Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


JOGO DOS SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS - UCA

 

16/05/2011

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

JOGO DOS SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS

LUCIANA SOARES MUNIZ, ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES, PATRICIA CARVALHO PACHECO, DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO, ELIANA APARECIDA CARLETO

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a atenção e a concentração.
  • Definir sinônimo e antônimo.
  • Diferenciar os significados de palavras sinônimas e antônimas.
  • Enriquecer o vocabulário por meio da expressão oral.
  • Desenvolver atitudes de interação e de colaboração.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos consigam expressar oralmente suas ideias para que manifestem, através da fala, seus pensamentos sobre a temática: significação das palavras sinônimas e antônimas. Também é importante que os alunos tenham noções básicas de informática e saibam operar o laptop do Projeto UCA, pois facilitará o desenvolvimento das atividades.

Estratégias e recursos da aula

 As atividades propostas serão realizadas com o auxílio do laptop do Projeto UCA, conectado à internet. Utilizaremos os seguintes softwares: KWord  pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord] e Mozilla Firefox( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou (Área de trabalho > navegador de internet). Para realização da primeira atividade serão necessários data show, CD, DVD ou pendrive. Para a segunda atividade é preciso um espaço físico onde os alunos possam assentar em círculo, tal espaço poderá ser a própria sala de aula.

Primeira Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.

Acompanhe os alunos até a sala de vídeo para que assistam aos vídeos indicados nos sítios http://www.youtube.com/watch?v=1Q5eyyDuvo4

http://www.youtube.com/watch?v=b93ZBBJBz2U&feature=related

O primeiro vídeo é do sítio "maiseducacao" e expõe sobre o significado das palavras antônimas e sinônimas.

O segundo é a poesia “Ou isto ou aquilo” de Cecília Meireles que retrata diferentes situações com  ideias opostas. Aproveite para informar dados sobre a autora, você poderá utilizar o sítio  http://www.youtube.com/watch?v=wtXFOKumu5c      

Estando na sala de vídeo diga aos alunos que eles assistirão à dois vídeos, mas que precisarão prestar muita atenção neles, pois conhecerão palavras que apresentam determinadas semelhanças e diferenças.

 Procure sempre iniciar as atividades por meio dos conhecimentos que os alunos já possuem a respeito do tema a ser desenvolvido.  Dessa forma, questione-os:

a- Vocês conhecem palavras que tenham o mesmo significado? Deem alguns exemplos.

b- E palavras que tenham  significados diferentes? Citem alguns exemplos.

 

Possibilite a apresentação de alguns alunos, faça intervenções por meio de novos questionamentos, a fim de observar o entendimento ou não da temática a ser desenvolvida. Inclua novos alunos no debate, por exemplo: alguém conhece outra palavra que tenha o mesmo significado da apresentada pelo colega? Qual seria o contrário desse significado?

 

Quando finalizar o diálogo apresente os vídeos citados anteriormente utilizando data show.

Posteriormente, converse com os alunos sobre os vídeos que acabaram de assistir, pedindo-lhes que tentem lembrar quais foram as palavras que tinham significados semelhantes ou diferentes. Enquanto isso, professor, liste tais palavras na lousa e faça a leitura individual e/ou coletiva com os alunos.

Para finalizar esse momento, pergunte aos alunos o que foi possível aprender.

 

Segunda Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.

sinonimoeantonimo

Fonte da imagem:  http://roraimawebartes.blogspot.com/2011/03/logo-do-projeto-uca.html

 Professor, instrua os alunos para pesquisarem o significado das palavras sinônimo e antônimo. Solicite que eles utilizem seus laptops, veja o caminho: Mozilla Firefox ( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou (Área de trabalho > navegador de internet).

 

Para realizar esta busca, os alunos poderão utilizar o site do Google: www.google.com.br Deverão digitar no campo de pesquisa, por exemplo: o que é sinônimo? Qual o significado da palavra antônimo?

Seja mediador da atividade. Faça intervenções quando necessário, por meio de questionamentos sobre cada etapa vivenciada, instrua aqueles que têm dúvida sobre a utilização da ferramenta de trabalho (Mozilla Firefox).

Ao final da pesquisa faça levantamento do que foi possível aprender. É importante que os alunos saibam o que significa sinônimo e antônimo.

Aproveitando que os alunos estão utilizando seus laptops peça que acessem os sítios abaixo para que possam realizar alguns jogos sobre a temática desenvolvida.

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=552

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=98

Ao término dos jogos, faça uma avaliação desse momento. Desafie, por meio de diálogo coletivo, a participação de todos, insira aqueles que não têm o hábito de falar, questione-os sobre o que descobriram.

