O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo os órgãos dos sentidos - UCA

 

18/05/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Conhecendo os órgãos dos sentidos

MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •          Identificar os sentidos por intermédio de vivências e experiências.
  •          Realizar jogos sobre o tema.
  •          Ouvir música e história sobre os sentidos.
  •          Refletir sobre a importância de cada órgão dos sentidos
  •         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – Cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha percepção de seu corpo e da diferenciação de suas partes.

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos da aula

Professor, para essa aula providencie tinta guache cores: branca, azul, vermelha e preta, folha sulfite, pincéis, 2 pedaços de barbante para cada aluno de aproximadamente 30 cm. Para trabalhar o órgão paladar providencie alimentos (doce, salgado, amargo e azedo). Para trabalhar o órgão olfato coloque cada componente (vinagre, pó de café, azeite, perfume, fruta e água ) em um copo devidamente etiquetado.  

 

1ª Atividade

 

 Professor, comece essa atividade instigando os alunos para falarem sobre os órgãos dos sentidos e suas funções. Comente que são formas de sentir o que acontece ao nosso redor.

Utilizando o laptop Classmate apresente o slide da história  "Os cinco sentidos" acessando o sítio abaixo:

http://www.slideboom.com/presentations/107288/OS-CINCO-SENTIDOS%5B1%5D

 

Para tanto, siga essas orientações  (Área de trabalho > navegador de internet)

 

A leitura dos slides poderá ser realizada de diferentes maneiras: leitura coletiva, leitura individual, leitura alternando menina e menino, dentre outras.

Em seguida, convide a turma para cantar uma música que está disponível em vídeo. Para acessá-la, siga os seguintes passos (Área de trabalho > navegador de internet) e digite o link abaixo no campo do navegador.

http://www.youtube.com/watch?v=pAjgn7Ir34E

Depois explique que cada aluno vivenciará experiências com os órgãos dos sentidos, poderá propor também que nesses dias, as aulas se chamarão, por exemplo: “aulas das sensações”.

 

2ª atividade

 

Vivências com os sentidos - Parte 1

 

Para trabalhar o órgão do tato, você poderá trazer para aula uma caixa com  objetos diversificados para os alunos tentarem descobrir, passe a caixinha e peça que descubram algum objeto sem vê-lo, somente usando o tato. Converse com a turma na rodinha sobre os objetos descobertos pelo tato. Troque ideias sobre o que a turma fez para descobrir o que havia dentro da caixa. Investigue se foi pela forma, textura, tamanho, espessura (grossura) ou consistência (qualidade de maciez ou de dureza). Ao finalizar a atividade poderá fazer um registro da situação vivenciada na rodinha. Os alunos poderão escrever qual objeto adivinhou,como descobriu e sua opinião sobre a atividade.

Para trabalhar o órgão da visão, a turma poderá estar em grupo de quatro alunos. Distribua para cada grupo barbantes, folhas sulfite  e tintas. Explique que a atividade consiste em formar novas cores. Para que isso ocorra devem misturar tintas de cores diferentes. Peça para os alunos anotarem as combinações que fizerem e as novas cores que criaram, por exemplo: cor amarela com a cor azul vira cor verde. Pinte cada barbante de uma cor e deixe-os secar. Professor com os barbantes coloridos, peça que os alunos criem formas, construindo paisagem sobre a folha de papel. Usem as tintas que sobraram para dar cor à paisagem construída. Ao finalizar a atividade faça um mural expondo os trabalhos feitos.  

Para trabalhar o órgão do paladar, sugerimos vendar os olhos dos alunos para que possam experimentar alimentos com diferentes sabores. Você deve chamar um aluno de cada vez e vendar seus olhos. Para que não fique muito cansativo, ofereça apenas dois tipos de sabores para cada aluno e anote em uma ficha se ele conseguiu descobrir o sabor. Professor, você poderá preparar uma tabela com as seguintes informações:    

   Nome do aluno: ____________________________________________________

 

ALIMENTOS

DOCE

SALGADO

AZEDO

AMARGO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 3ª Atividade

 

 Vivências com os sentidos – Parte 2

 

Para trabalhar o órgão da audição, informe que a atividade terá dois momentos. O primeiro será realizado dentro da sala de aula, assim, proponha o seguinte: Aí mesmo onde você está, feche os olhos e faça silêncio. O que você consegue escutar? Professor leve os alunos para fora da sala de aula ou da escola, peça para fecharem os olhos e fazerem silêncio, depois pergunte: o que vocês conseguiram ouvir? Em seguida, volte para a sala de aula e registre a atividade. Prepare uma tabela para registrar os sons.

 Por exemplo:

Registre os sons que você percebeu:

 

NA SALA

FORA DA SALA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pergunte: Onde há mais tipos de sons: na sala de aula ou fora dela? Por quê?

