07/04/2011
A coleção apresenta 17 aulas que abordam o uso do jornal na sala de aula. O jornal é um suporte textual importante na sociedade letrada, uma vez que cumpre a importante tarefa de informar os leitores dos acontecimentos atuais, sendo um veículo de informações e fonte de conhecimento. O aluno, desde as séries iniciais, portanto, necessita ir adquirindo familiaridade com esse material e com os gêneros que o compõem. Assim, essa coleção compila aulas que abordam desde o seu manuseio até o conhecimento e produção de vários gêneros jornalísticos como anúncios, reportagens, notícias, etc. A última aula, a qual finaliza essa sequência, sugere que os alunos construam uma biblioteca de jornais (hemeroteca) e visitem uma gráfica de jornal.
Livia Fagundes Neves - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
jornal, gêneros jornalísticos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Texto jornalístico: importante veículo de comunicação e informação
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização apresentar essa importante ferramenta, que é o jornal como veículo de comunicação e informação; diferenciar o texto jornalístico de outros portadores de texto; problematizar as diversas formas de informar e comunicar as notícias a população; observar o tratamento da informaçã... 14/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14986 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
TRABALHANDO COM TEXTO JORNALÍSTICO - CONFECÇÃO DE UM JORNAL.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização *Conhecer as partes do jornal e como ele é organizado; *Conhecer as características de um texto jornalístico * Compreender a importância a leitura do jornal para estar atualizado com as nóticias do mundo. *Desenvolver a leitura. 19/05/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 14286 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
3 |
Conhecendo a estrutura, finalidades e funções de um jornal
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • Reconhecer as finalidades e funções do suporte em questão: O jornal. • Apresentar conteúdos dos textos a serem trabalhados considerando o reconhecimento de seu suporte, seu gênero e sua contextualização. • Construir compreensão global do suporte em questão: observação quanto... 30/08/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 8291 acesso(s) |
Fabio Andrade Machado ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
4 |
Aprendendo a estrutura jornalística para construir o jornal da turma
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização explorar com as crianças os diversos tipos de textos que compõem o jornal: informativo, opinativo e científico; trabalhar a estrutura textual de um jornal (início, meio e fim); observar ilustrações, charges e outros tipos de textos que compõem jornais; criar textos jornalí... 14/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 42603 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
Explorando a primeira página de um jornal
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: ·Compreenda as funções e as características centrais dos textos contidos na primeira página de um jornal. ·Leia, compreendendo globalmente o texto e inter-relacionando informações de diferentes textos. 17/08/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 30253 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
6 |
Literatura Infantil e Notícia de Jornal: correlacionando dois gêneros.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ler, com desenvoltura, uma história infantil e uma notícia de jornal, correlacionando-as. Pesquisar, em diferentes fontes, a diversidade de peixes existentes na natureza; Refletir a respeito das características dos peixes a partir da realização de uma pesquisa. Apresentar... 06/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9445 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
7 |
Produzindo notícias a partir de uma nova versão da história dos três porquinhos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno perceberá que uma história pode ser contada através de diferentes formas (filme, livros literários, notícia de jornal e outros) e que existem diferentes pontos de vista para uma história/fato. Dessa forma, será despertado o senso crítico do aluno enquanto leitor, sendo... 30/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 14449 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
8 |
O JORNAL NA SALA DE AULA : leitura e escrita
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização · Aumentar sua competência linguístico-discursiva. · Conhecer mais um gênero textual: a notícia de jornal. · Interagir com os colegas na produção de trabalhos coparticipativos. . Conscientizar-se da realidade, através das informações contidas num jornal. 29/11/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 141897 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
9 |
NOTÍCIAS DE JORNAL: informação e conhecimento
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer o gênero textual notícia, através da leitura de uma notícia sobre bichos. Identificar as características do gênero textual notícia. Ler e interpretar uma notícia reconhecendo suas especificidades. Produzir uma notícia sobre bichos a partir de um modelo. Confeccionar... 23/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23664 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
10 |
Descobridor de notícias
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno poderá aprender: desenvolver a percepção visual; distinguir entre diferentes portadores de textos, o texto jornalístico; encontrar as informações que desejam no jornal; localizar, no texto jornalístico, palavras e/ou frases solicitadas pelo professor; registrar palavra... 18/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5321 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
11 |
O jornal falado na escola
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social do jornal e do gênero textual: “notícia”; Avance no domínio do uso da fala em situações formais. 17/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14776 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
12 |
Reportagem
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais da reportagem. Identificar a finalidade do gênero textual reportagem. Ler e interpretar reportagens. Produzir reportagens no contexto escolar. 17/01/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 186774 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
13 |
CLASSIFICADOS DE JORNAL: textos reais e prazerosos na sala de aula
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa * Conhecer o gênero textual “classificados de jornal”. * Retirar as informações importantes de um classificado: assunto, anunciante, contato, informações complementares. * Desenvolver a competência textual de ler, escrever, ouvir e falar. * Vivenciar uma s... 29/11/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 63284 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
14 |
Mural de classificados da turma
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Pesquisar em diferentes jornais a organização, os tipos de classificados, os produtos e serviços oferecidos, etc. - Reconhecer a funcionalidade do texto de classificados no dia-a-dia. - Produzir um mural de classificados na escola. 15/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3692 acesso(s) |
Lucia Fernanda da Silva COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
15 |
Procurando no Jornal.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa -Adequar a sua linguagem corporal e oral a seu propósito comunicativo. - Elaborar e representar um sketch (pequena cena de teatro). 17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2841 acesso(s) |
CARMEN LÚCIA CORRÊA DE OLIVEIRA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
16 |
Editorial
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais do editorial. Identificar a finalidade do gênero textual editorial. Ler e interpretar editoriais. Produzir textos argumentativos dentro do gênero editorial. Produzir textos argumentativos orais. 17/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 35952 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
17 |
ORGANIZANDO A HEMEROTECA NA SALA DE AULA.
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer a Hemeroteca enquanto fonte de informações; Identificar os textos do jornal a partir de suas características; Selecionar e classificar os textos jornalísticos, de acordo com os grupos: denunciativo, informativo, explicativo; Identificar dentre os textos do jornal no... 07/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 18533 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Cinco estrelas 1 classificações - 6718 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/02/2014
Cinco estrelasSinceramente, todas as aulas estão bem feitas, e me ajudam muito. Obrigado por tudo e noto que todos fazem o seu melhor. Gratidão por tudo !!