15/04/2011
Nesta coleção será possível aprender nas aulas de número 1 a 4 que antes mesmo dos espanhóis chegarem à América já existiam mais de 60 milhões de pessoas que deram origem as mais diversas civilizações, se destacando os maias, incas e astecas. Conhecerão nas aulas de número 5 a 10 algumas contribuições culturais desses povos que permanecem vivas até hoje. Já nas aulas de número 11 a 17 entenderão que no século XV o encontro e o contato dos espanhóis com as populações ameríndias foram marcados por choques, conflitos e muita violência. E mesmo assim as sociedades que foram colonizadas pelos espanhóis preservaram algumas heranças culturais como podemos notar nas aulas de número 18 a 21.
Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG
colonização, incas, maias, astecas, culturas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Astecas, Maias e Incas - as grandes civilizações da América pré-colombiana
Ensino Fundamental Final | História Localizar, no tempo e no espaço, o Império Asteca. Compreender a formação do Império Asteca, suas características sociais, econômicas e culturais. Relacionar semelhanças e diferenças entre os Incas, Maias e Astecas. Produzir um jornal sobre estas civilizações. 12/01/2011 Quatro estrelas 15 comentário(s) 117939 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
2 |
OS POVOS PRÉ-COLOMBIANOS
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História O aluno deverá ser capaz de identificar, localizar e conhecer os habitantes naturais da América Latina e suas culturas , que “desenharam” o espaço geográfico desta porção do território americano. 17/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 31471 acesso(s) |
maria cristina soranço miranda COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
3 |
Civilização Inca
Ensino Fundamental Final | História Conhecer a história deste povo pré-colombiano, destacando a cultura, religião, organização social, política, arquitetura e artes. Compreender as diferenças culturais para pensar criticamente a nossa cultura. Reconhecer a dominação européia no continente americano. 10/08/2009 Quatro estrelas 19 comentário(s) 6250 acesso(s) |
Edenilce Rodrigues da Silva Luna EM PROFª AVANI CARGNELUTTI FEHLAUER DOURADOS MS Informação e Comunicação |
4 |
O Império dourado Inca
Ensino Fundamental Final | História Localizar, no tempo e no espaço, a civilização Inca. Identificar as características sociais, econômicas e culturais da civilização Inca. Compreender a importância histórica da cidade perdida de Machu Picchu. Discutir sobre as possíveis hipóteses para a realização dos sacrifíci... 11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11109 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
5 |
O que resta da cultura inca
Ensino Fundamental Final | Artes A cultura inca e sua importância histórica, social, política, econômica e artística. 20/01/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8847 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
6 |
Na trilha do tesouro Asteca
Ensino Fundamental Final | Artes A cultura asteca e sua importância histórica, social, política, econômica e artística. 20/01/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10458 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
7 |
Enigmas Maias
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História O aluno terá oportunidade de conhecer um pouco sobre a civilização maia, seu enigmático silabário, podendo desenvolver totens e mandalas, e até combinar as sílabas deste alfabetário tão interessante, para ludicamente, formar palavras. Trabalhando em equipe, poderá desenhar, p... 20/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 21323 acesso(s) |
CLAUDIA MATOS PEREIRA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Artes |
8 |
A contagem do tempo histórico em outras culturas: o calendário maia.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História - Conhecer as características e o contexto de criação e extinção do calendário maia. - Compreender os eventos políticos, religiosos que nortearam a construção do calendário maia. - Analisar a apropriação do calendário maia por produções cinematográficas. 13/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20552 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
9 |
Maias: os senhores do tempo
Ensino Fundamental Final | História Localizar, no tempo e no espaço, a civilização Maia. Caracterizar a civilização maia e seu desenvolvimento técnico - cientifico: escrita, matemática e astronomia. Discutir as possíveis hipóteses da decadência dessa civilização. 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 30612 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
10 |
Maias, Gregos, Romanos e Babilônios – outros sistemas de numeração!
