23/05/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Para esta aula o aluno não precisará de nenhum conhecimento prévio.
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.
Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.
Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:
KWord - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas |
Krecord - Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio |
KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação |
Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte: http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca
Professor, peça aos alunos que acessem os endereços eletrônicos dos vídeos abaixo para visualizarem os mesmos em seus netbooks. A partir dos vídeos eles poderão compreender as razões históricas que levaram ao surgimento do mercantilismo, sua ligação com o absolutismo e também com as práticas colonialistas que levaram ao desenvolvimento da atividade escravista.
Os vídeos foram produzidos por http://gratisvideoaulas.blogspot.com . O primeiro vídeo tem a duração de 12 minutos , já o segundo tem quase dez minutos de duração.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=S8h3itiQjOo&feature=related
Acesso em 10 de maio de 2011
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=IuO74VtGvzA&feature=related
Acesso em 10 de maio de 2011
Orientações para a atividade, após a exibição dos vídeos para os alunos:
I- Peça que os alunos respondam, no KWord, o roteiro abaixo:
1- Defina o Mercantilismo.
2- Qual o objetivo fundamental do Mercantilismo?
3 - Quais as principais ideias mercantilistas? Explique-as.
4- Explique a relação do absolutismo com o mercantilismo.
5- Em sua opinião, qual a relação do mercantilismo com a escravidão?
II- Sugira aos alunos que formem grupos de no máximo quatro integrantes e tendo como referência as respostas do roteiro elaborem um texto coletivo sobre o conceito e as principais características do mercantilismo, destacando a relação da política mercantilista com a escravidão africana.
III- Ao final, todos os grupos deverão socializar seus textos.
Professor, peça aos alunos que acessem o endereço eletrônico abaixo para visualizar letra e vídeo da música: Olodumaré em seus netbooks. Desta forma, os alunos terão contato com a música do cantor e compositor Antonio Nóbrega, podendo refletir musicalmente sobre a trajetória de terror, agonia, sofrimento e morte dos escravos.
"Ainda me lembro
Do terror, da agonia,
Como um louco eu corria
Para poder escapar.
E num porão
De um navio, dia e noite,
Fome e sede e o açoite
Conheci, posso contar.
Que o destino
Quase sempre foi a morte,
Muitos só tiveram a sorte
De a mortalha ser o mar."
Disponível na íntegra (letra e vídeo) em: http://letras.terra.com.br/antonio-nobrega/192497/
Acesso em 10 de maio de 2011
1- Professor, verifique inicialmente através de uma exposição dialogada, quais foram as impressões dos alunos sobre a música e se percebem, na letra, alguma relação com a temática da escravidão.
2- Peça aos alunos que formem duplas e que façam uma pesquisa sobre a escravidão e o tráfico de escravos da África para o continente americano;
Sugestão de sites para a pesquisa:
Sites acessados em 10 de maio de 2011
3- Feita a pesquisa, estas duplas terão que utilizar os dados coletados para fazer uma paródia com a letra da música Olodumaré. Os alunos devem manter o refrão mudando apenas as duas estrofes. Na criação das novas estrofes, eles terão que inserir as informações obtidas pela pesquisa, buscando manter o ritmo e a rima em sua paródia;
4- Finalizada a letra da paródia, sugira aos alunos que gravem no Krecord sua música parodiada Olodumaré;
5- Todas as músicas deverão ser socializadas em sala de aula.
Observação: Para a realização desta atividade os alunos poderão contar com a ajuda dos professores das disciplinas de Artes e Português, que poderão contribuir no trabalho de compreensão sobre o que é uma paródia e suas principais características.
Professor, a partir do texto abaixo, produzido por Tâmis Parron, os alunos poderão compreender em que condições os escravos eram transportados e o que acontecia no dia a dia do escravo a bordo de um navio negreiro.
''O navio negreiro – ou “tumbeiro” – arrastou mais de 11 milhões de africanos para a América. Em caravelas ou barcos a vapor, europeus, americanos e até negros se metiam no “infame comércio”. Os traficados eram, em maioria, homens de 8 a 25 anos. Mas o tráfico mudou nos seus últimos anos. “Tudo quanto se podia trazer foi trazido: o manco, o cego, o surdo, tudo; príncipes, chefes religiosos, mulheres com bebês e mulheres grávidas”, disse, em depoimento ao Parlamento Britânico, em 1840, o ex-traficante Joseph Cliffer."
Disponível na íntegra em: http://historia.abril.com.br/gente/navio-infame-negreiro-433696.shtml . Acesso em 10 de maio de 2011
1- Leia o texto na íntegra com os alunos e reflita com eles sobres as condições desumanas às quais estes homens, mulheres, jovens, crianças e idosos eram submetidos.
2- Para aprofundar a discussão feita a partir do texto, proponha aos alunos a interpretação das imagens abaixo:
IMAGENS:
a)
Disponível em: http://www.93950.com/boats/film.htm
b)
Disponível em: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/revista/webquest/viagem.html
c)
Disponível em: http://ricardopiu.spaceblog.com.br/200000/O-Navio-Negreiro/
d)
Disponível em: http://webpoli.blogspot.com/
e)
Disponível em: http://cinemacomrapadura.com.br/filmes/460/amistad-1997/
Todas as imagens foram acessadas em 10 de maio de 2011.
3- Partindo do texto e das imagens ordenadas acima, sugira aos alunos que, em trios, criem no KPresenter uma história em quadrinhos contando como era o dia a dia dos escravos no navio negreiro até a sua chegada na América.
4 - Socialize com todos os alunos as histórias em quadrinhos produzidas pela turma;
Sugestões de leituras para professores e alunos:
A Expansão Marítima. Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=897 . Acesso em 10 de maio de 2011.
Navios negreiros: carga negra. Disponível em: http://historia.abril.com.br/politica/navios-negreiros-carga-negra-435269.shtml. Acesso em 10 de maio de 2011.
Blog sobre a África. Uma iniciativa do Portal do Professor. Disponível em: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/ . Acesso em 20 de maio de 2011.
O tráfico negreiro e as rotas da migração forçada de africanos para as Américas. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26788. Acesso em 10 de maio de 2011.
O tráfico de escravos africanos sob o olhar do poeta Castro Alves. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8514 . Acesso em 10 de maio de 2011.
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, debates, questionários, produção de textos, paródias e história em quadrinhos.
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