Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alfabetização Cartográfica: primeiros passos - UCA

 

28/06/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estabelecer relações espaciais topológicas (dentro, fora, perto, longe, ao redor, entre) a partir do próprio ponto de vista.

Desenvolver relações espaciais projetivas (em cima, embaixo, em frente, atrás, esquerda, direita) a partir do próprio ponto de vista.

Reconhecer noções de lateralidade.

Associar o espaço vivido ao espaço como possibilidade de ser representado, tendo como ponto de partida o próprio corpo.  

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização da aula faz-se necessário que os alunos tenham conhecimento das partes do corpo humano.   

Estratégias e recursos da aula

UCA  

 

Abaixo, a discriminação dos aplicativos que serão utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

 

 Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer a participação coletiva, o que possibilita o estabelecimento do diálogo e a troca de informações para a construção do conhecimento por meio de atividades exploratórias e práticas que possibilitem o desenvolvimento da percepção e, posteriormente, a representação do espaço. 

 

ATIVIDADE

As relações topológicas são as que estabelecem ordem espacial: de vizinhança, de dentro e fora e que devem ser desenvolvidas a partir do próprio ponto de vista da criança. 

1. Leve para a sala de aula duas caixas de sapatos (uma com tampa e a outra sem tampa)  e bolinhas. Sugere-se que as bolinhas sejam feitas do papel que é descartado pelas crianças. Recolha os papéis descartados no dia anterior e aproveite o momento para sensibilizar a turma sobre a necessidade de Reduzir a produção de lixo e de colocar em prática a Reutilização.

 3rs

Imagem: Imagem 3Rs 

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_9AiWCFu-aeY/TFumVjaGHSI/AAAAAAAAADs/ZxznhfpX1Rc/s320/zzzz3r.gif

       Acesso em: 18 de junho de 2011 

 

Distribua, de maneira igual, as bolinhas dentro das caixas. Depois, vire as caixas de cabeça para baixo e questione as crianças sobre o que observaram:

a. O que aconteceu com a caixa aberta após ter sido virada?

b. E com a caixa fechada? O que aconteceu?

c. Por qual motivo as bolinhas caíram de uma caixa e não caíram da outra? 

d. Se abrirmos a caixa que está fechada o que acontece?

e. E se fecharmos a caixa que está aberta, o que acontece? 

A atividade também poderá ser realizada utilizando o estojo (bolsinha) no qual os alunos carregam os lápis. Espera-se que com o desenvolvimento desta atividade os alunos estabeleçam as relações espaciais topológicas.  

Atividades extraídas dehttp://magdalenapead.pbworks.com/w/page/19886343/Atividade-EF2-e-3  Acesso em: 04 de junho de 2011

 

2. Convide os alunos a irem para o pátio e, no chão, utilizando o giz branco, trace cerca de cinco círculos, de maneira que possam ficar vários alunos, em pé, dentro dos mesmos. Depois, peça para que fiquem atentos aos comandos que serão falados, pois eles terão que atender ao que será solicitado.

Professor(a), para desenvolver esta atividade você deve adaptá-la à sua realidade, portanto, leve em consideração o número de alunos da sua turma. A sugestão para esta aula considera uma turma com 30 alunos.

Os seguintes comandos devem ser apresentados aos alunos:

Atenção! Vocês deverão se organizar dentro dos círculos desenhados no chão, em grupos:

a. Em cinco grupos de seis alunos;

b. Em cinco grupos de cinco alunos;

c. Em cinco grupos de três alunos;

d. Em cinco grupos de dois alunos;

Após cada comando, questione:

  • Quantos alunos ficaram dentro do círculo?
  • Quantos alunos ficaram fora do círculo?    

 

3. Retorne para a sala e, utilizando o netbook ou no laboratório de informática, solicite aos alunos que representem, em forma de desenho, os cinco comandos realizados no pátio. A atividade poderá ser realizada no programa KolourPaint e enviado para o email do professor.  

 netbook2

Imagem: Imagem Netbook - UCA 

Fonte: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg

       Acesso em: 05 de abril de 2011 

 

4. Depois, solicite que os alunos elaborem um texto individual abordando o que compreenderam da atividade. Espera-se que eles façam, digam e registrem o que aprenderam sobre as noçoes espaciais topológicas. O texto poderá ser feito no Programa Kword e enviado para o email do professor.

  

ATIVIDADE  

As relações espaciais projetivas são as que estabelecem ordem espacial: em cima, embaixo, em frente, atrás, esquerda, direita; são as noções de lateralidade e que devem ser desenvolvidas a partir do próprio ponto de vista da criança.

