Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Orações subordinadas adjetivas: a semântica das orações restritivas e explicativas

 

20/07/2011

Autor e Coautor(es)
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Orações subordinadas adjetivas: a semântica das orações restritivas e explicativas

Priscila Brasil Gonçalves Lacerda, Prof. Luiz Antônio dos Prazeres

Prof. Luiz Antônio dos Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Primeiro objetivo: Fazer que os alunos percebam as diferenças semânticas existentes entre orações adjetivas restritivas e explicativas.

Segundo objetivo: Ressaltar a importância da diferenciação entre orações adjetivas restritivas e explicativas na construção de textos.

Terceiro objetivo: Levar os alunos ao aprimoramento do uso dessas orações na constituição e na interpretação de referentes no discurso.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Seria importante que os alunos já tivessem estudado o adjunto adnominal e o aposto, a estrutura de um período simples - sujeito e predicado – e já tivessem também desenvolvido uma reflexão sobre as relações semânticas nas construções em adjunção nominal (ver aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31450, de nossa autoria).

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

O professor deve enviar um arquivo em KPresenter [Aplicativos > Suite de Escritório > Gerador de Apresentações (KPresenter)], que contém a frase e os questionamentos a seguir, utilizando o Mensageiro Instantâneo [Mensageiro Instantâneo > Conversa > Enviar arquivo].

Um jogador iniciante se orienta principalmente pela esperança de aparecer boas cartas que o deixem com uma mão forte.

Os alunos devem então ser instigados à reflexão a partir dos questionamentos de "a" a "d".

a) Vamos contextualizar esta frase. Ela pode estar falando de jogadores de quê? Como você chegou a esta hipótese?

b) Quais são os adjetivos que você encontra nesta frase? O que eles caracterizam? (Observação: Caso julgue necessário, o professor deve solicitar aos alunos que consultem o sítio http://www.gramaticaonline.com.br/texto/1118/Adjetivos_restritivos_e_explicativos, para verificar o conceito de "adjetivo".)

c) A expressão "que o deixem com uma mão forte" tem valor de adjetivo. O que diferencia essa expressão dos adjetivos que você apontou na questão "b"?

d) Qual é o elemento caracterizado pela expressão "que o deixem com uma mão forte"? Que palavra liga tal expressão ao elemento caracterizado por ela (pela expressão)?

e) Transforme os adjetivos encontrados na questão "b" em orações.

 

Atividade 2

O professor deve enviar aos alunos as orações de I a IV, com o auxílio do Mensageiro Instantâneo [Mensageiro Instantâneo > Conversa > Enviar arquivo] e deve, oralmente,  instigar os alunos a refletirem sobre a colocação de vírgula entre oração principal e oração subordinada adjetiva.

Como decidir entre colocar ou não uma vírgula na oração que tem valor de adjetivo?

I. Meus alunos que foram bem na prova serão aprovados.

II. Meus alunos, que foram bem na prova, serão aprovados.

Levante hipóteses: Qual a diferença de sentido entre as frases I e II?

Explicação: Em I, eu falo apenas dos alunos que foram bem na prova, ou seja, eu faço uma referência restritiva, mas existem outros alunos que não foram bem na prova. Por outro lado, em II, eu falo de todos os alunos e explico que todos esses alunos foram bem na prova, eu faço uma referência mais genérica.

Vejamos mais um par de exemplos:

III. A Laura que estuda na UFMG foi para a França.

IV. A Laura, que estuda na UFMG, foi para a França.

Explicação: Para quem conhece mais de uma Laura, a frase III restringe de que Laura se fala. Para quem conhece apenas uma Laura, a frase IV lembra que a conhecida Laura tem uma ligação com a UFMG.

Para sistematizar essas reflexões, o professor deve solicitar que eles assistam ao vídeo http://www.youtube.com/watch?v=XKuklN0kzRo, por meio do qual os alunos terão acesso à nomenclatura ORAÇÃO ADJETIVA RESTRITIVA e ORAÇÃO ADJETIVA EXPLICATIVA.

O professor deve propor ainda que alguns alunos criem pares de exemplos a serem sorteados e explicados oralmente por seus colegas.

Finalizando esta atividade, sugerimos que os alunos leiam o primeiro parágrafo do texto sobre a fauna australiana, encontrado no sítio http://www.west1.com.br/pages.php?recid=59.

Depois que os alunos tiverem lido o fragmento de texto sugerido, o professor deve enviar a eles o questionamento a seguir, utilizando, mais uma vez, o Mensageiro Instantâneo [Mensageiro Instantâneo > Conversa > Enviar arquivo].

Segundo o texto, qual das frases de cada par pode ser considerada correta? Explique.

1. a) O canguru vermelho que pode ser encontrado na Austrália é um mamífero.

b) O canguru vermelho, que pode ser encontrado na Austrália, é um mamífero.

2.  a) 93% dos anfíbios que foram catalogados na Austrália somente podem ser encontrados neste país.

b) 93% dos anfíbios, que foram catalogados na Austrália, somente podem ser encontrados neste país.

 

Atividade 2

Para iniciar esta atividade, o professor deve retomar os períodos III e IV mencionados na atividade anterior e propor os seguintes questionamentos:

a) Os verbos "estudar" e "ir", no par de períodos apresentados em III e IV, fazem referência ao mesmo agente da ação. Identifique-o.

b) Distribua as informações apresentadas em III ou IV, que são períodos compostos (isto é, períodos formados por mais de um verbo ou locução verbal), em duas orações (isto é, períodos formados por um só verbo ou locução verbal).

c) Faça agora o caminho inverso. Transforme os pares de orações a seguir em um período composto.

