Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alvo de letras - UCA

 

26/05/2011

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

ALVO DE LETRAS

LUCIANA SOARES MUNIZ, ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES, PATRICIA CARVALHO PACHECO, DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO, ELIANA APARECIDA CARLETO

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Empregar os conhecimentos prévios sobre ordem alfabética.
  • Ampliar os conhecimentos linguísticos.
  • Desenvolver o raciocínio lógico.
  • Demonstrar orientação espacial e rapidez de raciocínio.
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo.
  • Revisar conhecimentos sobre: sinais de pontuação, formação de frases e sequência numérica.
  • Vivenciar situações que possibilitem desenvolver a coordenação motora.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno: esteja no nível silábico alfabético da escrita; seja capaz de reconhecer numerais de 1 a 100, bem como a quantidade que cada numeral representa. Além disto, é fundamental que o aluno tenha noções básicas sobre a utilização dos programas Mozilla Firefox e KWord do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

 Professor, esta aula poderá ser trabalhada em diferentes séries do Ensino Fundamental, desde que planejada de acordo com o nível de conhecimento dos alunos. Para realização da mesma serão necessários: um espaço amplo no qual serão dispostos os alvos de letras, saquinhos do tipo baliza, alfabeto móvel - no mínimo seis de cada letra, lápis, borracha e folhas de papel em branco para o registro das letras acertadas e palavras formadas.
Para realização dessa atividade providencie também 26 alvos (latinhas ou caixinhas com bocas largas, com as letras do alfabeto, coladas ou pintadas do lado de fora), 15 saquinhos do tipo baliza ou pedrinhas, alfabetos móveis (feito de madeira, cartolina ou E.V.A - espécie de borracha colorida, vendida aos metros em lojas de artefatos de couro, ou em folhas nas papelarias e lojas de preço único). Veja como fiz: 

    Alvoletras     Alvoletras     Alvoletras    

      Saquinhos do tipo baliza                                       Alvo de letras                                                          Caixa de   letras

 

    Alvoletras         Alvoletras

    Letras que o grupo1 conseguiu acertar                 Algumas palavras escritas pelo grupo1 (Acervo da autora) 

 

SÍLABAS 

 

 1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, solicite que os alunos utilizem seus laptops para realizarem algumas atividades sobre formação de palavras. Para isto, deverão abrir o programa   Mozilla Firefox   [Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox] e entrar nos sítios: 

  http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=102   

 http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=105   

http://www.playkidsgames.com/games/letterFire/lfireX.htm  

 http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/sa/sa_se_si.htm  

 http://www.fulano.com.br/Scripts/JogosOnline/Letroca/LeTrocaAbertura.asp  

(Acesso 03/05/2011)

 

Durante a atividade participe com os alunos nos diferentes jogos, dialogando sobre: os passos que estão utilizando para resolverem os desafios propostos, as facilidades e as dificuldades que estão encontrando. Observe a utilização dos laptops, verifique se estão apresentando dificuldades em utilizarem as ferramentas, seja mediador quando se fizer necessário.

Ao final desta atividade faça uma avaliação oral: o que vocês acharam desta atividade? Foi difícil realizá-la?

 

 2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, convide os alunos para participarem de uma atividade lúdica cujo objetivo é formar palavras a partir das letras do alfabeto.

Primeiramente faça um sorteio para organização dos grupos. Por exemplo: cada aluno pega um número que deverá estar numa caixinha, dentro dela deverá ter cinco números 1, cinco números 2, cinco números 3, cinco números 4 e cinco números 5. Forme grupos de 05 elementos, todos os números iguais se agrupam formando uma única equipe, ou seja, todos os alunos que pegaram o número 1 deverão se agrupar e formar um único grupo. Os demais grupos também deverão ser formados seguindo esta mesma instrução.

Após a realização do sorteio o 1º grupo fica atrás de uma linha marcada no chão, enquanto os demais grupos aguardam sua vez de jogar.

Cada participante recebe 03 saquinhos do tipo baliza e ao sinal dado pelo professor, arremessam dentro do alvo de sua preferência. Os saquinhos que caem fora das caixas, não podem ser recuperados e cada acerto vale uma letra correspondente no alfabeto móvel. Terminados os arremessos, cada grupo se reúne para formar palavras com as letras conquistadas, escrevendo-as em uma folha de papel em branco. Ao terminar de escrever uma palavra podem desfazê-la e utilizar as letras utilizadas para escrever novas palavras.

Depois do relato dos alunos que já formaram todas as palavras possíveis, volte para sala de aula e solicite à um elemento de cada grupo, que escreva na lousa as palavras formadas pelo grupo. Neste momento, todos os elementos dos diferentes grupos deverão verificar se as palavras fazem parte da Língua Portuguesa e se estão escritas corretamente, se necessário podem recorrer ao dicionário.

 

Explicando a atividade para os alunos:

 __ Quais são as letras do nosso alfabeto? Qual é a quantidade de letras?

 Vamos ver se vocês conseguem escrever várias palavras utilizando as letras de nosso alfabeto. Para isto vocês deverão acertar alguns alvos de letras, veja como eles são (apresente aos alunos os alvos de letras que você preparou). Então, em cada alvo terá uma letra do nosso alfabeto as quais vocês deverão acertar.

