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As independências na América espanhola - UCA

 

15/07/2011

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Localizar temporal e geograficamente as primeiras tentativas de liberdade política nas colônias da Espanha;
  • Entender o papel de San Martin e Simon Bolívar no processo de independência dos países da América Latina;
  • Caracterizar a situação política dos países latino-americanos após a independência.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que os alunos tenham conhecimento sobre a  Colonização da Espanha na América e a Crise colonial na América espanhola.

Estratégias e recursos da aula

UCA

 

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e à internet.

Observação: devido ao pequeno espaço na memória dos netbooks, é importante que cada aluno tenha sempre em mãos um pendrive para salvar os seus trabalhos.

 

Abaixo, a discriminação dos softwares utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multimídia; O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

 

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

 

uca eseba

 

 

ATIVIDADE 1: AS PRIMEIRAS TENTATIVAS DE LIBERDADE POLÍTICA NAS COLÔNIAS DA ESPANHA

 

Professor, através do texto abaixo, de Paula Dürks Cassol, é possível identificar, no período entre 1808 e 1810, os acontecimentos que tornaram possível a independência política das colônias espanholas na América. Sendo assim, é possível localizar temporal e geograficamente essas primeiras tentativas nas colônias da Espanha;

TEXTO:

Emancipação das colônias

“A política econômica da Espanha, baseada no mercantilismo, buscava desenvolver as metrópoles explorando as riquezas produzidas nas colônias.
Mas nessa mesma política começaram a surgir brechas, que permitiram certo desenvolvimento às colônias. Ao criar universidades e liberais o comércio nas colônias, o rei Carlos III (1759-1788) estimulou seu desenvolvimento, assim como o anseio de libertação.
De modo geral, as primeiras manifestações de descontentamento que surgiram na América dominada pelos ibéricos não tinham caráter separatista. Exprimia, antes, o mal-estar dos colonos com os abusos da metrópole, sua oposição à política mercantilista e a sua busca de liberdade econômica.

Na América espanhola, a ocupação da Espanha pelas tropas de Napoleão enfraqueceu o controle da metrópole sobre as colônias. Em 1811, o padre Hidalgo tentou sem êxito proclamar a independência do Vice-Reino de Nova Espanha (México). Nova tentativa em 1813, novo fracasso: Hidalgo foi executado. A conquista da independência veio em 1821, liderada pelo general Itúrbide, que se proclamou imperador. Obrigado a abdicar em 1823, morreu fuzilado. O México tornou-se então uma República federal independente.
Do Vice-Reino de Nova Granada surgiram Venezuela, Colômbia e Equador, libertados por Simón Bolívar, respectivamente, em 1817, 1819 e 1822. O Vice-Reino do Peru deu origem a três países: Peru, Chile e Bolívia. Do Vice-Reino do Prata surgiram outros três países: Argentina, Uruguai e Paraguai. O Paraguai libertou-se sem guerras em 1811. O Uruguai, invadido por Portugal em 1816 e anexado ao Brasil com o nome de Província Cisplatina, só se tornou independente em 1828.”

Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.com/historia-geral/independencia-america-espanhola.htm .

Acesso em 16 de junho de 2011.

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem o link acima para leitura do texto, na íntegra.

UCA

2- Proponha aos alunos a formação de grupos de até quatro integrantes. Em seguida, tendo como referência o texto trabalhado anteriormente, cada grupo deve responder, no KWord, as questões do roteiro abaixo, no formato de um esquema informativo. Para o desenvolvimento da atividade, os alunos podem buscar informações em outros sites que tratam do assunto. Sugira que acrescentem imagens ao esquema.

Título: Independência da América espanhola

Antecedentes das Independências:

Causas das Independências:

Externas:

Internas:

Primeiros países a declararem independência:

3- Ao final, todos os grupos deverão socializar suas respostas.

4- Ainda em grupos os alunos devem salvar, no KolourPaint, a imagem do mapa abaixo, e fazer uma pesquisa com as datas das independências dos países da América espanhola, acrescentando-as  ao mapa.

 

mapa

Disponível em: http://maniadehistoria.wordpress.com/america-espanhola-luta-pela-independencia/

Acesso em 16 de junho de 2011.

 

5- Após a finalização da atividade, os grupos devem socializar entre si os resultados do trabalho.

