20/05/2011
Leide Divina Alvarenga Turini;
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
As relações dos seres humanos com a natureza e dos seres humanos entre si, no período Paleolítico;
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.
Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.
Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:
Kword- Menu K: Metasys - aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte de escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K Aba palicativos - Multimídia; O Aplicativo " Visualizador de Imagens" abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone " figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Krecord - Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia Editores - de Áudio - Krecord. |
KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação |
Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte: http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca
"Pela divisão histórica, entre 12000 a.C. e 4000 a.C. aproximadamente, encontramos o período chamado Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida. Estudos, como o da Universidade de Bourdeaux, apontam que esse período foi muito mais violento do que a história já contou até hoje.
Para quem não lembra, a Idade da Pedra foi marcada por diversas transformações, que ficaram conhecidas como a Revolução Neolítica, dentre as quais destaca-se o surgimento da agricultura, quando o homem tornou-se capaz de plantar, de deixar de ser nômade e passa a habitar um território especifico, sem necessidade das constantes migrações em busca de alimento.
Nesse período, o homem começou a desenvolver uma relação diferenciada com o tempo, conhecendo melhor o clima e a região que habitava. Surgiram as primeiras aldeias e, provavelmente, a origem do homem que vive em sociedade. Foi também nessa era que o homem domesticou os primeiros animais, como o boi, o cachorro e a cabra, o que lhe permitiu aprimorar as técnicas de caça, com a criação do arco e flecha."
Disponível na íntegra em: http://www.igeduca.com.br/artigos/acontece/periodo-neolitico.html
1- Leia o texto com os alunos.
2- Oriente os alunos a acessarem o navegador Mozilla Firefox do Netbook UCA e a buscarem, nos sites abaixo, informações que caracterizem o Período Neolítico.
Pesquisa no Mozilla Firefox:
http://www.infoescola.com/pre-historia/periodo-neolitico/
http://algarvivo.com/arqueo/neolitico/revolucao-neolitica.html
http://www.brasilescola.com/historiag/neolitico.htm
3- Sugira aos alunos que listem no KWORD as características do Período Neolítico encontradas durante a pesquisa, seguindo o roteiro abaixo:
Período: |
Como viviam: |
Como era a divisão do trabalho: |
Como se alimentavam: |
Principais descobertas: |
4- Escolha alguns alunos para socializarem os resultados de sua pesquisa.
Enamorados do Neolítico
Um casal de esqueletos levanta suspeitas sobre o amor na Idade da Pedra.
Disponível em: http://www.alunosonline.com.br/historia/enamorados-do-neolitico.html
Uma equipe de arqueólogos encontrou perto da cidade de Mantova, no norte da Itália, esqueletos de um casal com mais de 5 mil anos de idade. Detalhe: os dois estão abraçados. O time da cientista Elena Menotti ficou duplamente feliz. Primeiro porque nunca havia sido encontrado um duplo enterro do período Neolítico. Depois porque é a primeira vez que um casal tão antigo é achado nessa posição. Mais estudos estão sendo feitos para realmente confirmar se os corpos são de um homem e uma mulher. Os pesquisadores desconfiam que o casal morreu jovem, já que a arcada dentária deles não estava gasta.
Disponível na íntegra em: http://historia.abril.com.br/cotidiano/esqueletos-casal-periodo-neolitico-amor-eterno-435165.shtml
1- Peça aos alunos que salvem esta imagem no KWord.
2- Depois, com as informações obtidas na pesquisa feita na atividade anterior, sugira aos alunos que, em dupla, criem no KWORD uma história de amor deste casal, relacionada às suas condições de vida no Período Neolítico.
3- Para mostrar ao professor a atividade pronta, sugira aos alunos que desenvolvam no Kword as seguintes atividades:
a) criar um título original para a história;
b) desenvolver a história abaixo da imagem;
4- Professor, escolha algumas histórias para serem lidas pelos seus autores para todos da turma.
Iniciar esta aula com um vídeo de aproximadamente 12 minutos, o qual apresenta as principais características do Período Paleolítico e do Período Neolítico. Apresenta também comparações entre este dois períodos tão distintos da Pré- História. Este trabalho permitirá ao aluno diferenciar as condições de vida de um período em relação ao outro.
DISPONÍVEL EM : http://www.youtube.com/watch?v=wJk-v3cOUQs
1- Depois de ver o vídeo com os alunos peça que eles montem um quadro comparativo no KWord contendo as principais características do Paleolítico e do Neolítico, possibilitando a observação de diferenças entre estes períodos;
Sugestão de quadro:
Período |
Paleolítico |
Neolítico |
Obtenção de alimentos
|
|
|
Habitação
|
|
|
Descobertas/ técnicas
|
|
|
Organização Social
|
|
|
2- Escolha alguns alunos para apresentarem seu quadro para toda a turma.
