Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pré História também é História: Período Paleolítico - UCA

 

23/05/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as principais características da vida humana no paleolítico.
  • Compreender as relações dos seres humanos com a natureza e dos seres humanos entre si, no período.
  •  Analisar o conceito de nomadismo.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos. 

 

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

Kword- Menu K: Metasys - aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte de escritório - Processador de Textos.
WxCam - Menu K Aba aplicativos - Multimídia; O Aplicativo " Visualizador de Imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do netbook ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.
Firefox - ícone "figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.
Krecord - Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia Editores - de Áudio - Krecord.
KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

 

uca eseba

ATIVIDADE 1: ENTENDENDO A PRÉ-HISTÓRIA E O PALEOLÍTICO

 

Os vídeos propostos para esta aula ajudarão os alunos a compreenderem o trabalho do arqueólogo com  vestígios e fósseis encontrados em sítios arqueológicos, contribuindo para a construção do saber histórico. Além disso, os vídeos tratam dos conceitos  e das características principais da Pré-História e do período Paleolítico.

Os alunos devem acessar o site www.youtube.com para visualizarem os vídeos abaixo. Basta lançar, no espaço reservado para pesquisa, o título de cada vídeo.

 

UCA

 

Video Pré História

Disponível emhttp://www.youtube.com/watch?v=MPtDQxmG-I8

 

 

Video Pré História 2

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5wSKcDZkaMc

 

 

Video Pré História 3

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wJk-v3cOUQs

 

TRABALHANDO COM VÍDEOS

 

Os vídeos acima fazem parte de uma série de coleções temáticas do blog: Grátis Vídeo Aulas. Disponível para pesquisa no site:  http://gratisvideoaulas.blogspot.com.

Os três vídeos totalizam 35 minutos de duração e abordam a temática de forma divertida, utilizando imagens de filmes e desenhos sobre a temática.

Observação: o último vídeo contempla a temática em questão até os 6 minutos de exibição. Sendo assim, não precisa ser visto até o final.

 

I- Após exibição dos vídeos sugira aos alunos que respondam as perguntas abaixo no KWord:

Qual a explicação para o uso do termo pré-história?

Como é possível conhecermos eventos da pré-história?

Explique o que você entendeu sobre os vestígios arqueológicos?

O que é um sítio arqueológico?

Quais os grandes períodos da Pré História. Caracterize-os.

Por que o período Paleolítico recebe também o nome de Pedra Lascada ?

O que foi o processo de hominização?

Caracterize o Paleolítico.

 

II- Depois de responderem as questões, os alunos devem ser divididos em duplas. Cada aluno da dupla deverá corrigir as questões do colega.

  

TRABALHANDO O TEXTO

 

Texto: Pré História: Paleolítico

"A pré-história corresponde ao primeiro período da evolução humana, estendendo-se da origem do homem até a criação da escrita, perto de 4.000 antes de Cristo". Durante sua longa duração, visualizam-se sinteticamente três grandes períodos distintos: o Paleolítico, o Neolítico e a Idade dos Metais." (...)

"PERÍODO PALEOLÍTICO ou da PEDRA LASCADA – compreende o espaço de tempo entre o aparecimento dos primeiros hominídeos, até aproximadamente 26.000 antes de Cristo. Nessa época, o homem era nômade e um predador da natureza que vivia da caça, da pesca e da coleta de frutos."

Texto disponível na íntegra em:  http://www.girafamania.com.br/primitiva/cronologia_tabua_antiga.html

 

1- Depois da leitura do texto, na íntegra, os alunos devem imaginar que voltaram no tempo e que têm a possibilidade de fazer uma entrevista com os homens e mulheres que viveram no paleolítico.

2- Sugira que criem, no Kword, um roteiro de até dez perguntas sobre o que gostariam de perguntar para eles.

3- Estimule os alunos a socializarem entre si as perguntas elaboradas. Ao final de todas as atividades da aula, os alunos devem procurar sistematizar, por escrito, as respostas para as perguntas elaboradas.

 

ATIVIDADE 2: O HOMEM DESCOBRE O FOGO

TEXTO:  É fogo

 

“O primeiro homem pré-histórico a entrar numa caverna com uma tocha nas mãos deu um dos mais importantes passos da humanidade. Provavelmente, era um Homo erectus, o ancestral imediato do homem moderno, o Homo sapiens. A tocha nas mãos do senhor erectus, presume-se, veio de um raio que queimou uma árvore. Foi uma glória: a chama iluminou e aqueceu o ambiente, afugentou os animais ferozes, deu origem ao costume do churrasco.”

Texto produzido por  Ricardo Bonalume Neto, disponível na íntegra no site da Revista Super Interessante: http://super.abril.com.br/superarquivo/1988/conteudo_111081.shtml

 

Professor, leia todo o texto com os alunos e depois faça os seguintes questionamentos:

1- Quais benefícios a descoberta do fogo trouxe para os seres humanos, não só do Paleolítico, mas também dos dias atuais?