 

Terceira Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.

 Professor convide os alunos para realizarem uma brincadeira na qual utilizarão palavras com sentidos semelhantes.
Explique que todos deverão assentar no chão, em uma rodinha e que um aluno voluntário iniciará o jogo, dizendo o nome de um colega e falando alguma coisa sobre ele.

Por exemplo: - Ana Flávia está feliz. A menina chamada Ana Flávia deverá responder confirmando a frase através de uma palavra que seja semelhante ao que lhe foi dito: - Ana Flávia está contente. Depois, Ana Flávia escolhe outra criança e diz, por exemplo: - Maria Emília é uma menina bonita. Esta responde, dizendo: - Maria Emília é uma menina linda, e escolhe outra criança, dizendo, por exemplo: - Vitor pulou rápido o muro. Vitor responde dizendo uma frase que tenha sentido semelhante à frase que lhe foi dita, e assim sucessivamente, até que todos tenham participado do jogo.
Quem não responder certo, isto é, não disser uma frase que tenha sentido semelhante poderá ficar temporariamente afastado da atividade, o colega que o escolheu terá o direito de escolher outra pessoa. A atividade deverá ser realizada até que todos os alunos tenham sido contemplados ou até demonstrarem interesse em continuar.

Explicando este momento para os alunos

___Será que vocês conseguem usar palavras que tenham o mesmo significado? Alguém poderia me dar algum exemplo de palavras que tenham o mesmo significado?(Aproveite este momento para dialogar com os alunos sobre o que já aprenderam sobre este assunto).
Nesta atividade usaremos palavras sinônimas. Ou seja, palavras que se identificam exatamente ou aproximadamente quanto ao significado. Para isto é necessário que tenham atenção. Quando o colega disser uma frase que esteja se referindo a uma determinada pessoa, imediatamente essa pessoa deverá, falar a frase usando o sinônimo do atributo que lhe foi destinado. Atenção ao falar, pois não poderá repetir as palavras que já foram usadas ao elaborar a sua e também terá que ser bastante rápido para criar sua frase. Vou dar alguns exemplos para que vocês entendam a atividade (ver exemplos citados acima). Entenderam? Podemos começar?

 

Realize a atividade depois que você se certificar que toda a turma entendeu como esta ocorrerá. Ao final, faça uma avaliação. Pergunte aos alunos o que acharam. Qual/is a/s dificuldade/s encontrada/s.

Sugestões de variações desta atividade

 

Esta atividade também poderá ser usada para trabalhar sentido contrário (antônimo). Poderá ser utilizada a mesma dinâmica do processo desenvolvido anteriormente, substituindo as palavras do mesmo sentido pelas de sentidos opostos. Poderá ainda utilizá-las para trabalhar frases no coletivo, singular, plural, adjetivo, masculino e feminino. Cabe a você fazer uma análise do conteúdo a ser trabalhado em sala de aula.

  

Fichasenumeros

 Fonte da imagem: htp://cadernodeesboco.zip.net/

 

Professor oriente os alunos a registrarem a atividade no caderno de Língua Portuguesa. Escreva o nome do jogo, os objetivos, as instruções e algumas frases elaboradas. Primeiramente escreva a frase e em seguida reescreva-a trocando a palavra destacada pelo sinônimo falado.
Faça também, se preferir, exercícios onde correspondam palavras e seus sinônimos, exemplo: caça palavras, palavras cruzadas e numerar de acordo.
Não se esqueça de registrar a opinião do aluno sobre a atividade realizada.

Importante: Para que o registro seja feito no caderno de Língua Portuguesa, é necessário que você tenha anotado as frases que foram faladas no decorrer da atividade. Você poderá utilizar seu laptop ou poderá pedir que durante a atividade os alunos utilizem seus laptops. Deverão utilizar  KWord [Metasys> Aplicativos -> KWord] para digitar a frase que o colega disse utilizando seu nome e a resposta que ele deu. Cada aluno deverá salvar a sua atividade. Salve como documento do KWord na aba Arquivo clique em Salvar como.

Professor, dependendo do objetivo proposto, não precisa ficar preocupado com o registro no caderno. Por exemplo, se o objetivo foi apenas  interação e descontração entre os pares, a atividade poderá ser feita apenas oralmente.

 

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, dê espaço para que os alunos avaliem a atividade. Observe se eles conseguiram definir o que é sinônimo e antônimo; se diferenciam os significados de palavras sinônimas e antônimas; se conseguiram utilizar palavras que possibilitaram o enriquecimento de vocabulário por meio da expressão oral e foram capazes de ter atitudes de interação e de colaboração ao realizar as diversas atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y aporta para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bien recibidas.