Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA – Produção de texto: criação de um jornal dos discentes

 

02/07/2011

Autor y Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1.  Criar um jornal dos discentes.
  2.  Experimentar recursos de captação e tratamento de imagens disponíveis no laptop UCA para a criação do jornal dos discentes.
  3.  Utilizar recursos do laptop UCA para a redação e edição dos textos do jornal.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer:

- A estrutura de diferentes gêneros textuais pertencentes ao domínio discursivo jornalístico.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1 – Motivação: ativação do conhecimento prévio dos discentes 

Alunos organizados em grupos de quatro componentes.

Professor, para motivar os alunos e ativar o conhecimento prévio deles sobre jornais, entregue-lhes o questionário abaixo. Embora eles estejam dispostos em grupos, as respostas serão individuais.

 

Exercício 1

1ª parte:

Respondam, individualmente, às questões abaixo, em seus laptops, utilizando o programa KWord [Metasys > Aplicativos > Novos Aplicativos > Processador de textos KWord], e salvem-nas em um arquivo intitulado "Conhecimento sobre jornais". O arquivo deve ser copiado, posteriormente, em pen drive.

  1. Pense em algum jornal que você já tenha lido e identifique: o que mais atraiu sua atenção no jornal?
  2. Quais seções ou colunas você lembra que existem no jornal que você leu?
  3. Se você fosse um editor de jornal, sobre quais assuntos teria interesse em escrever?

 

2ª parte:

Após digitar suas respostas, cada membro deve comentá-las com os demais colegas de seu grupo. Em seguida, de modo coletivo, destaquem as semelhanças e diferenças entre as respostas.

 

 

Professor, esteja atento à participação dos alunos. A expectativa é de que eles citem os jornais mais conhecidos nacionalmente e em âmbito local. Com relação às seções mais lidas, a expectativa é de que eles citem aquelas ligadas a esportes, vida social e entretenimento.

 

Atividade 2 – Leitura de jornais escolares eletrônicos

 jornal eseba em notícia 

                                                                                                    Disponível em: <http://www.eseba.ufu.br/arquivos/jornal/jornalEseba18.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2011. 

Alunos continuam organizados em grupos de quatro componentes.

Professor, o objetivo desta etapa é mostrar aos alunos alguns exemplos de jornais produzidos por discentes. Tão logo eles acessem os jornais, circule pela sala certificando-se de que eles estão explorando os jornais determinados para cada grupo; estimule-os a conhecerem a escola por meio das páginas dos jornais acessados, a partir de dados explícitos ou de deduções. As questões apresentadas no exercício 2 ajudarão a direcionar essa leitura. Dependendo da velocidade de conexão, os arquivos podem demorar de 10 a 40 segundos para serem carregados.

É importante fomentar em seus alunos a convicção de que eles são plenamente capazes de criarem um jornal deles e para eles, que aborde temas de seu interesse, com sua linguagem, com seu olhar sobre si e sobre os outros. Conhecer os exemplos aqui apresentados tem essa finalidade. Se, por acaso, alguém trouxer informação a respeito de outro jornal discente, procure incorporar a contribuição às atividades.

Professor, oriente os estudantes para que acessem, em apenas dois laptops por grupo, via Internet [Metasys > Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou na área de trabalho], os sites de jornais produzidos por diferentes escolas, relacionados na ficha de orientação abaixo, que deverá ser entregue aos grupos após sua identificação (Grupos 1 e 2, Grupos 3 e 4 e assim sucessivamente):

  

Exercício 2 – Conhecendo jornais escolares eletrônicos

 

Cada grupo deve conectar apenas dois laptops à internet, abrindo o navegador Mozilla Firefox [Metasys > Favoritos > Navegador de Internet Firefox], e desenvolver o que se pede:

 

I- Acessem os jornais abaixo, conforme indicado:

 

Grupos 1 e 2:

A) Diário Escolar

Jornal dos Alunos da E.M.E.I.F. Ismael Pordeus – Fortaleza/Ceará (edição de março de 2011, nº 12). Disponível em: <http://jornalescolar.org.br/wp-content/uploads/2011/04/diario-escolar-12-mar-2011-fece-fortaleza.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2011.

B) Jornal ESEBA em Notícia – 16ª edição

Jornal da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia/Minas Gerais. Disponível em: <http://www.eseba.ufu.br/arquivos/jornal/jornalEseba16.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2011.

