19/05/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
- Fazer inferências simples.
- Saber identificar o que são pronomes pessoais.
- Conhecer a noção de coesão textual e alguns de seus mecanismos.
- Saber o que é uma paródia.
Atividade 1 – Motivação
Professor, antes de começar a desenvolver a aula, promova uma discussão com os alunos acerca dos conhecimentos prévios que eles possuem a respeito dos pronomes pessoais. Solicite a eles que produzam exemplos, oralmente, em que durante o diálogo sejam usados os pronomes pessoais.
Oriente que acessem, em seus laptops UCA, via Internet [Metasys > Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou área de trabalho], um vídeo do Youtube intitulado "Pronomes pessoais" (1m18s) (Disponível em: <http://www.youtube.com/wcatch?v=SLpHFFYqaE8>. Acesso em: 18 abr. 2011.).
Enquanto o download do vídeo é feito, organize os alunos em duplas.
(Disponível em: <http://www.youtube.com/wcatch?v=SLpHFFYqaE8>. Acesso em: 18 abr. 2011.)
Atividade 2 – Identificação dos pronomes pessoais
Professor, os alunos desenvolverão essa atividade em duplas. Cada aluno deverá abrir um arquivo em seu laptop, no programa Kword, ao qual darão o nome de "Pronomes pessoais e coesão referencial".
Em seguida, peça-os que insiram, após assistir ao vídeo, uma tabela com duas colunas e várias linhas correspondentes ao número de pronomes pessoais do caso reto e do caso oblíquo que foram apresentados no vídeo. Identifique as colunas: na primeira coluna à esquerda, escreva: Pronomes pessoais do caso reto; na coluna à direita, escreva: Pronomes pessoais do caso oblíquo. Exemplo:
Pronomes pessoais do caso reto |
Pronomes pessoais do caso oblíquo |
|
|
|
|
|
|
Após terminar o exercício, eles deverão salvar o arquivo e fechá-lo, para evitar perda do documento.
Atividade 3 – Identificação das funções exercidas pelos pronomes pessoais
Professor, peça aos alunos para se organizarem em grupos de 4 componentes. Em seguida, solicite que acessem em seus laptops, via internet [Metasys > Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou área de trabalho], outro vídeo do Youtube para ter acesso à letra e ouvir a música "Quem te viu quem te vê", de Chico Buarque de Holanda (3m40s) (Disponível em:
http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45166/
Acesso em: 19 abr. 2011.).
Instrua-os a digitarem no laptop, no arquivo dos pronomes pessoais, as seguintes questões:
Questões
a) Nas orações "Quem te viu quem te vê", a quem o pronome te está se referindo?
b) Explique qual o sentido produzido por esse enunciado, baseando-se na letra da música.
c) Nas orações "Quem não a conhece não pode mais ver", a quem a palavra em negrito está remetendo?
d) Quem é o eu nesse contexto de enunciação?
Professor, promova a socialização das respostas, solicitando a alguns que expliquem as questões acima.
Atividade 4 – Produção de texto
Professor, os alunos, para desenvolver esta atividade, continuarão em grupo de 4 componentes. O grupo deverá produzir uma paródia com os pronomes pessoais do caso reto e do caso oblíquo. Oriente a turma para que, ao produzir a paródia, escolham uma letra que possibilite estabelecer mecanismos de coesão referencial.
Esclareça-os que, após a produção da paródia, deverão criar um vídeo da música parodiada que deverá ser cantada pelo grupo. Para isso, eles devem acessar WxCam, pelo ícone da câmera na área de trabalho, ou acessar [Metasyys > Aplicativos > Multimídia > WxCam]. Na tela principal da WxCam, devem clicar no botão vermelho e iniciar a gravação de um arquivo em formato de vídeo. Esse arquivo será gravado na subpasta Vídeos, na pasta de usuários do Arquivo Pessoal. Em seguida, salvar o vídeo em pen drive.
Apresentar para a turma o trabalho realizado. Cada grupo terá 10 minutos para a apresentação.
Para obter informações sobre pronomes pessoais e coesão referencial, acesse:
- Aula do Portal do Professor: Os pronomes e a coesão textual. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27085>. Acesso em: 16 abr. 2011.
- Aula do Portal do Professor. Os pronomes pessoais. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22538>. Acesso em: 19 abr. 2011.
O professor deverá verificar, a partir das atividades realizadas, se os alunos são capazes de identificar os pronomes pessoais; reconhecer os seus referentes e saber empregá-los em um texto escrito.
Uma estrela 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/07/2011
Uma estrelaDou aula em uma escola pública, meus alunos não tem condições de usarem laptops em sala de aula.