Cada um de vocês receberá três saquinhos que em sua vez de jogar deverá acertar as caixas com as letras desejadas (apresente os saquinhos que você providenciou). Não se esqueçam: usamos vogais e consoantes para escrevermos as palavras. Respondam: quantas são as vogais? Quais são elas? E as consoantes, quantas são? Quais são elas?

Então, fiquem atentos, observem bem as letras que irão tentar acertar. Não se preocupem, os elementos do grupo poderão acertar as mesmas letras. Vocês deverão montar palavras com as letras que acertarem. Quando terminarem de jogar, vocês deverão escrever todas as palavras possíveis com as letras conseguidas, em caso de dúvidas, podem consultar o dicionário.

 Primeiramente deverão juntar todas as letras que seu grupo conseguir acertar e em seguida deverão montar as palavras com estas letras. Depois deverão escrever as letras que acertaram e as palavras que formaram em uma folha que vou lhes entregar. Não poderão escrever repetindo a mesma letra em uma única palavra, a não ser que seu grupo tenha a letra repetida.

Ao terminarem de escrever uma palavra vocês poderão desfazê-la e utilizarem estas mesmas letras para escreverem novas palavras.

Ao final cada grupo irá até a lousa e escreverá as palavras que formaram, os demais colegas e o professor vão verificar se as palavras fazem parte da Língua Portuguesa e se estão escritas corretamente.

Utilizaremos as palavras dos diferentes grupos para fixarmos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Alguma dúvida? Prontos? Vamos começar?

 

3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

 Registrando

Professor, utilize o editor de textos do laptop para a construção do registro da primeira aula. O aluno deverá utilizar o seguinte procedimento:KWord [Metasys> Aplicativos> Acessórios> Novos Aplicativos> Processador de Textos]. Se necessário faça o registro em mais de uma atividade.

Registro da primeira aula

Peça aos alunos que insiram uma imagem que represente a atividade realizada. Solicite que abram a página do Google www.google.com.br , por meio do programa [Mozilla Firefox] e procurem por imagens que indiquem atividades lúdicas com letras. Isto pode ser realizado inserindo o termo de pesquisa "jogos com letras” ou “atividades lúdicas com caixas de letras" e clicando no link "Imagens". Após a seleção da imagem instrua-os a copiar e colar em seu texto, não se esqueça de informar que deverão registrar a fonte da imagem.

 

 

    Sílabas

                                             Oba! Hoje realizamos um jogo com letras!

 Hoje fizemos um jogo, veja minha equipe, as instruções e minha opinião sobre a atividade realizada.
Nome do jogo: Alvo de letras
Elementos do meu grupo: eu, ______, ________, ________ e _______.

Relatório

Para realizarmos o jogo fizemos sorteio de números para ver quem comporia cada grupo. Cada aluno pegou um número que estava numa caixinha, lá dentro tinha cinco números 1, cinco números 2, cinco números 3, cinco números 4 e cinco números 5.  Formamos grupos de 05 elementos, todos os números iguais se agruparam formando um único grupo. 

O 1o grupo ficou atrás de uma linha marcada no chão para iniciar o jogo enquanto que os demais grupos ficaram observando como era realizada cada jogada. Cada participante recebeu 03 saquinhos do tipo baliza e ao sinal da professora, arremessamos dentro do alvo de nossa preferência.

Os saquinhos que caíram fora da caixa, não puderam ser recuperados e cada acerto valeu uma letra correspondente no alfabeto móvel.

Terminados os arremessos, cada grupo se reuniu para formar palavras com as letras conquistadas, escrevendo-as em seguida numa folha de papel em branco que cada um recebeu.

Optamos por pontuar: 1 ponto para cada letra obtida pelo grupo nos arremessos e 5 para cada palavra escrita corretamente, não havendo limite para quantidade de pontos.

Quando tínhamos dúvidas ao escrever as palavras, perguntávamos à professora ou consultávamos o dicionário.

Minha opinião sobre esta atividade: ............................., porque.....................

 

Professor, ao final do trabalho converse com os alunos sobre: o que aprenderam, o que gostaram, o que não foi bom e se tiveram alguma dificuldade na realização da atividade.

O relatório poderá ser uma produção coletiva, como a sugerida acima, ou uma produção individual.

A opinião registrada no final deverá ser elaborada individualmente.

Professor, ao finalizar o relatório providencie uma cópia impressa do texto de cada aluno. É importante observar a fonte e o tamanho, a fim de que não tenha muito gasto com impressão e papel.

 

4ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Registro da segunda aula

Professor, antes de iniciar esta atividade entregue para cada aluno a impressão de seu texto, peça que o recorte e cole no caderno de Língua Portuguesa. Logo após, solicite aos alunos, que façam uma leitura coletiva, reforce a importância de observarem a pontuação para que todos leiam juntos.

Após a leitura, registre as atividades propostas abaixo, na lousa e instrua os alunos a copiarem.

 

Pensando no jogo realizado na aula anterior...

