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Alfabetização Cartográfica: visão frontal - UCA

 

28/06/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar o espaço vivido como possibilidade de representação.

Desenvolver o interesse pela representação do espaço vivido.

Exercitar a possibilidade de observação e de representação da paisagem em uma visão frontal ou horizontal.

Compreender que as imagens de satélite possibilitam a aquisição da visão frontal.

Reconhecer que a forma de representação altera a possibilidade de observação e de análise da paisagem.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização da aula faz-se necessário que os alunos tenham conhecimento do conceito de cidade, o que contribui para que percebam a organização das paisagens. Para iniciar as discussões sobre a cidade, categoria de análise da Geografia, é importante instigar os alunos para que retomem suas experiências e  vivências. Sugere-se, para o início das atividades, o acesso à aula “A paisagem urbana do município – UCA”  no  link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32049Também é necessário que os alunos tenham conhecimento das relações topológicas e projetivas.

Estratégias e recursos da aula

 

 UCA

Abaixo, a discriminação dos aplicativos que serão utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

 

Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer a participação coletiva, o que possibilita a troca de informações e a construção de conhecimentos por meio do desenvolvimento de atividades práticas que instiguem a observação, o desenvolvimento da percepção e, posteriormente, a representação do espaço. Dependendo do ponto de vista, quando se observa um objeto, percebe-se aspectos diferenciados do mesmo.

ATIVIDADE

1. Solicite aos alunos para trazerem para a sala de aula, sucatas de materiais diversos como caixas vazias (de sapatos, de creme dental, fósforos), papelão e outros que possam servir de material para a confecção de uma maquete de parte da cidade do município em que vivem.

Interrogue os alunos sobre:

a. O que iremos representar?

b. Como poderemos representar? 

c. Solicite aos alunos que elaborem coletivamente o esboço da maquete e, refletindo sobre o que devem colocar, onde colocar, para quê, por que, que encontrem os lugares apropriados para representar parte da cidade. 

Sugestão extraída de: CASTROGIOVANNI, A. C. COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: Alfabetização espacial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.  

 

2. No dia combinado, confeccionem o material e organizem um espaço para montar a maquete produzida coletivamente pelos alunos. Deixe em exposição e, sempre que necessário, a maquete poderá ser explorada. Para maiores informações sobre como montar uma maquete, acesse o link http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/05/como-fazer-maquetes.html

 

3. Uma outra possibilidade de produção de maquetes é o uso de softwares livres na educação. Para obter informações, acesse o link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=671

  maquete

Imagem: Maquete 

Disponível em: http://cartografiaescolar.files.wordpress.com/2009/07/parentschoicemap.jpg

Acesso em: 14 de junho de 2011

 

Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a disciplina de Artes, para a confecção da maquete. Sugere-se, também, uma atividade com  Ciências, converse com os alunos sobre a produção de lixo, o consumo desnecessário e sobre os 3Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Evidencie que, com o aproveitamento do material, estão praticando o Reutilizar; procure desenvolver outras atividades de reflexão sobre o assunto. 

 

ATIVIDADE

1. Com a maquete confeccionada, solicite aos alunos que utilizem a câmera do netbook para fotografar a maquete de frente, visão frontal ou horizontal. 

netbook2 

Imagem: Netbook - UCA 

Fonte: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg

       Acesso em: 05 de abril de 2011  

  

2. Solicite aos alunos que salvem a fotografia da maquete na pasta de trabalho.

 

  ATIVIDADE

1. Observe a fotografia retirada em uma visão frontal ou horizontal da maquete. Você deverá desenhá-la em uma folha de papel ou utilizando o programa KolourPaint. 

 

2. Agora, no caderno, responda as questões a seguir:

a. Escreva os nomes dos elementos da paisagem que você conseguiu representar em uma visão frontal ou horizontal. 

b. A visão frontal ou horizontal permite conhecer todo o espaço representado? Justifique sua resposta.

 

Professor(a), evidencie que a visão frontal ou horizontal possibilita reconhecer parcialmente a paisagem, permite observar a largura e a altura dos objetos.

 

 ATIVIDADE

Professor(a), para esta atividade é preciso orientar os alunos a realizarem o download do programa Google Earth e, sempre que necessário, o mesmo poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades. O uso do programa possibilita observar as paisagens de diferentes maneiras, conforme as atividades que serão desenvolvidas, o que altera a possibilidade de observação e análise da paisagem. 