 

Grupos 3 e 4:

C) Ponta da Língua

Jornal da Comunidade Estudantil da Costa Verde – Paraty/Rio de Janeiro (edição de novembro de 2009, ano I, nº 1). Disponível em: <http://www.paraty.com/images/stories/ARQUIVOS/folha_litoral/p_da_lingua%2001.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2011.

D) Jornal ESEBA em Notícia – 17ª edição

Jornal da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia/Minas Gerais. Disponível em: <http://www.eseba.ufu.br/arquivos/jornal/jornalEseba17.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2011.

 

Grupos 5 e 6:

E) Memória Viva

Jornal dos Alunos da Escola Municipal Moacir Madeira Campos – Teresina/Piauí (edição de agosto de 2010, nº 7). Disponível em: <http://jornalescolar.org.br/wp-content/uploads/2010/10/memoria-viva-07-jul-2010-plpi-teresina.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2011.

F) Jornal ESEBA em Notícia – 18ª edição

Jornal da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia/Minas Gerais. Disponível em: <http://www.eseba.ufu.br/arquivos/jornal/jornalEseba18.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2011.

 

Grupos 7 e 8:

G) Jornal Jarbinhas

Jornal dos Alunos da Escola Municipal Ministro Jarbas Passarinho –Ipojuca/Pernambuco (edição de novembro de 2010, nº 1). Disponível em: <http://jornalescolar.org.br/wp-content/uploads/2010/12/jornal-jarbinhas-01-nov-2010-plpe-ipojuca.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2011.

H) Jornal Alerta Jovens em Ação

Jornal dos Alunos da Escola Nilson Holanda – Fortaleza/Ceará (edição de fevereiro de 2011, nº 03). Disponível em: <http://jornalescolar.org.br/wp-content/uploads/2011/04/jornal-alerta-jovens-em-acao-03-fev-2011-fece-fortaleza.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2011.

 

Grupos 9 e 10:

I) Novas Ideias

Jornal dos Alunos do Colégio Cecília Meireles – Apiaí/São Paulo (edição de novembro de 2010, nº 1). Disponível em: <http://jornalescolar.org.br/wp-content/uploads/2010/12/novas-ideias-01-nov-2010-plsp-ipiai.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2011.

J) Gazeta do Noé

Jornal dos Alunos de 1º ao 5º ano da Escola Municipal Noé Fortes – Teresina/Piauí (edição 2010, nº 7). Disponível em: <http://jornalescolar.org.br/wp-content/uploads/2010/12/gazeta-do-noe-07-nov-2010-plpi-teresina.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2011.

 

II- Para caracterizarem os jornais acessados, respondam às questões abaixo em seus cadernos:

  1. Quais são os nomes dos jornais? Onde eles são publicados? Qual a tiragem de cada um deles?
  2. Você considera que os jornais acessados foram construídos com pouco ou muito recurso financeiro? Justifique sua resposta citando características dos jornais que permitem analisar de uma ou de outra forma.
  3. Quem são os responsáveis pela criação dos jornais?
  4. Explique como os nomes dos jornais têm relação com os nomes das escolas que os produziram.
  5. Quais são os assuntos abordados pelos jornais? Como esses assuntos são organizados?
  6. Quem escreveu os textos publicados em cada um dos jornais acessados?
  7. Caracterize os jornais acessados quanto aos recursos gráficos e visuais utilizados. Verifique se há utilização de desenhos, fotografias, cores, dentre outros.

 

  •  Atenção, alunos: os arquivos dos jornais podem demorar de 10 a 40 segundos para serem carregados.

 

  

Professor, o tempo previsto para navegação pelos jornais escolares e para responder às questões é de 30 a 40 minutos. Todavia, se você notar que a turma está envolvida, esse tempo poderá ser aumentado.

 

A socialização das respostas do exercício 2 será por grupo e por questão. Peça que 2 alunos anotem no quadro de giz as respostas. Solicite que todos os alunos estejam atentos para que não repitam respostas iguais, evitando perda de tempo. Assim que todas as respostas tiverem sido apresentadas em voz alta e as anotações concluídas, conduza a turma a constatar semelhanças e diferenças entre os jornais produzidos por estudantes, as quais podem ser deduzidas das respostas.