Consultando os registros feitos na primeira aula sobreo jogo "Alvo de Letras", faça o que se pede:

a) Escreva as letras que seu grupo conseguiu acertar e em seguida as palavras formadas.
b) Organize as palavras formadas em ordem alfabética.
c) Escolha três palavras e crie uma frase para cada uma delas. Utilize a seguinte pontuação: ponto final, ponto exclamação e ponto de interrogação.
 

d) Responda:

. Das palavras formadas, quais podem ser escritas no diminutivo e no aumentativo? Escreva-as.
. Dessas palavras quais são: monossílabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas? Escreva-as. (Se necessário faça uma revisão oral sobre este tema: Como fazer para descobrir se uma palavra é monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba?).

e) Produza um desenho que retrate a atividade “Alvo de letras” e em seguida elabore algumas frases que indiquem sua opinião sobre a mesma.

 

    5ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

 

Registro no caderno de Matemática

 

Professor, utilize a atividade para trabalhar conteúdos de Matemática, registre no caderno:

Pensando no jogo "Alvo de Letras", faça com atenção as atividades abaixo:

1) Preencha a tabela com as informações de cada grupo: (Cada grupo dita a quantidade de letras e palavras que conseguiram acertar no alvo para completar a tabela. Professor, escreva a tabela com os resultados, veja o exemplo): 

Equipes

Número de letras

Número de palavras

1

8

10

2

12

11

3

9

12

4 

11

14

5

10

8

 

 2) Responda de acordo com a tabela:


a) Que equipe escreveu mais palavras?

b) Que equipe escreveu menos palavras?

c) Qual é a diferença entre a equipe que formou mais palavras e a que formou menos palavras?

d) Qual é a quantidade de letras que todas as equipes formaram juntas?

e) Que equipe acertou o número de letras que é o dobro de seis?

f) Que equipe formou o número de palavras que é a metade de 28?

g) Quantas letras as equipes formaram ao todo?

h) Quantas palavras as equipes escreveram ao todo?

i) Na sequência numérica, quais os números da tabela que estão entre o 10 e 14?

j) Qual a soma de todos os números pares que foram descritos na tabela?

 

3) Escreva os números de letras acertadas colocando-os em ordem crescente e em seguida escreva-os por extenso:

 

4) Escreva por extenso todos os números pares.

 

Sugestão de variações para o desenvolvimento da aula

Os alvos podem ser usados para realizar outros tipos de atividades, por exemplo, de um lado poderá ter as letras do alfabeto e do outro operações matemáticas, números, ou situações problemas que o grupo irá resolver após jogar todos os saquinhos. Também poderão ser utilizados conteúdos de Geografia, Ciências, História, Inglês, dentre outros. Ao optar por ter mais de um conteúdo – Língua Portuguesa de um lado e Matemática de outro – quando acertar o alvo, cada participante deverá registrar em uma folha os dados contidos na caixinha. Ao trabalhar Língua Portuguesa utilize os registros deste conteúdo e quando for Matemática utilize o conteúdo referente a esta disciplina. Se preferir, pontue, por exemplo: 1 ponto para cada letra obtida pelo grupo nos arremessos e 5 para cada palavra escrita corretamente (se fizer esta opção não se esqueça de respaldar a importância do ganhar e perder).

Observação

Professor, o importante no ensino de crianças é a ênfase e a adaptação das atividades, bem como a combinação prévia das regras de cada uma delas. Ao tomar a decisão de estruturar um jogo, é necessário familiarizar-se com ele, ou seja, é preciso conhecê-l o, saber qual/ais objetivo/s pretende-se ao jogar, que tipo de material será utilizado, qual será o espaço físico, tempo de duração e verificação do nível de complexidade do jogo. É fundamental que se faça uma análise dos participantes: idade, facilidades, dificuldades, cultura, meio social, interesses, nível escolar; prever resultados diversos; colocar-se no lugar dos participantes; calcular jogadas; dentre outros.

alvo de letras1            alvo de letras2

                         Foto 1                                                                                                          Foto 2

Fotos 1 e 2- Jogo Alvo de Letras: acertando o alvo com letras. Atividade realizada com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto. 

Acervo da autora.  

  

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é importante que avalie seus alunos constantemente, para que possa sanar diferentes dúvidas e mediar a aprendizagem. Ao registrar, no caderno, a atividade realizada o aluno dará indícios se gostou ou não de realizá-la. Irá demonstrar desgosto ou prazer ao escrever e resolver as diversas situações elaboradas pelo professor. Será possível também perceber qual o conhecimento construído durante o desenvolvimento da mesma, uma vez que ao realizar a atividade o professor deverá planejar cada passo, objetivos e conteúdos que serão contemplados. Quando o aluno registra sua opinião sobre a atividade, ele apresenta subsídios para análise do professor frente ao que foi planejado por ele. 

Observe se durante a atividade os alunos conseguiram: empregar os conhecimentos prévios sobre ordem alfabética; ampliar os conhecimentos linguísticos; demonstrar ter orientação espacial e rapidez de raciocínio; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo; empregar sinais de pontuação adequados na formação de frases; usar a sequência numérica e utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando a construção de conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.