1- Separe os alunos em trios e peça que eles criem, através do Krecord, um programa de rádio de até 10 minutos contendo um debate entre o homem do Paleolítico e o homem do Neolítico. Eles terão que defender seu modo de vida e seu período como sendo o melhor da Pré-História;
2- Os alunos de cada trio devem se organizar da seguinte maneira:
3- Sugira que cada trio se espalhe pela escola ficando em ambientes mais calmos e silenciosos para criar seu programa;
4- Em sala, os trios trocarão seus programas com outros trios, de forma que todos possam ouvir a programação realizada por toda a turma;
5- Depois, peça que eles escolham a melhor que poderá ser apresentada para todos da escola durante o recreio.
“o homem neolítico procurava moradia próximo aos rios, na intenção de utilizar a terra fértil para a agricultura – outro importante avanço do período. (...) Com isso, não havia mais a necessidade de vagarem constantemente à procura de alimentos – criando o fenômeno do sedentarismo, ou seja, a permanência em lugar fixado em detrimento do nomadismo.
São construídas as primeiras moradias, similares a pequenos cubículos feitos de palha e madeira. Geralmente, os neolíticos trabalhavam coletivamente, saindo em numerosos grupos para as poucas atividades de caça e pesca. As mulheres eram responsáveis por garantir o bem-estar das pequenas aldeias, permanecendo com os filhos e cuidando da agricultura. Com mais tempo para interagirem entre si, os neolíticos desenvolveram as primeiras atividades de lazer, descobrindo a arte da cerâmica e a forma de comercializá-la.”
Disponível na íntegra: http://historia-no-vestibular.blogspot.com/2010/10/periodo-neolitico-periodo-de-convivio.html
1- Ler o texto na íntegra com os alunos.
2- Explicitar a importância da agricultura para a sedentarização do Homem e para o surgimento das primeiras comunidades.
3- Pedir aos alunos que criem cinco perguntas com respostas sobre este texto no Kword.
4- Fazer duplas onde um aluno ficará responsável por tentar responder a pergunta do outro aluno e vice-versa.
5- Socializar as melhores perguntas e respostas para serem lidas para todos da turma.
“A sobrevivência já não dependia exclusivamente do sucesso na caça ou da abundância de árvores frutíferas: existindo uma roça, sempre havia alimento. Os filhos nasciam e – novidade! – muitos já não morriam de fome, porque tinham o que comer.
As mudanças não pararam por aí. Para cuidar da lavoura, era preciso tempo e dedicação. Em vez de se organizarem dentro de um esquema nômade (propício a comunidades de caçadores-coletores, que periodicamente precisavam buscar novas áreas para sobreviver), os membros dessas primeiras comunidades agrícolas teriam finalmente fincado os pés no solo e se tornado sedentários. Também era preciso vigilância – afinal, a terra tão suadamente cultivada poderia ser rapinada por animais ou por grupos nômades. Era o início do conceito de posse da terra, elemento fundador de diversos sistemas de organização econômica e política nos milênios seguintes.”
Texto de Fabiano Onça disponível: http://super.abril.com.br/ciencia/grande-inauguracao-bem-vindo-civilizacao-447453.shtml
1- Leia o texto na íntegra com os alunos.
2- Separe a classe em trios.
3- Cada trio ficará responsável em montar uma história em quadrinhos sobre o tema: surgimento da agricultura no KPresenter.
4- Pesquise imagens relacionadas ao surgimento da agricultura e das primeiras comunidades no Mozilla Firefox e Google Imagem.
Sugestões de imagens para a criação da história em quadrinhos
Todas as imagens estão disponíveis em: http://tempodoshomens.blogspot.com/
5- A partir das imagens selecionadas, criar a história em quadrinhos, tomando como base os conhecimentos adquiridos nos textos dessa atividade.
6- Socializar, através de apresentações no KPresenter, as histórias em quadrinhos de todos os alunos.
AULA NO PORTAL:
O HOMEM E A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6334
SITES:
TEXTOS E IMAGENS RELACIONADOS À PRÉ-HISTÓRIA
http://historia-no-vestibular.blogspot.com/
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, pesquisas, produção quadro comparativo, criação de textos, programa de rádio e história em quadrinhos e também por outras atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/06/2011
Cinco estrelasAcessei, li e gostei muito de sua sugestão de aula. Continue oportunizando ao professor de História essas aulas com estratégias e recursos tão importantes para um ensino de qualidade para nossos alunos.
01/06/2011
Quatro estrelasOs textos são ótimos as atividades também,são interativas leitura fácil mas que pena q a minha realidade é escola q n tem xerox imagine outros recursos