25/04/2011
Thiago Lenine Tito Tolentino ; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Cultura |
Os alunos irão, com esta aula, desenvolver práticas interpretativas vinculadas ao estudo da canção brasileira e da história nacional. A partir de um conjunto de obras selecionadas, os alunos poderão exercitar sua capacidade de relacionar conteúdos provenientes de diferentes esferas de atuação humana, como a cultura e a política, com os saberes históricos estudados. Trata-se de uma expansão da visão de mundo dos alunos, um esforço para um desenvolvimento de uma perspectiva mais integrada que supere os limites comuns de um currículo compartimentado em diferentes disciplinas.
É necessário que os alunos já tenham trabalhado os seguintes conteúdos: História da Primeira República no Brasil (a República Velha), História da Era Vargas, Governos Populistas e Governos militares.
INTRODUÇÃO
O professor deverá fazer uma breve introdução, enfatizando que o estudo da história cultural brasileira é um importante viés para a compreensão das realidades passadas e presentes. Longe de se constituir em um recorte limitado e restrito, a apreciação dos fatores culturais de uma determinada sociedade constitui uma forma capaz de relacionar os diferentes aspectos do mundo histórico: cultural, político, econômico e social. Dessa forma, a opção em se trabalhar com a canção brasileira revela-se profícua, justamente por sua capacidade de remeter a diversos aspectos da realidade histórica. A aula que se segue irá desdobrar-se em torno da obra de Luiz Gonzaga e, a partir desta, pretende abordar três aspectos importantes na cultura do baião: a migração e a crítica social (tema típico da história social), o amor no baião (tema da história cultural sobre os modos de viver e se relacionar) e as festas (tema da história cultural e social que aborda costumes, comidas e gêneros típicos de uma sociedade determinada).
O professor deverá dividir a turma em três grupos. Deverá ser distribuído a todos os alunos o texto sobre o baião e sua história (disponível em: http://www.collectors.com.br/CS06/cs06_05a.shtml) e o texto com a biografia resumida de Luiz Gonzaga (disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u608.jhtm). Deve-se exibir, também, o pequeno vídeo referente à história de Luiz Gonzaga (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PYkZbA-gI0U&feature=related).
Estes materiais servirão para garantir uma primeira aproximação dos alunos com a obra e a vida de Luiz Gonzaga. Cada um dos grupos ficará responsável por três músicas que se relacionam com as três temáticas que serão trabalhadas. Assim:
GRUPO 1 - Tema: “Migração e crítica social na canção de Gonzaga”.
Músicas:
- Documento de Matuto, disponível on line em: http://www.youtube.com/watch?v=ugCmMUsI_3A&feature=related;
download: http://mp3skull.com/mp3/documento_de_matuto_luiz_gonzaga.html;
letra: http://www.letras.com.br/luiz-gonzaga/documento-de-matuto.
- Vozes da seca, disponível on line em: http://www.youtube.com/watch?v=gZ1LuWmuBeo&feature=related ;
download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_vozes_da_seca.html;
letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47103/.
- Asa Branca, disponível on line em:
http://www.youtube.com/watch?v=cWiJL0_yj9c;
download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga.html ;
letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47081/.
GRUPO 2 - Tema: “O amor do baião na canção de Gonzaga”.
Músicas:
- Vem morena, disponível on line em: http://www.youtube.com/watch?v=JGZxxI0sjKA;
download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_vem_morena.html ;
letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/68172/.
- Xamego, disponível on line em: http://www.youtube.com/watch?v=lsokjUBcoHY&feature=related;
download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_xamego.html ;
letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/261221/.
- O xote das meninas, disponível on line em: http://www.youtube.com/watch?v=5g3GAbv7US4&feature=related;
Download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_xote_das_meninas.html ;
Letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47104/.
GRUPO 3 – Tema: “As festas na canção de Gonzaga”.
Músicas:
- Baião, disponível on line em: http://www.youtube.com/watch?v=mwFGvGMxotc; download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_baiao.html ;
letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/261208/.
- Lendas de São João, disponível on line em: http://www.youtube.com/watch?v=nDzaykm0npI ;
download: http://www.4shared.com/get/03wJZYfR/12_-_Luiz_Gonzaga_-_Lenda_de_S.html;
letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/1561841/.
- Olha para o céu, disponível on line em: http://www.youtube.com/watch?v=tQ3lmddw410&feature=related ;
download: http://www.4shared.com/get/cU_LbSd7/Luiz_Gonzaga_-_Festa_Junina_-_.html ;
letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47093/.
Cientes de seu tema e conjunto de músicas, cada grupo irá começar a trabalhar as relações entre as músicas e suas respectivas temáticas, situando-as em uma perspectiva histórica e terão como base os textos sugeridos abaixo. O objetivo final das três aulas será uma apresentação oral de cada grupo, reunindo as músicas, as imagens e os vídeos disponibilizados.