 

Atividade 3 – Definição das seções do jornal dos discentes

Alunos organizados nos mesmos grupos anteriores.

Professor, solicite a cada grupo que discuta e formule uma proposta de assuntos a serem abordados no jornal estudantil e de organização desses em seções/colunas.

Primeiro, observe a reação dos alunos na proposição de assuntos e seções/colunas. Caso eles demonstrem muita dificuldade, eis algumas sugestões que podem ser apresentadas a eles:

 

  • Projetos da Escola
  • Culinária
  • Editorial
  • Cultura
  • Saúde
  • Expediente
  • Cotidiano
  • Eu, estudante
  • Carta do Leitor
  • Esporte
  • Informática
  • Classificados
  • Coluna Social
  • Humor
  • Horóscopo
  • Produção Literária
  • Mural de recados
  • Oportunidades para estudantes  
 

Concluída essa etapa, peça a um aluno de cada grupo que leia sua proposta. Você deve anotar no quadro as sugestões de assuntos e seções/colunas, que provavelmente se repetirão. Junto com eles, estabeleça um acordo, firmando quais serão os assuntos e as seções/colunas que comporão o jornal dos discentes.

 

Atividade 4 – Produção dos textos para o jornal

Alunos continuam organizados nos mesmos grupos.

Professor, distribua entre os grupos as diferentes seções/colunas a serem organizadas. Peça para decidirem sobre qual tema escreverão, lembrando que o tema não poderá fugir ao que se espera da seção/coluna. Para essa produção de textos, os alunos podem ocupar a sala e outro espaço próximo (biblioteca, auditório, refeitório). Se todos ficarem no mesmo espaço, poderá ocorrer excesso de barulho e prejuízo para a produção dos textos. Conforme a realidade física de sua escola, limite os lugares que poderão ser utilizados para que não haja excessiva dispersão e você tenha condição de transitar entre um espaço e outro.

Outra opção é que essa parte da atividade seja realizada como tarefa de casa.

Sugerimos que o jornal tenha no mínimo 4 e no máximo 7 seções/colunas. Já a quantidade de textos em cada seção/coluna dependerá da quantidade de alunos por grupo e de quantas páginas foram definidas para o jornal. Para melhor conduzir os trabalhos, entregue aos alunos a seguinte ficha de orientação:

  

Orientações para a produção de textos

- Organizados em grupos de quatro componentes, produzam os textos, cuja temática foi definida anteriormente. Digitem suas produções no editor de textos Kword [Metasys > Aplicativos > Novos Aplicativos > Processador de textos KWord]. Salvem os arquivos em pen drive para que possam trocá-los entre si e promover a escrita coletiva.

 

laptop

Disponível em: <http://www.uapi.ufpi.br/evento.php?id=113>. Acesso em: 17 abr. 2011.

 

- Para a formatação e a padronização dos textos, sigam os seguintes procedimentos:

- manchetes:  fonte: Sans Serif;  estilo: negrito;  tamanho: 18;  texto: centralizado;

- corpo do texto:  fonte: DejaVu Sans;  estilo: normal;  tamanho: 12;  texto: justificado;

- configurar página:  tamanho: A4;  orientação: retrato;  margens: superior e inferior = 20,00 mm;   esquerda e direita = 20,00 mm.

- Para produzir os textos, procurem retratar e registrar situações vivenciadas na Escola, no bairro ou na cidade.

- Quanto aos recursos visuais (fotos, por exemplo), utilizem os recursos para captação de imagens disponíveis no laptop UCA (WxCam, disponibilizado na Área de Trabalho). Para o tratamento das imagens captadas por meio do programa WxCam, utilizem o Gwenview [Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Visualizador de Imagens Gwenview]. As imagens capturadas são automaticamente salvas em Arquivos Pessoais/Pasta do Usuário (disponível na Área de Trabalho), dentro da pasta Imagens. Cada foto deve ser acompanhada de uma legenda, isto é, de um texto explicativo sobre a imagem, e da fonte (origem da foto).

 

Professor, você também pode sugerir aos alunos que variem as fontes, para que a visualização não fique monótona e seja chamativa para os futuros leitores do jornal. Oriente-os a escolherem fontes que gerem boa visualização e sejam legíveis.

