22/08/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
É necessário que o aluno tenha conhecimento prévio da introdução do ensino da química.
Recursos do laptop utilizados nesta aula:
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia -> WxCam
Fenômenos Químicos
No fenômeno químico, a composição da matéria é alterada, sua composição antes de ocorrer o fenômeno é totalmente diferente da que resulta no final.
Exemplos de fenômenos químicos são.
· Um papel que é queimado.
· Uma palhinha de aço que enferruja.
· O vinho que é transformado em vinagre pela ação da bactéria Acetobacter aceti.
· O leite que é transformado em coalhada pela a ação dos microorganismos Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus themophilus.
Todo fenômeno químico ocorre acompanhado de uma variação de energia, ou melhor, a transformação na composição da matéria implica necessariamente uma liberação ou absorção de energia.
Disponível em http://www.escolas-cursos.com/fenomenos%20quimicos.html
Para iniciar a aula o professor deverá pedir aos alunos que individualmente ligue seu laptop e conecte-se a internet. Por meio do seguinte comando Iniciar -> Aplicativos -> Internet, os alunos deverão acessar a vídeo aula "Fenômenos Físicos e Químicos" do professor Maurício Monteiro, o endereço da vídeo aula está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Cs3M8JE3A9g . Após assistir a vídeo aula, o professor deverá iniciar uma discussão envolvendo toda a sala, e a partir daí muitas dúvidas e curiosidades poderão aparecer, assim, o professor deverá responder e sanar todas as dúvidas que surgir na sala de aula.
http://www.youtube.com/watch?v=Cs3M8JE3A9g
Professor promova a construção de jogos educativos com os alunos para melhorarem o entendimento dos estudantes em relação ao conteúdo proposto e principalmente a sua interação. Por meio dos jogos os alunos podem aprender brincando, os jogos possuem de alguma forma a expansão do conhecimento e aumento do raciocínio lógico. Esses jogos ou brincadeiras podem constituir um instrumento ou estratégia que contribua e estimule a aprendizagem. Esta atividade deverá ser realizada em grupo de 4 alunos. Para começar o professor deverá entregar revistas que podem ser recortadas (o professor poderá pedir aos alunos que tragam de casa) para cada grupo. Os alunos deverão recortar figuras que de alguma forma representem o fenômeno químico, essas imagens deverão ser coladas em uma cartolina e no verso da cartolina deverá ser escrito o nome fenômeno químico, pois em outra aula, iremos selecionar os materiais do fenômeno físico (pois este material poderá ficar para o professor, para que em outros momentos possa trabalhar com outras turmas). Cada grupo deverá selecionar 10 imagens, pois assim na próxima aula os grupos poderão trocar as imagens e discutir entre os colegas o motivo que o grupo anterior relacionou esta imagem com o conceito do fenômeno químico.
Obs.: Antes da troca do material o professor deverá conferir todas as figuras, para não haver erros.
Após a troca do material cada grupo deverá pesquisar na internet utilizando o laptop a explicação de cada figura que o grupo recebeu. Atenção, o aluno deverá focar na reação química que está visivelmente explícita na imagem, pois, geralmente um fenômeno químico não ocorre isoladamente.
Exemplo: Um grupo recebeu a seguinte imagem:
Imagem disponível em http://lh5.ggpht.com/_oAhp5g1T7MM/SrJ-utcA13I/AAAAAAAAA-I/imAGgwxDdLw/Carro%20poluente_thumb%5B1%5D.jpg
Nesta imagem podemos observar o escapamento de um carro emitindo gás carbônico (CO2) na atmosfera, neste sentido o grupo deverá explicar a queima do combustível que provocou a liberação da fumaça, alterando assim a matéria e a forma física, não podendo voltar ao estado anterior.
Para entender melhor acesse o site http://professormarcello.com/index.php?option=com_content&task=view&id=457&Itemid=51
Para finalizar, os alunos deverão elaborar um quadro utilizando o aplicativo do laptop Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord] como sugere abaixo e enviar para o e-mail do professor as considerações do grupo sobre os fenômenos que estão ocorrendo em cada imagem. O professor deverá avaliar as considerações e retornar para os alunos com as devidas correções. Se quiser o professor poderá combinar com os grupos para fazer uma apresentação de cada quadro em sala de aula.
