Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pré História também é História: Período Neolítico - UCA

 

20/05/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini;

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Comparar o modo de vida no Neolítico com o modo de vida no Paleolítico.
  •   Localizar, no tempo e no espaço, a sedentarização dos primeiros grupos humanos e sua relação com a prática da agricultura.
  •   Compreender o papel da agricultura na formação das primeiras cidades.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As relações dos seres humanos com a natureza e dos seres humanos entre si, no período Paleolítico;

Estratégias e recursos da aula

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

Kword- Menu K: Metasys - aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte de escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba palicativos - Multimídia; O Aplicativo " Visualizador de Imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone " figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Krecord - Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia Editores - de Áudio - Krecord.
KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

 Para entender melhor o uso de alguns aplicativos  do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

 

ATIVIDADE 1: CONHECENDO O NEOLÍTICO

 

PERÍODO NEOLÍTICO

"Pela divisão histórica, entre 12000 a.C. e 4000 a.C. aproximadamente, encontramos o período chamado Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida. Estudos, como o da Universidade de Bourdeaux, apontam que esse período foi muito mais violento do que a história já contou até hoje.

Para quem não lembra, a Idade da Pedra foi marcada por diversas transformações, que ficaram conhecidas como a Revolução Neolítica, dentre as quais destaca-se o surgimento da agricultura, quando o homem tornou-se capaz de plantar, de deixar de ser nômade e passa a habitar um território especifico, sem necessidade das constantes migrações em busca de alimento.

Nesse período, o homem começou a desenvolver uma relação diferenciada com o tempo, conhecendo melhor o clima e a região que habitava. Surgiram as primeiras aldeias e, provavelmente, a origem do homem que vive em sociedade. Foi também nessa era que o homem domesticou os primeiros animais, como o boi, o cachorro e a cabra, o que lhe permitiu aprimorar as técnicas de caça, com a criação do arco e flecha."

Disponível na íntegra em:  http://www.igeduca.com.br/artigos/acontece/periodo-neolitico.html

 

TRABALHANDO COM TEXTO

1- Leia o texto com os alunos.

2- Oriente os alunos a acessarem o navegador Mozilla Firefox do Netbook UCA e a buscarem, nos sites abaixo, informações que caracterizem o Período Neolítico.

Pesquisa no Mozilla Firefox:

http://www.infoescola.com/pre-historia/periodo-neolitico/

http://algarvivo.com/arqueo/neolitico/revolucao-neolitica.html

http://www.brasilescola.com/historiag/neolitico.htm

 

3- Sugira aos alunos que listem no KWORD as características do Período Neolítico encontradas durante a pesquisa, seguindo o roteiro abaixo:

Período:
Como viviam:
Como era a divisão do trabalho:
Como se alimentavam:
Principais descobertas:

 

 4- Escolha alguns alunos para socializarem os resultados de sua pesquisa.

 

TRABALHANDO COM IMAGENS:

 

Enamorados do Neolítico

NAMORADOS DO NEOLÍTICO

 Um casal de esqueletos levanta suspeitas sobre o amor na Idade da Pedra.

 

Disponível em: http://www.alunosonline.com.br/historia/enamorados-do-neolitico.html

 

Esqueletos de 5 mil anos são encontrados abraçados

Uma equipe de arqueólogos encontrou perto da cidade de Mantova, no norte da Itália, esqueletos de um casal com mais de 5 mil anos de idade. Detalhe: os dois estão abraça­dos. O time da cientista Elena Menotti ficou duplamente feliz. Primeiro porque nunca havia sido encontrado um duplo enterro do período Neolítico. De­pois porque é a primeira vez que um casal tão antigo é achado nessa posição. Mais estudos estão sendo feitos para realmente confirmar se os corpos são de um homem e uma mulher. Os pesquisadores desconfiam que o casal morreu jovem, já que a arcada dentária deles não estava gasta.

Disponível na íntegra em:  http://historia.abril.com.br/cotidiano/esqueletos-casal-periodo-neolitico-amor-eterno-435165.shtml

 

1- Peça aos alunos que salvem esta imagem no KWord.

2- Depois, com as informações obtidas na pesquisa feita na atividade anterior, sugira aos alunos que, em dupla, criem no KWORD uma história de amor deste casal, relacionada às suas condições de vida no Período Neolítico.

3- Para mostrar ao professor a atividade pronta, sugira aos alunos que desenvolvam no Kword as seguintes atividades:

a) criar um título original para a história;

b) desenvolver a história abaixo da imagem;

4- Professor, escolha algumas histórias  para serem lidas pelos seus autores para todos da turma.

 

ATIVIDADE 2: PALEOLÍTICO X NEOLÍTICO

 

Iniciar esta aula com um vídeo de aproximadamente 12 minutos, o qual apresenta as principais características do Período Paleolítico e do Período Neolítico. Apresenta também comparações entre este dois períodos tão distintos da Pré- História. Este trabalho permitirá ao aluno diferenciar as condições de vida de um período em relação ao outro.

 

VÍDEO:  História 01. Pré-história Parte 3

 

 

vídeo 3

 

DISPONÍVEL EM :  http://www.youtube.com/watch?v=wJk-v3cOUQs

 

TRABALHANDO COM VÍDEO

 

1- Depois de ver o vídeo com os alunos peça que eles montem  um quadro comparativo no KWord contendo as principais características do Paleolítico e do Neolítico, possibilitando a observação de diferenças entre estes períodos;

Sugestão de quadro:

 

Período

Paleolítico

Neolítico

Obtenção de alimentos

 

 

 

 

      Habitação

 

 

 

 

 

 

 

 

Descobertas/ técnicas

 

 

 

 

 

 

 

 

Organização Social

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2- Escolha alguns alunos para apresentarem seu quadro para toda a turma.

