23/05/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.
Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:
Kword- Menu K: Metasys - aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte de escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K Aba aplicativos - Multimídia; O Aplicativo " Visualizador de Imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do netbook ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone "figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Krecord - Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia Editores - de Áudio - Krecord. |
KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte: http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca
Os vídeos propostos para esta aula ajudarão os alunos a compreenderem o trabalho do arqueólogo com vestígios e fósseis encontrados em sítios arqueológicos, contribuindo para a construção do saber histórico. Além disso, os vídeos tratam dos conceitos e das características principais da Pré-História e do período Paleolítico.
Os alunos devem acessar o site www.youtube.com para visualizarem os vídeos abaixo. Basta lançar, no espaço reservado para pesquisa, o título de cada vídeo.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MPtDQxmG-I8
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5wSKcDZkaMc
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wJk-v3cOUQs
Os vídeos acima fazem parte de uma série de coleções temáticas do blog: Grátis Vídeo Aulas. Disponível para pesquisa no site: http://gratisvideoaulas.blogspot.com.
Os três vídeos totalizam 35 minutos de duração e abordam a temática de forma divertida, utilizando imagens de filmes e desenhos sobre a temática.
Observação: o último vídeo contempla a temática em questão até os 6 minutos de exibição. Sendo assim, não precisa ser visto até o final.
I- Após exibição dos vídeos sugira aos alunos que respondam as perguntas abaixo no KWord:
Qual a explicação para o uso do termo pré-história?
Como é possível conhecermos eventos da pré-história?
Explique o que você entendeu sobre os vestígios arqueológicos?
O que é um sítio arqueológico?
Quais os grandes períodos da Pré História. Caracterize-os.
Por que o período Paleolítico recebe também o nome de Pedra Lascada ?
O que foi o processo de hominização?
Caracterize o Paleolítico.
II- Depois de responderem as questões, os alunos devem ser divididos em duplas. Cada aluno da dupla deverá corrigir as questões do colega.
Texto: Pré História: Paleolítico
"A pré-história corresponde ao primeiro período da evolução humana, estendendo-se da origem do homem até a criação da escrita, perto de 4.000 antes de Cristo". Durante sua longa duração, visualizam-se sinteticamente três grandes períodos distintos: o Paleolítico, o Neolítico e a Idade dos Metais." (...)
"PERÍODO PALEOLÍTICO ou da PEDRA LASCADA – compreende o espaço de tempo entre o aparecimento dos primeiros hominídeos, até aproximadamente 26.000 antes de Cristo. Nessa época, o homem era nômade e um predador da natureza que vivia da caça, da pesca e da coleta de frutos."
Texto disponível na íntegra em: http://www.girafamania.com.br/primitiva/cronologia_tabua_antiga.html
1- Depois da leitura do texto, na íntegra, os alunos devem imaginar que voltaram no tempo e que têm a possibilidade de fazer uma entrevista com os homens e mulheres que viveram no paleolítico.
2- Sugira que criem, no Kword, um roteiro de até dez perguntas sobre o que gostariam de perguntar para eles.
3- Estimule os alunos a socializarem entre si as perguntas elaboradas. Ao final de todas as atividades da aula, os alunos devem procurar sistematizar, por escrito, as respostas para as perguntas elaboradas.
“O primeiro homem pré-histórico a entrar numa caverna com uma tocha nas mãos deu um dos mais importantes passos da humanidade. Provavelmente, era um Homo erectus, o ancestral imediato do homem moderno, o Homo sapiens. A tocha nas mãos do senhor erectus, presume-se, veio de um raio que queimou uma árvore. Foi uma glória: a chama iluminou e aqueceu o ambiente, afugentou os animais ferozes, deu origem ao costume do churrasco.”
Texto produzido por Ricardo Bonalume Neto, disponível na íntegra no site da Revista Super Interessante: http://super.abril.com.br/superarquivo/1988/conteudo_111081.shtml
Professor, leia todo o texto com os alunos e depois faça os seguintes questionamentos:
1- Quais benefícios a descoberta do fogo trouxe para os seres humanos, não só do Paleolítico, mas também dos dias atuais?
2- Será que seríamos capazes de viver até hoje sem esta descoberta maravilhosa? Justifique.
