Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Colonização espanhola na América - América pré-colombiana, colonial e a influência cultural espanhola

 

15/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Nesta coleção será possível aprender nas aulas de número 1 a 4 que antes mesmo dos espanhóis chegarem à América já existiam mais de 60 milhões de pessoas que deram origem as mais diversas civilizações, se destacando os maias, incas e astecas. Conhecerão nas aulas de número 5 a 10 algumas contribuições culturais desses povos que permanecem vivas até hoje. Já nas aulas de número 11 a 17 entenderão que no século XV o encontro e o contato dos espanhóis com as populações ameríndias foram marcados por choques, conflitos e muita violência. E mesmo assim as sociedades que foram colonizadas pelos espanhóis preservaram algumas heranças culturais como podemos notar nas aulas de número 18 a 21.

Autoria

Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG

Palavras-chave

colonização, incas, maias, astecas, culturas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Lista de Aulas da Coleção (21 aulas)
# Aula Autoria
1 Astecas, Maias e Incas - as grandes civilizações da América pré-colombiana

Ensino Fundamental Final | História

Localizar, no tempo e no espaço, o Império Asteca. Compreender a formação do Império Asteca, suas características sociais, econômicas e culturais. Relacionar semelhanças e diferenças entre os Incas, Maias e Astecas. Produzir um jornal sobre estas civilizações.

12/01/2011 Quatro estrelas 13 comentário(s) 38251 acessos

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

2 OS POVOS PRÉ-COLOMBIANOS

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

O aluno deverá ser capaz de identificar, localizar e conhecer os habitantes naturais da América Latina e suas culturas , que “desenharam” o espaço geográfico desta porção do território americano.

17/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 16251 acessos

maria cristina soranço miranda

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

3 Civilização Inca

Ensino Fundamental Final | História

Conhecer a história deste povo pré-colombiano, destacando a cultura, religião, organização social, política, arquitetura e artes. Compreender as diferenças culturais para pensar criticamente a nossa cultura. Reconhecer a dominação européia no continente americano.

10/08/2009 Quatro estrelas 19 comentário(s) 3504 acessos

Edenilce Rodrigues da Silva Luna

EM PROFª AVANI CARGNELUTTI FEHLAUER

DOURADOS MS

Informação e Comunicação

4 O Império dourado Inca

Ensino Fundamental Final | História

Localizar, no tempo e no espaço, a civilização Inca. Identificar as características sociais, econômicas e culturais da civilização Inca. Compreender a importância histórica da cidade perdida de Machu Picchu. Discutir sobre as possíveis hipóteses para a realização dos sacrifíci...

11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4330 acessos

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

5 O que resta da cultura inca

Ensino Fundamental Final | Artes

A cultura inca e sua importância histórica, social, política, econômica e artística.

20/01/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3852 acessos

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

6 Na trilha do tesouro Asteca

Ensino Fundamental Final | Artes

A cultura asteca e sua importância histórica, social, política, econômica e artística.

20/01/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5642 acessos

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

7 Enigmas Maias

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

O aluno terá oportunidade de conhecer um pouco sobre a civilização maia, seu enigmático silabário, podendo desenvolver totens e mandalas, e até combinar as sílabas deste alfabetário tão interessante, para ludicamente, formar palavras. Trabalhando em equipe, poderá  desenhar, p...

20/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 11788 acessos

CLAUDIA MATOS PEREIRA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Artes

8 A contagem do tempo histórico em outras culturas: o calendário maia.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

- Conhecer as características e o contexto de criação e extinção do calendário maia. - Compreender os eventos políticos, religiosos que nortearam a construção  do calendário maia. - Analisar a apropriação do calendário maia por produções cinematográficas.

13/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7146 acessos

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

9 Maias: os senhores do tempo

Ensino Fundamental Final | História

 Localizar, no tempo e no espaço, a civilização Maia. Caracterizar a civilização maia e seu desenvolvimento técnico - cientifico: escrita, matemática e astronomia.  Discutir as possíveis hipóteses da decadência dessa civilização.

12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14200 acessos

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

10 Maias, Gregos, Romanos e Babilônios – outros sistemas de numeração!

Ensino Fundamental Final | Matemática

Os estudantes terão contato com outros sistemas de numeração. Analisando vantagens e desvantagens de cada um deles.