 

TRABALHANDO COM GRAVAÇÃO

 

1- Separe os alunos em trios e peça que eles criem, através do Krecord, um programa de rádio de até 10 minutos contendo um debate entre o homem do Paleolítico e o homem do Neolítico. Eles terão que defender seu modo de vida e seu período como sendo o melhor da Pré-História;

2- Os alunos de cada trio devem se organizar da seguinte maneira:

  • 1 aluno para a voz do Homem Paleolítico;
  • 1 aluno para a voz do Homem Neolítico;
  • 1 aluno para a voz do apresentador do programa de rádio que irá intermediar o debate;

 

3- Sugira que cada trio se espalhe pela escola ficando em ambientes mais calmos e silenciosos para criar seu programa;

4- Em sala, os trios trocarão seus programas com outros trios,  de forma que todos possam ouvir a programação realizada por toda a turma;

5- Depois, peça que eles escolham a melhor que poderá ser apresentada para todos da escola durante o recreio.

 

ATIVIDADE 3 : SEDENTARISMO, AGRICULTURA E PRIMEIRAS SOCIEDADES

 

Texto 1:

Período Neolítico (...)

 “o homem neolítico procurava moradia próximo aos rios, na intenção de utilizar a terra fértil para a agricultura – outro importante avanço do período. (...) Com isso, não havia mais a necessidade de vagarem constantemente à procura de alimentos – criando o fenômeno do sedentarismo, ou seja, a permanência em lugar fixado em detrimento do nomadismo.

São construídas as primeiras moradias, similares a pequenos cubículos feitos de palha e madeira. Geralmente, os neolíticos trabalhavam coletivamente, saindo em numerosos grupos para as poucas atividades de caça e pesca. As mulheres eram responsáveis por garantir o bem-estar das pequenas aldeias, permanecendo com os filhos e cuidando da agricultura. Com mais tempo para interagirem entre si, os neolíticos desenvolveram as primeiras atividades de lazer, descobrindo a arte da cerâmica e a forma de comercializá-la.”

Disponível na íntegra: http://historia-no-vestibular.blogspot.com/2010/10/periodo-neolitico-periodo-de-convivio.html

 

1- Ler o texto na íntegra com os alunos.

2- Explicitar a importância da agricultura para a sedentarização do Homem e para o surgimento das primeiras comunidades.

3- Pedir aos alunos que criem cinco perguntas com respostas sobre este texto no Kword.

4- Fazer duplas onde um aluno ficará responsável por tentar responder a pergunta do outro aluno e vice-versa.

5- Socializar as melhores perguntas e respostas para serem lidas para todos da turma.

 

Texto 2:

Grande inauguração - Bem vindo à civilização

 “A sobrevivência já não dependia exclusivamente do sucesso na caça ou da abundância de árvores frutíferas: existindo uma roça, sempre havia alimento. Os filhos nasciam e – novidade! – muitos já não morriam de fome, porque tinham o que comer.

As mudanças não pararam por aí. Para cuidar da lavoura, era preciso tempo e dedicação. Em vez de se organizarem dentro de um esquema nômade (propício a comunidades de caçadores-coletores, que periodicamente precisavam buscar novas áreas para sobreviver), os membros dessas primeiras comunidades agrícolas teriam finalmente fincado os pés no solo e se tornado sedentários. Também era preciso vigilância – afinal, a terra tão suadamente cultivada poderia ser rapinada por animais ou por grupos nômades. Era o início do conceito de posse da terra, elemento fundador de diversos sistemas de organização econômica e política nos milênios seguintes.”

Texto de Fabiano Onça disponível: http://super.abril.com.br/ciencia/grande-inauguracao-bem-vindo-civilizacao-447453.shtml

 

1- Leia o texto na íntegra com os alunos.

2- Separe a classe em trios.

3- Cada trio ficará responsável em montar uma história em quadrinhos sobre o tema: surgimento da agricultura no KPresenter.

4- Pesquise imagens relacionadas ao surgimento da agricultura e das primeiras comunidades no Mozilla Firefox e Google Imagem.

 

Sugestões de imagens para a criação da história em quadrinhos

 

AgriculturaAgricultura 2Agricultura3

Todas as imagens estão disponíveis em: http://tempodoshomens.blogspot.com/

 

5- A partir das imagens selecionadas, criar a história em quadrinhos, tomando como base os conhecimentos adquiridos nos textos dessa atividade.

6- Socializar, através de apresentações no KPresenter, as histórias em quadrinhos de todos os alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto,  pesquisas, produção quadro comparativo, criação de textos, programa de rádio e história em quadrinhos e também por outras atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jacira Alves Martins, ESCOLA ESTADUAL ELIAS NASSER , Goiás - disse:
    jaciracpa03@yahoo.com.br

    04/06/2011

    Cinco estrelas

    Acessei, li e gostei muito de sua sugestão de aula. Continue oportunizando ao professor de História essas aulas com estratégias e recursos tão importantes para um ensino de qualidade para nossos alunos.


  • Mariana, ensino fundamental , Ceará - disse:
    carlaeorsy@yahoo.com.br

    01/06/2011

    Quatro estrelas

    Os textos são ótimos as atividades também,são interativas leitura fácil mas que pena q a minha realidade é escola q n tem xerox imagine outros recursos


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.