Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O corpo fala através da dança

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Dançar
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá perceber e experimentar:
• Vivências ritmicas para o trabalho da dança;
• Movimentos corporais e criatividade;
• Consciência corporal e ritmo;
• Vivências rítmicas em diferentes estilos musicais;
• Expressar-se corporalmente.
• A linguagem corporal como forma de comunicação.

Duração das atividades
As reflexões e vivências dos alunos serão distribuídas em atividades que totalizarão 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ë importante a vivencia anterior de atividades que contenham  elementos necessários que antecedem a sequencia pedagógica de atividades ritmicas e dança, como: expressão corporal, cadencia, rítmos musicais e movimento corporal, composição coreográfica ou passos musicais.


Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula com algumas reflexões junto aos alunos acerca do tema:
Vocês se lembram que já fizemos atividades mostrando que o corpo pode transmitir uma mensagem através de movimento. Através de gestos, mímicas e até mesmo expressões fisionômivas podemos transmitir muitas coisas sem falar uma palavra.(É interessante que o professor assista a aula de autoria de Wilson Vassallo Fagundes: A mensagem do corpo em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9627). Também vimos que a cadência é muito presente na nossa vida, inclusive para que possamos nos movimentar dentro de um ritmo. Assim como uma sequência regular de sons pode ser produzida a partir de movimentos corporais, esses mesmos movimentos podem seguir uma sequência de sons gerando o ritmo no corpo. (É interessante que o professor veja às aulas de autoria de Wilson Vassallo Fagundes: “Explorando a cadência” e “Aliando som e movimento” em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9629 e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9630).

Também sabemos que o ritmo possui inúmeras formas criadas pelo homem no decorrer dos tempos. O homem já produziu no decorrer de sua história inúmeras formas de se expressar através da música e consequentemente através de movimentos que visam seguir essas músicas. (É interessante que o professor veja às aulas de autoria de Wilson Vassallo Fagundes: “Uma diversidade de ritmos e movimentos” e “Seguindo seus passos” em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=9631e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9632). Que tal agora se juntarmos isso tudo?

Explicar que ao juntar cadencia, expressão corporal. movimento e rítmo em sequencia constrói-se uma coregrafia. Isto ocorre em espaços formais de dança (academias de dança, teatros) e também nos informais (como em bailes Funk). Também 's associado uma série de significados na montagem destas coreografias, como podem ver no carnaval, que tem uma temática em cada escola de samba e cada ala representa uma parte da história contada.

Atividade 01: “A Mensagem”
 Vamos dividir a turma em grupos (o professor pode dividir a turma em quantos grupos achar melhor), cada grupo irá fazer um breve relato sobre alguma coisa que vivenciou nesse último mês (contar uma história que viveu – sobre qualquer tema do dia a dia ou mesmo temas tratados na escola na salas de aula em outras disciplinas - violencia, preservação do meio ambiente, transito, animais,etc.).
Exemplo de uma coisa vivenciada em nossas próprias aulas:

Relato sobre a seqüência de aulas sobre ritmo:
“Iniciamos a vivência dentro das aulas aprendendo que o corpo pode transmitir uma mensagem através de movimentos e a atividade com mímica foi bem interessante. Em seguida formamos uma banda para gerar cadência e acabamos percebendo que a cadência também orienta os movimentos na dança. Logo vivenciamos as diversas facetas dos ritmos e vimos o quanto é diversificada as formas de se acompanhar os mesmos; mas o difícil mesmo é fazer tudo isso a dois com movimentos atrelados ao colega. Agora vamos juntar tudo isso numa vivência única e ver como fica...”
 Ao final, cada relato de experiência ficará como uma história que será utilizada na atividade seguinte.
 O professor poderá reunir a todos antes da próxima atividade para que cada grupo fale sobre o que escreveu.
 O tema sobre a qual cada grupo vai escrever pode ser direcionado pelo professor, como foi feito acima, ou pode ser de forma livre, onde cada grupo falará sobre o que quiser.

Atividade 02: “Coreografando a história”
• Agora que todos escreveram um relato (uma história), que tal arrumar um jeito de contá-la através de movimentos?
• Vocês sabem o que é uma coreografia?
(Segundo o dicionário) “É a arte de compor trilhas ou roteiro de movimentos que compõem uma dança. A coreografia serviria portanto para descrever a dança que será executada, ou melhor, a coreografia é o conjunto de movimentos e a sequência deles que compõe a dança que segue uma trilha musical.”. Pode se dizer então que podemos montar uma coreografia para passar uma menssagem atraves de uma música, seja para interpretar essa música ou, nesse caso específico, para passar uma mensagem de quem dança para quem assiste.
 Resumindo, o desafio agora é: Utilizando esse CD de ritmos que nós usamos nas aulas passadas (“Uma diversidade de ritmos e movimentos”), ou alguma outra música que algum de voces tenha m gravadas que repre sente a história a ser contada, cada grupo deverá montar uma seqüência de movimentos contando sua história e ao mesmo tempo seguindo a cad ência da música.

Obs. O professor po derá fazer algumas cópia dos CDs e disponibilizar um som para cada grupo. Assim, os grupos têm a possibilidade de construir as coreografias e escolher suas músicas ao mesmo tempo.

Avaliação

Discutir com a turma aspectos relacionados às coreografias montadas e vivenciadas. Como: Elas conseguiram contar as histórias a elas relacionadas? Como foram criados os movimentos associados a essas histórias? Os colegas conseguiram ver nos movimentos os significados na qual se queria transmitir? Houve participação de todos os membros do grupo para a realização das atividades? Foi difícil associar informação, movimento e ritmo? Quais os comentários e conclusões acerca da atividade?

Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de criação e vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, desenvoltura, raciocínio, criatividade, expressividade e consciência corporal durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66.67%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33.33%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.