Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - A função do acento para a compreensão do sentido da palavra

 

24/09/2011

Autor e Coautor(es)
JULIANO VARELLA DE CARVALHO
imagem do usuário

NOVO HAMBURGO - RS Centro Universitário Feevale

A função do acento para a compreensão do sentido da palavra

Mariane Patrícia Madeira Lopes, Clenice Griffo, Ariadia Ylana Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:

Primeiro Objetivo

Oferecer elementos para a noção das regras ortográficas e de acentuação de palavras.

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Indicada para crianças que já consigam ler e interpretar, mesmo com dificuldades, pequenos textos/frases.

Estratégias e recursos da aula

Banner com os personagens do projeto UCA

Esta aula permitirá aos alunos conhecerem os conceitos relacionados a acentuação das palavras, bem como identificar os acentos utilizados na língua portuguesa.

KWord                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Mozilla Firefox  [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
KRecord            [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia ]

Durante as atividades desta aula serão necessários alguns materiais: jornais ou revistas usadas, uma folha de jornal para fazer um envelope, canetinhas, folhas de papel ofício ou A4.

Atividade

Acentos gráficos

Todas as palavras na nossa língua possuem uma sílaba tônica, que é aquela que  recebe a maior inflexão de voz quando pronunciamos. Explique às crianças que algumas palavras tem a sílaba tônica marcada por um  acento gráfico. Em alguns casos, o acento será o responsável por definir palavras diferentes como avô/avó, é/e.    

Atividade 1

  • As crianças devem recortar de jornais e revistas palavras que possuam os seguintes acentos gráficos (´ ^ ~ ` );

  • Cada criança deverá escolher uma palavra e ler em voz alta para toda a turma;

  • Escreva a palavra no quadro, faça a leitura da palavra dando ênfase a sílaba tônica. E diga às crianças como seria pronunciada a palavra sem o acento gráfico.

  • Peça à turma que anote as palavras na folha de ofício/papel A4 com bastante atenção sem esquecer o acento.

  • Façam com uma folha de jornal um envelope (http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-envelope-simples/) para que as palavras sejam recortadas e depois colocadas dentro de um envelope (utilizado na próxima atividade).

Atividade 2

Converse e explique para as crianças sobre os diferentes tipos de acentos gráficos. Uma explicação possível é a descrita abaixo, retirada do livro: Aprendendo português: Conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série

  • O acento agudo (´) é uma pequena linha inclinada para a direita. Este acento pode  aparecer nas cinco vogais do nosso alfabeto.   

  • O acento grave (`) é uma pequena linha inclinada para a direita que aparece apenas sobre o “a”, como nas palavras “à”, “às” e “àquelas”.r   

  • O acento circunflexo (^) é formado por duas linhas inclinadas e colocado sobre algumas vogais...   

  • O til é uma pequena linha ondulada que colocamos sobre o “a”, como em “irmão”, “órfã” ... e sobre o “o” como na palavra “limões”.

Após a explicação sobre Acentuação, solicitar aos alunos que utilizem o software [Kword] para classificar as palavras inseridas no envelope, durante a primeira atividade. Os alunos deverão criar uma tabela no [Kword] com as seguintes colunas:

~ (til)

´ (agudo)

`(grave)

^ (circunflexo

À medida que os alunos retiram as palavras do envelope, eles devem criar linhas e inserir as palavras abaixo do acento adequado. O exemplo abaixo mostra a tabela após 8 palavras retiradas do envelope

~ (til)

´ (agudo)

`(grave)

^ (circunflexo

Coração

Álcool

Àquele

Vovô

Lampião

Vovó

À

Lâmpada

Caso a criança tenha dúvida quanto ao acento, oriente-as a utilizar o dicionário para conferir a grafia correta das palavras. Por intermédio do navegador [Mozilla Firefox], as crianças também podem utilizar o site: http://www.priberam.pt/dlpo/ para descobrir a correta grafia das palavras, bem como seus significados.

Atividade 3

Apresente aos alunos a tabela abaixo, que contém 12 palavras que não estão acentuadas. O objetivo dessa atividade é, ao falar as palavras, identificar onde devem ser colocados os acentos e qual acento é o apropriado.

Solicite aos alunos que abram o software [KRecord] e peça para que eles falem cada uma das palavras da tabela, em voz alta, gravando-as em seu laptop. Após a gravação das palavras peça que eles executem o som de cada uma das palavras, para que tentem identificar quais acentos devem ser colocados nessas palavras, preenchendo a tabela com o acento adequado.

Recursos Complementares

TEBEROSKY, Ana e COLL, César. Aprendendo português: Conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série. Ed. Ática.

MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autentica, 1999 139 p. : (Linguagem e Educação;4) ISBN 8586583510.

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999 128 p.

Avaliação

Durante a realização das atividades, observar se a criança é capaz de: ·         

  • Separar corretamente as palavras na tabela da atividade 2;       

  • Acentuar corretamente as palavras da atividade 3.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jjaqueline, Colégio Estadual Pacaembu , Paraná - disse:
    jaqueline_pizzi@hotmail.com

    21/11/2011

    Quatro estrelas

    Muito boa a aula, fácil para trabalhar com os alunos e muito dinâmica. Apenas corrija a definição do acento grave onde está escrito " inclinada para a direita" deve ser " inclinada para a esquerda.


  • Deise Veek Idalino Saul, ESC MUN ENS FUN SANTA TEREZINHA , Rio Grande do Sul - disse:
    veek.deise7@gmail.com

    01/10/2011

    Cinco estrelas

    Achei uma aula muito boa pela sua simplicidade e ao mesmo tempo pela abragência do conteúdo. Trabalha a oralidade e a escrita de uma forma que deixa fácil o processo de aprendizagem com recursos práticos e prazerosos com o uso do uca.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.