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Direitos e Deveres - Parte 1 - UCA

 

03/07/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Direitos e Deveres - Parte 1

LUCIANA SOARES MUNIZ, Ana Maria Ferola da Silva Nunes,Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto,Patrícia Carvalho Pacheco.

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Vivenciar situações que possibilitem refletir sobre os direitos e os deveres das crianças e dos adolescentes.
  • Desenvolver habilidades lógicas e linguísticas.
  • Construir autonomia no espaço escolar, a partir do conhecimento e da participação na construção dos direitos e dos deveres no interior da escola.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor retome com os alunos os combinados da turma com relação aos direitos e deveres da criança no interior da escola e dialogue sobre o que já sabem sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: aproximadamente 60 minutos.


 

Para esta atividade sugerimos que você professor, procure trabalhar com a turma o significado das palavras: direitos e deveres. Para isso, converse com os alunos e possibilite a fala de cada um sobre o tema. Registre as falas em uma cartolina e depois a afixe no mural da sala de aula, para que toda a turma possa consultar o cartaz confeccionado. 

Após este momento, explique para a turma que todas as pessoas têm direitos, mas também têm deveres e ressalte a importância de conhecê-los e compreendê-los. Questione a turma com a seguinte pergunta: por que precisamos ter direitos e deveres? Nesta discussão você estará contribuindo para que compreendam que os direitos e deveres existem para possibilitar melhor convivência. Agora, proponha uma atividade de registro utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto.Depois de acessado o KWord, auxilie os alunos a digitarem as orientações abaixo:

 

Direitos e Deveres

Fonte: http://edsonrodrigues.files.wordpress.com/2009/07/eca.jpg

Muito bem! Estamos descobrindo muitas coisas sobre os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes. Agora, que tal registrar, a sua opinião sobre os deveres que você tem com...?

 

Deveres com:

Os Colegas

A Escola

A Família

Você mesmo

Professor, depois dos alunos terminarem a atividade, propicie um momento de discussão e socialização das suas respostas. Faça uma roda de conversa com a turma, e possibilite que cada aluno faça a leitura da sua produção. 

Atividade 2:  aproximadamente 60 minutos.

Com esta atividade, você professor, proporcionará uma reflexão sobre os direitos e deveres das crianças na sala de aula. É importante destacar, que um ambiente autônomo é construído a partir da opinião de todos aqueles que vivenciam este espaço. Por isso, descubra o que os alunos pensam sobre seus direitos e deveres na sala de aula, a partir de um diálogo com a turma. Organize a turma em duplas e peça que conversem sobre os direitos e deveres dos alunos em sala de aula.

Para consolidar o conhecimento obtido a partir da discussão na dupla, proponha que cada uma faça o registro dos direitos e deveres em sala de aula, utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto.

Depois, possibilite a discussão com o grupo e construa um cartaz coletivo com as respostas dos alunos. Você poderá imprimir a resposta de cada dupla, ou mesmo escrevê-las em uma cartolina. Siga a instrução abaixo: 

 

Combinados da Turma
   
Meus direitos na sala de aula Meus deveres na sala de aula
   
   
   
   
   
   
   
   

 

Este cartaz poderá ser fixado na parede da sala de aula e ter a assinatura de todos os alunos, firmando compromisso com o que foi escrito. 

Atividade 3 – aproximadamente 60 minutos.

Nesta atividade professor, você trabalhará com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Para isso, utilize a história da Turma da Mônica, criada por Maurício de Souza, para instigar a curiosidade dos alunos. Por meio dos quadrinhos e de seus personagens alegres e simpáticos, a mensagem dos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes é trabalhada de maneira lúdica e prazerosa.

Para organizar a atividade, solicite que cada aluno utilize o laptop Classmate. Ajude-os a acessarem o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo, para realizarem a leitura da história, em que cada aluno poderá fazer a leitura em voz alta para a turma de uma parte da história.

 

Direitos e Deveres 2

http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm

Após a leitura por todos os alunos, a turma poderá ser organizada em duplas. Professor, é importante que você auxilie a turma no momento da leitura e possibilite um tempo para que realizem a observação das imagens dos quadrinhos. Após a leitura da história e das descobertas feitas, converse com a turma sobre algumas partes da história, como as sugeridas abaixo:

Direitos e Deveres 3

Direitos e Deveres 3.3

Direitos e Deveres Única

Fonte: http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm

Após o diálogo, organize a turma em duplas e solicite que cada dupla escolha uma parte da história para ler novamente e explicar o que compreendeu. É importante que todos participem desse momento expressando oralmente a compreensão.

Atividade 4 – aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, possibilite que os alunos construam sua própria história dos direitos e deveres criados coletivamente na turma. Para isso, sugerimos que cada aluno utilize o seu laptop Classmate e acesse o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. A história poderá ser criada através do programa disponível no sítio:  http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/.

Quadrinhos

Fonte: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/

Para criar a história, os alunos poderão utilizar fotos da própria turma, vivenciando diferentes situações em sala de aula. Para isso, possibilite um momento em que a turma faça um passeio pela escola, no qual cada aluno poderá utilizar o seu laptop Classmate, a partir do acesso ao programa WxCam, através do caminho: Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam. Os alunos poderão fotografar imagens do cotidiano escolar para utilizar na produção da história a ser criada.

Professor, após a criação das histórias em quadrinhos de autoria dos alunos, faça junto com a turma, a divulgação das mesmas pela escola, para que outros alunos tenham acesso às diferentes produções, para isso, você poderá organizar um momento de apresentação para as outras turmas ou mesmo imprimir as histórias para serem distribuídas aos outros colegas.

Recursos Complementares

Para outras informação sobre o ECA acesse o sítio: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm

Avaliação

A avaliação é fundamental durante todo o processo de aprendizagem. Nesta aula, você deverá avaliar se os objetivos com relação à reflexão e compreensão dos direitos e deveres das crianças e adolescentes foram alcançados pela turma. A sua observação e registro ao longo das atividades são importantes para analisar as dúvidas e até mesmo as facilidades encontradas pelos alunos durante as mesmas. Ao ouvir as opiniões dos alunos sobre a atividade proposta, você professor, possibilitará que a avaliação contemple o direito de cidadania. A partir desse processo de avaliação reorganize seu próprio planejamento. 

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