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Cidadania e direitos humanos:O caso da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985)

 

11/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

As aulas 1 e 2 apresentam os conceitos de: autoritarismo e suspensão das liberdades individuais. As aulas 3 a 6 problematizam a repressão sobre as manifestações artístico-culturais e da censura aos meios de comunicação, estas questões reforçam a importância da arte como forma de manifestação política. Com a definição do conceito de arte engajada, o professor poderá compartilhar essas discussões com as disciplinas de sociologia e filosofia. A aula 7 apresenta uma reflexão sobre a violência física, enfatizando a tortura e o desaparecimento de militantes contrários ao regime militar. As aulas 8 e 9 demonstram como a sociedade civil se colocou contra a repressão da ditadura civil-militar e lutou pelo direito ao voto livre e direto. Na aula 10, o professor direcionará seus alunos para a noção mais prática de cidadania a partir do conceito de democracia e para definir a noção abstrata de cidadania.

Autoria

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA - NTE - CURITIBA - (CETEPAR) - PR

Palavras-chave

ditadura, autoritarismo, cidadania, direitos humanos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Lista de aulas da coleção (11 aulas)
# Aula Autoria
1 A Ditadura Militar e o AI-5

Ensino Médio | História

O aluno vai aprender como a ditadura militar utilizou os atos institucionais, especialmente o Ato Institucional nº.5,  para legalizar suas ações políticas opressivas desrespeitando a Constituição brasileira.

21/12/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 23468 acesso(s)

Virna Ligia Fernandes Braga

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

História

2 Estrutura de Repressão - História da Repressão Política no Brasil Pós-Golpe de 1964

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Os alunos irão aprender sobre a Estrutura de Repressão – História da Repressão Política no Brasil Pós-Golpe de 1964: por que um dos principais sustentáculos do Regime Civil-Militar de 1964-1985 era a sua estrutura de repressão política e como a repressão política se deu por in...

16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9185 acesso(s)

LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

3 Cultura popular e resistência: o engajamento da MPB durante a ditadura militar

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Conhecer os festivais da canção dos anos 1960 e 1970, o conceito de engajamento nas artes e identificar a MPB como trilha sonora da ditadura militar.

01/08/2012 Quatro estrelas 4 comentário(s) 26510 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

4 A canção de protesto e a ditadura militar

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Os alunos irão aprender como foi o embate de forças entre os compositores populares vinculados à chamada “Canção de Protesto” e a ditadura brasileira de 1964.

20/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10722 acesso(s)

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

5 Ditadura Militar e movimentos sociais – a UNE

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Definir um conceito sociológico de  movimento social,  as restrições impostas pelo regime militares sobre as organizações civis e a importância dos estudantes na defesa da liberdade de expressão num contexto de repressão e censura.

01/08/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22433 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

6 Imprensa Clandestina - Resistência ao Regime Militar por Intermédio dos Jornais e Panfletos das Organizações Clandestinas de Esquerda

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Os alunos irão aprender sobre a Imprensa Clandestina na forma de resistência ao Regime Militar, por intermédio dos Jornais e Panfletos das Organizações Clandestinas de Esquerda: como se deu a resistência armada à Ditadura Civil-Militar de 1964-1985; como a Ditadura Civil-Milit...

22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9843 acesso(s)

LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

7 Os Mortos e desaparecidos na ditadura militar

Ensino Médio | História

O aluno aprenderá mais sobre o período da ditadura civil e militar que ocupou o poder no País durante as duas décadas que se seguiram ao Golpe de 1964. O principal objetivo da aula é recuperar um pouco da trajetória da vida de 384 brasileiros. Em sua larga maioria, esses brasi...

21/03/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 17110 acesso(s)

Rafael da Cruz Alves

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

8 Movimento pelas “Diretas Já”

Ensino Médio | História

Os alunos serão capazes de identificar o processo da distensão “lenta, gradual e segura” promovido pela ditadura militar; as implicações políticas da Ementa Dante de Oliveira; saberão distinguir a importância da retomada do espaço público no contexto da abertura política; iden...

08/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6053 acesso(s)

joão ricardo ferreira pires

Universidade do Estado de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

9 Redemocratização: a anistia e as Diretas Já

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

As modificações da estrutura política e social brasileira em 1978, o papel de entidades de classe no processo de anistia e a relevância da Diretas Já para a consolidação da redemocratização no Brasil.

01/08/2012 Sem estrelas 1 comentário(s) 30709 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

10 Democracia - Regime Institucional e estrutura de participação política no século XX

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Os alunos irão aprender sobre “Democracia – Regime Institucional e Estrutura de Participação Política no Século XX”: quais são os princípios que configuram as atribuições institucionais de um Estado Democrático de Direito contemporâneo; quais são as formas de estruturação cont...

21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10995 acesso(s)

joão ricardo ferreira pires

Universidade do Estado de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

11 Cidadania: Participação Social e Política

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Os alunos irão aprender sobre “Cidadania – Participação Social e Política”: como se desenvolveu historicamente a noção contemporânea de cidadania; quais as formas de cidadania consagradas pelas teorias políticas contemporâneas; quais os meios de mobilização política e social q...

21/02/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 12804 acesso(s)

joão ricardo ferreira pires

Universidade do Estado de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

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