Ensino Fundamental Final | Matemática Os estudantes terão contato com outros sistemas de numeração. Analisando vantagens e desvantagens de cada um deles. 23/01/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23106 acesso(s) |
Rita Santos Guimarães COLEGIO INTEGRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PAINEIRAS CAMPINAS SP Matemática |
11 |
A chegada dos europeus na "América": descobrimento, encontro ou invasão?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Confrontar diferentes interpretações sobre a chegada dos europeus ao continente americano, a partir do final do século XV. Analisar os aspectos centrais que fundamentam diferentes interpretações sobre a chegada dos europeus à América. Interpretar mapas relacionados ao processo... 07/10/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 43973 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
12 |
A conquista da América pelos europeus: o (des)encontro de dois mundos
Ensino Fundamental Final | História Identificar de que regiões partiram os “conquistadores” europeus e quais fatores impulsionaram este desejo de “conquista”. Analisar as diferenças entre a paisagem européia e a da América, no século XV, através do filme ““1492: A conquista do Paraíso”. Identificar no filme “149... 12/01/2011 Três estrelas 7 comentário(s) 67228 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
13 |
Etnocentrismo, genocídio e aculturação: marcas da colonização européia na América
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Definir e compreender os elementos centrais presentes nos conceitos de etnocentrismo, genocídio e aculturação. Reconhecer o etnocentrismo, o genocídio e a aculturação como elementos fundamentais do processo de colonização européia na América. Identificar a presença de arg... 07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 26243 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
14 |
A conquista da América sob o ponto de vista das populações nativas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Caracterizar diferentes reações das populações indígenas da América à presença dos europeus, no século XV. Refletir sobre a visão das populações nativas em relação à conquista e aos conquistadores, a partir de relatos incas, maias e astecas, dentre outros. Interpretar mapas re... 07/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 61721 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
15 |
Razões que levaram à dominação das populações nativas da América pelos europeus
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Entender as razões que levaram as populações nativas a perderem a luta contra os colonizadores europeus na América, a partir do século XV. Reconhecer a importância da luta e da resistência das populações nativas no processo longo e violento que culminou com a dominação europ... 07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19355 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
16 |
Conquistadores e conquistados na América espanhola: a construção da imagem dos astecas por Cortez e Frei Bartolomeu de Las Casas
Ensino Fundamental Final | História Conhecer o envolvimento de Cortez e Las Casas no processo de conquista da América pelos espanhóis. Analisar a atitude de Cortez em relação à cultura Asteca; Ler e analisar trechos das obras de Las Casas; Comparar a atitude de Las Casas e de Cortez diante da cultura dos astecas. 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13072 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
17 |
O tráfico negreiro e as rotas da migração forçada de africanos para as Américas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Entender a participação de africanos no tráfico de escravos. Analisar as dificuldades enfrentadas pelos africanos cativos no tráfico de escravos. Identificar as principais rotas do tráfico de escravos e os principais grupos de africanos trazidos para as Américas. 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 54815 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
18 |
A urbanização na América Latina
Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente O aluno deverá conhecer o processo de urbanização da América Latina, suas megacidades e analisar os principais problemas urbanos das mesmas. 17/12/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 16968 acesso(s) |
maria cristina soranço miranda COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
19 |
Onde se fala espanhol?
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira § Identificar os países onde se fala o espanhol; § conhecer algumas variações linguísticas do espanhol. 24/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 12390 acesso(s) |
Saimonton Tinôco da Silva NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
20 |
Como falamos espanhol
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização § Ter contato direto com a língua espanhola. § Conhecer os equivalentes dos nomes próprios em espanhol. § Perceber algumas diferenças entre o português e o espanhol. § Recompor o conhecimento prévio sobre a língua. 09/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8339 acesso(s) |
Saimonton Tinôco da Silva NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
21 |
Diversidade cultural e dança – O tempero da América Central- Salsa e Chá-chá chá
Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: Reconhecer a diversidae cultural na América Central manifestada pelo ritmo e pela dança regional; A referência, sincronia e o comando para se dançar a dois nesses ritmos; Passos básicos dos ritmos: Salsa e Chá-chá-chá (Dança de salão); 20/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6825 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
Quatro estrelas 1 classificações - 20457 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/08/2012
Quatro estrelasmuito b om e uma aula exelente para os nossos alunos, muito interesante mesmo