28/06/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Observar o espaço vivido como possibilidade de representação.
Desenvolver o interesse pela representação do espaço vivido.
Exercitar a possibilidade de observação e de representação da paisagem em uma visão frontal ou horizontal.
Compreender que as imagens de satélite possibilitam a aquisição da visão frontal.
Reconhecer que a forma de representação altera a possibilidade de observação e de análise da paisagem.
Para a realização da aula faz-se necessário que os alunos tenham conhecimento do conceito de cidade, o que contribui para que percebam a organização das paisagens. Para iniciar as discussões sobre a cidade, categoria de análise da Geografia, é importante instigar os alunos para que retomem suas experiências e vivências. Sugere-se, para o início das atividades, o acesso à aula “A paisagem urbana do município – UCA” no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32049. Também é necessário que os alunos tenham conhecimento das relações topológicas e projetivas.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos que serão utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer a participação coletiva, o que possibilita a troca de informações e a construção de conhecimentos por meio do desenvolvimento de atividades práticas que instiguem a observação, o desenvolvimento da percepção e, posteriormente, a representação do espaço. Dependendo do ponto de vista, quando se observa um objeto, percebe-se aspectos diferenciados do mesmo.
1. Solicite aos alunos para trazerem para a sala de aula, sucatas de materiais diversos como caixas vazias (de sapatos, de creme dental, fósforos), papelão e outros que possam servir de material para a confecção de uma maquete de parte da cidade do município em que vivem.
Interrogue os alunos sobre:
a. O que iremos representar?
b. Como poderemos representar?
c. Solicite aos alunos que elaborem coletivamente o esboço da maquete e, refletindo sobre o que devem colocar, onde colocar, para quê, por que, que encontrem os lugares apropriados para representar parte da cidade.
Sugestão extraída de: CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: Alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
2. No dia combinado, confeccionem o material e organizem um espaço para montar a maquete produzida coletivamente pelos alunos. Deixe em exposição e, sempre que necessário, a maquete poderá ser explorada. Para maiores informações sobre como montar uma maquete, acesse o link http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/05/como-fazer-maquetes.html
3. Uma outra possibilidade de produção de maquetes é o uso de softwares livres na educação. Para obter informações, acesse o link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=671
Imagem: Maquete
Disponível em: http://cartografiaescolar.files.wordpress.com/2009/07/parentschoicemap.jpg
Acesso em: 14 de junho de 2011
Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a disciplina de Artes, para a confecção da maquete. Sugere-se, também, uma atividade com Ciências, converse com os alunos sobre a produção de lixo, o consumo desnecessário e sobre os 3Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Evidencie que, com o aproveitamento do material, estão praticando o Reutilizar; procure desenvolver outras atividades de reflexão sobre o assunto.
1. Com a maquete confeccionada, solicite aos alunos que utilizem a câmera do netbook para fotografar a maquete de frente, visão frontal ou horizontal.
Imagem: Netbook - UCA
Fonte: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg
Acesso em: 05 de abril de 2011
2. Solicite aos alunos que salvem a fotografia da maquete na pasta de trabalho.
1. Observe a fotografia retirada em uma visão frontal ou horizontal da maquete. Você deverá desenhá-la em uma folha de papel ou utilizando o programa KolourPaint.
2. Agora, no caderno, responda as questões a seguir:
a. Escreva os nomes dos elementos da paisagem que você conseguiu representar em uma visão frontal ou horizontal.
b. A visão frontal ou horizontal permite conhecer todo o espaço representado? Justifique sua resposta.
Professor(a), evidencie que a visão frontal ou horizontal possibilita reconhecer parcialmente a paisagem, permite observar a largura e a altura dos objetos.
Professor(a), para esta atividade é preciso orientar os alunos a realizarem o download do programa Google Earth e, sempre que necessário, o mesmo poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades. O uso do programa possibilita observar as paisagens de diferentes maneiras, conforme as atividades que serão desenvolvidas, o que altera a possibilidade de observação e análise da paisagem.
1. Utilizando o netbook, solicite aos alunos que acessem o Google Earth.
Imagem: Link inicial do Google Earth
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 15 de junho de 2011
2. Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial será a do Planeta Terra.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 15 de junho de 2011
3. Convide os alunos a passearem pelo planeta utilizando o mouse. Peça para que identifiquem os elementos que compõem o planeta e relacione-os com as cores apresentadas: azul/oceanos, marrom/continentes, os limites entre os continentes e países em amarelo. Converse sobre a utilização das cores para a representação das imagens do Google Earth. Peça que identifiquem como estão representadas as terras emersas e como estão representadas as águas (azul, variando a tonalidade de acordo com a profundidade). Importante lembrar que há águas salgadas (oceanos e mares) e doces no continente (rios, lagos, lagoas).
4. Na barra de ferramentas digite - Continente Americano. Convide os alunos a passearem pelo continente, destacando a América do Sul.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o continente Americano
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 15 de junho de 2011
5. Solicite que localizem o Brasil, digite o nome do país na barra de ferramentas. Identifique os limites territoriais, mostre os oceanos e destaque o oceano que banha o Brasil, o Atlântico.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o Brasil
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 15 de junho de 2011
6. Depois, selecione o estado. Como exemplo, o estado de Minas Gerais.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o estado de Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 15 de junho de 2011
7. Agora o nome do município em que vivem. Como exemplo, o município de Uberlândia - Minas Gerais.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o município de Uberlândia - Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 15 de junho de 2011
8. Solicite que passeiem pela imagem e que aproximem para que percebam os elementos que compõem a paisagem da cidade.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a cidade de Uberlândia - Minas Gerais
Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 15 de junho de 2011
9. Oriente os alunos para que aproximem mais a imagem. Assim poderão observá-la em outro campo de visão – visualização no nível do solo - que possibilita analisar a imagem em uma visão frontal ou horizontal.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a cidade de Uberlândia - Minas Gerais - visualização no nível do solo.
Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html
Acesso em: 15 de junho de 2011
10. Questione os alunos sobre:
11. Peça aos alunos para elaborarem um texto refletindo sobre a experiência no uso do programa para visualização da paisagem. Solicite aos alunos que enviem o texto para o seu email, para que o mesmo possa ser objeto de avaliação.
Professor(a), o objetivo do trabalho inicial com as imagens é o de estimular o interesse por conhecer o lugar em que moram, além de iniciar os estudos das escalas do espaço geográfico, do global ao local, e as visões na representação cartográfica, o que permite estabelecer relações e reconhecer o seu lugar no mundo.
Sugestão de texto para leitura do professor:
Texto: O uso da maquete no ensino de Geografia Urbana e sua importância na percepção espacial de Ada Borges Custódio, Leonardo Pelegrini Mottos, Paulo Belotti Lacerda. Disponível em: http://www.pluridoc.com/Site/FrontOffice/default.aspx?module=Files/FileDescription&ID=1362&lang=PT Acesso em: 14 de junho de 2011
Professor(a), ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:
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