Assim, cada grupo terá, como dever de casa, que acessar os seguintes materiais:
- GRUPO 1: Ler o texto sobre fluxos migratórios no Brasil (disponível em: http://www.portalimpacto.com.br/docs/01Franco2ANOAula19.pdf) e assistir ao vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KHWdHZkTLj4;
- GRUPO 2: Ler o texto sobre a dança Baião (disponível em: http://blogdogutemberg.blogspot.com/2010/06/nascido-nos-anos-40-o-baiao-resiste-ao.html ) e assistir ao vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gLcuV1XFtzQ&feature=related;
- GRUPO 3: Ler o texto sobre festa de São João (disponível em: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm ) e assistir ao vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kmARpm2WlWM.
Segunda Aula
Com os materiais (músicas, textos e vídeos) já trabalhados e disponibilizados, os alunos farão durante a aula a pesquisa para a montagem da apresentação de cada grupo. Esta montagem deverá constituir-se de uma apresentação oral, mobilizando os conteúdos trabalhados, a confecção de um painel com fotos e imagens referentes a cada música, a reprodução das músicas dos respectivos grupos e, se possível, a de algum dos vídeos disponibilizados.
Na sala de aula, os alunos deverão fazer uma pesquisa de imagens e fotos que suportem a apresentação de cada grupo. Abaixo relacionamos alguns tipos de imagens que poderão servir de referência para cada grupo.
Mapa da migração/década de 1970
http://profcmazucheli.blogspot.com/2009/10/agricultura-brasileira-historico-da.html
Quadro Os Retirantes, de Portinari. http://dilmanarede.com.br/pernambuco-e-dilma/blog/dilma-lidera-com-62-no-nordeste
A seca, uma das principais causas do êxodo rural em várias partes do país. http://www.anbnordestinos.com.br/exodo.php
Migrantes. http://construindoumnovomaranhao.blogspot.com/2009/10/projeto-idealizado-no-brasil-imperio.html
Dançando o Baião.
http://blogdogutemberg.blogspot.com/2010/06/nascido-nos-anos-40-o-baiao-resiste-ao.html
Baião se dança colado. http://www.recife.pe.gov.br/especiais/brincantes/5d.html
Luiz Gonzaga: Rei do Baião http://ciateatromusica.blogspot.com/2009_07_01_archive.html
Festa de São João http://www.joaodorio.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=154&Itemid=117
Festa junina. http://formigueiros.com/2009/06/viva-sao-joao/
Comidas típicas do São João http://resumododia.com/comidas-tipicas-sao-joao-receitas-juninas.html
Fogueira de São João http://diariohermes.wordpress.com/2009/06/19/bingo-no-tiradentes-da-inicio-a-festa-de-sao-joao/
Balão de São João http://felipewasser.blogspot.com/2010/07/baloes-de-sao-joao-sao-joao-balloons.html
Como dever de casa da SEGUNDA AULA os grupos devem finalizar os preparativos para a apresentação dos respectivos trabalhos.
TERCEIRA AULA: A terceira aula será toda dedicada à preparação e apresentação dos grupos.
- Vídeo “Depoimento de Luiz Gonzaga”: http://www.youtube.com/watch?v=7G5sK7kNr4U
- Vídeo “Especial Luiz Gonzaga”: http://www.youtube.com/watch?v=6guc97Kj7jM&feature=related
- Vídeo “Documentário Luiz Gonzaga”: http://www.youtube.com/watch?v=k66hNRj6dI4&feature=related
- Vídeo “Museu Luiz Gonzaga”: http://www.youtube.com/watch?v=OXOVRcDj03o
- “Luiz Gonzaga fala sobre Asa Branca”: http://www.youtube.com/watch?v=OXOVRcDj03o
A avaliação será constante e deverá percorrer todo o processo das aulas. Avaliar com especial atenção as apresentações e a capacidade dos alunos de relacionar as temáticas e as músicas apresentadas. O principal é que os alunos sejam capazes de articular os materiais disponibilizados em uma apresentação que articule a fala e os objetos. Não se trata de uma avaliação quantitativa, mas, ao contrário, essencialmente qualitativa, visando ao reconhecimento da participação dos alunos e de seu esforço em criar uma interpretação que associe os temas propostos aos materiais disponibilizados.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/01/2012
Três estrelasAchei bem interessante, mas acredito que se poderia atingir muitos outros componentes curriculares, como geografia estudando as regiões brasileiras detendo-se na região nordeste, o clima a vegetação, falar da caatinga. Poderia se trabalhar em lingua portuguesa o regionalismo, as diferentes formas de falar das pessoas das cidades e do campo, fazer uma comparação entre as diferenças lingustísticas em cada região. Em matemática poderia se trabalhar distancias de localidades. Muitos outros temas.
13/05/2011
Cinco estrelasExcelente. incluiria no tema “Migração e crítica social na canção de Gonzaga”, a música Triste Partida. Retrata o êxodo rural e toda suas vertentes.