 

1. Utilizando o netbook, solicite aos alunos que  acessem o Google Earth

 

Google Eart

Imagem: Link inicial do Google Earth

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 15 de junho de 2011 

 

 2. Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial será a do Planeta Terra. 

 

IMAGEM 1  

Imagem: Planeta Terra no Google Earth 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 15 de junho de 2011 

 

3. Convide os alunos a passearem pelo planeta utilizando o mouse. Peça para que identifiquem os elementos que compõem o planeta e relacione-os com as cores apresentadas: azul/oceanos, marrom/continentes, os limites entre os continentes e países em amarelo. Converse sobre a utilização das cores para a representação das imagens do Google Earth. Peça que identifiquem como estão representadas as terras emersas e como estão representadas as águas (azul, variando a tonalidade de acordo com a profundidade). Importante lembrar que há águas salgadas (oceanos e mares) e doces no continente (rios, lagos, lagoas).

 

4. Na barra de ferramentas digite - Continente Americano. Convide os alunos a passearem pelo continente, destacando a América do Sul.

 

IMAGEM 2 

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o continente Americano 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 15 de junho de 2011 

 

5. Solicite que localizem o Brasil, digite o nome do país na barra de ferramentas. Identifique os limites territoriais, mostre os oceanos e destaque o oceano que banha o Brasil, o Atlântico.  

 

Google Eart 

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o Brasil  

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 15 de junho de 2011 

 

6. Depois, selecione o estado. Como exemplo, o estado de Minas Gerais.

 

IMAGEM 4

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o estado de Minas Gerais 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 15 de junho de 2011 

 

7. Agora o nome do município em que vivem. Como exemplo, o município de Uberlândia - Minas Gerais. 

 

IMAGEM 5

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o município de Uberlândia - Minas Gerais 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 15 de junho de 2011 

 

8. Solicite que passeiem pela imagem e que aproximem para que percebam os elementos que compõem a paisagem da cidade.

 

cidade udi

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a cidade de Uberlândia - Minas Gerais 

Fonte do Programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 15 de junho de 2011 

 

9. Oriente os alunos para que aproximem mais a imagem. Assim poderão observá-la em outro campo de visão – visualização no nível do solo - que possibilita analisar a imagem em uma visão frontal ou horizontal.

 

 visualização solo

Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a cidade de Uberlândia - Minas Gerais - visualização no  nível do solo.

Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 15 de junho de 2011 

10. Questione os alunos sobre:

  • Qual visualização ofereceu mais detalhes? 
  • E a que apresentou menos detalhes?
  • O uso das imagens do Google Earth, em uma visão frontal ou horizontal, alterou a possibilidade de observação da paisagem?
  • O que foi possível observar em uma visão frontal ou horizontal?

 

11. Peça aos alunos para elaborarem um texto refletindo sobre a experiência no uso do programa para visualização da paisagem. Solicite aos alunos que enviem o texto para o seu email, para que o mesmo possa ser objeto de avaliação. 

 

Professor(a), o objetivo do trabalho inicial com as imagens é o de estimular o interesse por conhecer o lugar em que moram, além de iniciar os estudos das escalas do espaço geográfico, do global ao local, e as visões na representação cartográfica, o que permite estabelecer relações e reconhecer o seu lugar no mundo. 

Recursos Complementares

Sugestão de texto para leitura do professor:

Texto: O uso da maquete no ensino de Geografia Urbana e sua importância na percepção espacial de Ada Borges Custódio, Leonardo Pelegrini Mottos, Paulo Belotti Lacerda. Disponível em: http://www.pluridoc.com/Site/FrontOffice/default.aspx?module=Files/FileDescription&ID=1362&lang=PT Acesso em: 14 de junho de 2011 

Avaliação

Professor(a), ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver atividades de maneira colaborativa;
  3. A capacidade de observar o espaço vivido como possibilidade de representação;
  4. A habilidade  de observar e representar a paisagem em uma visão frontal ou horizontal;  
  5.  A utilização de recursos tecnológicos, de maneira crítica, como caminho de aprendizagem;
  6. A produção de texto, como forma de sistematização do conhecimento.  
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