01/06/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
- Usar o laptop para acessar e ler jornais escritos online.
- Analisar jornais escritos online quanto à sua estruturação, organização e conteúdo.
- Conhecer o que é notícia em diferentes regiões do país.
É importante que os alunos conheçam características gerais de diferentes gêneros textuais jornalísticos.
Atividade 1 – Quem lê jornais?
Professor, organize a turma em grupos de 3 componentes.
Peça-lhes que respondam coletiva e oralmente às questões abaixo. Depois disso, solicite que registrem as conclusões coletivas em seus laptops UCA, usando o KWord [Metasys > Aplicativos > Novos Aplicativos > Processador de textos KWord]. As respostas do grupo devem ser salvas em arquivo nomeado com o título “Jornais escritos online”; posteriormente, devem salvar este arquivo em mídia removível (pen drive).
Atividade 2 – O que tem sido notícia desde o início de 2011?
Professor, a turma continua organizada nos mesmos grupos.
Introduza a atividade perguntando aos alunos o que tem sido notícia desde o início de 2011, sobre o que as pessoas comentam, o que tem sido publicado em jornais escritos e falados. Todos devem anotar as respostas do coletivo em seus laptops UCA, usando o KWord [Metasys > Aplicativos > Novos Aplicativos > Processador de textos KWord], e salvá-las em arquivo com o nome “Notícias de 2011”. O arquivo deve ser copiado, posteriormente, em pen drive.
“O que tem sido noticiado em 2011?”
Possivelmente, aparecerão respostas como: a posse da Presidenta Dilma Roussef; a vinda do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil; a tragédia no Japão, decorrente de tsunami, terremoto e acidente nuclear; o ataque aos alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro; as revoltas populares em países da África; crise nos aeroportos brasileiros – entre outros exemplos. É possível que apareçam exemplos das realidades local e regional. Valorize ao máximo as participações dos alunos.
Atividade 3 – Leitura de jornais escritos online
A turma continua organizada nos mesmos grupos anteriores (três componentes).
Professor, nesta atividade, os alunos vão navegar por jornais escritos online de diversas regiões do país. Organize-os de modo que cada dois grupos acessem os jornais de um mesmo estado. O objetivo é que tenham seu horizonte de leitura ampliado para além dos grandes jornais de circulação nacional, entrando em contato com o que é notícia fora do “eixo Rio-São Paulo”. O tempo previsto para esta atividade é de 10 a 15 minutos.
A ficha de orientação abaixo deverá ser entregue aos grupos após sua identificação (Grupos 1 e 2: Alagoas, Grupos 3 e 4: Amazonas, e assim sucessivamente):
Exercício 1 – Leitura de jornais escritos onlineEm seus grupos, conectem apenas um laptop à internet, abrindo o navegador Mozilla Firefox [Metasys > Favoritos > Navegador de Internet Firefox], e desenvolvam o que se pede: 1. Acessem os jornais abaixo, conforme indicado: Grupos 1 e 2: Alagoas - Gazeta de Alagoas – http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/ - O Jornal – http://www.ojornal-al.com.br/ Grupos 3 e 4: Amazonas - A crítica.com– http://acritica.uol.com.br/ - Portal em Tempo– http://www.emtempo.com.br/ Grupos 5 e 6: Bahia - Correio da Bahia – http://www.correio24horas.com.br/ - Jornal do Sudoeste – http://www.jornaldosudoeste.com.br/ Grupos 7 e 8: Espírito Santo - Folha do Norte – http://www.folhadonorte.com.br/site/ - A Gazeta Online – http://gazetaonline.globo.com/ Grupos 9 e 10: Mato Grosso - Diário de Cuiabá – http://www.diariodecuiaba.com.br/ - Folha do Estado – http://www.folhadoestado.com.br/ Grupos 11 e 12: Santa Catarina - A Notícia – http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18§ion=capa_online - Diário do Sul – http://www.diariodosul.com.br/
2. Façam uma leitura da primeira página dos jornais acessados e observem se as notícias ali registradas referem-se a fatos de âmbito local, regional, nacional e internacional. Conversem entre si, no grupo, a respeito dessas observações.
