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A crise do sistema colonial na América espanhola- UCA

 

18/07/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar diferentes classes sociais existentes nas colônias espanholas e seus principais objetivos;
  • Caracterizar a crise do sistema colonial nas colônias espanholas;
  • Analisar o fenômeno do caudilhismo.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter conhecimento sobre o processo de colonização da Espanha na América Latina.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

uca eseba

ATIVIDADE 1: A SOCIEDADE NA AMÉRICA ESPANHOLA

 

Professor, a partir do estudo do mapa abaixo, o aluno compreenderá que entre o final do século XV e o início do século XVI, a Espanha constituiu na América um imenso império colonial. A Coroa espanhola dividiu a administração em quatro vice-reinos: Nova Granada, Nova Espanha, Rio do Prata e Peru. Além disso, foram criadas quatro capitanias com função de defesa: Guatemala, Chile, Cuba e Venezuela. 

MAPA:

As colônias espanholas na América

mapa

 

mapa

 Disponível em: http://navegandonoestudo.blogspot.com/2010/07/as-colonias-espanholas-na-america.html Acesso em 2 de junho de 2011.

 

Após o trabalho com o mapa, a proposta é o estudo do texto “A exploração do trabalho indígena”. A partir dele será possível debater com os alunos sobre a composição social da sociedade colonial, a qual se apresentava rigidamente hierarquizada, de maneira que o nascimento, a tradição e a riqueza definiam a posição social do individuo.

 TEXTO:

A exploração do trabalho indígena
"A sociedade colonial era rigidamente estratificada, privilegiando a elite de nascimento, homens brancos, nascidos na Espanha ou América:
Chapetones - eram os homens brancos, nascidos na Espanha e que vivendo na colônia representavam os interesses metropolitanos, ocupando altos cargos administrativos, judiciais, militares e no comércio externo.
Criollos - Elite colonial, descendentes de espanhóis, nascidos na América, grandes proprietários rurais ou arrendatários de minas, podiam ocupar cargos administrativos ou militares inferiores.
Mestiços - de brancos com índios, eram homens livres, trabalhadores braçais desqualificados e superexplorados na cidade (oficinas) e no campo (capatazes).
Escravos negros - nas Antilhas representavam a maioria da sociedade e trabalhavam principalmente na agricultura.
Indígenas - grande maioria da população, foram submetidos ao trabalho forçado através da mita ou da encomienda, que na prática eram formas diferenciadas de escravidão, apesar da proibição oficial desta pela metrópole."

Disponível na íntegra em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=34  Acesso em 2 de junho de 2011.

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Oriente os alunos a acessarem os links acima para visualização do mapa e leitura, na íntegra, do texto indicado.

UCA

2- As colônias espanholas foram divididas em quatro vice-reinos: Nova Granada, Nova Espanha, Rio do Prata e Peru. Proponha aos alunos que façam uma pesquisa, identificando quais países atualmente ocupam estes quatro vice-reinos.Os alunos devem organizar os dados encontrados em um quadro, o qual deverá ser elaborado no Kword, de acordo com as orientações abaixo:

Vice-Reinos

Nova Espanha

Nova Granada

Peru

Prata

Países

 

 

 

 

3-  Formando duplas, os alunos deverão socializar suas respostas.

4- Peça aos alunos para que se dividam em trios e façam uma segunda pesquisa, identificando e representando, por imagens, as seguintes classes sociais: Chapetones, Criollos, Mestiços, Indígenas e Escravos. Depois, os trios devem organizar uma apresentação para os demais colegas, utilizando o aplicativo KPresenter do netbook UCA.

 

ATIVIDADE 2: CRISE DO SISTEMA COLONIAL NAS COLÔNIAS ESPANHOLAS

 

Professor, a crise do sistema colonial foi determinante para que as colônias espanholas conquistassem a sua independência. Através do vídeo e do texto abaixo, poderemos perceber os motivos que levaram à crise do sistema colonial espanhol e, consequentemente, quais fatores levaram a Espanha a perder seu poder nas suas colônias da América.

VÍDEO:

América hispânica nos séculos XIX e XX

VIDEO

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=b-AaMskl7ZM&feature=related

Acesso em 2 de junho de 2011.