  1. Eu nasci em Natal. Natal fica a apenas 190 km de João Pessoa.
  2. Porto de Galinhas tem uma das praias mais bonitas do Brasil. As meninas irão a Porto de Galinhas nas próximas férias.
  3. A Suíça é um dos menores países da Europa. Os melhores chocolates do mundo vêm da Suíça.
  4. Eu emprestei o meu livro ao Pedro. Pedro é um dos alunos mais dedicados do curso.
  5. Esta praia é muito bonita. A água desta praia está poluída.

Sugerimos os alunos façam um quadro esquemático em Kword [Aplicativos > Suite de Escritório > Kword], com as respostas dadas ao item "c",  e enviem-no ao professor, utilizando o Mesageiro Instantâneo [Mensageiro Instantâneo > Conversa > Enviar arquivo]. Vejamos:

 

Respostas ao item "c" do exercício:

Pronomes relativos

Outros exemplos:

1. Natal, onde eu nasci, fica a apenas 190 km de João Pessoa.

onde

 

2. Porto de Galinhas, aonde as meninas irão nas próximas férias, tem uma das praias mais bonitas do Brasil.

aonde

 

3. A Suíça, de onde vêm os melhores chocolates do mundo, é um dos menores países da Europa.

de onde

 

4. Pedro, a quem eu emprestei o meu livro, é um dos alunos mais dedicados do curso.

a quem

 

5. Esta praia, cuja água está poluída, é muito bonita.

cujo, cujos, cuja, cujas

 

O professor deve solicitar, como exercício de fixação, que alunos apresentem, oralmente, mais exemplos de emprego dos pronomes relativos utilizados nas respostas.

 Atividade 3

Para esta atividade, o professor solicitar aos alunos que visitem o sítio http://www.agoda.com.pt/pacific_ocean_and_australia.html, no qual encontrarão algumas informações sobre o Oceano Pacífico e a Austrália.

Depois que o alunos tiverem lido o texto apresentado no sítio uma primeira vez, o professor deve enviar aos alunos o mesmo texto com algumas expressões em destaque, utilizando o Mensageiro Instantâneo [Mensageiro Instantâneo > Conversa > Enviar arquivo].

Oceano Pacífico e Austrália

Muitos viajantes do Planeta Férias descobriram os prazeres das ilhas no Sul do Pacífico, onde apreciaram os milhares de locais de mergulho, mares relativamente seguros e praias estonteantes. Os países que fazem a cadeia de ilhas do Sul do Pacífico têm mais a oferecer em termos de aventuras aquáticas e atividades do que em qualquer lugar do mundo. E muitos visitantes consideram a região como um pequeno bocado do Céu na Terra. Um grande número de visitantes da Austrália, que visita a Grande Barreira de Recife, tira tempo para ver o cenário maravilhoso da Austrália que é o habitat para um grande número de criaturas únicas. A Nova Zelândia pode ser considerada o centro da aventura do mundo e é um refúgio para amantes da natureza e entusiastas de desportos extremos. O Tahiti, Vanuatu, Fiji e Palau são algumas das ilhas que ainda se podem gabar das praias virgens e fauna e flora não perturbada, que irá, definitivamente, engrandecer as suas experiências de férias na região. Deixe o Planeta Férias encontrar o seu destino de sonho na região maravilhosa do Sul do Pacífico, veja hoje a nossa seleção dos hotéis de grande valor.

Os alunos devem, então, responder os questionamentos em "a", "b" e "c", que devem ter sido enviados aos alunos juntamente com o texto.

a) Qual é o objetivo deste texto? O que ele apresenta a fim de alcançar tal objetivo?

b) Classifique, como restritivas ou explicativas, as orações adjetivas destacadas no texto e indique qual é o elemento caracterizado por cada uma delas.

c) Explique a ambiguidade ou estranhamento existente no seguinte trecho: Um grande número de visitantes da Austrália, que visita a Grande Barreira de Recife, tira tempo para ver o cenário maravilhoso da Austrália que é o habitat para um grande número de criaturas únicas. Como podemos desfazer esta ambiguidade ou estranhamento?

Observação: Ao corrigir este último item, o professor deve chamar a atenção dos alunos para o fato de que, para evitar ambiguidade, o pronome relativo geralmente vem junto do seu antecedente, isto é, do elemento a que ele se refere. Para os casos em que isso não ocorre, o uso de "o qual", "a qual", "os quais" ou "as quais" é uma alternativa.

Considere a charge http://noticias.uol.com.br/humor/2009_album.jhtm#fotoNav=7.

d) No título da charge de Angeli, o adjetivo "escolar" caracteriza o substantivo "merenda". Observe a ilustração e desenvolva,  a partir do adjetivo "escolar", duas orações adjetivas diferentes que possam descrever a ilustração.

Ao final desta atividade, o professor deve promover uma discussão sobre os exercícios.

Recursos Complementares

Para obter breves explicações sobre as orações adjetivas, sugerimos o sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/Ora%C3%A7%C3%B5es_subordinadas_adjetivas, acessado em 15 de agosto de 2010. 

Para explicações mais detalhadas sobre as orações adjetivas, ver BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999.

Avaliação
  • A compreensão das propostas pelos alunos será avaliada a partir do esclarecimento (correção) em sala de aula de cada uma das atividades.
  • Sugerimos como avaliação final que o professor selecione trechos em que há orações adjetivas interligadas por pronomes relativos diversos para que os alunos possam fazer um trabalho de reconhecimento e interpretação, como foi feito durante esta aula.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.