Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Jornais escritos online

 

01/06/2011

Autor e Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Usar o laptop para acessar e ler jornais escritos online.

- Analisar jornais escritos online quanto à sua estruturação, organização e conteúdo.

- Conhecer o que é notícia em diferentes regiões do país.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos conheçam características gerais de diferentes gêneros textuais jornalísticos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Quem lê jornais?

Professor, organize a turma em grupos de 3 componentes.

Peça-lhes que respondam coletiva e oralmente às questões abaixo. Depois disso, solicite que registrem as conclusões coletivas em seus laptops UCA, usando o KWord  [Metasys > Aplicativos > Novos Aplicativos > Processador de textos KWord]. As respostas do grupo devem ser salvas em arquivo nomeado com o título “Jornais escritos online”; posteriormente, devem salvar este arquivo em mídia removível (pen drive).

  1. Você tem o hábito de ler jornais? Raramente ou com maior frequência?
  2. Qual o nome dos jornais lidos por você ou por pessoas de seu convívio?
  3. Quais seções despertam mais seu interesse?
  4. Se você fosse um editor de jornal, sobre quais assuntos você teria interesse em escrever?
  5. Onde você lê jornais?
  6. Quanto tempo você dedica à leitura de jornais?
  7. Como você lê os jornais? Você tem o hábito de folhear todo o jornal, lendo tudo ou a maioria das matérias? Costuma “passar os olhos” pela maioria das manchetes ou lê breves trechos de várias seções? Prefere ler tudo ou apenas trechos das suas seções preferidas?
  8. Quanto tempo você considera que é gasto para se produzir um jornal impresso de grande circulação, como é o caso da Folha de S. Paulo, tendo em vista que jornais como esse têm periodicidade diária e que são distribuídos em quase todo o país?
  9. Na sua opinião, quantas páginas tem um jornal como O Estado de S. Paulo

 

 Atividade 2 – O que tem sido notícia desde o início de 2011?

Professor, a turma continua organizada nos mesmos grupos.

Introduza a atividade perguntando aos alunos o que tem sido notícia desde o início de 2011, sobre o que as pessoas comentam, o que tem sido publicado em jornais escritos e falados. Todos devem anotar as respostas do coletivo em seus laptops UCA, usando o KWord  [Metasys > Aplicativos > Novos Aplicativos > Processador de textos  KWord], e salvá-las em arquivo com o nome “Notícias de 2011”. O arquivo deve ser copiado, posteriormente, em pen drive.

“O que tem sido noticiado em 2011?”

Possivelmente, aparecerão respostas como: a posse da Presidenta Dilma Roussef; a vinda do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil; a tragédia no Japão, decorrente de tsunami, terremoto e acidente nuclear; o ataque aos alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro; as revoltas populares em países da África; crise nos aeroportos brasileiros – entre outros exemplos. É possível que apareçam exemplos das realidades local e regional. Valorize ao máximo as participações dos alunos.

 

 Atividade 3 – Leitura de jornais escritos online

A turma continua organizada nos mesmos grupos anteriores (três componentes).

Professor, nesta atividade, os alunos vão navegar por jornais escritos online de diversas regiões do país. Organize-os de modo que cada dois grupos acessem os jornais de um mesmo estado. O objetivo é que tenham seu horizonte de leitura ampliado para além dos grandes jornais de circulação nacional, entrando em contato com o que é notícia fora do “eixo Rio-São Paulo”. O tempo previsto para esta atividade é de 10 a 15 minutos.

A ficha de orientação abaixo deverá ser entregue aos grupos após sua identificação (Grupos 1 e 2: Alagoas, Grupos 3 e 4: Amazonas, e assim sucessivamente):

 

Exercício 1 – Leitura de jornais escritos online

Em seus grupos, conectem apenas um laptop à internet, abrindo o navegador Mozilla Firefox [Metasys > Favoritos > Navegador de Internet Firefox], e desenvolvam o que se pede:

1. Acessem os jornais abaixo, conforme indicado:

Grupos 1 e 2: Alagoas

- Gazeta de Alagoas –  http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/

- O Jornal – http://www.ojornal-al.com.br/

Grupos 3 e 4: Amazonas

- A crítica.com http://acritica.uol.com.br/

- Portal em Tempo http://www.emtempo.com.br/

Grupos 5 e 6: Bahia

- Correio da Bahia http://www.correio24horas.com.br/

- Jornal do Sudoeste http://www.jornaldosudoeste.com.br/

Grupos 7 e 8: Espírito Santo

- Folha do Norte – http://www.folhadonorte.com.br/site/

- A Gazeta Online http://gazetaonline.globo.com/

Grupos 9 e 10: Mato Grosso

- Diário de Cuiabá – http://www.diariodecuiaba.com.br/

- Folha do Estado http://www.folhadoestado.com.br/

Grupos 11 e 12: Santa Catarina

- A Notícia http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=capa_online

- Diário do Sul – http://www.diariodosul.com.br/

 

2. Façam uma leitura da primeira página dos jornais acessados e observem se as notícias ali registradas referem-se a fatos de âmbito local, regional, nacional e internacional. Conversem entre si, no grupo, a respeito dessas observações. 