Quadro:
Nº | Imagem | Considerações do grupo sobre o fenômeno químico visualizado na imagem |
1 | ||
2 | ||
3 | ||
4 | ||
5 | ||
6 | ||
7 | ||
8 | ||
9 | ||
10 |
Esta atividade envolve histórias em quadrinhos que é uma ótima estratégia de ensino para abordar um determinado assunto, além de facilitar dois tipos de linguagem que é a escrita e a visual. A história em quadrinho utilizado como recurso pedagógico é uma ótima opção para inserir um conteúdo em sala, pois, os quadrinhos é uma linguagem de fácil entendimento, divertida e estimulante. Com isso, vamos utilizar a história em quadrinho como uma ferramenta e/ou estratégia de ensino para abordar o assunto fenômeno químico.
Então, para começar a realizar a atividade é simples, o professor deverá propor aos alunos que acessem o endereço da imagem disponível e visualizem o quadrinho abaixo. Logo após a observação, cada aluno deverá construir uma história em quadrinhos explicando um fenômeno químico, o quadrinho de exemplo poderá ser referência, porém é importante que os alunos utilizem a criatividade e construa outra historinha que exemplifique outro fenômeno químico, que não seja a queima do palito de fósforo. Ao final do desenho, os alunos deverão scannear à historinha e enviar por email para o professor, assim, o professor poderá fazer as devidas correções se necessário. O professor poderá propor aos alunos uma exposição com as historinhas criadas pelos alunos focando na proposta do estudo dos fenômenos químicos. Além de ser uma atividade divertida, o aluno poderá expor a sua criatividade e criticidade na elaboração dos desenhos e com isso poderá revelar outras características que até então estava escondida tanto para o aluno quanto para o professor.
Exemplo de historinha em quadrinhos disponível em http://3.bp.blogspot.com/_c6O6g-8NzfU/S6vBb6XmZYI/AAAAAAAAABc/h4QItK_k3mM/s1600/quimica0011.jpg
Professor, para realizar esta atividade os alunos deverão estar em grupos. Esta atividade visa trabalhar a percepção do aluno, é importante que os alunos visualizem as imagens que estão dispostas no quadro e discutem entre si a seguinte pergunta: Qual o fenômeno químico que está visivelmente acontecendo na imagem e como este fenômeno ocorre?
Imagem | Explicação sobre o fenômeno químico que está acontecendo na imagem ao lado | |
1 | ||
2 | ||
3 | ||
4 | ||
5 | ||
6 |
Imagem 1 disponível em http://www.megasena.blogger.com.br/fusca%20podre%20e%20enferrujado.jpg
Imagem 2 disponível em http://caio.ueberalles.net/fotos/festa_junina_2006/fogueira_6.png
Imagem 3 disponível em http://acaogospel.com.br/portal/wp-content/plugins/wp-o-matic/cache/34750_sonrisal-201x300.jpg
Imagem 4 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_oOPUdVU7gEs/TRueKPyK2EI/AAAAAAAABnc/I4DPbJgN8fk/s1600/fogos_de_artificio-11119.jpg
Imagem 5 disponível em http://2.bp.blogspot.com/_0xylsX3RxtM/SNTsW_E0u6I/AAAAAAAAAMQ/qnjYt9__HIw/s400/fosforo.jpg
Imagem 6 disponível em http://1.bp.blogspot.com/_pYnQd_clegc/Rr-6fpNxNzI/AAAAAAAAAAc/wT-5dM33YkE/S660/vinho.JPG
Sugestão de leitura:
Autor: Antônio Acleto Ronnie R. Campos
Livro disponível gratuitamente em http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/experimentos/experimentos.html
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc19/a04.pdf
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc12/v12a09.pdf
http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R0622-2.pdf
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc20/v20a02.pdf
http://www.cdcc.usp.br/exper/fundamental/roteiros/reacao.pdf
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1828
A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos na participação em todo o desenvolvimento da aula. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação de todas as atividades propostas em sala de aula.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/02/2014
Quatro estrelasmuito bom de trabalhar esse conteudo nessa abordagem!
16/10/2012
Cinco estrelasÓtima divisão, ótimo conteúdo!