Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - coesão referencial por reiteração: nomes genéricos

 

16/06/2011

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Verificar que os nomes genéricos funcionam como itens de referência anafórica.
  • Saber o contexto textual dos nomes genéricos.
  • Substituir, em exercícios, os nomes genéricos por outros nomes, considerando o contexto textual.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ser capaz de:

  • ler textos de média complexidade lexical;
  • localizar informações no texto;
  • fazer no mínimo inferências simples;
  • saber identificar as classes gramaticais;
  • Identificar o que é um item de coesão anafórica.
Estratégias e recursos da aula

Recursos e estratégias

  • laptop Uca;
  • editor de texto Kword;
  • internet;
  • vídeo Youtube;
  • exercícios interativos;
  • trabalhos individuais e em grupos;
  • câmera para produção de um vídeo.

 

Atividades

Atividade 1 - Motivação

Professor, oriente os alunos para que, organizados em dupla, acessem, em seus laptops, via Internet [Matasys > Inciar > Aplicativos > Internet Firefox ou na área de trabalho], o vídeo do Youtube, intitulado "Palavra puxa palavra -  coerência"  (6m48s) (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ugmt14CDwYU&feature=related>. Acesso em: 17 maio 2011):

 

palavra puxa pal - coerencia

 

Após assistirem ao vídeo, explique aos alunos que, às vezes,  para estabelecermos a coerência explicitada no vídeo, precisamos construir um texto coeso.  Os elementos coesivos podem ajudar a tornar o texto mais compreensível e claro.

Retomar com os alunos o conceito de coesão anafórica. Segundo Koch (2006), "anáfora é o mecanismo linguístico por meio do qual se aponta ou remete para elementos presentes no texto ou que são inferíveis a partir deste. Comumente, reserva-se a denominação de anáfora à remissão para trás ( por ex., Paulo saiu; ele foi ao cinema) e a de catáfora, à remissão para frente ( por ex.: Só quero isto: que vocês me entendam)."

Atividade 2

Após essa explicação, peça aos alunos para que, organizados em dupla, acessem, em seus laptops, via Internet [Metasys > Inciar > Aplicativos > Internet Firefox ou na área de trabalho], o vídeo do Youtube, intitulado  "Palavra puxa palavra - coesão" (6m56s) (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=wzGQh2PyNh0&NR=1>. Acesso em: 17 maio 2011):

 

palavra puxa pal - coesao

 

Solicite às duplas que, após assistirem ao vídeo, registrem em seus laptops, em um arquivo digitado no programa KWord, os conceitos de coesão e coerência  e construam exemplos utilizando enunciados que exemplifiquem  os conceitos citados no vídeo. Os alunos devem salvar o arquivo com o nome "Coesão e coerência – definições e exemplos”.

Para socializar as respostas, peça três duplas para lerem alguns enunciados.

Atividade 3

Professor, peça aos alunos que leiam o texto de Millor Fernandes, intitulado "A vaguidão específica" para fazer a atividade seguinte. Você poderá passar o texto da atividade no quadro, entregar impresso para os alunos, enviar-lhes por email ou disponibilizar em blog:

A vaguidão específica 

                                                             Millôr Fernandes

                                                                                                  La Insignia. Brasil, fevereiro de 2005.

 

"As mulheres têm uma maneira de falar que eu chamo de vago-específica."

-Richard Gehman-

 

- Maria, ponha isso lá fora em qualquer parte.

- Junto com as outras?

- Não ponha junto com as outras, não. Senão pode vir alguém e querer fazer coisa com elas. Ponha no lugar do outro dia.

- Sim senhora. Olha, o homem está aí.

- Aquele de quando choveu?

- Não, o que a senhora foi lá e falou com ele no domingo.

- Que é que você disse a ele?

- Eu disse pra ele continuar.

- Ele já começou?

- Acho que já. Eu disse que podia principiar por onde quisesse.

- É bom?

- Mais ou menos. O outro parece mais capaz.

- Você trouxe tudo pra cima?

- Não senhora, só trouxe as coisas. O resto não trouxe porque a senhora recomendou para deixar até a véspera.

- Mas traga, traga. Na ocasião nós descemos tudo de novo. É melhor, senão atravanca a entrada e ele reclama como na outra noite.

- Está bem, vou ver como.

 

Atividade

              Utilizando seus laptops, criem um arquivo no programa KWord, intitulado  "Coesão com nomes genéricos. Em seguida, faça o que se pede nas questões abaixo:

1 . Digitem o texto acima em seus laptops  fazendo a substituição dos pronomes e palavras de sentido genérico como coisas, que estão em negrito, por possíveis substantivos que se adequem à situação do texto. Compare os dois textos e verifique se ocorreu alteração no efeito de sentido no texto com o uso de substantivo.Atenção para que  a coerência textual seja mantida.

2. Treinem a leitura dramatizada do texto após a substituição dos nomes  que estão em negrito no texto original. Atenção para entonação, tom de voz, dicção, etc.

3.Cada dupla deverá criar um vídeo do texto  a partir da leitura dramatizada que será feita por cada dupla. Para isso, acesse a WxCam pelo ícone da câmera na área de trabalho ou acesse: menu Metasys (menu K) - Aplicativos - Multimídia - WxCam. Na tela principal da WxCAM clique no botão vermelho e inicie a gravação de um arquivo no formato de video. Este arquivo será gravado na subpasta Vídeos na pasta do usuários do Arquivo Pessoal. Em seguida, salvar o vídeo em um pendrive.

 Socialização

  • Apresentar para a turma o trabalho realizado. Após a apresentação da dramatização, cada dupla deverá explicar a diferença de sentido do texto dramatizado, tendo como base o texto original. Cada dupla terá 10 minutos para a apresentação.
Recursos Complementares

Para obter mais informações sobre coesão textual e sinônimos, acesse os seguintes textos e links:

- Aula do Portal do Professor: Os pronomes e a coesão textual. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27085>. Acesso em: 17 maio 2011.

- Aula do Portal do Professor. Os pronomes pessoais. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22538>. Acesso em: 17 maio2011.

Avaliação

Para avaliar os discentes, devem ser observados: a participação; o interesse e o empenho nas diferentes atividades propostas; a capacidade de trabalharem em dupla.

Verificar, ainda: o desempenho e a criatividade na atividade da dramatização do texto, especificamente quanto ao emprego dos nomes que substituíram o texto original.

Observar também: se os alunos conseguem relacionar os substantivos utilizados por eles no texto original de forma que mantenha a coerência e  se são capazes de identificar essa estratégia como recurso de coesão textual.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.