Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Luiz Gonzaga: Rei do Baião

 

25/04/2011

Autor e Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Thiago Lenine Tito Tolentino ; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos irão, com esta aula, desenvolver práticas interpretativas vinculadas ao estudo da canção brasileira e da história nacional. A partir de um conjunto de obras selecionadas, os alunos poderão exercitar sua capacidade de relacionar conteúdos provenientes de diferentes esferas de atuação humana, como a cultura e a política, com os saberes históricos estudados. Trata-se de uma expansão da visão de mundo dos alunos, um esforço para um desenvolvimento de uma perspectiva mais integrada que supere os limites comuns de um currículo compartimentado em diferentes disciplinas.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos já tenham trabalhado os seguintes conteúdos: História da Primeira República no Brasil (a República Velha), História da Era Vargas, Governos Populistas e Governos militares.

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

O professor deverá fazer uma breve introdução, enfatizando que o estudo da história cultural brasileira é um importante viés para a compreensão das realidades passadas e presentes. Longe de se constituir em um recorte limitado e restrito, a apreciação dos fatores culturais de uma determinada sociedade constitui uma forma capaz de relacionar os diferentes aspectos do mundo histórico: cultural, político, econômico e social. Dessa forma, a opção em se trabalhar com a canção brasileira revela-se profícua, justamente por sua capacidade de remeter a diversos aspectos da realidade histórica. A aula que se segue irá desdobrar-se em torno da obra de Luiz Gonzaga e, a partir desta, pretende abordar três aspectos importantes na cultura do baião: a migração e a crítica social (tema típico da história social), o amor no baião (tema da história cultural sobre os modos de viver e se relacionar) e as festas (tema da história cultural e social que aborda costumes, comidas e gêneros típicos de uma sociedade determinada).

O professor deverá dividir a turma em três grupos. Deverá ser distribuído a todos os alunos o texto sobre o baião e sua história (disponível em: http://www.collectors.com.br/CS06/cs06_05a.shtml) e o texto com a biografia resumida de Luiz Gonzaga (disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u608.jhtm). Deve-se exibir, também, o pequeno vídeo referente à história de Luiz Gonzaga (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PYkZbA-gI0U&feature=related).

 

Estes materiais servirão para garantir uma primeira aproximação dos alunos com a obra e a vida de Luiz Gonzaga. Cada um dos grupos ficará responsável por três músicas que se relacionam com as três temáticas que serão trabalhadas. Assim:

GRUPO 1 - Tema: “Migração e crítica social na canção de Gonzaga”.

Músicas:

- Documento de Matuto, disponível on line em: http://www.youtube.com/watch?v=ugCmMUsI_3A&feature=related

download: http://mp3skull.com/mp3/documento_de_matuto_luiz_gonzaga.html;

letra: http://www.letras.com.br/luiz-gonzaga/documento-de-matuto.

 

- Vozes da seca, disponível on line em: http://www.youtube.com/watch?v=gZ1LuWmuBeo&feature=related ;

download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_vozes_da_seca.html;

letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47103/.

- Asa Branca, disponível on line em:

http://www.youtube.com/watch?v=cWiJL0_yj9c;

download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga.html ;

letra:  http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47081/.

GRUPO 2 - Tema: “O amor do baião na canção de Gonzaga”.

Músicas:

- Vem morena, disponível on line em: http://www.youtube.com/watch?v=JGZxxI0sjKA;

download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_vem_morena.html ;

letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/68172/.

 

- Xamego, disponível on line em: http://www.youtube.com/watch?v=lsokjUBcoHY&feature=related;

download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_xamego.html ;

letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/261221/.

 

- O xote das meninas, disponível on line em: http://www.youtube.com/watch?v=5g3GAbv7US4&feature=related;

Download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_xote_das_meninas.html ;

Letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47104/.

GRUPO 3 – Tema: “As festas na canção de Gonzaga”.

Músicas:

- Baião, disponível on line em: http://www.youtube.com/watch?v=mwFGvGMxotc; download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_baiao.html ;

letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/261208/.

- Lendas de São João, disponível on line em: http://www.youtube.com/watch?v=nDzaykm0npI ;

downloadhttp://www.4shared.com/get/03wJZYfR/12_-_Luiz_Gonzaga_-_Lenda_de_S.html;

letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/1561841/.

- Olha para o céu, disponível on line em: http://www.youtube.com/watch?v=tQ3lmddw410&feature=related ;

download: http://www.4shared.com/get/cU_LbSd7/Luiz_Gonzaga_-_Festa_Junina_-_.html ;

 letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47093/.

Cientes de seu tema e conjunto de músicas, cada grupo irá começar a trabalhar as relações entre as músicas e suas respectivas temáticas, situando-as em uma perspectiva histórica e terão como base os textos sugeridos abaixo. O objetivo final das três aulas será uma apresentação oral de cada grupo, reunindo as músicas, as imagens e os vídeos disponibilizados.

Assim, cada grupo terá, como dever de casa, que acessar os seguintes materiais:

- GRUPO 1: Ler o texto sobre fluxos migratórios no Brasil (disponível em: http://www.portalimpacto.com.br/docs/01Franco2ANOAula19.pdf) e assistir ao vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KHWdHZkTLj4;

 

- GRUPO 2: Ler o texto sobre a dança Baião (disponível em: http://blogdogutemberg.blogspot.com/2010/06/nascido-nos-anos-40-o-baiao-resiste-ao.html ) e assistir ao vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gLcuV1XFtzQ&feature=related;

 

- GRUPO 3: Ler o texto sobre festa de São João (disponível em: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm ) e assistir ao vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kmARpm2WlWM.