 

 

Se você, professor, notar que a turma está envolvida, o tempo para a navegação nos sites dos jornais poderá ser aumentado. Comente com eles que, estando na página de um jornal, o clicar nas abas guarda semelhanças com o ato de folhear um jornal impresso, pois, em ambas atitudes, o leitor está buscando a matéria de seu interesse, deixando que o olhar explore a página impressa ou a tela.

Além dos links citados acima, por meio do site Jornais de Hoje (Disponível em: <http://www.jornaisdehoje.com.br/conteudo.htm>. Acesso em: 16 abr. 2011), é possível obter uma relação de diversos sites de jornais e revistas nacionais e internacionais. Os jornais nacionais são apresentados por estados, o que lhe possibilitará sugerir, ainda, acesso a outros periódicos.

 

Atividade 4 – Explorando os jornais acessados

A turma continua organizada nos mesmos grupos anteriores.

Professor, após a navegação pelos jornais indicados, os discentes devem responder às seguintes questões. As respostas devem ser digitadas, por todos os estudantes, em seus laptops, usando o programa KWord [Metasys > Aplicativos > Novos Aplicativos > Processador de textos KWord], e salvas em arquivo intitulado "Explorando jornais". O arquivo deve ser copiado, posteriormente, em pen drive.

  

Exercício 2 – Explorando os jornais acessados

Respondam às questões abaixo, em seus laptops, utilizando o programa KWord [Metasys > Aplicativos > Novos Aplicativos > Processador de textos KWord], e salvem-nas em um arquivo intitulado "Explorando jornais". O arquivo deve ser copiado, posteriormente, em pen drive:

  1. Relacione os jornais que você visualizou.
  2. Quais são as principais seções existentes em cada jornal?
  3. Há diferença no tamanho e no tipo das fontes (letras) nos jornais? Na sua opinião, qual o motivo dessa diferença?
  4. Todos os textos publicados são acompanhados por fotos? Há legenda (texto explicativo) em todas as fotos publicadas? As fotos presentes nos jornais têm tamanhos diferentes? O que essas diferenças implicam?
  5. As manchetes e fotos são elementos que atraem a sua atenção como leitor?
  6. Existem anúncios nos jornais? De quais produtos ou instituições?
  7. É possível considerar que os jornais cumprem apenas os papéis de registrar e informar?
  8. Ao procurar informações recentíssimas a respeito dos acontecimentos, você leria jornais impressos ou jornais escritos online? Justifique sua resposta.
  9. Todos os sites disponibilizaram livre acesso ao conteúdo total do jornal? Ou solicitaram senha de assinante para navegar na página?
  10. Ler a primeira página de um jornal escrito online é suficiente para se informar das notícias? 

 

 

Atividade 5 - Socializando conhecimentos

Professor, organize a turma em círculo para a socialização das respostas às questões da atividade anterior. Conduza a participação dos alunos na socialização das respostas de modo a não centralizar em alguns poucos. Estimule a participação de todos e oriente-os a estarem atentos às falas uns dos outros a fim de não repetirem comentários, mas realmente expressarem diversidade de aspectos.

Conforme a maior ou menor adesão dos alunos à proposta de socialização e à maior ou menor abundância de aspectos que eles relatarem, você, professor, poderá diminuir ou ampliar o tempo destinado à atividade, cuja previsão é de 20 minutos. 

Recursos Complementares

Professor, para mais atividades a respeito do tema "manchete" em jornais, sugiro que seja consultada a aula Manchete: um resumo da notícia, de Walleska Bernardino Silva (Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28489>. Acesso em: 17 abr. 2011). Também recomendo a Coleção de Aulas intitulada Uso do jornal na sala de aula, organizada por Livia Fagundes Neves (Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=46>. Acesso em: 17 abr. 2011).

Avaliação

Para avaliar o bom aproveitamento dos alunos, recolha os pen drives em que eles salvaram suas respostas às questões propostas. Durante a realização das atividades, observe se eles buscam diversos jornais ou se eles se restringem aos sites dos jornais mais conhecidos e se eles exercitaram a prática de clicar nas abas dos jornais, abrindo diferentes seções.

 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • sandra, SEMED , Minas Gerais - disse:
    sandrelop@bol.com.br

    12/12/2011

    Quatro estrelas

    muito interessante.


  • Andréa Colins, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO , Maranhão - disse:
    andreacolins@yahoo.com.br

    05/06/2011

    Quatro estrelas

    Olá, achei a proposta da aula muito interessante. Sou professora da EJA, primeira etapa, e vou adaptar a sugestão para meus alunos. Como na escola não há laboratório de informática e poucos alunos possuem notebooks, sugio trabalhar as questões utilizando os jornais impressos veiculados na cidade. Tenho facilidade em adquirir os jonais, posso socializá-los com os alunos, e há periódicos com valores bem acessíveis, como R$ 0,50 e que pode ser providenciado por eles mesmos. Agradeço a sugestão.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.