 

ATIVIDADE 2: SAN MARTIN E SIMON BOLÍVAR - UM SONHO DE LIBERDADE

 

Professor, no texto abaixo será possível compreender o papel fundamental de San Martin, que planejava criar Estados independentes na América, cada qual governado conforme interesse da população; e de Simón Bolívar, que tinha  como desejo  a união dos países americanos. Ambos contribuíram fortemente para o processo de independência dos países da América Latina.

 

TEXTO - Simón Bolívar: meu sonho de liberdade

FRAGMENTO 1:

"Juro pelo amor do Deus de meus pais. Juro por eles. Juro pela minha honra e juro pela minha pátria que não darei descanso a meu braço, nem repouso a minha alma, até que haja rompido as correntes que nos oprimem por vontade do poder espanhol!” Esse compromisso, assumido por Simón Bolívar quando ele tinha pouco mais de 20 anos, foi levado às últimas conseqüências. O Libertador, como ficou conhecido, coordenou as campanhas militares responsáveis pela independência de cinco países sul-americanos: Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia. Vitorioso, passou a lutar pela união das nações latino-americanas e por justiça social. Em pouco tempo, essas causas acabariam levando-o à ruína."

FRAGMENTO 2:

'' Enquanto Bolívar e Sucre combatiam os espanhóis, o general José de San Martín fazia o mesmo, mais ao sul. Em 1812, ele libertou sua terra natal, que viria a se chamar Argentina, e, em 1818, o Chile. Em 26 de julho de 1822, San Martín e Bolívar se encontraram, a sós, em Guayaquil. Ambos tinham pontos de vista distintos. Bolívar incorporara o Equador à Grande Colômbia, mas San Martín o queria como parte do Peru. Depois do encontro, o argentino deixou para o Libertador a tarefa de concluir a expulsão dos espanhóis das terras peruanas."

Texto disponível na íntegra em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/simon-bolivar-meu-sonho-liberdade-434762.shtml

Acesso em 16 de junho de 2011.

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem o link acima para leitura do texto.

2- Solicite aos alunos que, no KWord, respondam as questões abaixo:

a) Quem foi Simón Bolívar? Por que ele ficou conhecido como o Libertador? Qual a sua importância no processo de independência das colônias espanholas?

b) O texto afirma que ''suas forças eram compostas principalmente por crioulos". Explique o por quê desta afirmativa.

c) Explique por que os britânicos apoiaram as independências na América espanhola.

d) Cite outros homens que se destacaram como heróis nas independências das colônias espanholas.

e) Descreva como foi a atuação de San Martin nas lutas de independência na América espanhola.

3- Proponha que alguns alunos socializem suas respostas para todos da turma.

4-  Em 1815, Bolívar escreveu a Carta de Jamaica, onde  demonstrou seu desejo de formar uma confederação hispano-americana com as regiões que anteriormente pertenciam ao Império Espanhol, baseado no fato delas terem um passado histórico em comum. Divida os alunos em trios, sendo que cada trio deverá ficar com um fragmento da carta de Bolívar. O professor deverá orientá-los a respeito da parte que caberá a cada grupo. No KWord, cada trio deverá traduzir o seu fragmento, do espanhol para o português. Ao final, todos os trios deverão socializar suas traduções e os alunos terão conhecimento de todo o conteúdo da carta de Bolívar.

Site da Carta de Jamaica: http://www.fmmeducacion.com.ar/Historia/Documentoshist/1815cartadejamaica.htm Acesso em 16  de junho de 2011.

Sugestão: Esta atividade poderá ser realizada com apoio do professor da disciplina de Espanhol, que contribuirá na tradução da Carta.

UCA

 

5- Simón Bolívar "passou a lutar pela união das nações latino-americanas e por justiça social. Em pouco tempo, essas causas acabariam levando-o à ruína." Peça aos alunos que, em duplas, pesquisem imagens de Simón Bolívar e San Martin, selecionando uma imagem de cada líder.Em seguida, peça que salvem as imagens no KolourPaint e criem uma charge, a partir das imagens, sobre a temática justiça social, que representa o sonho destes dois importantes líderes do movimento de emancipação da América espanhola .

6- Todas as duplas deverão socializar suas charges com a turma.

 

ATIVIDADE 3: COMO FICARAM OS PAÍSES DA AMÉRICA ESPANHOLA APÓS A INDEPENDÊNCIA?

 

Professor, o  processo de independência na América espanhola não significou a radical transformação da situação sócioeconômica vivida pelas populações latino-americanas. No texto abaixo, de Nelson Nunes, será possível perceber que os países da América continuaram a depender economicamente de outros países, como as novas potências capitalistas. Além disso, a manutenção dos privilégios das elites locais fez com que muitos problemas da antiga América Hispânica permanecessem presentes ao logo da História latino-americana.

