Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Astecas, Maias e Incas - as grandes civilizações da América pré-colombiana

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Padua Franco, Leide Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Localizar, no tempo e no espaço, o Império Asteca.
  • Compreender a formação do Império Asteca, suas características sociais, econômicas e culturais.
  • Relacionar semelhanças e diferenças entre os Incas, Maias e Astecas.
  • Produzir um jornal sobre estas civilizações.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Astecas – Descoberta de uma civilização   

Vídeo de quase 20 minutos da Primary History BBC que relata algumas descobertas dos arqueólogos sobre os astecas e, a partir desses achados, procura descrever aspectos centrais da civilização asteca.     

Vídeo: Os Astecas – Descoberta de uma civilização    

">- 

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=AKPk7AG5Ff8  

Trabalhando o tema:

Após a exibição do vídeo, peça aos alunos que se dividam em grupos e respondam as perguntas abaixo, criando um quadro informativo sobre a civilização asteca:                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

Nome dos astecas:

Localização:

Mito da criação:

Principal cidade:

Como era sua moradia:

Divisão de trabalho:

Principal alimento:

Importância da guerra:

Significado dos sacrifícios:

O sentido da morte:

Organização política:

Achados arqueológicos em 1978:

Hipóteses dos arqueólogos sobre estes achados:  

Depois os alunos devem socializar suas respostas.

Atividade 2: Povos da Mesoamérica: Maias, Incas e Astecas

Texto 1: América pré-colombiana: maias, astecas, incas e povos indígenas do Brasil     

“(...) vamos conhecer neste texto alguns dos povos que viviam na América no século XV, ou seja, antes da chegada de Cristóvão Colombo, por isso o termo “pré-colombiano”. Antes da chegada dos europeus, desenvolveram-se no México, na América Central e na região dos Andes civilizações complexas, que nos deixaram importantes registros de seus conhecimentos astronômicos, matemáticos, agrícolas, além de obras arquitetônicas e artísticas de grande refinamento e beleza. (...)”

  

Disponível na integra: http://gephiseseba.blogspot.com/2010/12/culturas-em-choque-culturas-em-tr%C3%A2nsito.html 

Texto 2 : Quem foram os incas, os maias e os astecas? 

“Foram povos que dominaram boa parte das Américas antes da chegada dos europeus ao continente, no século 16.”   

Disponível na integra: http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_287106.shtml 

 Trabalhando o tema:    

 I-       Depois de ler os textos, na integra, os alunos poderão fazer as atividades propostas abaixo:  

 1-      Montar um quadro comparativo sobre os povos estudados neste texto. Observe o modelo:

  

Nome da civilização

Atividades econômicas

Principais realizações

Religiosidade

 2-      Explicar como era a organização do poder entre Maias, Astecas e Incas.

 3-      Por que a guerra era um elemento fundamental para os astecas e incas?  

 4-      A formação do Império Inca pode ser comparada à do Império Asteca? Que semelhança você vê entre uma e outra?  

 5-      A organização social das três civilizações tinha um elemento comum. Identifique e explique essa semelhança.

  II - Peça aos alunos que se dividam em três grupos que receberão o nome de: Maias, Incas e Astecas.

Cada grupo ficará responsável em saber um pouco mais sobre a civilização que o nomeia.

O professor de História, juntamente com o professor de Educação Física, criará um circuito com início e fim contendo vários obstáculos. Vence o grupo que conseguir transpor os obstáculos e responder as perguntas corretas sobre a sua civilização no menor tempo.        

Atividade 3 : Extra! Extra! Incas, Maias e Astecas !

Vídeo: Por Ti América

  Este vídeo, de quase 6 minutos, mostra uma exposição realizada em São Paulo, que reúne peças arqueológicas das civilizações pré-colombianas, como os Incas,  os Astecas e os Maias.   

" target="_blank">- 

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=zChE6-UvwMk&feature=related       

 Trabalhando o tema:

1- Após exibição do vídeo, deve-se ressaltar a importância de se valorizar a cultura dos povos pré-colombianos, pois se constitui uma das ricas identidades do continente americano.

2- Produzindo um jornal sobre as civilizações pré-colombianas:  

 Professor: esta aula pode ser realizada conjuntamente com o professor da Área de Português, o qual orientará os alunos na produção de um jornal.   

Atenção: Para que os alunos fiquem por dentro de como funciona a produção de um jornal sugiro que vejam as aulas:

 a)      Jornal Escolar: produção dos alunos  - Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10379      

b)     Composição e organização textual de um "Jornal de Sonhos"  - Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22977   

c)     A carta do leitor: uma experiência de leitura e escrita - Disponível:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18991     

Dividir os alunos em três grupos. Cada grupo ficará responsável por noticiar umas das civilizações: maias, incas e astecas.