 

 

TEXTO:

A CRISE DO SISTEMA COLONIAL

"O fim do Antigo Regime nas últimas décadas do século XVIII foi conseqüência das transformações ideológicas, econômicas e políticas produzidas pelo Iluminismo, pela Revolução Industrial, pela independência dos Estados Unidos e pela Revolução Francesa. Estes acontecimentos, que se condicionaram e se influenciaram reciprocamente, desempenharam um papel decisivo no processo de independência da América espanhola.
As elites da América colonial encontraram na filosofia iluminista o embasamento ideológico para seus ideais autonomistas. A luta pela liberdade política encontrava sua justificativa no direito dos povos oprimidos à rebelião contra os governos tirânicos e á luta pela liberdade econômica na substituição do monopólio comercial pelo regime de livre concorrência."

Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/2786/1/A-INDEPENDENCIA-DA-AMERICA-ESPANHOLA/Paacutegina1.html  . Acesso em 2 de junho de 2011.

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Oriente os alunos a acessarem os links acima indicados, para que assistam ao vídeo e façam a leitura do texto, na íntegra.

2- Proponha aos alunos a realização das atividades do roteiro abaixo, utilizando o KWord para a elaboração das respostas:

a) Cite os fatores que influenciaram a crise do sistema colonial.

b) Como a independência dos Estados Unidos influenciou os colonos espanhóis?

c) Por que a invasão de Napoleão na França foi considerada o principal fator para a independência das colônias espanholas na América?

d) Elabore um pequeno texto explicando a crise do Império espanhol e sua consequência nas colônias espanholas.

3 - Sugira aos alunos a produção de paródias no Krecord sobre o tema “A crise do sistema colonial na América espanhola”, tendo como referência as respostas elaboradas no item 2. Para o desenvolvimento da atividade, os alunos devem formar grupos de, no máximo, quatro integrantes.

4 - Ao final, todos os grupos deverão socializar suas paródias.

 

ATIVIDADE 3 -  INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA ESPANHOLA E O FENÔMENO DO CAUDILHISMO

 

Professor, uma das razões que contribuíram para o processo de emancipação das colônias espanholas na América foi a rivalidade entre criollos e chapetones. No entanto, várias classes sociais com objetivos específicos  participaram dessa luta. As declarações de independência se consumaram, porém significaram apenas ruptura com os laços coloniais e não uma ruptura com as estruturas socioeconômicas e com a hegemonia das elites coloniais que, posteriormente, contribuíram para o fenômeno político do caudilhismo, como veremos nos textos abaixo.

TEXTO 1: INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA ESPANHOLA

"A contradição entre a estrutura econômica, dominada pelos criollos (partidários do livre comércio), e a estrutura política, controlada pelos chapetones (defensores do monopólio metropolitano), foi também um dos fatores importantes do processo de independência. Os mestiços, descendentes de espanhóis e índios, eram cerca de cinco milhões e dedicavam-se ao pequeno comércio e ao artesanato, enquanto os índios, mais de dez milhões, constituíam a mão-de-obra explorada na mineração e na agricultura. Os negros, perto de oitocentos mil, concentravam-se principalmente nas Antilhas e formavam a mão-de-obra escrava utilizada nas plantations tropicais. Embora sendo esmagadora minoria, eram os criollos e os chapetones que dominavam e determinavam a condução das relações econômicas e políticas das colônias hispano-americanas e era a eles que interessava a ligação com a metrópole ou o rompimento de laços com ela. Assim, a guerra de independência caracterizou-se por ser uma luta entre os criollos, apoiados pela Inglaterra, e os chapetones, apoiados pela Espanha, pelo domínio do aparelho político-administrativo."

Disponível em: http://www.coladaweb.com/historia/independencia-da-america-espanhola

Acesso em 2 de junho de 2011.

 

TEXTO 2: CAUDILHISMO

"Descendente da elite colonial criolla, o caudilho usou de seu poder econômico para o alcance das instituições políticas e, conseqüentemente, de seus interesses pessoais. O desrespeito e o abuso às instituições o permitiam até mesmo criar milícias que não reconheciam nenhum poder colocado acima de sua ganância. Dono de terras, ainda tinha o apoio – espontâneo ou coagido – de uma população desprovida de meios para sublevar-se contra o desmando e a opressão do caudilho.
Tendo uma relação ambígua com os poderes, o caudilho somente reconhecia as instituições que estivessem harmoniosamente submetidas à manutenção de seus privilégios. Transformando-se em um tipo de experiência política observável em toda a América Latina, o caudilhismo foi um fenômeno histórico vivenciado em países como Argentina, Brasil, Chile, Haiti e Peru. Mesmo usando da força para preservar-se, o fenômeno caudilhista não resistiu às transformações do tempo. Ao longo do século XX, os fenômenos de industrialização, urbanização e imigração européia enfraqueceram o poder de atuação dos caudilhos."