Depois da leitura e discussões sobre o texto, peça aos alunos que vejam a imagem abaixo:
Disponível em : http://immensefavour.blogspot.com/2010_05_31_archive.html
A imagem retrata de forma bem humorada a descoberta do fogo.
Oriente os alunos a:
1- Pesquisar no Google Imagem uma cena sem legenda ou diálogo que retrate o Homem descobrindo ou fazendo o fogo;
2- Colar a imagem no KolourPaint ;
3- Criar um diálogo bem humorado e criativo, como o da imagem acima, sobre o Homem pré-histórico em contato com o fogo.
4- Salvar a imagem no pendrive e entregar ao professor que montará uma apresentação no KPresenter socializando a criação de todos os alunos.
Através do texto e vídeo escolhidos, os alunos perceberão algumas das características marcantes do Período Paleolítico.
SIGNIFICADO DE NOMADISMO:
“Nomadismo é o modo de vida em que uma população ou comunidade não dispõe de habitações fixas e mantém-se em movimentação permanente, à procura de melhores condições de sobrevivência. O termo também é aplicado, por extensão, ao gênero de vida de certos povos das regiões tropicais, que subsistem graças à coleta vegetal, à caça e à pesca, todas praticadas de maneira rudimentar. Em geral, esses caçadores e coletores organizam-se em pequenos grupos isolados que se movimentam em área delimitada onde conhecem os hábitos dos animais, as fontes de água e a distribuição das espécies vegetais.”
Texto disponível na íntegra em: http://www.coladaweb.com/historia/nomadismo
1- Depois de ler com os alunos as características que definem o nomadismo, peça a eles que elaborem no KWORD um texto relacionado às seguintes expressões:
NÔMADE - DEPENDÊNCIA DA NATUREZA - PALEOLÍTICO - CAÇADORES - CAVERNAS
2- Socialize os textos produzidos pelos alunos com todos da turma.
"Os Flintstones" - 2ª temporada, 1961
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=T2Xgiuz5BzA
O desenho animado Flintstones é uma grande criação do estúdio Hanna Barbera. "A série em desenho estreou em 1960, teve um total de 166 episódios divididos em 6 temporadas, e já foi exibida em mais de 80 países. No Brasil, estreou no ano de 1962.''
1- Pesquisar em http://www.youtube.com vídeos sobre o desenho animado Flintstones.
2- Selecionar episódios que tenham o maior número de informações sobre o cotidiano da Pré-História, sob o ponto de vista da produção do desenho animado.
3- Identificar as incoerências e os anacronismos mostrados no desenho, em relação à Pré-História. Antes, o professor trabalhará com os alunos o conceito de anacronismo.
4- Após o trabalho proposto no item 3, montar no KPresenter cenas selecionadas do desenho e seus erros históricos (anacronismo);
5- Este trabalho poderá ser realizado individualmente, em duplas ou mesmo em grupo.
6- Todos devem apresentar os trabalhos aos demais alunos da turma.
VÍDEOS SOBRE A DESCOBERTA DO FOGO:
http://www.youtube.com/watch?v=feE4WxxtoOg&feature=related
http://myllaeflavia.arteblog.com.br/242330/A-descoberta-do-fogo/
BLOG PRÉ HISTÓRIA:
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, debates, criação de roteiro para entrevistas e imagens, apresentação de erros (anacronismo) em desenho animado do período Pré Histórico e atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/03/2014
Cinco estrelasgostei muito dessa aula, maravilhosa me ajudou a elaborar o meu plano de aula .Obrigada.
21/02/2013
Cinco estrelasExcelente atividade, vou utilizar parte dela nas minhas aulas, gostaria de utilizar na integra, porém ainda não consigo trabalhar tão intensivamente a tecnologia na sala de aula, não é porque não gosto ou tenha algum tipo de resistência...fisicamente as disposições da escola não atende muitas necessidades do ensino e da aprendizagem neste sentido. Mas parabéns ótima atividade. Sou efetiva da Rede Estadual de São Paulo em Itupeva. Abçs, Dalva.
04/06/2011
Cinco estrelasParabéns! Com aula assim o professor terá suas turmas motivadas e abertas para uma aprendizagem significativa.
25/05/2011
Cinco estrelasUma aula show. Parabéns!!!!