Quais os instrumentos da família dos metais?

  6. Cite três instrumentos de percussão.

  7. Qual o instrumento mais agudo da família dos metais?

  8. Qual o instrumento mais grave da família das madeiras?

  9. Além de violino e violoncelo, quais os outros instrumentos da família das cordas?

  10. Imite o timbre dos instrumentos da família dos metais.

  11. Imite o timbre dos instrumentos da família das cordas.

  12. Imite o timbre de instrumentos de percussão.

 

As perguntas podem ser ampliadas e detalhadas de acordo com o nível de conhecimento do grupo e faixa etária. É muito válido diversificar este material e inclusive pedir para que cada grupo formule perguntas aos outros sobre o vídeo que foi assistido. A dinâmica lúdica do jogo acrescenta um maior interesse pela observação e análise.

Atividade 3 - Cor e som

Professor(a), com os alunos ainda organizados em grupo, distribua um envelope com cartões coloridos diversos. Ofereça pelo menos dois cartões de cada cor. Se forem 10 cores, totalizarão 20 cartões. Os grupos deverão:

  • Organizar uma composição visual com os cartões.

  • Atribuir a cada cor um timbre diferente (produzido com objetos que  tiverem disponíveis, sons do corpo, boca).

  • Reordenar os cartões coloridos de acordo com os acontecimentos sonoros pretendidos (desestruturar para reestruturar).

  • Ensaiar e apresentar a composição.

 

Ao final, questione os alunos sobre os critérios de sua organização sonoro-visual:

  • Porque adotaram tal som para tal cor? Isso poderia ser diferente?

  • Culturalmente associamos o vermelho a algo quente, agitado. O timbre escolhido se relaciona com estas ideias pré-estabelecidas ou representa um outro tipo de interpretação?

  • O material produzido pode ser reorganizado sucessivamente. Que outros aspectos podem ser explorados em termos de timbre?

  • É possível dizer que o som de um trompete por exemplo é azul? Ou que um violino é amarelo?

 

Problematize com os alunos e estimule que continuem a pesquisar após a aula sobre as relações entre cor e som. (Internet, vídeos, artistas), e que posteriormente solicite os achados. O registro pode ser feito no editor de texto Kword, e depois estes registros podem ser socializado entre os alunos.

Sugere-se observar a obra de Eduardo Sued (link 6 em Recursos Complementares).

Recursos Complementares

Link 1 - Jogos cooperativos - http://www.jogoscooperativos.com.br/entendendo_os_jogos.htm#Afinal...  

Link 2 - Jogos cooperativos - http://www.liceu.com.br/ftp/FTP/Educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica/EM%202%20ano/cooperativosXcompetitivos.pdf

Link 3 - Jogos cooperativos - http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/jogoscooperativos.pdf  

Link 4 - Jogos cooperativos - Entrevista com Fábio Brotto sobre jogos cooperativos - http://www.scribd.com/doc/15903819/Entrevista-Fabio-Brotto-Jogos-Cooperativos-Revista-Educacao  

Link 5 - Jogos cooperativos - http://www.labrinjo.ufc.br/phocadownload/marcos.pdf         

Link 6 - Site oficial - Eduardo Sued - http://www.sued.art.br/  

Link 7 - Música - Introdução à notação gráfica - Música e artes visuais - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22095

Avaliação

Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:

  1. Os alunos agiram coletivamente dentro do jogo cooperativo?

  2. Associaram o conceito de timbre ao de cor?

  3. Conheceram e identificaram timbres de instrumentos musicais diversos?

  4. Conheceram pesquisas de timbres produzidos com a boca?

  5. Desenvolveram composições explorando seu aspecto timbrístico associando à cor?

  6. Os alunos apresentaram uma postura crítica e exercitaram a percepção auditiva durante as atividades?

  7. Houve curiosidade e entusiasmo na experiência? Demonstraram interesse e motivação ao longo das atividades?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.