27/05/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Adjunto adnominal e adjunto adverbial: compreendendo as relações semânticas
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda, Prof. Luiz Antônio dos Prazeres
Prof. Luiz Antônio dos Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Primeiro objetivo: Levar os alunos a compreenderem as relações semânticas estabelecidas entre elementos principais e seus adjuntos.
Segundo objetivo: Conduzir os alunos a uma reflexão sobre o uso das construções em adjunção, fazendo a diferenciação entre adjunto do nome e adjunto do verbo.
Terceiro objetivo: Aprimorar a habilidade dos alunos no uso de adjuntos adnominais e de adjuntos adverbiais em produções de texto.
Seria importante que os alunos já tivessem estudado a estrutura do período simples, considerando o que a gramática tradicional chama de termos essenciais da oração.
Atividade 1
Para esta primeira atividade, o professor deve tomar como ponto de partida as seguintes orações:
Os alunos devem ser instigados a pensar sobre as seguintes questões, que devem ser enviadas para cada netbook com o auxílio do Mensageiro Instantâneo [Mensageiro Instantâneo > Conversa > Enviar arquivo].
a) Qual dessas orações, considerada fora de um texto, causa estranhamento pela falta de complemento depois do verbo?
b) Formule duas perguntas cujas respostas sejam, respectivamente, as frases em 1 e 2.
c) Complete as orações em 1 e 2, colocando depois do verbo expressões que designem: lugar, tempo, modo, intensidade, finalidade, causa, instrumento e companhia.
d) Procure no campo de buscas do Google [Aplicativos > Serviços de Internet > Google] frases com os verbos "trabalhar" e "fazer". Para tanto, digite no campo de buscas do referido sítio uma das formas conjugadas do verbo, entre aspas: "trabalha" ou "trabalhou" ou "trabalharemos", etc; e "fizeram" ou "fará" ou "faço", etc. Copie algumas sentenças encontradas por você e descreva, do ponto de vista semântico (o sentido) e do ponto de vista formal (a classe de palavras), as expressões que acompanham a forma verbal pesquisada.
Observações: 1) Esta atividade deve ser feita em conjunto.
2) O professor deve solicitar aos alunos que leiam em voz alta alguns exemplos construídos e encontrados na internet, para que eles possam comparar as relações semânticas e sanar eventuais dúvidas que tenham tido ao completar as suas frases.
3) O objetivo principal deste exercício é fazer que os alunos reconheçam a diferença entre elementos essenciais e elementos acessórios da oração. Eles devem perceber que o verbo "trabalhar" aceita diversos adjuntos, mas pode ocorrer sem complemento, ao passo que o verbo "fazer" exige um complemento. Ou seja, antes de acrescentar expressões que manifestem lugar, tempo, modo, finalidade, causa, instrumento ou companhia, o verbo "fazer" demandou o acréscimo de uma expressão que lhe complete o sentido.
Para finalizar esta atividade, o professor deve enviar aos alunos os períodos a seguir, mais uma vez com o auxílio do Mensageiro Instantâneo [Mensageiro Instantâneo > Conversa > Enviar arquivo]. Os alunos devem reconhecer e classificar, em cada um dos períodos, as expressões que denotam: lugar, tempo, modo, finalidade, causa, instrumento e companhia.
Depois que os alunos tiverem feito o exercício, o professor deve promover uma discussão para verificar as respostas apresentadas por eles.
Atividade 2
No segundo momento da aula, o professor deve solicitar aos alunos que acessem o sítio <http://roparabia.tripod.com/antologia/antologia/autores/josepaulopaes.htm> e leiam o "Poema circense", de José Paulo Paes.
Em seguida, o professor deve enviar aos alunos o mesmo poema, com algumas palavras em destaque, e alguns questionamentos utilizando o Mensageiro Instantâneo [Mensageiro Instantâneo > Conversa > Enviar arquivo].