 

Disponível em: http://www.brasilescola.com/historia-da-america/caudilhismo.htm

Acesso em 2 de junho de 2011.

 

 

I- ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Os alunos devem acessar os links acima para a leitura, na íntegra, dos textos indicados.

2- Oriente os alunos a responderem, utilizando o KWord, as questões do roteiro abaixo:

a) Os motivos que levaram indígenas, mestiços e criollos a lutarem contra a dominação espanhola foram os mesmos? Explique.

b) Qual das três camadas sociais da América Espanhola, citadas no item a, tinha mais interesse em lutar pela independência? Por quê?

c) Que interesses estavam por trás do apoio da Inglaterra aos criollos, na luta pela independência?

d) Qual foi a origem do caudilhismo?

e) Explique o que foi o fenômeno do caudilhismo.

f) Quais as consequências do caudilhismo para a História da América Latina?

3- Os alunos devem formar grupos de no máximo quatro integrantes e elaborar um texto que deverá ter como título: A independência na América espanhola e o fenômeno da caudilhismo, além de conter imagens sobre a temática. O texto com imagens deverá ser organizado no Kword e salvo em um arquivo do netbook ou em um pendrive.

4- Todos os grupos deverão socializar seus textos para toda a turma.

UCA

5- No processo de independência dos países da América Latina, vários líderes se destacaram e deixaram suas marcas na História da construção nacional desses países. Desta forma, proponha aos alunos que se dividam em grupos para a realização de uma pesquisa sobre os seis líderes abaixo indicados. Cada grupo ficará com um deles.

Tupac Amaru

Francisco Miranda

Simon Bolivar 

José San Martín

Bernardo O' Higgins

Agustín de Itúrbide

Oriente os alunos para que, durante a pesquisa, construam respostas a questões como:

  • Quem foi este líder?
  • Onde e como este líder atuou?
  • Qual a sua importância para este país?

 

Depois, os alunos deverão montar uma apresentação no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

6- Os grupos deverão socializar suas apresentações com todos da turma.

UCA

II- ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem o link abaixo e assistam o vídeo.

 

Independência da América Espanhola

independencia

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TrOq0el7cAY

Acesso em 2 de junho de 2011.

UCA

2- Proponha aos alunos a realização de uma pesquisa que se desenvolva a partir do seguinte roteiro de questões:

Defina o que significa América Latina.

Onde fica o Memorial da América Latina? Que personalidades foram responsáveis por este projeto?

Em sua opinião, qual a importância do memorial para a História da América Latina?

3-Utilizando os recursos do KRecord, no netbook do projeto UCA, estimule os alunos a criarem um programa de rádio homenageando o Memorial da América Latina. A pesquisa realizada no item 2 pode trazer contribuições importantes para esta atividade.

4- Os programas devem ser socializados na turma.

Recursos Complementares

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

Coleção: Colonização espanhola na América - América pré-colombiana, colonial e a influência cultural espanhola

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=109 Acesso em 2 de junho de 2011.

Vídeos que os alunos podem acessar para aprofundamento das questões propostas nesta aula:

Aula de América Espanhola, Parte 1/2

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=8H8qdkxOpOw&playnext=1&list=PLA0F70F916C061A0B  Acesso em 2 de junho de 2011.

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, exposições dialogadas, respostas aos roteiros de perguntas, apresentações de pesquisas, criação de quadros comparativos, textos, paródias e programa de rádio.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • michele costa, Castelo Branco , Rio de Janeiro - disse:
    xeliedson2009@hotmail.com

    23/04/2012

    Quatro estrelas

    adorei a formatação da aula, os conteudos estão otimos e ompletos e só fiquei com uma dúvida: Esta aula seria indicada a partir de qual série e para qual instituição públia ou privada? pois pensei como adoraria que as aulas das escolas públias do nosso país tivesse este tipo de conteudo completo, mas sou professora e sei que a realidade e totalmente outra. obrigada bom trabalho este!


  • milene félix, UEL , Paraná - disse:
    bruxinhapandora@yahoo.com.br

    05/12/2011

    Quatro estrelas

    muito bom, me auxiliou bastante para minha complementação para a realização da prova referente a esse conteúdo..valeu


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