TEXTO: As consequências da Independência

''Em 1826, Bolívar convocou os representantes dos países recém-independentes para participarem da Conferência do Panamá, cujo objetivo era a criação de uma confederação pan-americana. O sonho boliviano de unidade política chocou-se, entretanto, com os interesses das oligarquias locais e com a oposição da Inglaterra e dos Estados Unidos, a quem não interessavam países unidos e fortes. Após o fracasso da Conferência do Panamá, a América Latina fragmentou-se politicamente em quase duas dezenas de pequenos Estados soberanos, governados pelas aristocracia criolla. Outros fatores que interferiram nessa grande divisão política foram o isolamento geográfico das diversas regiões, a compartimentação populacional, a divisão administrativa colonial e a ausência de integração econômica do continente. O pan-americanismo foi vencido pela política do "divida e domine"."À emancipação e divisão política latino-americana segue-se nova dependência em relação à Inglaterra". Assim, entre as principais conseqüências do processo de emancipação da América espanhola merecem destaque: a conquista da independência política, a conseqüente divisão política e a persistência da dependência econômica dos novos Estados. O processo de independência propiciou sobretudo a emancipação política, ou seja, uma separação da metrópole através da quebra do pacto colonial. A independência política não foi acompanhada de uma revolução social ou econômica: as velhas estruturas herdadas do passado colonial sobreviveram à guerra de independência e foram conservadas intactas pelos novos Estados soberanos.Assim, a divisão política e a manutenção das estruturas coloniais contribuíram para perpetuar a secular dependência econômica latino-americana, agora não mais em relação à Espanha, mas em relação ao capitalismo industrial inglês. As jovens repúblicas latino-americanas, divididas e enfraquecidas, assumiram novamente o duplo papel de fontes fornecedoras de matérias-primas essenciais agora à expansão do industrialismo e de mercados consumidores para as manufaturas produzidas pelo capitalismo inglês."

Texto disponível na íntegra: http://www.coladaweb.com/historia/independencia-da-america-espanhola

Acesso em 16 de junho de 2011.

 

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Peça aos alunos que acessem o link acima para leitura, na íntegra, do texto.

2- Sugira aos alunos que façam um pequeno texto no Kword, respondendo a pergunta tema desta atividade: Como ficaram os países da América espanhola após a independência?

3-  Escolha alguns alunos para socializarem seu texto com todos da turma.

UCA

 

4-  Proponha aos alunos que, em grupos de no máximo quatro integrantes, façam uma pesquisa na internet buscando responder as questões abaixo:

O que foi o bolivarismo?

O que é pan-americanismo?

O que é o Mercosul ?

O que é a América Latina?

O que significa ser latino-americano?

5- Peça aos alunos que façam no KPresenter uma apresentação com as respostas das questões acima.

6- Todas as apresentações deverão ser socializadas com a turma.

7- ''Varal das Nações Latino Americanas'' - Sugira aos alunos que, ainda em grupos de no máximo quatro integrantes, façam uma pesquisa com um dos países abaixo indicados. Cada grupo deverá se responsabilizar pela pesquisa de um país. Os alunos deverão apresentar um vídeo no  WxCam, descrevendo o processo de independência destes países, suas principais características econômicas, políticas e culturais na atualidade.

Sugestão de países:

Argentina

Bolívia

Colômbia

Chile

Equador

Peru

Venezuela

8- Os vídeos deverão ser socializados com a turma.

9 - Ao final, os grupos deverão escolher imagens que melhor representem os países acima, imprimindo-as  em seguida para a montagem, em sala de aula, do  "Varal das Nações Latino Americanas'' .

Recursos Complementares

Sugestão de leitura para os alunos:

Independência da América espanhola

Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/2786/2/A-INDEPENDENCIA-DA-AMERICA-ESPANHOLA/Paacutegina2.html

Sugestão de vídeo para os alunos:

Vestibulando Digital - História Geral / Aula 13 (América hispânica nos séculos XIX eXX)

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=b-AaMskl7ZM

Aula do portal:

História da América Espanhola

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28023

Todos os links acima foram acessados em 16 de junho de 2011.

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, exposições dialogadas, criação de esquemas informativos, mapa contendo as datas das independências dos países da América espanhola, charges, texto, apresentações em slides e vídeo e exposição de um mural das nações latino-americanas.

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