 

Segunda Aula

Com os materiais (músicas, textos e vídeos) já trabalhados e disponibilizados, os alunos farão durante a aula a pesquisa para a montagem da apresentação de cada grupo. Esta montagem deverá constituir-se de uma apresentação oral, mobilizando os conteúdos trabalhados, a confecção de um painel com fotos e imagens referentes a cada música, a reprodução das músicas dos respectivos grupos e, se possível, a de algum dos vídeos disponibilizados.

Na sala de aula, os alunos deverão fazer uma pesquisa de imagens e fotos que suportem a apresentação de cada grupo. Abaixo relacionamos alguns tipos de imagens que poderão servir de referência para cada grupo.

Mapa da migração/década de 1970

http://profcmazucheli.blogspot.com/2009/10/agricultura-brasileira-historico-da.html

 

mapa da migração  

 

Quadro Os Retirantes, de Portinari. http://dilmanarede.com.br/pernambuco-e-dilma/blog/dilma-lidera-com-62-no-nordeste

 

retirantes

A seca, uma das principais causas do êxodo rural em várias partes do país. http://www.anbnordestinos.com.br/exodo.php

secas

 

Migrantes. http://construindoumnovomaranhao.blogspot.com/2009/10/projeto-idealizado-no-brasil-imperio.html

 

migrantes

 

Dançando o Baião.

http://blogdogutemberg.blogspot.com/2010/06/nascido-nos-anos-40-o-baiao-resiste-ao.html

dançando o baiao

 

Baião se dança colado. http://www.recife.pe.gov.br/especiais/brincantes/5d.html

dançando colado

 

Luiz Gonzaga: Rei do Baião http://ciateatromusica.blogspot.com/2009_07_01_archive.html

 

luiz gonzaga rei do baiao

 

Festa de São João http://www.joaodorio.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=154&Itemid=117

 

festa de sao joao

 

Festa junina. http://formigueiros.com/2009/06/viva-sao-joao/

festa junina2'

Comidas típicas do São João http://resumododia.com/comidas-tipicas-sao-joao-receitas-juninas.html

comias típicas

 

Fogueira de São João http://diariohermes.wordpress.com/2009/06/19/bingo-no-tiradentes-da-inicio-a-festa-de-sao-joao/

 

 fogueira de sao joao

Balão de São João http://felipewasser.blogspot.com/2010/07/baloes-de-sao-joao-sao-joao-balloons.html

 

balão de são joao

 

Como dever de casa da SEGUNDA AULA os grupos devem finalizar os preparativos para a apresentação dos respectivos trabalhos.

TERCEIRA AULA: A terceira aula será toda dedicada à preparação e apresentação dos grupos.

Recursos Complementares

- Vídeo “Depoimento de Luiz Gonzaga”: http://www.youtube.com/watch?v=7G5sK7kNr4U

- Vídeo “Especial Luiz Gonzaga”: http://www.youtube.com/watch?v=6guc97Kj7jM&feature=related

- Vídeo “Documentário Luiz Gonzaga”: http://www.youtube.com/watch?v=k66hNRj6dI4&feature=related

- Vídeo “Museu Luiz Gonzaga”:  http://www.youtube.com/watch?v=OXOVRcDj03o

- “Luiz Gonzaga fala sobre Asa Branca”: http://www.youtube.com/watch?v=OXOVRcDj03o

Avaliação

A avaliação será constante e deverá percorrer todo o processo das aulas. Avaliar com especial atenção as apresentações e a capacidade dos alunos de relacionar as temáticas e as músicas apresentadas. O principal é que os alunos sejam capazes de articular os materiais disponibilizados em uma apresentação que articule a fala e os objetos. Não se trata de uma avaliação quantitativa, mas, ao contrário, essencialmente qualitativa, visando ao reconhecimento da participação dos alunos e de seu esforço em criar uma interpretação que associe os temas propostos aos materiais disponibilizados. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosa, Escola municipal Monte Castelo , Pernambuco - disse:
    raposorosa11@gmail.com

    18/01/2012

    Três estrelas

    Achei bem interessante, mas acredito que se poderia atingir muitos outros componentes curriculares, como geografia estudando as regiões brasileiras detendo-se na região nordeste, o clima a vegetação, falar da caatinga. Poderia se trabalhar em lingua portuguesa o regionalismo, as diferentes formas de falar das pessoas das cidades e do campo, fazer uma comparação entre as diferenças lingustísticas em cada região. Em matemática poderia se trabalhar distancias de localidades. Muitos outros temas.


  • JOSÉ GICELMO MELO ALBUQUERQUE, ESC MUL DE ENS FUND PROFº FLORENTINO MENEZES , Sergipe - disse:
    gicelmoalbuquerque@ig.com.br

    13/05/2011

    Cinco estrelas

    Excelente. incluiria no tema “Migração e crítica social na canção de Gonzaga”, a música Triste Partida. Retrata o êxodo rural e toda suas vertentes.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.