1. Realize com os alunos as seguintes atividades:

 Oficina: Vivência da massagem

Material: pedaço de papel amassado

Dinâmica: os alunos farão massagem no corpo utilizando o papel. O professor deixará que os alunos façam a atividade livremente e, num determinado momento, falará bem alto: "PARE"! Os alunos param e permanecem como estátuas. O professor se aproxima de cada aluno e faz questionamentos do tipo:

a. Qual é a mão que você está segurando o papel: esquerda ou direita?

b. Em que parte do seu corpo você está fazendo a massagem?

c. Se você massageou  a perna depois o braço, percebeu qual é o maior?

Após os questionamentos, ofereça algumas orientações para que os alunos apliquem as noções de lateralidade: 

  • Pegar o papel com a mão esquerda e massagear embaixo do pé, em cima do ombro direito, atrás do pescoço, a perna esquerda, o braço direito etc.

 

Oficina: Brincando de espelho

Material: os próprios alunos realizam toda a tarefa.

Dinâmica: os alunos, em duplas, de frente um para o outro, brincam de espelho. Um deles emite gestos e o da frente imita o colega. Após alguns minutos de trabalho o professor fala "PARE"  e os alunos ficam imóveis. O professor escolhe algumas duplas, em momentos diferentes, e realiza alguns questionamentos como:

a. Com que mão você está segurando a sua orelha?

b. Com que mão o colega está segurando a dele?

c. Por que um respondeu com a direita e o outro com a esquerda?

 Oficinas extraídas de: CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos:  Alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

Professor(a), "após os questionamentos, é importante que o aluno entenda que quando se está na frente de qualquer pessoa ou objeto, sempre o lado do colega que estiver no mesmo lado dele terá a lateralidade invertida. Logo, se um aluno estiver com a mão direita sobre o ombro esquerdo, o outro da frente (espelho) estará com a mão esquerda sobre o ombro direito, porém as duas mãos que estão sobre os ombros, estão do mesmo lado, numa visão espelhada" (CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: Alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006).

 

2. No final da atividade é importante os alunos registrarem, em forma de desenho ou texto, o que perceberam e as conclusões a que chegaram após o desenvolvimento das atividades. O texto poderá ser feito no Programa Kword e  a atividade poderá ser realizada no programa KolourPaint e enviada para o email do professor.

As atividades sugeridas poderão ser realizadas de maneira interdisciplinar com as aulas de Educação Física, nas quais a massagem com papel poderá ser substituída pelo manejo com bolas ou materiais diversos, além de outras atividades que poderão ser desenvolvidas, como saltitar alternando a perna, a qual também contribui para a aprendizagem das noções espaciais; em Ciências é possível trabalhar as partes do corpo humano, em Português a construção de textos e em Artes, as representações em forma de desenhos, em uma aproximação com a Geometria.  

 

ATIVIDADE

1.  Solicite a cada aluno que, utilizando a câmera do netbook, fotografe o seu corpo inteiro. Se necessário, convide um colega para ajudar na tarefa. 

2. Depois, solicite que os alunos, utilizando o programa KolourPaint, desenhem objetos na fotografia. Sugira desenhos como: um boné na cabeça, um pássaro no ombro direito, pinte a perna esquerda de amarelo etc. Estimule os alunos a utilizarem a criatividade! O trabalho poderá ser enviado para o email do professor e no dia combinado os alunos apresentarão sua fotografia alterada. Na apresentação da fotografia, observe se compreenderam as noções de lateralidade, questione-os sobre as alterações realizadas ou outras possibilidades de modificação da fotografia.

 3. Professor(a), após receber os trabalhos produzidos pelos alunos e realizar suas avaliações, encaminhe-os de volta para o email de todos os alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso às fotografias produzidas pelos colegas, o que possibilita acompanhar melhor as apresentações. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux,  o programa é o KPresenter. 

Recursos Complementares

 Sugestão de sites para acesso do professor:

Texto: Espaço, Forma e Criança Disponível em: http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica/espaco_forma/espaco_forma_texto1.pdf Acesso em: 04 de junho de 2011

Texto: Uso de plantas e mapas Disponivel em: http://www.rumoatolerancia.fflch.usp.br/files/active/0/10-%20Uso%20de%20plantas%20e%20mapas.pdf Acesso em: 04 de junho de 2011

Texto: Reduzir, Reutilizar e Reciclar Disponível em: http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+51-60/Passo+a+Passo+59/Reduzir+reutilizar+reciclar.htm Acesso em: 18 de junho de 2011

Aula no Portal do Professor - De que lado estou? - construção da referência espacial em crianças 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1290 Acesso em: 05 de junho de 2011

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A possibilidade de reconhecer e identificar as relações topológicas e projetivas;
  5. A capacidade de reconhecer as noções de lateralidade;  
  6. A possibilidade de reconhecer, a partir de si próprio, o espaço como possibilidade de representação; 
  7. O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para a construção da aprendizagem. 
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.