2- Será que seríamos capazes de viver até hoje sem esta descoberta maravilhosa? Justifique.

 

TRABALHANDO COM IMAGENS

Depois da leitura e discussões sobre o texto, peça aos alunos que vejam a imagem abaixo:

 

Descoberta do Fogo

 

 Disponível em : http://immensefavour.blogspot.com/2010_05_31_archive.html

 

A imagem retrata de forma bem humorada a descoberta do fogo.

Oriente os alunos a:

1- Pesquisar no Google Imagem uma cena sem legenda ou diálogo que retrate o Homem descobrindo ou fazendo o fogo;

2- Colar a imagem no KolourPaint ;

3- Criar um diálogo bem humorado e criativo, como o da imagem acima, sobre o Homem pré-histórico em contato com o fogo.

4- Salvar a imagem no pendrive e entregar ao professor que montará uma apresentação no KPresenter socializando a criação de todos os alunos.

 

ATIVIDADE 3: PALEOLÍTICO EM DESENHO ANIMADO?

 

Através do texto e vídeo escolhidos, os alunos perceberão  algumas das características marcantes do Período Paleolítico.

SIGNIFICADO DE NOMADISMO:

“Nomadismo é o modo de vida em que uma população ou comunidade não dispõe de habitações fixas e mantém-se em movimentação permanente, à procura de melhores condições de sobrevivência. O termo também é aplicado, por extensão, ao gênero de vida de certos povos das regiões tropicais, que subsistem graças à coleta vegetal, à caça e à pesca, todas praticadas de maneira rudimentar. Em geral, esses caçadores e coletores organizam-se em pequenos grupos isolados que se movimentam em área delimitada onde conhecem os hábitos dos animais, as fontes de água e a distribuição das espécies vegetais.”

Texto disponível na íntegra em: http://www.coladaweb.com/historia/nomadismo

 

TRABALHANDO COM TEXTO

1- Depois de ler com os alunos as características que definem o nomadismo, peça a eles que elaborem no KWORD um texto relacionado às seguintes expressões:

NÔMADE - DEPENDÊNCIA DA NATUREZA - PALEOLÍTICO - CAÇADORES  - CAVERNAS

 

2- Socialize os textos produzidos pelos alunos com todos da turma.

 

TRABALHANDO COM DESENHO ANIMADO

 

"Os Flintstones" - 2ª temporada, 1961

Desenho Flinstones

 Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=T2Xgiuz5BzA

 

 O desenho animado Flintstones é uma grande criação do estúdio Hanna Barbera. "A série em desenho estreou em 1960, teve um total de 166 episódios divididos em 6 temporadas, e já foi exibida em mais de 80 países. No Brasil, estreou no ano de 1962.''

UCA

Orientações para a atividade:

1- Pesquisar em http://www.youtube.com  vídeos sobre o desenho animado Flintstones.

2- Selecionar  episódios que tenham o maior número de informações sobre o cotidiano da Pré-História, sob o ponto de vista da produção do desenho animado.

3- Identificar as incoerências e os anacronismos mostrados no desenho, em relação à Pré-História. Antes, o professor trabalhará com os  alunos o conceito de anacronismo.

4-  Após o trabalho proposto no item 3, montar no KPresenter cenas selecionadas do desenho e seus erros históricos (anacronismo);

5- Este trabalho poderá ser realizado individualmente, em duplas ou mesmo em grupo.

6- Todos devem apresentar os trabalhos aos demais alunos da turma.       

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, debates, criação de roteiro para entrevistas e imagens, apresentação de erros (anacronismo) em desenho animado do período Pré Histórico e atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • susana, E.Melo e Alvim , Santa Catarina - disse:
    susanafestugatto@yahoo.com.br

    13/03/2014

    Cinco estrelas

    gostei muito dessa aula, maravilhosa me ajudou a elaborar o meu plano de aula .Obrigada.


  • Dalva de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de ITUPEVA , São Paulo - disse:
    dalva_pcp@yahoo.com.br

    21/02/2013

    Cinco estrelas

    Excelente atividade, vou utilizar parte dela nas minhas aulas, gostaria de utilizar na integra, porém ainda não consigo trabalhar tão intensivamente a tecnologia na sala de aula, não é porque não gosto ou tenha algum tipo de resistência...fisicamente as disposições da escola não atende muitas necessidades do ensino e da aprendizagem neste sentido. Mas parabéns ótima atividade. Sou efetiva da Rede Estadual de São Paulo em Itupeva. Abçs, Dalva.


  • Jacira Alves Martins, ESCOLA ESTADUAL ELIAS NASSER , Goiás - disse:
    jaciracpa03@yahoo.com.br

    04/06/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns! Com aula assim o professor terá suas turmas motivadas e abertas para uma aprendizagem significativa.


  • cicero nunes da silva, U E OLDACY JORGE VIEIRA , Maranhão - disse:
    culturachefe@hotmail.com

    25/05/2011

    Cinco estrelas

    Uma aula show. Parabéns!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.