12/01/2011
Aléxia Padua Franco, Leide Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Atividade 1: Astecas – Descoberta de uma civilização
Vídeo de quase 20 minutos da Primary History BBC que relata algumas descobertas dos arqueólogos sobre os astecas e, a partir desses achados, procura descrever aspectos centrais da civilização asteca.
Vídeo: Os Astecas – Descoberta de uma civilização
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=AKPk7AG5Ff8
Trabalhando o tema:
Após a exibição do vídeo, peça aos alunos que se dividam em grupos e respondam as perguntas abaixo, criando um quadro informativo sobre a civilização asteca:
Nome dos astecas:
Localização:
Mito da criação:
Principal cidade:
Como era sua moradia:
Divisão de trabalho:
Principal alimento:
Importância da guerra:
Significado dos sacrifícios:
O sentido da morte:
Organização política:
Achados arqueológicos em 1978:
Hipóteses dos arqueólogos sobre estes achados:
Depois os alunos devem socializar suas respostas.
Atividade 2: Povos da Mesoamérica: Maias, Incas e Astecas
Texto 1: América pré-colombiana: maias, astecas, incas e povos indígenas do Brasil
“(...) vamos conhecer neste texto alguns dos povos que viviam na América no século XV, ou seja, antes da chegada de Cristóvão Colombo, por isso o termo “pré-colombiano”. Antes da chegada dos europeus, desenvolveram-se no México, na América Central e na região dos Andes civilizações complexas, que nos deixaram importantes registros de seus conhecimentos astronômicos, matemáticos, agrícolas, além de obras arquitetônicas e artísticas de grande refinamento e beleza. (...)”
Disponível na integra: http://gephiseseba.blogspot.com/2010/12/culturas-em-choque-culturas-em-tr%C3%A2nsito.html
Texto 2 : Quem foram os incas, os maias e os astecas?
“Foram povos que dominaram boa parte das Américas antes da chegada dos europeus ao continente, no século 16.”
Disponível na integra: http://mundoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_287106.shtml
Trabalhando o tema:
I- Depois de ler os textos, na integra, os alunos poderão fazer as atividades propostas abaixo:
1- Montar um quadro comparativo sobre os povos estudados neste texto. Observe o modelo:
Nome da civilização |
Atividades econômicas |
Principais realizações |
Religiosidade |
2- Explicar como era a organização do poder entre Maias, Astecas e Incas.
3- Por que a guerra era um elemento fundamental para os astecas e incas?
4- A formação do Império Inca pode ser comparada à do Império Asteca? Que semelhança você vê entre uma e outra?
5- A organização social das três civilizações tinha um elemento comum. Identifique e explique essa semelhança.
II - Peça aos alunos que se dividam em três grupos que receberão o nome de: Maias, Incas e Astecas.
Cada grupo ficará responsável em saber um pouco mais sobre a civilização que o nomeia.
O professor de História, juntamente com o professor de Educação Física, criará um circuito com início e fim contendo vários obstáculos. Vence o grupo que conseguir transpor os obstáculos e responder as perguntas corretas sobre a sua civilização no menor tempo.
Atividade 3 : Extra! Extra! Incas, Maias e Astecas !
Vídeo: Por Ti América
Este vídeo, de quase 6 minutos, mostra uma exposição realizada em São Paulo, que reúne peças arqueológicas das civilizações pré-colombianas, como os Incas, os Astecas e os Maias.
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=zChE6-UvwMk&feature=related
Trabalhando o tema:
1- Após exibição do vídeo, deve-se ressaltar a importância de se valorizar a cultura dos povos pré-colombianos, pois se constitui uma das ricas identidades do continente americano.
2- Produzindo um jornal sobre as civilizações pré-colombianas:
Professor: esta aula pode ser realizada conjuntamente com o professor da Área de Português, o qual orientará os alunos na produção de um jornal.
Atenção: Para que os alunos fiquem por dentro de como funciona a produção de um jornal sugiro que vejam as aulas:
a) Jornal Escolar: produção dos alunos - Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10379
b) Composição e organização textual de um "Jornal de Sonhos" - Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22977
c) A carta do leitor: uma experiência de leitura e escrita - Disponível:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18991
Dividir os alunos em três grupos. Cada grupo ficará responsável por noticiar umas das civilizações: maias, incas e astecas.
Os grupos ainda devem se subdividir em outros pequenos grupos, de maneira que alguns serão responsáveis pela reportagem, outros pela entrevista, ilustrações ou conselho editorial. Depois de pronto, seria interessante fazer uma pequena festa de lançamento durante o recreio da escola, onde o jornal será apresentado e entregue para todos os alunos.
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=pL_UKK2yT6s
http://www.youtube.com/watch?v=wZA69U1Rsao&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=URG38-_3PTk&feature=related
A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, quadro informativo e comparativo, pesquisas, na gincana: circuito informativo, produção de jornal, textos críticos e também por outras atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.
Quatro estrelas 15 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/08/2015
Cinco estrelasGostei muito da sugestão da aula extramente interessante e dinâmica. Gostaria de receber dicas de trabalhos com os alunos dos 6° ao 9° ano
17/06/2015
Cinco estrelasExcelente trabalho sobre um tema de grande importancia a partir do momento em que valoriza os povos da América.
16/07/2014
Cinco estrelasEu adorei pois eu estava muito precisando e me ajudou muito valeu muito obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! BEIJOS
27/05/2014
Cinco estrelasParabéns pelo projeto e pelo conteúdo. Estou aproveitando para minhas aulas. Obrigado.
08/05/2014
Cinco estrelasExelente! Aula criativa dinâmica.
24/02/2013
Cinco estrelasAchei interessante pois fala sobre o passado dos Incas Astecas e Maias! Compreendi a sua ,cultura,curiosidades, caracteristicas,suas diferenças e semelhanças e muito mais...
12/02/2013
Cinco estrelasEducadores, Parabéns pelo belíssimo material! tive um imenso prazer de incluí-lo em meu palnejamento. Sucesso sempre!
10/09/2012
Quatro estrelasachei bom presisei de tudo que tava pra minha aula de historia muito bom'''''
24/08/2012
Cinco estrelasMuito obrigada por ter liberado os vídeos. Adorei!
24/08/2012
Três estrelasEu gostei muito da aula, mas o vídeo que com certeza deve ser muito interessante, não está disponível.
25/02/2012
Cinco estrelasEu acheoi a aula muto leghal pq ela falou sobre os povos que viviam antigamente na america os asteca,mais e incas porisso achei muto legal a reportagem e e issp essa e minha opnião sobre o video essse e o meu dever pra aula da Valeria. De:victor . P
13/09/2011
Quatro estrelasnaum gostei muiro nao!hahaha brincadeira é muito bom estava fazendo uma pesquisa de historia que por sinal a minha professora é muito brava quando achei esse saite e descubri td o que eu prescisava!
11/09/2011
Uma estrelaE boa mas deveria ter as respostas tambem para qualquer um ver pos no meuurl não da para ver! a integra
31/07/2011
Cinco estrelasmuinto bom
10/04/2011
Cinco estrelasPrecisei destes recursos seus para minha aula e foi um grande achado. Espetacular as suas aulas!