Poema circense
Jose Paulo Paes
Atirei meu coração às areias do circo, como se atira ao mar âncora aflita.
Ninguém bateu palmas.
O trapezista sorriu, o leão farejou-me desdenhosamente, o palhaço zombou de minha sombra fatídica.
Só a pequena bailarina compreendeu.
Em suas mãos de opala, meu coração refletia as nuvens de outono, os jogos de infância, as vozes populares
Depois de muitas quedas, aprendi.
Sei agora vestir, com razoável destreza, os risos da hiena, a frágil polidez dos elefantes, a elegância marinha dos corcéis.
Todavia, quando as luzes se apagam, readquiro antigos poderes e voo.
Voo para um mundo sem espelhos falsos, onde o sol devolve a cada coisa a sombra natural e onde não há aplausos, porque tudo é justo, porque tudo é bom.
Depois que os alunos tiverem feito uma primeira leitura, o professor deve promover um estudo do poema a partir das questões de "a" a "d":
a) Qual é o sentimento apresentado pelo eu-lírico?
b) Dentro do poema, cada uma das expressões em destaque está associada a outra expressão, caracterizando esta última. Identifique quais são essas expressões caracterizadas por cada uma das expressões em destaque.
c) Descreva, do ponto de vista formal, as expressões em destaque. Ou seja, identifique a classe de palavras ou a combinação de classes de palavras que constituem tais expressões.
d) Se as expressões em destaque fossem eliminadas, o poema faria sentido? O que ocorreria com o sentido das expressões a que elas estão associadas?
e) Substitua as expressões em destaque por outras, trabalhando para que o poema manifeste um sentimento do eu-lírico diferente do apresentado originalmente.
Observação: O objetivo principal desta atividade é levar os alunos a perceberem que, embora os adjuntos sejam considerados elementos acessórios, e por isso podem ser eliminados sem que as frases se tornem não aceitáveis, eles fazem grande diferença para o sentido das expressões que modificam.
Dando continuidade a esta atividade, o professor deve propor a seguinte reflexão aos alunos:
1. As expressões com as quais trabalhamos nesta atividade e na atividade anterior são chamadas pela gramática de ADJUNTOS. O que diferencia os adjuntos que destacamos no poema de José Paulo Paes daqueles com os quais trabalhamos nos exercícios da atividade anterior?
2. Encontre no poema de José Paulo Paes um exemplo de adjunto que faça parte do grupo com o qual trabalhamos na Atividade 1 e explicite a ideia (se é de tempo, de lugar, de modo, etc) expressa por ele.
Durante esta reflexão, o professor deve introduzir a designação ADJUNTO ADVERBIAL e ADJUNTO ADNOMINAL.
Para finalizar esta atividade, o professor deve indicar aos alunos o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=B-FSU0Yqoas. Depois que os alunos tiverem assitido ao vídeo uma primeira vez, o professor deve chamar a atenção dos alunos para os usos da expressão "na internet" no vídeo a que acabaram de assistir. Os alunos devem avaliar quando se trata de uma ADJUNTO ADVERBIAL e quando se trata de um ADJUNTO ADNOMINAL.
Atividade 3
O professor deve solicitar aos alunos que se reúnam em duplas e acessem o sítio <http://www.pensador.info/frase/MTM3OTAy/>, em que irão encontrar um texto de Luís Fernando Veríssimo.