 

__________________________________________________________________________________________________________________________

 

Professor, depois dessa atividade peça para os alunos criarem sons usando o próprio corpo. Exemplos: assobiando, cantando, batendo palmas, dando beijinhos no ar, dentre outros.

Para trabalhar o órgão do olfato, você poderá organizar a turma em duplas. Convide a primeira dupla para realizar este experimento. Decidam quem vai ser o provador dos cheiros. Então o aluno que vai testar os cheiros fica de olhos vendados. O outro aluno pega os copos etiquetados (vinagre, pó de café, azeite, perfume, fruta e água ) um de cada vez, seguindo a ordem das etiquetas e oferece para o outro cheirar. Professor, você pode perguntar e preencher a ficha de cada aluno enquanto a dupla realiza a experiência.

Nome do aluno: ___________________________________________________

 

COPO

TEM CHEIRO?

O QUE O ALUNO ACHA QUE É?

O QUE É ?

ELE  ACERTOU?

1

 

 

 

 

2

 

 

 

 

3

 

 

 

 

4

 

 

 

 

5

 

 

 

 

6

 

 

 

 

 

4ª Atividade

 

 Confeccionando o "Álbum dos Sentidos"

 

Para confeccionar o álbum dos sentidos, você utilizará folha sulfite, revistas, cola e tesoura. Reúna a turma em grupos de cinco alunos e comece a atividade: Primeiro os alunos irão dobrar a folha ao meio para construir a capa do álbum. Em seguida vão procurar nas revistas os órgãos que representam cada sentido. Visão/olho, Olfato/nariz, Audição/orelha, Paladar/língua, Tato/pele.

Após o término dos recortes, cada aluno registrará em seu álbum suas vivências relacionadas a cada órgão estipulado nos momentos anteriores, dessa maneira ficará arquivado o que o aluno experimentou em sala de aula.

 

Professor, você poderá realizar a construção do álbum dos sentidos, utilizando o laptop com os alunos. Para tanto, deverá seguir os seguintes passos:

 

  •       Utilizando a Webcam de seus laptops (Área de trabalho > câmera), os alunos deverão fotografar os seus próprios órgãos dos sentidos. (olhos, orelhas, nariz, língua, pele).

 

  •       Uma dica importante é orientar os alunos para deixarem o laptop em cima da mesa para fotografarem os órgãos dos sentidos, pois se segurarem nas mãos ficará mais complicado para apertar o botão “máquina de retrato” que tira uma foto de cada vez através da Webcam.

 

  •        A imagem será salva automaticamente na pasta imagens do ícone visualizador de imagens.

 

Para construir uma apresentação de slides com o tema “Os cinco sentidos”, basta utilizar o Kpresenter ( Metasys > aplicativos > ferramentas de produtividade > gerador de apresentação).

Ao abrir o programa escolha a opção “Apresentações na tela” e escolha o slide modelo KDE e clique no botão do lado direito “usar este modelo”.

Para inserir um título ao slide dê um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo. Em seguida, digite o título desejado para a capa do trabalho, por exemplo, “Álbum dos sentidos”.

Insira um novo slide clicando na aba inserir > slide (escolha a opção inserir novo slide depois do slide atual e a opção usar modelo padrão) e clique em OK.

Da mesma forma que você criou o título do slide anterior, coloque o nome do sentido desejado, exemplo: visão.

Agora você deverá orientar os alunos para inserirem a imagem deste sentido (foto dos olhos).

Clique na aba (inserir > figura > pasta do usuário > imagens) e escolha a imagem que representa o sentido desejado, nesse caso, exemplificado, fotografia dos olhos, aperte OK e clique com o mouse dentro do slide, a imagem aparecerá automaticamente.

Repita o processo para inserir os outros órgãos dos sentidos, em novos slides.

Assim que terminar, salve o arquivo: clique na aba arquivo > salvar. Professor, sugerimos que salve o arquivo clicando em ambiente para localizar mais fácil seu arquivo posteriormente.

Para visualizar as apresentações clique na aba apresentação > iniciar

 

5ª atividade:

 

Para realizar um jogo sobre os sentidos, utilize o laptop classmate, seguindo a sequência:

 

Metasys > aplicativos > jogos > jogos para crianças > homem batata

 

Professor, o jogo tem como objetivo, montar em uma imagem os órgãos dos sentidos. Você poderá dar o comando para os alunos. Exemplo: Coloque o órgão do sentido da visão, do olfato, dentre outros.

 

homem batata

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=193452

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser contínua. Proponha situações que contemplem a faixa etária e a fase de desenvolvimento de seus alunos. Observe se eles conseguiram diferenciar os cinco sentidos e perceber suas funções por meio das experiências, bem como usar o laptop nas situações propostas, assim, poderá retomar ou avançar com seus objetivos, quando necessário.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.