Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Mudança do estado físico da matéria por meio da Condensação - UCA

 

09/06/2011

Autor y Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender a mudança do estado físico da matéria por meio da condensação.
  • Conhecer exemplos de mudanças de estado físico por meio da condensação.
  • Identificar os fatores físicos que contribuem para que ocorra a mudança do estado físico por meio da condensação.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Há necessidade de conhecimentos prévios a respeito da mudança do estado físico da matéria.

Estratégias e recursos da aula

  Marcador Introdução

 Recursos do laptop utilizados nesta aula:

 Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]

Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

 WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia -> WxCam

 

Esta aula poderá ser trabalhada interdisciplinarmente com:

  • Geografia que poderá abordar como se formam as chuvas;
  • Matemática poderá trabalhar com gráficos da umidade relativa do ar;
  • Português nas produções de textos;
  • Artes nas produções artísticas.

Marcador atividade 1

 Professor, peça aos alunos que acessem, em seu laptop, a internet, por meio do Mozilla Firefox, seguindo a seguinte operação Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço: http://cyberturma.no.sapo.pt/ciclo.gif . Neste endereço, os alunos terão a oportunidade de observar uma animação que aborda o ciclo da água. Assim, utilizando o processador de texto KWord do laptop que pode ser acessado através do menu: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de produtividade -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos, os alunos deverão descrever cada fase do ciclo que está indicando na animação disposta no endereço eletrônico citado nesta atividade.

   Imagem da animação disponível em http://cyberturma.no.sapo.pt/ciclo.gif

 

 O texto depois de digitado deverá ser enviado para o endereço eletrônico do professor ou se preferir poderá ser impresso e entregue ao professor na próxima aula.

 Marcador atividade 2

Com o auxílio da câmera que está acoplada no laptop, os alunos deverão fotografar 5 situações em seu cotidiano que demonstre a passagem do estado gasoso para líquido. Essas fotos deverão estar dispostas no laptop de cada aluno, pois o professor poderá passar de carteira em carteira observando a tarefa que deverá ser feita em casa. O aluno poderá utilizar o ícone da câmera de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam, a tela principal do WxCam será exibida, então o aluno deverá escolher a situação que deseja fotografar e clicar no botão "máquina de retrato".

Observação: Se o professor preferir os alunos poderão enviar as fotos por e-mail. 

Marcador atividade 3

A destilação é o modo de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método adequado para purificá-las: basta que tenham volatilidades razoavelmente diferentes entre si. Um exemplo de destilação que tem sido feito desde a antiguidade é a destilação de bebidas alcoólicas. A bebida é feita pela condensação dos vapores de álcool que escapam mediante o aquecimento de um mosto fermentado. Como o ponto de ebulição do álcool é menor que o da água presente no mosto, ocorre a separação entre a água e o álcool, aumentando a concentração deste na bebida. O vapor que escapa da mistura aquecida é capturado por uma serpentina refrigerada que o devolve ao estado líquido, mas em recipiente separado. Texto disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Destila%C3%A7%C3%A3o

Nesta atividade vamos montar um destilador como na figura abaixo. O professor deverá formar grupos com 5 alunos em cada, assim os alunos poderão ajudar uns aos outros. Apesar de que esta atividade aborda uma experiência sobre a destilação, é importante que o professor priorize a discussão no processo de condensação, ou seja, na importância da condensação para a realização desta experiência.

Imagem disponível em http://www.profjoaoneto.com/quimicag/imagemmistura/destilacaosimples1.jpg

 

Material

1 Condensador

1 Becker de 250 ml

1 Balão volumétrico

1 Termômetro a álcool

1 bico de bunsen

2 suporte

2 garras de jacaré

1 Tripé

1 Tela de amianto

2 pedaços de mangueira para alongamento

Observação: Professor, se a escola que você leciona não possuir os materiais listados acima para montagem de um destilador, você poderá acessar pelo laptop o seguinte endereço eletrônico http://pt.wikihow.com/Montar-um-Conjunto-de-Destila%C3%A7%C3%A3o que mostra como construir um destilador utilizando materiais acessíveis.

Procedimento

  • Monte o destilador de acordo com a figura acima;
  • Coloque água no balão volumétrico;
  • Acenda a o bico de bunsen;
  • Observe a temperatura marcada no termômetro.

 

Resultado

  • Quando a temperatura chegar a 100ºC a água entrará em ebulição;
  •  A água que estava no estado líquido irá se transformar em vapor de água (gasoso) que ao encontrar a superfície resfriada por água corrente que passa no condensador irá novamente transformar no  estado líquido;
  • Gotinhas de água começarão a cair no becker que está próximo ao porção final do condensador;
  • Assim, apenas a porção de água ficará disposta no becker;
  • A substância sólida ou líquida com ponto de ebulição diferente não conseguirá evaporar juntamente com a água.

 

Conclusão

  • Este método utiliza o processo de vaporização e condensação que é muito utilizado para separar misturas homogêneas do tipo líquido-líquido;
  • Na destilação, a mistura é aquecida e os vapores produzidos no balão volumétrico passam pelo condensador, onde são resfriados pela passagem de água  corrente. Os vapores então condensam e são recolhidos no becker. 
  • A água passa do estado líquido para gasoso (Vaporização) e do estado gasoso para líquido (condensação)

 Observação: Professor peça aos alunos que gravem a sua experiência, pois a gravação poderá ser útil para auxiliar em um tira teima ou até mesmo para estudos avaliativos. O aluno deverá configurar o seu laptop antes de começar a gravação. Caminhos para configuração:

  • Configuração do som para o laptop: para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate, primeiramente necessitamos configurar corretamente os canais de áudio no Kmix;
  • Abra o Kmix e vá até a aba "Alternadores";
  • Selecione a origem da gravação: i-mic para utilizar o microfone interno ou e-mic para utilizar um microfone acoplado ao Classmate.

Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida. Para começar a gravar é só clicar no botão vermelho, sendo iniciada a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação de cada aluno poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão do texto, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos  na participação em todo o desenvolvimento da aula.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.