Depois que os alunos tiverem lido o texto, o professor deve enviar a eles as questões a seguir com o auxílio do Mensageiro Instantâneo [Mensageiro Instantâneo > Conversa > Enviar arquivo].
a) Em que fato reside o humor do texto?
b) Os adjuntos adverbiais podem denotar circunstâncias de lugar, tempo, modo, intensidade, finalidade, causa, instrumento, companhia etc. Destaque no texto expressões que façam o papel de adjuntos adverbiais e classifique-as.
c) Uma característica dos adjuntos adverbiais é que frequentemente eles podem ser deslocados dentro da oração. Faça os deslocamentos possíveis com os adjuntos adverbiais encontrados por você na questão anterior e verifique se houve mudança de sentido.
d) Os adjuntos adverbiais são chamados de termos acessórios da oração, ou seja, termos que trazem um dado novo à oração, mas são dispensáveis à compreensão da mensagem. Faça o teste, retirando do texto os adjuntos adverbiais destacados por você. O texto continua fazendo sentido? A construção do humor do texto foi afetada? Explique.
e) Os adjuntos adnominais também são compreendidos pela gramática como termos acessórios da oração, pois também eles poderiam ser eliminados sem prejuízo para a compreensão da mensagem. Destaque no texto os adjuntos adnominais e verifique se essas expressões realmente podem ser eliminadas do texto. Qual é o papel dessas expressões na construção do sentido do conto de fadas?
f) Individualmente, crie outro pequeno conto de fadas, substituindo os adjuntos adverbiais e os adjuntos adnominais destacados no texto de Luís Fernando Veríssimo.
Depois que os alunos tiverem feito os exercícios propostos nesta atividade, o professor deve promover uma discussão a fim de verificar as respostas apresentadas pelos alunos.
Observação: Sugerimos que o professor solicite aos alunos que exponham para a turma o conto que fizeram utilizando o KPresenter [Aplicativos > Suite de Escritório > Gerador de Apresentações (KPresenter)]. Acreditamos que, dessa forma, os alunos se sentirão mais motivados a produzir o texto.
Atividade 4
Para finalizar esta aula, o professor deve apresentar aos alunos o pequeno trecho a seguir, também utilizando o recurso do KPresenter [Aplicativos > Suite de Escritório > Gerador de Apresentações (KPresenter)] e solicitar que eles respondam oralmente à questão: por que não podemos considerar as expressões em destaque como adjuntos?
O outro vestibular
A disputa por um emprego nas maiores empresas brasileiras está começando para os estudantes que concluirão a faculdade no final do ano. Quem já passou pela experiência sabe que, perto dela, o funil do vestibular parece brincadeira. Dos numerosos jovens que se candidataram a uma vaga da firma Cargill, que atua no ramo de alimentos, apenas uma pequena parcela revelou inclinação para o tipo de trabalho a ser desenvolvido. Em todas as grandes companhias que adotam a política de recrutar profissionais recém-formados, a disputa por uma vaga é mais pesada do que nas mais concorridas universidades brasileiras. Durante o programa de treinamento, o jovem trainee terá acesso a diferentes departamentos da empresa. Se ele tiver domínio do uso de computadores, suas chances de ser escolhido aumentarão. "Hoje as empresas querem pessoas com senso crítico, que saibam apontar problemas e sugerir soluções", afirma a responsável pelo programa de treinamento da Gessy Lever. A primeira triagem é feita entre os currículos que chegam às empresas. Nesta fase, mais da metade dos candidatos é eliminada. A capacidade para trabalhar em equipe e a desenvoltura para lidar com problemas serão muito úteis ao candidato que estiver lutando por uma vaga como jovem trainee. (…)
Fonte: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx, Edição 1557 - 29 de julho de 1998, acessada em 14 de agosto de 2010.
Para informações sobre os temas tratados nesta aula, ver os sítios a seguir, consultados dem 15 de agosto de 2010.
Adjunto adverbial: http://pt.wikibooks.org/wiki/Portugu%C3%AAs/Termos_acess%C3%B3rios/Adjunto_adverbial
Adjunto adnominal: http://www.lpeu.com.br/a/Adjunto-Adnominal.html
Termos acessórios da oração: http://pt.wikipedia.org/wiki/Termos_acess%C3%B3rios_da_ora%C3%A7%C3%A3o
Para explicações mais detalhadas sobre os adjuntos, ver: BECHARA, Evanildo. Moderma gramática portuguesa. 37 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999.
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