23/01/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8915 acessos

Rita Santos Guimarães

COLEGIO INTEGRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PAINEIRAS

CAMPINAS SP

Matemática

11 A chegada dos europeus na "América": descobrimento, encontro ou invasão?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Confrontar diferentes interpretações sobre a chegada dos europeus ao continente americano, a partir do final do século XV. Analisar os aspectos centrais que fundamentam diferentes interpretações sobre a chegada dos europeus à América. Interpretar mapas relacionados ao processo...

07/10/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 21835 acessos

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

12 A conquista da América pelos europeus: o (des)encontro de dois mundos

Ensino Fundamental Final | História

Identificar de que regiões partiram os “conquistadores” europeus e quais fatores impulsionaram este desejo de “conquista”. Analisar as diferenças entre a paisagem européia e a da América, no século XV, através do filme ““1492: A conquista do Paraíso”. Identificar no filme “149...

12/01/2011 Três estrelas 7 comentário(s) 31770 acessos

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

13 Etnocentrismo, genocídio e aculturação: marcas da colonização européia na América

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Definir e compreender os elementos centrais presentes nos conceitos de etnocentrismo, genocídio e aculturação.    Reconhecer o etnocentrismo, o genocídio e a aculturação como elementos fundamentais do processo de colonização européia na América.   Identificar a presença de arg...

07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11443 acessos

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

14 A conquista da América sob o ponto de vista das populações nativas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Caracterizar diferentes reações das populações indígenas da América à presença dos europeus, no século XV. Refletir sobre a visão das populações nativas em relação à conquista e aos conquistadores, a partir de relatos incas, maias e astecas, dentre outros. Interpretar mapas re...

07/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25793 acessos

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

15 Razões que levaram à dominação das populações nativas da América pelos europeus

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Entender as razões que levaram as populações nativas a perderem a luta contra os colonizadores europeus na América, a partir do século XV.   Reconhecer a importância da luta e da resistência das populações nativas no processo longo e violento que culminou com a dominação europ...

07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7772 acessos

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

16 Conquistadores e conquistados na América espanhola: a construção da imagem dos astecas por Cortez e Frei Bartolomeu de Las Casas

Ensino Fundamental Final | História

Conhecer o envolvimento de Cortez e Las Casas no processo de conquista da América pelos espanhóis. Analisar a atitude de Cortez em relação à cultura Asteca;  Ler e analisar trechos das obras de Las Casas; Comparar a atitude de Las Casas  e de Cortez diante da cultura dos astecas.

12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6236 acessos

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

17 O tráfico negreiro e as rotas da migração forçada de africanos para as Américas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Entender a participação de africanos no tráfico de escravos. Analisar as dificuldades enfrentadas pelos africanos cativos no tráfico de escravos. Identificar as principais rotas do tráfico de escravos e os principais grupos de africanos trazidos para as Américas.

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21021 acessos

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

18 A urbanização na América Latina

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

O  aluno deverá conhecer o processo de urbanização da América Latina, suas megacidades e analisar  os principais problemas urbanos das mesmas.

17/12/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 8346 acessos

maria cristina soranço miranda

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

19 Onde se fala espanhol?

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

§  Identificar os países onde se fala o espanhol; §  conhecer algumas variações linguísticas do espanhol.

24/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 5343 acessos

Saimonton Tinôco da Silva

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

20 Como falamos espanhol

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

§  Ter contato direto com a língua espanhola. §  Conhecer os equivalentes dos nomes próprios em espanhol. §  Perceber algumas diferenças entre o português e o espanhol. §  Recompor o conhecimento  prévio sobre a língua.

09/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3369 acessos

Saimonton Tinôco da Silva

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

21 Diversidade cultural e dança – O tempero da América Central- Salsa e Chá-chá chá

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: Reconhecer a diversidae cultural na América Central manifestada pelo ritmo e pela dança regional; A referência, sincronia e o comando para se dançar a dois nesses ritmos; Passos básicos dos ritmos: Salsa e Chá-chá-chá (Dança de salão);

20/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2352 acessos

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações - 8685 acessos

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • leticia gabriela galvao felicino, cmt , Distrito Federal - disse:
    katiaeferrinho@gmail.com

    31/08/2012

    Quatro estrelas

    muito b om e uma aula exelente para os nossos alunos, muito interesante mesmo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.