18/08/2011
WILSON VASSALLO FAGUNDES, José Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Dançar |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
Não são necessários conhecimentos prévios, mas é importante que parte das atividades sejam feitas fora da sala de aula, em espaços mais amplos disponíveis na escola.
Recomenda-se que o professor antes desta aula assista ao vídeo disponível no blog do UCA - RS (http://uca-rs.blogspot.com/): "Ken Robinson diz que as escolas acabam com a criatividade" (www.ted.com/talks/lang/por_br/ken_robinson_says_schools_kill_creativity.html). Foi inspirada em tal vídeo que foram feitas algumas das propostas para esta aula. Link para acesso do vídeo: http://www.ted.com/talks
É interessante também que o professor assista a aula de autoria de Wilson Vassallo Fagundes:"A mensagem do corpo" em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9627
Recursos do laptop utilizados nesta aula:
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet
WxCam [Iniciar > Aplicativos > Multimídia]
KWord [ Iniciar > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório]
Iniciar a aula com algumas reflexões junto aos alunos acerca do tema: Perguntar aos alunos o que é dança para eles? Qual o tipo de dança preferida de cada um? Quando dançam? Quem gosta e quem não gosta de dançar? Por quê? Que estilos de dança conhecem? Chamar a atenção dos alunos para o fato de que o corpo pode transmitir uma mensagem através de movimento. Mediante gestos, mímicas e até mesmo expressões fisionômicas podemos transmitir muitas coisas sem falar uma palavra. Todos temos uma cadência, um ritmo próprios; inclusive nos movimentamos dentro de um ritmo. Assim como uma sequência regular de sons pode ser produzida a partir de movimentos corporais, esses mesmos movimentos podem seguir uma sequência de sons gerando o ritmo no corpo. |
Solicitar aos alunos que vejam no laptop os 4 vídeos abaixo. Tais vídeos poderão acessados nos links que estão citados abaixo de cada imagem. Vídeo 1: Barbatuques - Baiana
http://www.youtube.com/watch?v=_E0EJLRkysM&feature=related Vídeo 2: Isadora Duncan Dancer
http://www.youtube.com/watch?v=Kq2GgIMM060&feature=related Vídeo 3: Capoiera de Angola Pastinha Forever Duo
http://www.youtube.com/watch?v=uzUYYxi7fjw Vídeo 4: Dança Sobre Rodas Cadeirantes e Andantes - Parte 1 - Rio de Janeiro
http://www.youtube.com/watch?v=-HWrlCGmKmM&feature=fvst Estes vídeos apresentam distintas formas de dança, com variados ritmos e coreografias. Cada vídeo representa diferentes modos de se relacionar e de pensar o mundo através do movimento. Após todos terem assistido aos vídeos, comentar com os alunos que a humanidade já produziu no decorrer de sua história inúmeras formas de se expressar através da música e, consequentemente, através de movimentos que visam seguir essas músicas. As músicas podem ter ritmos, cadências diferentes. Ao unirmos cadencia, expressão corporal. movimento e ritmo em sequência constrói-se uma coregrafia. Isto ocorre em espaços formais de dança (academias de dança, teatros) e também nos informais (como em bailes Funk). Também podem ser associados uma série de significados na montagem destas coreografias, como podemos ver no carnaval, que tem uma temática em cada escola de samba e cada ala representa uma parte da história contada. Chamar a atenção para a especificidade de cada um dos vídeos propostos acima, com seus ritmos e coreografias bem diferenciadas. |
O professor poderá dividir a turma em quantos grupos achar melhor. Solicitar que cada grupo faça um breve relato escrito no KWord [ Iniciar > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório] do laptop sobre alguma coisa que vivenciou nesse último mês (contar uma história que viveu – sobre qualquer tema do dia a dia ou mesmo temas tratados na escola na salas de aula em outras disciplinas - violência, preservação do meio ambiente, transito, animais, etc.).
Depois que todos os grupos escreveram um relato (uma história), que tal arrumar um jeito de contá-la através de movimentos? Retomar o conceito de coreografia, perguntando se os alunos sabem explicar o que é uma coreografia. Solicitar que os alunos busquem em um dicionário virtual uma definição para coreografia. Poderá ser consultado o dicionário virtual http://michaelis.uol.com.br/, por exemplo. Ou o dicionário Priberam, disponível em: http://www.priberam.pt, bastando escrever a palavra "coreografia" na caixa de texto e clicar "buscar". (Segundo o dicionário http://www.dicio.com.br/coreografia/), a palavra "coreografia" significa: “s.f. Ant. Notação dos passos e das figuras da dança. Arte de compor bailados e de os transcrever.”. Pode-se dizer, então, que é possível montar uma coreografia para passar uma mensagem através de uma música, seja para interpretar essa música ou, nesse caso específico, para passar uma mensagem de quem dança para quem assiste. Solicitar que os alunos elaborem uma coreografia para seus relatos. Poderão organizar as sequências representando-as por meio de desenhos, roteiro escrito, fotografias. As fotografias poderão ser feitas com a WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia] do laptop. O professor deverá deixar os alunos trabalharem com autonomia, mas estar disponível para auxiliar nas dúvidas que surgirem. *É importante que os alunos decidam qual a música ou som que será escolhido para ser utilizada nesta atividade. A coreografia, em grande parte dos casos, é pensada a partir ou junto com a música a ser utilizada em uma dança.
Com o roteiro pronto, os alunos poderão ensaiá-lo e depois, apresentá-lo para os colegas. Se desejarem poderão também pensar na indumentária e em cenários bem simples que criem uma ambientação para o que irão apresentar.
Reunir todos os alunos para que discutam as apresentações, indicando as que consideraram boas e o porque. Também perguntar aos grupos o que os levou a escolha de uma determinada música, de um ritmo, etc. Indagar como se sentiram dançando, se foi difícil definir e acompanhar a coreografia. Como foi o trabalho em grupo? |
Nos links abaixo há vários exemplos de danças brasileiras e de alguns outros países:
http://www.youtube.com/watch?v=8FX_NFOgQEU - hip hop
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip_hop
http://www.youtube.com/watch?v=1HRjIrsWZys - Forró
http://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3
http://www.youtube.com/watch?v=bXhQNRsH3uc - Tango
http://pt.wikipedia.org/wiki/TANGO
http://www.youtube.com/watch?v=bCDF2XxxXnA - Frevo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo
http://www.youtube.com/watch?v=Ey_tBkYp9ik - Balé
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bal%C3%A9
http://www.youtube.com/watch?v=FGvqmHyhFrQ - Araruna
http://pt.wikipedia.org/wiki/Araruna_(dan%C3%A7a)
http://www.youtube.com/watch?v=Fejq3qQcAKY&feature=fvw - Bumba meu Boi
Discutir com a turma aspectos relacionados às coreografias montadas e vivenciadas. Como: Elas conseguiram contar as histórias a elas relacionadas? Como foram criados os movimentos associados a essas histórias? Os colegas conseguiram ver nos movimentos os significados na qual se queria transmitir? Houve participação de todos os membros do grupo para a realização das atividades? Foi difícil associar informação, movimento e ritmo? Quais os comentários e conclusões acerca da atividade?
Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de criação e vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, desenvoltura, raciocínio, criatividade, expressividade e consciência corporal durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!