15/07/2011
Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
O golpe militar no Brasil (1964)
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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
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Esta atividade será dividida em DUAS etapas.
ETAPA 1- "A reunião que radicalizou a ditadura"
Nesta etapa, iremos analisar a reunião ocorrida entre o presidente, vice-presidente do Brasil e ministros do Regime Militar, para decidir sobre o Ato Institucional Nº 5. Este ato, aprovado em 13 de dezembro de 1968, foi aquele que mais trouxe imposições à sociedade pela Ditadura. O AI-5 foi promulgado durante o governo do Marechal Artur da Costa e Silva. Para mais informações sobre este personagem histórico, use o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Costa_e_Silva. Acesso em 15 de junho de 2011
A reunião na qual os militares aprovaram o Ato Institucional Nº 5 foi gravada. O jornal Folha de S. Paulo, de posse das gravações, construiu uma "reunião interativa", que analisaremos adiante. É importante notar que a fita a partir da qual foram extraídos os áudios utilizados pelo jornal não é a original de gravação, pois foi encontrada apenas uma cópia que, portanto, pode ser resultado de uma edição (isto é, as falas teriam cortes).
DINÂMICA SUGERIDA para desenvolvimento da etapa:
1- Os alunos devem acessar o seguinte link do site Folha de S. Paulo, intitulado "A reunião que radicalizou a ditadura" - http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/hotsites/ai5/. Acesso em 15 de junho de 2011
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2- Depois, realizar o reconhecimento da página através das seguintes ações:
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Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/hotsites/ai5/. Acesso em 15 de junho de 2011
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3- Em seguida, realizar a audição a partir do seguinte roteiro (ou cada aluno poderá ouvir diretamente de seu computador, no caso do projeto UCA):
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4- Depois da primeira audição, os alunos devem escutar todos os áudios novamente, anotando as seguintes informações:
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As anotações poderão ocorrer no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
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5- Por fim, os alunos devem analisar as informações obtidas, buscando responder questões tais como:
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As respostas poderão ser registradas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
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ETAPAS 2- As consequências do AI-5
Disponível em: http://www.dhi.uem.br/labtempo/images/stories/imagens/folha-capa-apos-ai5.jpg. Acesso em 15 de junho de 2011
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Nesta etapa, analisaremos as principais medidas que compunham o Ato Institucional Nº 5, editado pela Ditadura Militar em 13 de dezembro de 1968.
DINÂMICA SUGERIDA:
1- Os alunos devem acessar o link a seguir, do site do Senado Federal, que traz o Ato Institucional Nº 5 na íntegra: http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?numero=5&tipo_norma=AIT&data=19681213&link=s. Acesso em 15 de junho de 2011
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2- Realizar a leitura e o vocabulário do texto. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 15 de junho de 2011
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3- Responder as questões e debater o documento conforme se propõe adiante.
Questões relevantes na análise do documento:
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Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre a violação da liberdade por meio das medidas anunciadas pelo Regime Militar, ou seja, a suspensão de direitos políticos e garantias civis, a falta de limites ao poder do Presidente da República e as possibilidades legais de repressão aos possíveis opositores.
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ATENÇÃO: a atividade poderá ser desenvolvida numa parceria com o(a) professor(a) de Filosofia, que poderá discutir com os alunos o conceito de "liberdade" a partir da perspectiva filosófica.
Nesta atividade, propomos a análise de um depoimento publicado na Revista Adusp de outubro de 2004, edição coordenada por Cecília Figueiredo e Eliza Mayumi Kobayashi - Equipe Adusp (Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo).
O depoimento refere-se a fatos ocorridos no ano de 1977, quase 10 anos após a imposição do Ato Institucional Nº 5, que ainda vigorava no Brasil. Para mais informações sobre o fim do AI-5, leia esta nota do presidente nacional da OAB em dezembro de 2008: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/494457/britto-lembra-30-anos-de-fim-do-ai-5-e-luta-da-oab-pela-restauracao-do-habeas-corpus. Acesso em 15 de junho de 2011
O depoente é o ator Edson Celulari, que era estudante da Escola de Artes Dramáticas na Universidade de São Paulo (USP).
DINÂMICA SUGERIDA:
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Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam a perseguição ao movimento estudantil pelo Regime Militar e reflitam sobre a ideia de liberdade.
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Nesta atividade, propomos uma visita à página do "Grupo Tortura Nunca Mais", do Rio de Janeiro (GTNM/RJ).
DINÂMICA SUGERIDA:
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Analisar o "Histórico e Objetivos" do grupo, a partir de questões tais como:
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Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
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PROFESSOR!
Também é indicado um "passeio" pelo site, especialmente por "Artigos e Texto" e "Mortos e desaparecidos", sendo que este último traz a relação de pessoas perseguidas pela Ditadura Militar brasileira, entre 1964 e 1985.
O objeto da atividade é que os alunos percebam/reflitam acerca da existência da tortura durante a Ditadura Militar, assim como a luta para que tais acontecimentos não se repitam e suas consequências sejam amenizadas.
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Na última atividade, propõe-se um debate acerca da liberdade nos dias de hoje. Para tal, faremos a análise de um vídeo disponível no YouTube, o qual documenta a manifestação conhecida como "marcha da liberdade", que vem ocorrendo em várias cidades brasileiras, em maio/junho de 2011.
Assistiremos à cobertura feita pelo programa ARSENAL, de responsabilidade da equipe NAU TV - http://nauweb.tv. Acesso em 14 de junho de 2011
DINÂMICA SUGERIDA:
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Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
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PROFESSOR!
Após a realização da tarefa acima, propor aos alunos que produzam um trabalho individual (ou em grupo) por meio do qual se manifestem a respeito das informações e reflexões alcançadas durante as atividades desta aula. Algumas das possibilidades que podem surgir: redação, poema, letra de música, produção de vídeo, teatro ou mesmo a adesão à marcha da liberdade de sua cidade.
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Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de analisar a "reunião interativa", o documento de época (AI-5) e o depoimento escrito, assim como da compreensão de texto, da realização da tarefa final e demais registros produzidos nas atividades da aula.
Cinco estrelas 1 classificações
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17/06/2012
Cinco estrelasGetúlio, seu trabalho é excelentes. Aulas dinâmicas e atuais, permitindo que o aluno interaja e aprenda de forma interessante e instigante. Parabéns.