23/09/2011
Música - Jogos cooperativos - Percepção de timbres
Leonardo Stefano Masquio, Rodrigo Russano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ao término desde aula, o aluno será capaz de:
Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo;
Associar o conceito de timbre ao de cor;
Identificar timbres de instrumentos musicais diversos;
Desenvolver composições explorando seu aspecto timbrístico.
Jogos cooperativos;
Noções de timbre e cor;
Conhecer diversos tipos de instrumentos musicais;
Experiência informal com composição;
Conhecimento musical informal.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
Gravador de Áudio [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > Gravador de Áudio ]
Kword [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > KWord ]
Audacity [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > Audacity ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
&
|
Professor(a), inicie a aula apresentando aos alunos um ou mais dos seguintes vídeos curiosos sugeridos abaixo: Beat box - http://www.youtube.com/watch?v=VV5YClNSVbA&feature=related Beat box - http://www.youtube.com/watch?v=0w2wHUx8Q7w&feature=related Guitarra - http://www.youtube.com/watch?v=l7LmbFFEGNY&feature=related
Motor - http://www.youtube.com/watch?v=zgvMU5_x4ko&feature=related
Cubanos bocais - http://www.youtube.com/watch?v=fYAmz-N0S_k&feature=related The voca people no Faustão - http://www.youtube.com/watch?v=XU5cjEJt6dQ&feature=related Os vídeos apresentam pessoas das mais diversas, tanto amadoras quanto profissionais, mostrando as possibilidades de realização de sons diferentes com a boca. A proposta é que se discuta com os alunos como isso é possível e o que diferencia um som do outro. Ou seja: existe uma gama imensa de sons que podemos realizar com as articulações da boca e a nossa voz. Quantas vozes nós somos capazes de imitar? Quantos sons diferentes podemos produzir com nossa voz? Proponha o seguinte jogo: solicite aos alunos que escrevam em pequenas tiras de papel o nome de animais, de objetos que produzam algum som. Após, divida a turma em dois grandes grupos e sorteie os papéis, um para cada grupo, um aluno fica responsável por fazer o som característico do que for sorteado para o grupo que participa e os demais colegas vão tentando acertar (assim que é adivinhado, outro aluno do mesmo grupo sorteia um papel e assim consecutivamente até os papéis terminarem). Ganha o jogo a equipe que acertar mais sons. Ao término desde jogo, solicite que os alunos, com o auxílio do laptop grave sons, que acharem interessantes e vozes de pessoas, seja a família, amigos... . Isto pode ser feito com dois recursos do laptop, o Gravador de Áudio e o Audacity, este último é próprio também para edição do áudio. Caso não tenha esta possibilidade, os alunos podem gravar sons dentro da própria escola. Dê liberdade aos alunos se quiserem modificar o som que encontrarem com as ferramentas do Audacity. A intenção é continuar com o jogo, mas com os sons gravados do cotidiano de cada aluno, só que desta vez quem deverá adivinhar o som será o grupo adversário, adivinhando o objeto ou quem está na gravação, se é homem, mulher, jovem, idoso.... Ao final da atividade comente com os alunos que estas diferenças de som são o que chamamos de timbre. É o que diferencia a voz de uma pessoa de outra e o som de um instrumento de outro.
Professor, agora apresente aos alunos o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=lYCE8IqO-tI O vídeo em questão apresenta as famílias de instrumentos da orquestra tradicional. É como se cada som possuísse uma 'cor' própria. Enfatize com os alunos que, após a exibição do vídeo, eles participarão de um jogo, então devem se concentrar ao máximo e atentar para os detalhes. Após o vídeo, formule questões para discussão com os alunos em forma de jogo. Divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos. Um representante de cada grupo, a cada rodada, sorteia uma pergunta e formula para o grupo da vez. Caso não saibam ou não acertem a resposta, a chance passa ao grupo seguinte. O detalhe é que dentro de cada grupo todos podem ajudar a encontrar a resposta e também na internet no navegador Mozilla Firefox, em sites de busca, tais como:
O professor também pode propor que cada grupo responda em um papel suas opiniões e depois confiram com o vídeo. A seguir sugestões para as perguntas:
As perguntas podem ser ampliadas e detalhadas de acordo com o nível de conhecimento do grupo e faixa etária. É muito válido diversificar este material e inclusive pedir para que cada grupo formule perguntas aos outros sobre o vídeo que foi assistido. A dinâmica lúdica do jogo acrescenta um maior interesse pela observação e análise.
Professor(a), com os alunos ainda organizados em grupo, distribua um envelope com cartões coloridos diversos. Ofereça pelo menos dois cartões de cada cor. Se forem 10 cores, totalizarão 20 cartões. Os grupos deverão:
Ao final, questione os alunos sobre os critérios de sua organização sonoro-visual:
Problematize com os alunos e estimule que continuem a pesquisar após a aula sobre as relações entre cor e som. (Internet, vídeos, artistas), e que posteriormente solicite os achados. O registro pode ser feito no editor de texto Kword, e depois estes registros podem ser socializado entre os alunos. Sugere-se observar a obra de Eduardo Sued (link 6 em Recursos Complementares). |
Link 1 - Jogos cooperativos - http://www.jogoscooperativos.com.br/entendendo_os_jogos.htm#Afinal...
Link 2 - Jogos cooperativos - http://www.liceu.com.br/ftp/FTP/Educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica/EM%202%20ano/cooperativosXcompetitivos.pdf
Link 3 - Jogos cooperativos - http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/jogoscooperativos.pdf
Link 4 - Jogos cooperativos - Entrevista com Fábio Brotto sobre jogos cooperativos - http://www.scribd.com/doc/15903819/Entrevista-Fabio-Brotto-Jogos-Cooperativos-Revista-Educacao
Link 5 - Jogos cooperativos - http://www.labrinjo.ufc.br/phocadownload/marcos.pdf
Link 6 - Site oficial - Eduardo Sued - http://www.sued.art.br/
Link 7 - Música - Introdução à notação gráfica - Música e artes visuais - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22095
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Os alunos agiram coletivamente dentro do jogo cooperativo?
Associaram o conceito de timbre ao de cor?
Conheceram e identificaram timbres de instrumentos musicais diversos?
Conheceram pesquisas de timbres produzidos com a boca?
Desenvolveram composições explorando seu aspecto timbrístico associando à cor?
Os alunos apresentaram uma postura crítica e exercitaram a percepção auditiva durante as atividades?
Houve curiosidade e entusiasmo na experiência? Demonstraram interesse e motivação ao longo das atividades?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!