24/09/2011
A função do acento para a compreensão do sentido da palavra
Mariane Patrícia Madeira Lopes, Clenice Griffo, Ariadia Ylana Ferreira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Oferecer elementos para a noção das regras ortográficas e de acentuação de palavras.
Indicada para crianças que já consigam ler e interpretar, mesmo com dificuldades, pequenos textos/frases.
Esta aula permitirá aos alunos conhecerem os conceitos relacionados a acentuação das palavras, bem como identificar os acentos utilizados na língua portuguesa.
KWord [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
KRecord [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia ]
Durante as atividades desta aula serão necessários alguns materiais: jornais ou revistas usadas, uma folha de jornal para fazer um envelope, canetinhas, folhas de papel ofício ou A4.
Todas as palavras na nossa língua possuem uma sílaba tônica, que é aquela que recebe a maior inflexão de voz quando pronunciamos. Explique às crianças que algumas palavras tem a sílaba tônica marcada por um acento gráfico. Em alguns casos, o acento será o responsável por definir palavras diferentes como avô/avó, é/e.
Converse e explique para as crianças sobre os diferentes tipos de acentos gráficos. Uma explicação possível é a descrita abaixo, retirada do livro: Aprendendo português: Conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série
Após a explicação sobre Acentuação, solicitar aos alunos que utilizem o software [Kword] para classificar as palavras inseridas no envelope, durante a primeira atividade. Os alunos deverão criar uma tabela no [Kword] com as seguintes colunas:
À medida que os alunos retiram as palavras do envelope, eles devem criar linhas e inserir as palavras abaixo do acento adequado. O exemplo abaixo mostra a tabela após 8 palavras retiradas do envelope
Caso a criança tenha dúvida quanto ao acento, oriente-as a utilizar o dicionário para conferir a grafia correta das palavras. Por intermédio do navegador [Mozilla Firefox], as crianças também podem utilizar o site: http://www.priberam.pt/dlpo/ para descobrir a correta grafia das palavras, bem como seus significados.
Apresente aos alunos a tabela abaixo, que contém 12 palavras que não estão acentuadas. O objetivo dessa atividade é, ao falar as palavras, identificar onde devem ser colocados os acentos e qual acento é o apropriado. Solicite aos alunos que abram o software [KRecord] e peça para que eles falem cada uma das palavras da tabela, em voz alta, gravando-as em seu laptop. Após a gravação das palavras peça que eles executem o som de cada uma das palavras, para que tentem identificar quais acentos devem ser colocados nessas palavras, preenchendo a tabela com o acento adequado. |
TEBEROSKY, Ana e COLL, César. Aprendendo português: Conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série. Ed. Ática.
MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autentica, 1999 139 p. : (Linguagem e Educação;4) ISBN 8586583510.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999 128 p.
Durante a realização das atividades, observar se a criança é capaz de: ·
Separar corretamente as palavras na tabela da atividade 2;
Acentuar corretamente as palavras da atividade 3.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/11/2011
Quatro estrelasMuito boa a aula, fácil para trabalhar com os alunos e muito dinâmica. Apenas corrija a definição do acento grave onde está escrito " inclinada para a direita" deve ser " inclinada para a esquerda.
01/10/2011
Cinco estrelasAchei uma aula muito boa pela sua simplicidade e ao mesmo tempo pela abragência do conteúdo. Trabalha a oralidade e a escrita de uma forma que deixa fácil o processo de aprendizagem com recursos práticos e prazerosos com o uso do uca.