 

Atividade 5 – Escolha do nome do jornal

Professor, peça aos alunos que, individualmente, apresentem sugestões de nomes para o jornal. Os títulos sugeridos devem ser anotados no quadro. Se for preciso, proceda a mais de uma rodada de votação até que se chegue ao título definitivo. Dedique, no máximo, 15 minutos para esta escolha.

 

Atividade 6 – Socialização dos textos produzidos

Após a produção dos diferentes textos e antes da diagramação do jornal, deverá ser feita a socialização dos textos na turma. Para tanto, cada grupo enviará, por email, a pelo menos um dos integrantes dos outros grupos, os textos e imagens produzidos. Depois, cada grupo lerá, em sala, acompanhado pelos colegas, os textos.

Os alunos poderão apresentar sugestões de alteração para melhorar os textos. É preciso ressaltar, porém, que dificilmente haverá consenso nas sugestões e que há questões que envolvem o estilo de redação e não são, necessariamente, caso de correção ou incorreção.

Professor, nas turmas, geralmente, têm alunos que dominam os recursos de informática. Designe dois ou três como responsáveis por organizar todos os textos produzidos e diagramar o jornal, utilizando os recursos do laptop UCA. O jornal deverá ser impresso, xerocado e divulgado para a turma e afixado nos murais da Escola.

Outra possibilidade de divulgação do jornal dos discentes é sua publicação no site da escola. Se optarem pela publicação no site, sugiro que pelo menos 5 cópias sejam impressas e afixadas em locais de maior circulação dos alunos, como forma de convidá-los a acessar o site e conhecer o jornal.

Professor, é importante guardar um exemplar impresso e salvar o arquivo eletrônico do jornal em mídia removível.

Caso haja verba disponível, será interessante que todos os estudantes tenham acesso ao jornal e que ele seja lido e discutido nas demais salas, o que possibilitará a produção de Cartas do Leitor para compor as possíveis edições posteriores. Há, também, a possibilidade de ser desenvolvido um trabalho coletivo para arrecadar fundos para a produção contínua do jornal na escola.

A produção de um jornal escolar é uma oportunidade para desenvolver propostas de trabalho interdisciplinares com as áreas de Ciências, Filosofia, Sociologia, Artes, Matemática, História, Geografia, explorando temáticas diversas, como: preservação do meio ambiente, a relação ser humano individual/social, cultura e artes, economia, fatos históricos da Escola e da cidade, desenvolvimento regional, cultura regional típica. Convide outros professores para auxiliarem os alunos no desenvolvimento de suas pesquisas e na concepção dos textos.

Recursos Complementares

1. Para obter informações sobre a produção de jornais escolares e sobre alguns gêneros textuais do domínio jornalístico, sugiro acessar os seguintes textos e links:

A) Aula do Portal do Professor: Classificados de Jornal: introdução ao gênero. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23186>. Acesso em: 16 abr. 2011.

B) Aula do Portal do Professor: Reportagem. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28643>. Acesso em: 16 abr. 2011.

C) Aula do Portal do Professor: Editorial. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28415>. Acesso em: 16 abr. 2011.

D) Aula do Portal do Professor: Manchete: um resumo da notícia. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28489>. Acesso em: 16 abr. 2011.

E) Artigo: Jornal da escola. Tudo de bom! Disponível em: <http://www.mundojovem.pucrs.br/projetos/pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar.php>. Acesso em: 16 abr. 2011.

2. Acessando o site Portal do Jornal Escolar (disponível em: <http://jornalescolar.org.br/>. Acesso em: 16 abr. 2011), é possível obter links de diversos jornais produzidos por estudantes da educação básica de escolas diferentes e informações de projetos relacionados à criação de jornais escolares:

 portal do jornal  

Disponível em: <http://jornalescolar.org.br/>. Acesso em: 16 abr. 2011.

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalhar em grupo.

Professor, verifique ainda o desempenho dos alunos na leitura dos jornais, na proposição das seções para o jornal da turma e na produção dos textos destinados ao grupo em que se encontravam. Observe se conseguem utilizar os recursos para captação de imagem do laptop UCA, bem como os de edição de textos.

Verifique, a partir das produções textuais dos alunos, se conseguem produzir diferentes gêneros textuais do domínio jornalístico, com as especificidades de cada um deles. 

Reflita com os discentes sobre os pontos positivos e negativos apresentados durante o desenvolvimento da atividade. A avaliação do professor e a autoavaliação do aluno devem ser utilizadas para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.