09/06/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Há necessidade de conhecimentos prévios a respeito da mudança do estado físico da matéria.
Recursos do laptop utilizados nesta aula:
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia -> WxCam
Esta aula poderá ser trabalhada interdisciplinarmente com:
Professor, peça aos alunos que acessem, em seu laptop, a internet, por meio do Mozilla Firefox, seguindo a seguinte operação Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço: http://cyberturma.no.sapo.pt/ciclo.gif . Neste endereço, os alunos terão a oportunidade de observar uma animação que aborda o ciclo da água. Assim, utilizando o processador de texto KWord do laptop que pode ser acessado através do menu: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de produtividade -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos, os alunos deverão descrever cada fase do ciclo que está indicando na animação disposta no endereço eletrônico citado nesta atividade.
Imagem da animação disponível em http://cyberturma.no.sapo.pt/ciclo.gif
O texto depois de digitado deverá ser enviado para o endereço eletrônico do professor ou se preferir poderá ser impresso e entregue ao professor na próxima aula.
Com o auxílio da câmera que está acoplada no laptop, os alunos deverão fotografar 5 situações em seu cotidiano que demonstre a passagem do estado gasoso para líquido. Essas fotos deverão estar dispostas no laptop de cada aluno, pois o professor poderá passar de carteira em carteira observando a tarefa que deverá ser feita em casa. O aluno poderá utilizar o ícone da câmera de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam, a tela principal do WxCam será exibida, então o aluno deverá escolher a situação que deseja fotografar e clicar no botão "máquina de retrato".
Observação: Se o professor preferir os alunos poderão enviar as fotos por e-mail.
A destilação é o modo de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método adequado para purificá-las: basta que tenham volatilidades razoavelmente diferentes entre si. Um exemplo de destilação que tem sido feito desde a antiguidade é a destilação de bebidas alcoólicas. A bebida é feita pela condensação dos vapores de álcool que escapam mediante o aquecimento de um mosto fermentado. Como o ponto de ebulição do álcool é menor que o da água presente no mosto, ocorre a separação entre a água e o álcool, aumentando a concentração deste na bebida. O vapor que escapa da mistura aquecida é capturado por uma serpentina refrigerada que o devolve ao estado líquido, mas em recipiente separado. Texto disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Destila%C3%A7%C3%A3o
Nesta atividade vamos montar um destilador como na figura abaixo. O professor deverá formar grupos com 5 alunos em cada, assim os alunos poderão ajudar uns aos outros. Apesar de que esta atividade aborda uma experiência sobre a destilação, é importante que o professor priorize a discussão no processo de condensação, ou seja, na importância da condensação para a realização desta experiência.
Imagem disponível em http://www.profjoaoneto.com/quimicag/imagemmistura/destilacaosimples1.jpg
Material
1 Condensador
1 Becker de 250 ml
1 Balão volumétrico
1 Termômetro a álcool
1 bico de bunsen
2 suporte
2 garras de jacaré
1 Tripé
1 Tela de amianto
2 pedaços de mangueira para alongamento
Observação: Professor, se a escola que você leciona não possuir os materiais listados acima para montagem de um destilador, você poderá acessar pelo laptop o seguinte endereço eletrônico http://pt.wikihow.com/Montar-um-Conjunto-de-Destila%C3%A7%C3%A3o que mostra como construir um destilador utilizando materiais acessíveis.
Procedimento
Resultado
Conclusão
Observação: Professor peça aos alunos que gravem a sua experiência, pois a gravação poderá ser útil para auxiliar em um tira teima ou até mesmo para estudos avaliativos. O aluno deverá configurar o seu laptop antes de começar a gravação. Caminhos para configuração:
Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida. Para começar a gravar é só clicar no botão vermelho, sendo iniciada a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=401
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15246
A avaliação de cada aluno poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão do texto, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos na participação em todo o desenvolvimento da aula.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!