Os grupos ainda devem se subdividir em outros pequenos grupos, de maneira que alguns serão responsáveis pela reportagem, outros pela entrevista, ilustrações ou conselho editorial. Depois de pronto, seria interessante fazer uma pequena festa de lançamento durante o recreio da escola, onde o jornal será apresentado e entregue para todos os alunos.     

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, quadro informativo e comparativo, pesquisas, na gincana: circuito informativo, produção de jornal, textos críticos e também por outras atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 15 classificações

  • Cinco estrelas 11/15 - 73.33%
  • Quatro estrelas 2/15 - 13.33%
  • Três estrelas 1/15 - 6.67%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 1/15 - 6.67%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Paulo Cesar da Silva Passamai, EMEF EUVIRA BENEDITA DA SILVA , Espírito Santo - disse:
    p.passamai@hotmail.com

    30/08/2015

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sugestão da aula extramente interessante e dinâmica. Gostaria de receber dicas de trabalhos com os alunos dos 6° ao 9° ano


  • Maria Aparecida, Colégio Militar , Bahia - disse:
    magacida@gmail.com

    17/06/2015

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho sobre um tema de grande importancia a partir do momento em que valoriza os povos da América.


  • Leonilda Pereira, joão Cavall da Costa , Paraná - disse:
    pereira606@gmail.com

    16/07/2014

    Cinco estrelas

    Eu adorei pois eu estava muito precisando e me ajudou muito valeu muito obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! BEIJOS


  • Cláudio M. Schuab, Salesiano de Rocha Miranda (ISJB) , Rio de Janeiro - disse:
    schuabby@gmai.com

    27/05/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo projeto e pelo conteúdo. Estou aproveitando para minhas aulas. Obrigado.


  • Graziele Profiro da Silva, EEEFM Ecoporanga - ES , Espírito Santo - disse:
    grazy-eco@hotmail.com

    08/05/2014

    Cinco estrelas

    Exelente! Aula criativa dinâmica.


  • Gabriella, Colégio Batista Mineiro , Minas Gerais - disse:
    gabimoreiraribeiro@hotmail.com

    24/02/2013

    Cinco estrelas

    Achei interessante pois fala sobre o passado dos Incas Astecas e Maias! Compreendi a sua ,cultura,curiosidades, caracteristicas,suas diferenças e semelhanças e muito mais...


  • MARIA GUIMARÃES - Manaus-AM, ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE JOÃO GOULART , Amazonas - disse:
    guimaraes.maria75@yahoo.com.br

    12/02/2013

    Cinco estrelas

    Educadores, Parabéns pelo belíssimo material! tive um imenso prazer de incluí-lo em meu palnejamento. Sucesso sempre!


  • ANA CLARA, escola professora katy belem , Minas Gerais - disse:
    anaclara_diasgomes@hotmail.coma

    10/09/2012

    Quatro estrelas

    achei bom presisei de tudo que tava pra minha aula de historia muito bom'''''


  • Adriana Roberti Duriguetto, pesquisa pessoal , Minas Gerais - disse:
    adrianarobduriguetto@hotmail.com

    24/08/2012

    Cinco estrelas

    Muito obrigada por ter liberado os vídeos. Adorei!


  • Adriana Roberti Duriguetto, pesquisa pessoal , Minas Gerais - disse:
    adrianarobduriguetto@hotmail.com

    24/08/2012

    Três estrelas

    Eu gostei muito da aula, mas o vídeo que com certeza deve ser muito interessante, não está disponível.


  • victor, Colegio Batista Mineiro. , Minas Gerais - disse:
    vitinhoparadela@hotmail.com

    25/02/2012

    Cinco estrelas

    Eu acheoi a aula muto leghal pq ela falou sobre os povos que viviam antigamente na america os asteca,mais e incas porisso achei muto legal a reportagem e e issp essa e minha opnião sobre o video essse e o meu dever pra aula da Valeria. De:victor . P


  • isabela freitas de poli, cemei prof eduardo romualdo de souza , São Paulo - disse:
    isa_isabela2009@hotmail.com

    13/09/2011

    Quatro estrelas

    naum gostei muiro nao!hahaha brincadeira é muito bom estava fazendo uma pesquisa de historia que por sinal a minha professora é muito brava quando achei esse saite e descubri td o que eu prescisava!


  • marianna 20 anos, n.m.6 , Pernambuco - disse:
    mari@hotmail.com

    11/09/2011

    Uma estrela

    E boa mas deveria ter as respostas tambem para qualquer um ver pos no meuurl não da para ver! a integra


  • ryve, pedra de guaratiba , Rio de Janeiro - disse:
    ryve_rj21@hotmail.com

    31/07/2011

    Cinco estrelas

    muinto bom


  • Maria Batista de Aguiar freitas, Escola Estadual Ilka Vampos Vargas , Minas Gerais - disse:
    mariatbsee@gmail.com

    10/04/2011

    Cinco estrelas

    Precisei destes recursos seus para minha aula e foi um grande achado. Espetacular as suas aulas!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.