11/04/2011
As aulas 1 e 2 apresentam os conceitos de: autoritarismo e suspensão das liberdades individuais. As aulas 3 a 6 problematizam a repressão sobre as manifestações artístico-culturais e da censura aos meios de comunicação, estas questões reforçam a importância da arte como forma de manifestação política. Com a definição do conceito de arte engajada, o professor poderá compartilhar essas discussões com as disciplinas de sociologia e filosofia. A aula 7 apresenta uma reflexão sobre a violência física, enfatizando a tortura e o desaparecimento de militantes contrários ao regime militar. As aulas 8 e 9 demonstram como a sociedade civil se colocou contra a repressão da ditadura civil-militar e lutou pelo direito ao voto livre e direto. Na aula 10, o professor direcionará seus alunos para a noção mais prática de cidadania a partir do conceito de democracia e para definir a noção abstrata de cidadania.
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA - NTE - CURITIBA - (CETEPAR) - PR
ditadura, autoritarismo, cidadania, direitos humanos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
# | Aula | Autoria |
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1 |
A Ditadura Militar e o AI-5
Ensino Médio | História O aluno vai aprender como a ditadura militar utilizou os atos institucionais, especialmente o Ato Institucional nº.5, para legalizar suas ações políticas opressivas desrespeitando a Constituição brasileira. 21/12/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 23468 acesso(s) |
Virna Ligia Fernandes Braga COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG História |
2 |
Estrutura de Repressão - História da Repressão Política no Brasil Pós-Golpe de 1964
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos irão aprender sobre a Estrutura de Repressão – História da Repressão Política no Brasil Pós-Golpe de 1964: por que um dos principais sustentáculos do Regime Civil-Militar de 1964-1985 era a sua estrutura de repressão política e como a repressão política se deu por in... 16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9185 acesso(s) |
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
3 |
Cultura popular e resistência: o engajamento da MPB durante a ditadura militar
Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Conhecer os festivais da canção dos anos 1960 e 1970, o conceito de engajamento nas artes e identificar a MPB como trilha sonora da ditadura militar. 01/08/2012 Quatro estrelas 4 comentário(s) 26510 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
4 |
A canção de protesto e a ditadura militar
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos irão aprender como foi o embate de forças entre os compositores populares vinculados à chamada “Canção de Protesto” e a ditadura brasileira de 1964. 20/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10722 acesso(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
5 |
Ditadura Militar e movimentos sociais – a UNE
Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Definir um conceito sociológico de movimento social, as restrições impostas pelo regime militares sobre as organizações civis e a importância dos estudantes na defesa da liberdade de expressão num contexto de repressão e censura. 01/08/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22433 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
6 |
Imprensa Clandestina - Resistência ao Regime Militar por Intermédio dos Jornais e Panfletos das Organizações Clandestinas de Esquerda
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos irão aprender sobre a Imprensa Clandestina na forma de resistência ao Regime Militar, por intermédio dos Jornais e Panfletos das Organizações Clandestinas de Esquerda: como se deu a resistência armada à Ditadura Civil-Militar de 1964-1985; como a Ditadura Civil-Milit... 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9843 acesso(s) |
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
7 |
Os Mortos e desaparecidos na ditadura militar
Ensino Médio | História O aluno aprenderá mais sobre o período da ditadura civil e militar que ocupou o poder no País durante as duas décadas que se seguiram ao Golpe de 1964. O principal objetivo da aula é recuperar um pouco da trajetória da vida de 384 brasileiros. Em sua larga maioria, esses brasi... 21/03/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 17110 acesso(s) |
Rafael da Cruz Alves Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
8 |
Movimento pelas “Diretas Já”
Ensino Médio | História Os alunos serão capazes de identificar o processo da distensão “lenta, gradual e segura” promovido pela ditadura militar; as implicações políticas da Ementa Dante de Oliveira; saberão distinguir a importância da retomada do espaço público no contexto da abertura política; iden... 08/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6053 acesso(s) |
joão ricardo ferreira pires Universidade do Estado de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
9 |
Redemocratização: a anistia e as Diretas Já
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia As modificações da estrutura política e social brasileira em 1978, o papel de entidades de classe no processo de anistia e a relevância da Diretas Já para a consolidação da redemocratização no Brasil. 01/08/2012 Sem estrelas 1 comentário(s) 30709 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
10 |
Democracia - Regime Institucional e estrutura de participação política no século XX
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos irão aprender sobre “Democracia – Regime Institucional e Estrutura de Participação Política no Século XX”: quais são os princípios que configuram as atribuições institucionais de um Estado Democrático de Direito contemporâneo; quais são as formas de estruturação cont... 21/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10995 acesso(s) |
joão ricardo ferreira pires Universidade do Estado de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
11 |
Cidadania: Participação Social e Política
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos irão aprender sobre “Cidadania – Participação Social e Política”: como se desenvolveu historicamente a noção contemporânea de cidadania; quais as formas de cidadania consagradas pelas teorias políticas contemporâneas; quais os meios de mobilização política e social q... 21/02/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 12804 acesso(s) |
joão ricardo ferreira pires Universidade do Estado de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
Sem estrelas 0 classificações - 3911 acesso(s)
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