|
Se você, professor, notar que a turma está envolvida, o tempo para a navegação nos sites dos jornais poderá ser aumentado. Comente com eles que, estando na página de um jornal, o clicar nas abas guarda semelhanças com o ato de folhear um jornal impresso, pois, em ambas atitudes, o leitor está buscando a matéria de seu interesse, deixando que o olhar explore a página impressa ou a tela.
Além dos links citados acima, por meio do site Jornais de Hoje (Disponível em: <http://www.jornaisdehoje.com.br/conteudo.htm>. Acesso em: 16 abr. 2011), é possível obter uma relação de diversos sites de jornais e revistas nacionais e internacionais. Os jornais nacionais são apresentados por estados, o que lhe possibilitará sugerir, ainda, acesso a outros periódicos.
Atividade 4 – Explorando os jornais acessados
A turma continua organizada nos mesmos grupos anteriores.
Professor, após a navegação pelos jornais indicados, os discentes devem responder às seguintes questões. As respostas devem ser digitadas, por todos os estudantes, em seus laptops, usando o programa KWord [Metasys > Aplicativos > Novos Aplicativos > Processador de textos KWord], e salvas em arquivo intitulado "Explorando jornais". O arquivo deve ser copiado, posteriormente, em pen drive.
Exercício 2 – Explorando os jornais acessadosRespondam às questões abaixo, em seus laptops, utilizando o programa KWord [Metasys > Aplicativos > Novos Aplicativos > Processador de textos KWord], e salvem-nas em um arquivo intitulado "Explorando jornais". O arquivo deve ser copiado, posteriormente, em pen drive:
|
Atividade 5 - Socializando conhecimentos
Professor, organize a turma em círculo para a socialização das respostas às questões da atividade anterior. Conduza a participação dos alunos na socialização das respostas de modo a não centralizar em alguns poucos. Estimule a participação de todos e oriente-os a estarem atentos às falas uns dos outros a fim de não repetirem comentários, mas realmente expressarem diversidade de aspectos.
Conforme a maior ou menor adesão dos alunos à proposta de socialização e à maior ou menor abundância de aspectos que eles relatarem, você, professor, poderá diminuir ou ampliar o tempo destinado à atividade, cuja previsão é de 20 minutos.
Professor, para mais atividades a respeito do tema "manchete" em jornais, sugiro que seja consultada a aula Manchete: um resumo da notícia, de Walleska Bernardino Silva (Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28489>. Acesso em: 17 abr. 2011). Também recomendo a Coleção de Aulas intitulada Uso do jornal na sala de aula, organizada por Livia Fagundes Neves (Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=46>. Acesso em: 17 abr. 2011).
Para avaliar o bom aproveitamento dos alunos, recolha os pen drives em que eles salvaram suas respostas às questões propostas. Durante a realização das atividades, observe se eles buscam diversos jornais ou se eles se restringem aos sites dos jornais mais conhecidos e se eles exercitaram a prática de clicar nas abas dos jornais, abrindo diferentes seções.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/12/2011
Quatro estrelasmuito interessante.
05/06/2011
Quatro estrelasOlá, achei a proposta da aula muito interessante. Sou professora da EJA, primeira etapa, e vou adaptar a sugestão para meus alunos. Como na escola não há laboratório de informática e poucos alunos possuem notebooks, sugio trabalhar as questões utilizando os jornais impressos veiculados na cidade. Tenho facilidade em adquirir os jonais, posso socializá-los com os alunos, e há periódicos com valores bem acessíveis, como R$ 0,50 e que pode ser providenciado por eles mesmos. Agradeço a sugestão.